Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jonnyslb

Vaticano aprova contraceptivos por engano

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

Erro de tradução de guia para jovens
Vaticano aprova contraceptivos por engano

Uma única frase do livro YouCat (Youth Cathechism), uma nova publicação dedicada ao catecismo para jovens, está a gerar polémica por um erro de tradução que coloca a igreja Católica a apoiar o uso de métodos contraceptivos.

Na página 227 do YouCat pode ler-se a pergunta: “Pode um casal cristão recorrer a métodos contraceptivos?”. Na resposta lê-se: “Sim, um casal cristão pode e deve ser responsável na sua faculdade de dar vida.” Esta é a frase polémica, que já gerou rios de tinta em torno da questão, uma vez que pressupõe uma mudança histórica na doutrina moral da igreja católica, que sempre condenou o recurso aos métodos contraceptivos, como o preservativo, pílula ou outros.

O YouCat é uma publicação realizada pela igreja Católica que será distribuído no próximo mês de Agosto entre os participantes da Jornada Mundial da Juventude a ter lugar em Madrid.

Na verdade, o Vaticano não mudou a sua concepção face à moral sexual e já remediou o erro na interpretação do livro em causa. A edição italiana do livro contém uma errata que, numa linguagem sensível e sucinta, explica os princípios da igreja católica.

O YouCat, originalmente escrito em alemão, sob a direcção do arcebispo de Viena, o Cardeal Christoph Schoenborn, comporta agora uma errata sobre a pergunta 420 do livro onde em lugar de se ler “Pode um casal cristão recorrer a métodos contraceptivos?”, passa a ler-se “Pode um casal cristão recorrer a métodos de regulação da fertilidade?”. Um pequeno detalhe que altera em todo o sentido a resposta dada no livro.

Apesar de já haver edições rectificadas do YouCat, há também versões sem errata à venda nas livrarias, segundo avança a versão online do jornal espanhol ‘elmundo’.

Compartilhar este post

Link para o post

“Pode um casal cristão recorrer a métodos contraceptivos?”

VS

“Pode um casal cristão recorrer a métodos de regulação da fertilidade?”

= Erro de tradução???

:funny: :funny: Vaticano :funny: :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

.

Maldade minha!

Editado por Kaká

Compartilhar este post

Link para o post

A notícia não confirma o título, porque pelos vistos nem foi o Vaticano a "escrever" o livro.

Compartilhar este post

Link para o post

ó G, "O YouCat é uma publicação realizada pela igreja Católica que será distribuído no próximo mês de Agosto entre os participantes da Jornada Mundial da Juventude a ter lugar em Madrid.". Desculpa lá, mas é da responsabilidade do Vaticano.

Eu não vou a Madrid, até porque já estou fora desta andanças da Igreja, mas acho bem que comecem a mudar a maneira de pensar em relação aos contraceptivos.

Compartilhar este post

Link para o post

A notícia não confirma o título, porque pelos vistos nem foi o Vaticano a "escrever" o livro.

O titulo veio com o CM, por isso....

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo-me inteirado da situação, tenho a dizer que (espantem-se!) a notícia não conta tudo.

O YouCat, que como é dito é um catecismo para jovens, foi criado pelo tal arcebispo de Viena por ordem de Bento XVI que, apercebendo-se (e com razão) que o Catecismo da Igreja Católica é algo "pesado" para os jovens, decidiu criar esse catecismo.

Contudo, os erros de tradução apenas surgem nas versões italiana e espanhola. Tenho, aliás, em minha posse a versão portuguesa; a pergunta 420 diz o seguinte: "Pode um casal cristão regular a procriação?". A resposta principal é: "Sim, um casal cristão pode e deve gerir responsavelmente o dom de poder gerar vida". Na explicação refere-se que, para tal, não é obrigatoriamente necessário a utilização de "todo e qualquer método".

Espero que fiquem esclarecidos quanto a isto, sendo que este post não representa perfeitamente a minha posição sobre o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...