Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
solha

Portugal não quer vender reservas de ouro até 2014

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

No final de Março, Portugal tinha 382,5 toneladas de ouro, avaliadas em 12,4 mil milhões de euros. Mas a venda de parte daquelas reservas está fora de questão. Segundo o calendário de acordos de recompra dos bancos centrais, o nosso país não inscreveu qualquer venda do metal precioso até 2014.

A terceira versão dos acordos de recompra (que engloba o período de 2009 a 2014) prevê vendas de 400 toneladas/ano, sendo que 181 toneladas estão reservadas para o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A Alemanha já vendeu 6,6 toneladas (entre 2009 e 2011), a Grécia uma tonelada e a Espanha 400 quilos de ouro. Na segunda versão do acordo de recompra (que vigorou de 2004 a 2009), Portugal vendeu 100 toneladas de ouro em duas "tranches": a primeira em 2004/2005 (54,8 toneladas) e a segunda em 2006 (44,9).

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/portugal-nao-quer-vender-reservas-de-ouro-ate-2014

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito bem.

Btw, o nosso ouro já vale mais do que 12,4 mil milhões. Deve rondar, nesta altura, os 15/16 mil milhões.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito bem.

Btw, o nosso ouro já vale mais do que 12,4 mil milhões. Deve rondar, nesta altura, os 15/16 mil milhões.

Onde viste isso?

Já agora, li há uns tempos que nesta altura tinhamos as maiores reservas da nossa história. É verdade? Se sim, onde posso confirmar?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Onde viste isso?

Já agora, li há uns tempos que nesta altura tinhamos as maiores reservas da nossa história. É verdade? Se sim, onde posso confirmar?

Pelo que sei, durante o estado novo havia 800toneladas de ouro. Actualmente ronda as 400. Isto li eu há uns tempos aqui no fórum...

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha lido é que agora tinhamos mais do que no Estado Novo

Compartilhar este post

Link para o post

Rinka, lá para a década de 70, tinhamos 800 e tal toneladas de ouro. Agora temos isto:

reservasouro17052010-d80f.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que acaba por ser uma boa medida, tendo em conta que a estimativa da cotação do ouro é subir.

cotaodoouro.jpg

Editado por Ed

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tmb n vendo as minhas reservas. Aquele fio á toni e a pulseira do meu batizado só vendo se aumentarem o custo da sporttv!

Compartilhar este post

Link para o post

Onde viste isso?

Em lado nenhum. Basta fazer as contas.

Pelo que sei, durante o estado novo havia 800toneladas de ouro. Actualmente ronda as 400. Isto li eu há uns tempos aqui no fórum...

Exacto. Fui eu que o referi:

As reservas de ouro foram obtidas no tempo do Salazar através das exportações, poupanças e ofertas voluntárias de ouro por parte da população (não tenho a certeza disto, mas o meu pai está sempre a falar que houve uma altura em que o Salazar andava a pedir o ouro que os portugueses tinham).

Parte das reservas foram sendo gastas nas obras públicas, mas isso não fez grande impacto. Aliás, creio até que as reservas continuaram a subir, mesmo durante a Guerra Colonial.

No fim da ditadura, tínhamos mais de 800 toneladas de ouro. Só entre 74 e 76, despachámos quase 200 toneladas. Nos anos seguintes, as vendas continuaram, ainda que em menor escala. Actualmente, temos pouco menos de 400 toneladas de ouro, avalidas em mais de 13 mil milhões de euros.

Se algo estiver incorrecto, é favor corrigirem. :biggrin:

Não.

Compartilhar este post

Link para o post

Deves é ter lido que com a valorização do ouro, o que temos agora vale mais que o do ti'salazar.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Deves é ter lido que com a valorização do ouro, o que temos agora vale mais que o do ti'salazar.

Se tivessemos mais e se valesse mais era mel :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinha pensado nisso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...