Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

A prova de que o Sol envelhece a pele escarrapachada na cara de um camionista

Publicações recomendadas

epá, há pessoas que andam a falar e esquecem-se de analisar a situação.

isto é algo que todos sabem. mas isto não acontece a todos. O homem provavelmente não tomou algo para combater aquilo, não tratou bem da pele. Sabe-se que exagerada exposição ao Sol causa problemas na pele, mas este sujeito é um caso particular.

Compartilhar este post

Link para o post

Então se eu encontrar um homem que durante toda a vida tenha fumado 4 maços de tabaco por dia e nunca tenha tido cancro do pulmão posso afirmar que o tabaco não causa cancro do pulmão e esse homem é prova disso?

:biggrin:

Ora aí se vê como não conheces o método científico. :lol:

O facto de haver um caso em que algo não acontece não é prova de nada, a não ser que esse algo não existe em 100% dos casos. Aliás, duvido que haja alguma conclusão científica que se refira a "100%", ou seja, que diga que o que foi concluído está em 100% dos casos.

E este caso não é "a prova" como diz a notícia, mas sim "mais uma" prova.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

É óbvio que isto é um caso muito esporádico.

O sol envelhece a pele mas parece-me que só uma exposição muito excessiva e ao longo de vários anos é que possa fazer uma diferença assinalável, não há razões para alarme.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora aí se vê como não conheces o método científico. :lol:

O facto de haver um caso em que algo não acontece não é prova de nada, a não ser que esse algo não existe em 100% dos casos. Aliás, duvido que haja alguma conclusão científica que se refira a "100%", ou seja, que diga que o que foi concluído está em 100% dos casos.

E este caso não é "a prova" como diz a notícia, mas sim "mais uma" prova.

Segui a mesma lógica.

Mas sim, eu sei muito bem que o sol envelhece a pele. :)

Compartilhar este post

Link para o post

agora tem que conduzir mais uma porrada de anos em Inglaterra, pra ver se fica com essa m*rda simétrica

Compartilhar este post

Link para o post

agora tem que conduzir mais uma porrada de anos em Inglaterra, pra ver se fica com essa m*rda simétrica

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Em Inglaterra deve precisar de uns séculos para meter isso direito. Se for para a Austrália é mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Segui a mesma lógica.

Mas sim, eu sei muito bem que o sol envelhece a pele. :)

Mas essa lógica não existe, sequer. :lol:

Usando o teu exemplo do cancro do pulmão: encontrar alguém que fuma e não tem cancro não prova que o tabaco não provoca cancro, mas encontrar alguém com cancro provocado pelo tabaco já prova que o tabaco provoca cancro. Percebes a diferença?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas essa lógica não existe, sequer. :lol:

Usando o teu exemplo do cancro do pulmão: encontrar alguém que fuma e não tem cancro não prova que o tabaco não provoca cancro, mas encontrar alguém com cancro provocado pelo tabaco já prova que o tabaco provoca cancro. Percebes a diferença?

Não. Acho que encontrar uma pessoa num mundo tão vasto como o dos fumadores não é nada, nem para um lado nem para o outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. Acho que encontrar uma pessoa num mundo tão vasto como o dos fumadores não é nada, nem para um lado nem para o outro.

...................................

Eu não disse que, caso encontres um fumador cujo cancro se deve ao tabaco, TODOS os fumadores terão cancro. O que eu disse é que, nesse caso, podes concluir que o tabaco provoca cancro. Por exemplo com o cancro da pele: nem toda a gente que anda ao Sol o tem, mas é sabido que andar ao Sol provoca cancro. Certo? É a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

...................................

Eu não disse que, caso encontres um fumador cujo cancro se deve ao tabaco, TODOS os fumadores terão cancro. O que eu disse é que, nesse caso, podes concluir que o tabaco provoca cancro. Por exemplo com o cancro da pele: nem toda a gente que anda ao Sol o tem, mas é sabido que andar ao Sol provoca cancro. Certo? É a mesma coisa.

Vou-te só perguntar isto, como é que os médicos sabem que o cancro é devido a isto ou àquilo? Quer dizer, existem comportamentos que toda a gente sabe e estão comprovados que aumentam o risco de ter certas doenças, mas como é que é possível atribuir a culpa a isto ou àquilo? Assim de forma absoluta, vá.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou-te só perguntar isto, como é que os médicos sabem que o cancro é devido a isto ou àquilo? Quer dizer, existem comportamentos que toda a gente sabe e estão comprovados que aumentam o risco de ter certas doenças, mas como é que é possível atribuir a culpa a isto ou àquilo? Assim de forma absoluta, vá.

Isso não sei, não estudo Oncologia para o saber os mecanismos exatos. Mas sei que o tabaco tem substâncias que, está provado, provocam cancro.

Se quiseres informar-te sobre o assunto, encontrei 2 artigos que parecem ser interessantes:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não sei, não estudo Oncologia para o saber os mecanismos exatos. Mas sei que o tabaco tem substâncias que, está provado, provocam cancro.

Se quiseres informar-te sobre o assunto, encontrei 2 artigos que parecem ser interessantes:

Vou ler. E eu sei que o tabaco provoca cancro.

Por acaso recentemente li que havia qualquer coisa no leite que também (possivelmente) potenciava o cancro.

http://harvardmagazine.com/2007/05/modern-milk.html

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, há muitos factores relacionados com o cancro. Mas claro que alguns têm mais influência que outros. E tanto um tabaco como o Sol são factores com muito peso.

Mas claro que há muito pessoal que quer acreditar na versão da história mais confortável para si mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como em tudo o resto, importa é não exagerar. A exposição solar também tem benefícios.

[/Cpt. Obvious]

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como em tudo o resto, importa é não exagerar. A exposição solar também tem benefícios.

[/Cpt. Obvious]

Ajuda-nos a fazer a fotossíntese.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Escaldão à camionista.

Compartilhar este post

Link para o post

Ajuda-nos a fazer a fotossíntese.

Apanhas uma moca de Vitamina D que até bates mal, man.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...