Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
DonSk

Problema nos contadores lesa 480 mil clientes da EDP

Publicações recomendadas

publico.png

Desacerto nas horas

Problema nos contadores lesa 480 mil clientes da EDP

Cerca de 480 mil clientes da EDP com tarifas bi-horária e tri-horária estão a ser lesados pela empresa devido a problemas com os contadores, que não funcionam com a hora e/ou datas correctas. O problema é denunciado pela Deco, que estima em três milhões de euros os prejuízos para os consumidores.

A EDP reconhece falhas e garante que o problema está a ser resolvido, segundo o diário Correio da Manhã, que avançou com a notícia nesta terça-feira.

A empresa admite duas causas para estes erros que, pelas suas contas terão afectado 30 mil contadores – mas a estimativa da Deco (Associação de Defesa do Consumidor) aponta para 480 mil clientes prejudicados, que terão pago mais do que deviam porque a hora ou a data dos contadores estavam errados.

Aquele jornal conta que a Deco fez um estudo em Março e em Abril, depois de ter recebido dezenas de reclamações de clientes com tarifas bi e tri-horária. A análise aos contadores mostrou desfasamentos face à hora real. Em 12% dos casos excediam a meia hora e em dois casos chegaram mesmo a duas horas.

A Deco calcula que a EDP tenha cobrado indevidamente mais de três milhões de euros e exige agora que os clientes sejam indemnizados e os contadores corrigidos.

A EDP garante que isso já está a acontecer, mas a Deco suspeita que o problema possa afectar ainda mais clientes. Por isso, pede também uma auditoria independente aos contadores, a realizar pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

@Público

Tenho este tarifário há +/- meio ano e não faço a mínima ideia se estou a ser afectado ou não. O que é certo é que principalmente nos primeiros meses não notava nenhuma redução na fatura.

Já agora:

EDP promete indemnizar clientes afectados por erro nos contadores

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

Querem devolver o dinheiro às pessoas em compras no Continente. Não há vergonha!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Os meus pais por acaso pagam imenso de luz. Como é que sabemos se estamos a ser extorquidos?

Compartilhar este post

Link para o post

@Dpitz

Não tenho a certeza, mas pelo que vi na notícia basta confirmar se a hora e a data que aparecem no contador batem certo com as actuais. Se não, contactando a DECO também se é capaz de obter alguma indicação.

Como disse no 1º post apesar da enorme ginástica que se faz aqui em casa com o bi-horário a diferença na fatura não foi nada de mais, nos primeiros meses. Agora já se nota qualquer coisinha. Mesmo assim, amanhã também vou verificar o contador.

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus pais por acaso pagam imenso de luz. Como é que sabemos se estamos a ser extorquidos?

Depende, voces tem tarifa Bi-horaria? Se assim o é, colocam as máquinas da louça e de lavar a funcionar a partir da meia noite? Se sim? Tens o contador com a hora certa?

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, voces tem tarifa Bi-horaria? Se assim o é, colocam as máquinas da louça e de lavar a funcionar a partir da meia noite? Se sim? Tens o contador com a hora certa?

What? Aqui a bi-horária é das 22h às 8h. :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

@Dpitz

Não tenho a certeza, mas pelo que vi na notícia basta confirmar se a hora e a data que aparecem no contador batem certo com as actuais. Se não, contactando a DECO também se é capaz de obter alguma indicação.

Exactamente.

A tarifa bi-horária é das 22 até ás 8 no Inverno e das 23 até ás 9 no Verão.

Experimenta mandar a contagem real todos os meses.

A estimativa que os gajos da EDP fazem é sempre a favor deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Querem devolver o dinheiro às pessoas em compras no Continente. Não há vergonha!

Não ouvi nada sobre isso. Isso é verdade? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Não sei se é bi-horária, por acaso, quando os meus pais chegarem pergunto.

Paga-se alguma coisa para os mandar vir cá contar todos os meses? :o

Quanto à hora do contador, já vou confirmar, no intervalo do Holanda-Alemanha

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é bi-horária, por acaso, quando os meus pais chegarem pergunto.

Paga-se alguma coisa para os mandar vir cá contar todos os meses? :o

Quanto à hora do contador, já vou confirmar, no intervalo do Holanda-Alemanha

A contagem podes mandar por sms, creio eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente.

A tarifa bi-horária é das 22 até ás 8 no Inverno e das 23 até ás 9 no Verão.

Experimenta mandar a contagem real todos os meses.

A estimativa que os gajos da EDP fazem é sempre a favor deles.

A tarifa bi horaria só e das 22 as 8 se tiverem o ciclo diário, se for o ciclo semanal e a partir da meia-noite..

A contagem podes mandar por sms, creio eu.

Dá para telefonar para o numero que esta na factura que e gratuito, tem e que ser no dia que é mencionado na factura.

Editado por Chucky-PT

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...