Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red

[Dúvida] Transmissões televisivas em canal aberto da Liga Portuguesa

Publicações recomendadas

Há uns tempos em conversa com um braguista estávamos a falar das transmissões televisivas da nossa liga. Como é sabido, a SportTV tem o direito de transmissão de todos os jogos da Liga cedendo um jogo por semana à TVI (na verdade vende, sendo o concurso público). Para além disso a SportTV detém o exclusivo de todos os jogos em qualidade HD. Ou seja, todos os jogos que dão na TVI, passam também em directo na SportTV4 HD.

A minha dúvida é a seguinte: Como é escolhido ou atribuído o jogo a dar na TVI?

É que disseram-me que tem de ser um jogo dos 3 primeiros classificados médios das últimas 4 épocas.

2009/10:

1- Benfica

2- Braga

3- Porto

2010/11:

1- Porto

2- Benfica

3- Sporting

2011/12

1- Porto

2- Benfica

3- Braga

Supondo que o Braga repete na próxima época a classificação, significa que o Sporting não vai poder dar em canal aberto em 2013/14? Ou isso é non-sense?

Eu tentei procurar as regras mas não sou muito forte em pesquisas. Se alguém souber explicar, chegue-se à frente. É que se por acaso isso for verdade vem trazer uma visibilidade bem superior ao Braga.

Compartilhar este post

Link para o post

O que tenho ouvido falar é que o 2º jogo com mais interesse passa na TVI. Mas isto é muito relativo. Agora não sei como sera na próxima época, mas certo é que o Braga tem ganho alguma visibilidade. Por exemplo, a RR tem transmito alguns jogos.

Não sei se a avaliação que eles fazem não será das 3 equipas com mais adeptos, logo mais lucro.

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que eles nao iriam querer fazer isso assim.

Se estiverem legislado assim, não vejo como possam fazer de outra forma. O que quero saber é se é realmente assim, porque não encontro em lado nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que passe a ser o Braga a dar em canal aberto, pelo menos assim melhora ligeiramente os comentadores dos jogos do Sporting

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que passe a ser o Braga a dar em canal aberto, pelo menos assim melhora ligeiramente os comentadores dos jogos do Sporting

Bem mas aí estas a desejar mal ao Sporting na próxima época, porque para isso acontecer e de acordo com o que disse, o Braga precisa de mais uma época a fazer melhor que o Sporting :p

Compartilhar este post

Link para o post

A TVI escolhe dois jogos que tenha interesse, sendo que a Sportv depois decide qual passa em sinal aberto.

pelos jogos que passam deve ser isto.

Compartilhar este post

Link para o post

É de maneira que vão mais Sportinguistas ao estádio :biggrin:

Mas agora a sério, duvido que encostem o Sporting a um canto e que comecem a transmitir jogos do Braga, é sabido que o Sporting tem muito mais adeptos, simpatizantes e interessados, logo os seus jogos são vistos por mais gente, logo os contratos publicitários apresentam valores mais vantajosos para as televisões.

Se estiver estipulado no contrato que se escolha com base nas classificações médias da última época, cheira-me que esse contrato vai ser alterado... Mas a época não acabou, ainda podemos chegar ao 3º.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem mas aí estas a desejar mal ao Sporting na próxima época, porque para isso acontecer e de acordo com o que disse, o Braga precisa de mais uma época a fazer melhor que o Sporting :p

Se é a média das 3 epocas, e tendo em conta as contas deste ano, acho dificil ficarmos à frente do Braga (se bem que não impossivel)

Edit: São 4 epocas.. sendo assim se o Sporting ficar em 2º e o Braga n ficar no podio como é que ficam essas contas?

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho resposta à tua pergunta, mas de uma coisa sei, é que não inclui os dérbis entre os três grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Se é a média das 3 epocas, e tendo em conta as contas deste ano, acho dificil ficarmos à frente do Braga (se bem que não impossivel)

Edit: São 4 epocas.. sendo assim se o Sporting ficar em 2º e o Braga n ficar no podio como é que ficam essas contas?

Eu não sei quantas são, nem sei se o que disse tem sentido, daí a Tag dizer "dúvida". Nesse caso não sei.

Eu só vi isto no regulamento, mas não ajuda:

CAPITULO VIII

TRANSMISSÕES TELEVISIVAS E RADIOFÓNICAS

Artigo 68.º

Titularidade de direitos

1. À Comissão Executiva da Liga compete:

a. Fixar o número de jogos que venham a ser objecto de transmissão televisiva;

b. Estabelecer os horários de transmissão;

c. Determinar o número de jogos para cada clube, tendo em consideração a classificação

da época anterior;

d. Autorizar a transmissão televisiva dos jogos das competições oficiais por si

organizadas;

e. Fixar a taxa de transmissão.

2. Os clubes detêm individualmente a titularidade dos direitos de transmissão televisiva dos jogos

e resumos.

Artigo 69.º

Número e horário das transmissões televisivas

1. Em cada jornada e por competição oficial, poderão ser autorizadas duas transmissões

televisivas em directo e em canal aberto.

