Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
BisDost

Voluntariado

Publicações recomendadas

Procurei aqui na secção e não encontrei e como acho este tópico util decidi abrir um novo :D

Já fizeram voluntariado? Como correu? Gostavam de fazer?

Falando por mim gostava bastante de fazer principalmente no estrangeiro. Estando desempregado e já que não arranjo nada ao menos que gaste o meu tempo a ajudar quem mais precisa. O problema é que não sei onde me devo de dirigir principalmente para fazer voluntariado noutros paises.

Partilhem as vossas opiniões e experiências :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o pessoal costumava falar disto no trabalho temporário mas não me oponho à criação de um tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque não bombeiros voluntários? Até podes ter a sorte de arranjar um emprego relacionado depois.

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazeres voluntariado noutros países precisas de ter certas habilitações ;)

Eu já fiz voluntariado, muito devido ao facto de ser escuteiro, e é das melhores coisas que há.

Experimenta falar com a instituição CASA que agradece todos os voluntários e faz serviço regularmente em Lisboa

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazeres voluntariado noutros países precisas de ter certas habilitações ;)

Eu já fiz voluntariado, muito devido ao facto de ser escuteiro, e é das melhores coisas que há.

Experimenta falar com a instituição CASA que agradece todos os voluntários e faz serviço regularmente em Lisboa

Que tipo de habilitações??

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de habilitações??

O que o Vaart diz, alguns também pedem uma licenciatura em Enfermagem, outros pedem apenas um curso da Cruz Vermelha

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Vaart diz, alguns também pedem uma licenciatura em Enfermagem, outros pedem apenas um curso da Cruz Vermelha

Esse curso da Cruz Vermelha consiste em que? E é preciso ter o que para o fazer?

Se souberes claro :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

vai fazer 6 anos que faço voluntariado, e enquanto o tempo me permitir, continuarei a fazer.

a cena que mais curti fazer foi na época de natal de 2010, andar a distribuir cobertores, café quente e pão com manteiga aos sem abrigo aqui da zona do Porto.

de resto costumo estar nos hipermercados, quando existe algum tipo de peditório nacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo meu que tinha tirado relações internacionais, foi para o leste fazer voluntariado e não voltou. Ficou na Macedónia a trabalhar numa ONG. Agora trabalha em casa a escrever...

Quer vir embora por causa do país (mas não volta para Portugal) mas foi a melhor experiência da vida dele...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse curso da Cruz Vermelha consiste em que? E é preciso ter o que para o fazer?

Se souberes claro :mrgreen:

É um curso onde basicamente tu aprendes a fazer o socorro primário a uma vítima, ou seja, a prestares os primeiros socorros de modo a deixares a vítima estabilizada até à chegada dos profissionais.

Muito resumidamente, ficas com noções básicas de RCP, ou seja, como fazer as compressões, o VOS, etc. (se bem que muitos profissionais aconselham a não fazer, porque mal feita pode causar lesões graves. O que me disseram foi para fazeres o que o técnico do 112 te indica, se ele disse que sim faz, porque alguns profissionais defendem que mais vale mal feita, do que nada)

Depois aprendes imobilizações simples em caso de fractura, estancamento de hemorragias, a PLS.

Uma das coisas que eles batalham muito é o teres que prestar muita atenção às condições envolventes, porque antes de socorreres alguém tens de te certificar que os dois estão em segurança.

Acima de tudo, o que aprendes neste curso, é que não há heróis.

Sinceramente, já não me lembro, mas acho que tens de ser maior de idade (Eu fiz o ano passado e embirraram um pouco com isso, apenas deixaram porque era o ano em que completava 18 anos)

Mas contacta a Cruz Vermelha que eles indicam-te tudo.

É um curso que sinceramente toda a gente devia de tirar, pois é sempre importante ter noção de certas coisas básicas

Também gostava de fazer alguma coisa mas não sei por onde começar.

Isso é só escolheres, porque instituições a precisar não faltam :mrgreen:

No geral é muito gratificante, mas é preciso ter estômago.

Lembro-me da primeira vez que cheguei a casa, depois de ter feito voluntariado à noite com os sem-abrigos, custou-me um pouco adormecer depois de ter estado em contacto com tanta gente que não tinha cama e nada para comer

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me da primeira vez que cheguei a casa, depois de ter feito voluntariado à noite com os sem-abrigos, custou-me um pouco adormecer depois de ter estado em contacto com tanta gente que não tinha cama e nada para comer

o pior que passei foi num orfanato, em que ao vir embora, alguns miudos a chorar pediam para vir connosco.

isso e uma vez que estive no Centro de deficientes profundos, em Fátima, jurei pa nunca mais.

Compartilhar este post

Link para o post

o pior que passei foi num orfanato, em que ao vir embora, alguns miudos a chorar pediam para vir connosco.

isso e uma vez que estive no Centro de deficientes profundos, em Fátima, jurei pa nunca mais.

Os deficientes, são a única coisa que sempre evitei trabalhar, custa-me demasiado.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é só escolheres, porque instituições a precisar não faltam :mrgreen:

No geral é muito gratificante, mas é preciso ter estômago.

É um bocado por isso que ainda não me aventurei a nada, eu apego-me demasiado às pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira vez que contactei com pessoas com deficiência profunda descobri que é preciso ter um estômago enorme para lidar com certas situações.

Compartilhar este post

Link para o post

É um bocado por isso que ainda não me aventurei a nada, eu apego-me demasiado às pessoas.

É claro que não podes ser fria, mas também não te podes apegar demasiado (para teu bem e para o deles)

A primeira vez custa sempre, o teu subconsciente começa sempre a remoer, mas depois com a experiência vai passando

Compartilhar este post

Link para o post

podes fazer recolha de comida nos hipermercados, não contactas com os mais necessitados.

ou então fazer recolhas de bem porta a porta.

está a ajudar na mesma e sem haver muito stress.

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que não podes ser fria, mas também não te podes apegar demasiado (para teu bem e para o deles)

A primeira vez custa sempre, o teu subconsciente começa sempre a remoer, mas depois com a experiência vai passando

Eu sei mas eu até a ver reportagens ou a ler notícias fico todo chorosa, imagino ao contactar directamente com os problemas.

podes fazer recolha de comida nos hipermercados, não contactas com os mais necessitados.

ou então fazer recolhas de bem porta a porta.

está a ajudar na mesma e sem haver muito stress.

Se calhar é o mais indicado para mim.

Compartilhar este post

Link para o post

À uns tempos vi um site que tinha um programa sobre voluntariado em algumas zonas de África e Ásia. Se bem me lembro não pediam nenhumas habilitações por ai além mas infelizmente já não sei como se chama esse programa...

Em relação à "discussão" acerca de que tipos de voluntariado gostariam de fazer eu gostava de ajudar crianças ou animais :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de fazer a recolha para o banco alimentar acho uma valente m*rda para ser sincero. Se o supermercado cortasse a sua margem de lucro, ainda era uma coisa, agora eu ir contribuir ao mesmo tempo para os mais necessitados e para os luxos do merceeiro ou do belmiro acho absolutamente nojento.

Se tivessem acordo com os produtores para comprar a comida a um preço justo e tivessem a pedir donativos era uma coisa, mas assim...

Compartilhar este post

Link para o post

o que eu não acho piada é pedir porta à porta, no máximo damos comida, agora quando vem para pedir dinheiro levam sempre com "os meus pais não estão em casa"

Compartilhar este post

Link para o post

mas isso de ir pedir dinheiro a casa das pessoas, normalmente tem muito pouco de voluntariado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...