Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
TxT

Dúvida - Sorteio do campeonato nacional

Publicações recomendadas

Boas pessoal.

Tenho uma dúvida. Alguem sabe como é feita a distribuição das jornadas da liga portuguesa. Porque pelo que eu percebi, é feito sorteio apenas para a primeira jornada, sendo que o resto das jornadas são automaticamente delineadas. Alguem me sabe explicar como funciona este processo?

Cumps

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.

Tenho uma dúvida. Alguem sabe como é feita a distribuição das jornadas da liga portuguesa. Porque pelo que eu percebi, é feito sorteio apenas para a primeira jornada, sendo que o resto das jornadas são automaticamente delineadas. Alguem me sabe explicar como funciona este processo?

Cumps

Sim a 1ª volta é sorteada, e a 2ª será igual à primeira.

Ou seja, a equipa com que um clube joga na 1ª jornada, será a equipa com que jogará na 16ª. A equipa com que joga na 2ª Jornada será a equipa que lhe calhará na 17ª.

Exemplo:

1ª Volta/Ronda:

1ª Jornada - Paços VS Sporting

2ª Jornada - Sporting VS Maritimo

3ª Jornada - Naval VS Sporting....

2ª Volta/Ronda:

16ª Jornada/1ª Jornada da 2ª volta - Sporting VS Paços

17ª Jornada/2ª Jornada da 2ª volta - Maritimo VS Paços

18ª Jornada/3ª Jornada da 2ª Volta - Sporting VS Naval...

era isto que querias saber?? se sim, espero ter ajudado compinchas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Sim a 1ª volta é sorteada, e a 2ª será igual à primeira.

Ou seja, a equipa com que um clube joga na 1ª jornada, será a equipa com que jogará na 16ª. A equipa com que joga na 2ª Jornada será a equipa que lhe calhará na 17ª.

Exemplo:

1ª Volta/Ronda:

1ª Jornada - Paços VS Sporting

2ª Jornada - Sporting VS Maritimo

3ª Jornada - Naval VS Sporting....

2ª Volta/Ronda:

16ª Jornada/1ª Jornada da 2ª volta - Sporting VS Paços

17ª Jornada/2ª Jornada da 2ª volta - Maritimo VS Paços

18ª Jornada/3ª Jornada da 2ª Volta - Sporting VS Naval...

era isto que querias saber?? se sim, espero ter ajudado compinchas.gif

Isso só não sabe quem é mesmo lentinho xD

Não era isso. Eu também posso estar enganado, mas eu acho que eles não sorteio a 1ª volta, mas sim apenas a 1ª jornada...depois o resto é automático. Até que eu me recordo de há umas epocas atras, o benfica jogava com uma equipa, e passado duas jornadas, essa equipa jogava com o sporting. Sempre. Portanto, é porque existe algum padrão, algum automatismo para criar as restantes jornadas.

Compartilhar este post

Link para o post

O "sorteio oficial" não é mais que a extracção de um número que corresponde a um calendário (entre milhares possíveis) sorteados previamente. Este sorteio prévio é feito através de um programa de computador em que se colocam as condicionantes todas e ele lá faz o resto sozinho. Acho que é assim!

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.

Cumps

Há um esquema prévio pré-definido deste género:

Para um campeonato com 16 equipas:

1ª Jornada

1-2

3-4

5-6

7-8

9-10

11-12

13-14

15-16

2ª Jornada

2-15

4-1

6-3

8-5

10-7

12-9

14-11

16-13

3ª Jornada

2-4

1-6

3-8

5-10

7-12

9-14

11-16

15-13

4ª Jornada

4-15

6-2

8-1

10-3

12-5

14-7

16-9

13-11

5ª Jornada

4-6

2-8

1-10

3-12

5-14

7-16

9-13

15-11

E assim sucessivamente, com a mesma lógica até à 15ª Jornada. O sorteio é feito atribuindo às equipas um dos números e depois é uma questão de substituir.

Tenho a impressão que nos últimos 2 anos os sorteios das 2 Ligas Profissionais foi feito de forma diferente através de um esquema que eu ainda não me debrucei para o entender. Mas até esta data fazia-se sempre pelo método que eu referi. E a Federação continua a fazê-lo para todas as suas competições.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso só não sabe quem é mesmo lentinho xD

Não era isso. Eu também posso estar enganado, mas eu acho que eles não sorteio a 1ª volta, mas sim apenas a 1ª jornada...depois o resto é automático. Até que eu me recordo de há umas epocas atras, o benfica jogava com uma equipa, e passado duas jornadas, essa equipa jogava com o sporting. Sempre. Portanto, é porque existe algum padrão, algum automatismo para criar as restantes jornadas.

:D Não estava a ver o que querias xD.. desculpa lá :p

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado descartes, era isso mesmo que eu queria saber ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Estão correctos quanto ao que dizem da disposição, mas com uns "pequenos" senao, isto é, nas duas últimas épocas aconteceu um privação de derby's, nacional da madeira - maritimo, braga - guimaraes, benfica/porto/sporting cp nas primeiras cinco jornadas do campeonato, sabe-se lá a razão so acontece mesmo no nosso Grande País (lol), espero ter ajudado. E assim sendo deixamos de ter a sequência que existia anteriormente onde a equipa X, jogava sempre contra a equipa que a equipa Y tinha jogado na semana anterior.

Editado por m4n3c4s

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...