2. As transmissões televisivas em directo e em canal codificado não estão sujeitas a um número

limite de autorizações.Página 49 de 110

3. Os dias e horários das transmissões televisivas serão preferencialmente os seguintes:

a. Jogos da I Liga:

i. Às sexta-feiras - 20h15;

ii. Aos Sábados – 17h; 19h15 e 21h15 (preferencialmente para canal aberto);

iii. Domingos - 18h e 20h15;

iv. Às segundas-feira – 20h15;

b. Jogos da II Liga:

i. Às quintas-feiras – 20h15;

ii. Aos sábados – 11h15 e 15h;

iii. Aos domingos - entre as 11h e as 20h15;

iv. Às segunda-feiras – 20h15.

4. Cada clube da I Liga tem direito, na qualidade de visitado, à transmissão de, pelo menos, um

jogo por época no horário das 17h de sábado.

5. A autorização de transmissão dos jogos depende do pagamento prévio à Liga de uma taxa

fixada pela Comissão Executiva no início de cada época desportiva.

Editado por Red

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também me lembro de ler o que o Red disse, em algum lado, transmitirem um jogo onde entre um dos três primeiros da média das épocas anteriores (agora não me recordo ao certo quantas, embora tenha a ideia que sejam 5...).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também me lembro de ler o que o Red disse, em algum lado, transmitirem um jogo onde entre um dos três primeiros da média das épocas anteriores (agora não me recordo ao certo quantas, embora tenha a ideia que sejam 5...).

ohhh diabo!

Num jornal ou na net? Quem me disse isso é ainda mais doente que a Legi (vá, é igual), mas não costuma ser mentiroso, daí que eu gostasse de ter acesso à lei.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho ideia que foi mesmo aqui no CMPT e quase ponho a mãos no fogo que era uma discussão com base em algo dum jornal. Agora podia muito bem ser sobre o Oliveirinha ou o diabo a 4 e a discussão ter ido para esses caminhos.

Compartilhar este post

Link para o post

Também já pensei sobre esse assunto, Red. Seria engraçado ver as partidas do Braga em canal aberto.

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que sei é que o Sporting, Benfica e Porto têm direito a 10 jogos cada um em canal aberto.

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa que sei é que o Sporting, Benfica e Porto têm direito a 10 jogos cada um em canal aberto.

Mas a questão do Red é mesmo quais os critérios para esses 3, se é porque são os 3 e pronto, se tem a ver com o nº de titulos, se tem a ver com classificação média de 'x' epocas

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a questão do Red é mesmo quais os critérios para esses 3, se é porque são os 3 e pronto, se tem a ver com o nº de titulos, se tem a ver com classificação média de 'x' epocas

Sendo assim não sei. Mas penso que isso nao tem muito haver pois ta claro que um jogo do Sporting vai atrair muito mais gente ao ecra do que um do Braga. Hoje em dia é o dinheiro que manda e portanto um jogo do sporting à partida tem sempre mais audiência do que um do Braga portanto duvido que mudem as transmissoes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim não sei. Mas penso que isso nao tem muito haver pois ta claro que um jogo do Sporting vai atrair muito mais gente ao ecra do que um do Braga. Hoje em dia é o dinheiro que manda e portanto um jogo do sporting à partida tem sempre mais audiência do que um do Braga portanto duvido que mudem as transmissoes.

Disso tb ninguém tem dúvidas, existe é curiosidade para ver como isso está contratualizado. Pq podem ter feito isso a cagar para esse pormenor

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

" a lei estipula que os jogos a emitir obrigatoriamente em sinal aberto incluam "uma das três equipas melhor classificadas nos campeonatos das últimas cinco épocas, considerando para o efeito o cômputo acumulado das respectivas classificações no conjunto dessas épocas"

Clique aqui

Editado por alex81

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim o Braga precisa de manter uma classificação melhor que a do Sporting nas próximas 2 épocas.

Obrigado aí pelo artigo alex81, chegaste e rebentaste compinchas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Mas essa notícia tem uma coisa interessante:

O desfecho do concurso mereceu apenas um comunicado sintético: "A SportTV e a TVI congratulam-se por terem chegado a acordo para a transmissão televisiva, em território nacional e em sinal aberto, de um jogo por jornada da Liga Portuguesa de Futebol, nas épocas 2010/2011 e 2011/2012".

Logo a TVI quando for novamente a concurso para ficar com os direitos televisivos mais um par de anos, pode muito bem mudar no contrato isso, que certamente o fará, se o SCP nas próximas 2 épocas não superar o Braga.

Editado por shelton

Compartilhar este post

Link para o post

Eu penseinesse assunto foi para os condicionamentos do sorteio da Liga. É que SLB, FCP e SCP tem umas regras diferentes no sorteio, e não sei se o SCP trocará com o SCB, ou então o Braga passará a fazer parte desse lote restrito.

Editado por Sir Hugo

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...