Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Abraxas

Razia nos resultados de Matemática no 4.º e 9.º ano

Publicações recomendadas

queria*

Vai estudar português. :mrgreen: :compinchas:

:lolada:

isso e' so' porque estou no bule a escrever rapido e ao telefone a falar ingles ao mesmo tempo, tenho desculpa! :p

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira é verdade, acredita. Na minha faculdade nunca há exames iguais.

Houve um ano, que foi o ultimo grande caso, que se descobriu que as respostas da primeira parte do exame de Análise Matemática I (escolha múltipla) tinham sempre a mesma chave e as pessoas passaram com 9.5 sem ter feito a segunda parte, a partir daí a escolha múltipla foi irradiada das cadeiras de análise lulz.

Ainda há semana e meia fiz um exame com 3 grupos inteiros retirados de exames com entre um e três anos. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que isso provém do facto de muita gente achar a matéria de matemática bastante seca.

Eu acho que é mais porque Matemática não se trata de olhar pa um livro e decorar o que o livro diz e despejar tudo no teste mas sim usar um bocado a cabeça

isso é que custa a maioria

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda há semana e meia fiz um exame com 3 grupos inteiros retirados de exames com entre um e três anos. :mrgreen:

:medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Duas hipóteses, ou a tua preparação prévia é desadequada (o que é o mais certo, tendo em conta os programas actuais), ou o teu 4 podia ser um 2 noutra escola. O meu primeiro teste de matemática de 10º ano teve 3 positivas na minha turma e muitas das negativas (a maioria até) eram de alunos que tinham 4 e 5 no 9º ano. Foi uma questão de manterem as notas. :mrgreen:

E muitos deles nunca voltaram a passar do 9/10, alguns nem aí chegavam, porque simplesmente o 4/5 deles do básico vinha com prazo de validade, devido à fraca exigência anterior. Aliás, tenho uma pessoa na família que acabou o 9º ano com 4 e nem sabe somar fracções no final do secundário (teve de anular a matrícula no 11º ano para não ficar retida). Há classificações muito superficiais a nível de escola.

compreendo e até concordo com o que tu dizes, mas quanto à parte da preparação, digo-te, tive que ir para a explicadora, também muito por culpa de nas aulas não me conseguir concentrar, simplesmente porque o prof. metia-nos à vontade e começava com brincadeiras e depois não conseguia voltar a ficar atento. mas é certo, eu pelo menos, e a minha turma, tivemos uma preparação, no mínimo... muito má. fizemos uma ficha de preparação e siga, nem dúvidas esclareceu o palhaço. valeu por me ter dado 3, depois do 23 consegui tirar um 66 no outro teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à matemática, vou falar de mim, eu perdi-me completamente a matemática no 7º ano. Altura em que comecei a dar geometria que eu detesto e portanto fui-me desinteressando e a partir daí nunca mais acompanhei a matemática da mesma forma, depois da geometria foram as equações e aí então descambou tudo. Passei de notas de 80% para 40% nos testes. Acho até que cheguei a ter 90 e tal % na matéria de estatística.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

E depois? Mesmo que não fosse preciso, é essa a tua justificação para não estudares? Até podia ser o estudo sobre como os japoneses enrolam o sushi, se está na matéria só tens mesmo de estudar. O plano de estudos é desenvolvido para que os alunos não só compreendam as matérias mas como também desenvolvam um raciocínio lógico, algo que a maioria deles não faz quando lhe colocam um problema diferente pela frente.

Se achar uma matéria interessante é muito mais fácil ter vontade e gosto para estudar e compreender, do que se eu não a achar, logo a probabilidade de ter melhores notas aumenta.

Ah, e torna-se difícil compreender as matérias quando ainda estamos a tentar assimilá-la e do nada já estamos a dar uma coisa diferente. A quantidade de matéria é demasiado grande

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que isso provém do facto de muita gente achar a matéria de matemática bastante seca.

Eu acho exactamente o contrário. É provavelmente das matérias mais interessantes do processo de aprendizagem escolar.

A unica diferença é que ao contrário de de outras matérias em que se pode divagar aqui tens de saber o que estás a fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

A média do intermédio de 12º na minha escola foi de 7. :lol:

Mas a dificuldade dos últimos intermédios, de todos os anos, foi aumentada substancialmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim concordo !

Acho que o exame foi bem conseguido (embora a minha opinião se baseie no que vi, e pensando bem, já temos outra bagagem e a nossa capacidade de associar e pensar possa estar um pouco mais evoluída que a dos miúdos é que ja sao).

Eu quando o tentei resolver, tinha a minha mãe ao lado que por ser professora tem melhor noção do que eles sabem ou não, e mesmo eu tentei pôr em perspectiva tendo em conta o que vejo de familiares e conhecidos. Um primo meu que é excelente aluno, contou-me barbaridades do exame e por isso tive curiosidade de o ver, mas não acho que no 9º ano, alguém que tentasse entender as coisas, tivesse grandes dificuldades para resolver a maioria do que ali está. Aliás mete-me confusão que aquele exercício do pi por exemplo seja minimamente controverso. Mesmo o da pirâmide, jazus... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

compreendo e até concordo com o que tu dizes, mas quanto à parte da preparação, digo-te, tive que ir para a explicadora, também muito por culpa de nas aulas não me conseguir concentrar, simplesmente porque o prof. metia-nos à vontade e começava com brincadeiras e depois não conseguia voltar a ficar atento. mas é certo, eu pelo menos, e a minha turma, tivemos uma preparação, no mínimo... muito má. fizemos uma ficha de preparação e siga, nem dúvidas esclareceu o palhaço. valeu por me ter dado 3, depois do 23 consegui tirar um 66 no outro teste.

A minha prof de secundária também gostava de nos deixar à vontade, ia fazendo pausas ao longo da aula porque é certo e sabido que é impossível numa aula estar 90 min 100% atento, ela fazia pausas de meia em meia hora mais ou menos. Hoje sei que esse é o limite teórico da concentração humana média numa sala de aula.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou na fac e por experiência própria posso dizer que esse é o pior metodo de estudo.

1º Os profs fazem sempre por os testes não serem iguais, e os que fazem depressa percebem que estao a fazer m*rda e mudam.

2º Se eu simplesmente decoro a forma de resolver o exercício e não a matéria em si, eu corro o risco de passar uma cadeira sem compreender a matéria. Numa cadeira mais à frente posso ter a necessidade de usar esses conceitos e depois não sei usá-los, é claro que posso sempre estudar depois sozinho mais compensa mais estudar na altura com um prof ao lado a explicar do que depois meter-me em aventuras, conheço gente que está encalhada na mesma cadeira à 5 ou 6 anos à pala dessa brincadeira.

3º Os próprios professores normalmente dão uma lista de exercícios para nós resolvermos e deles tirar-mos a matéria necessária, eu uso os exames apenas como um extra.

Acho que estamos a falar de coisas diferentes. Uma coisa é estudar a matéria e no fim ver os testes/exames antigos para vermos se somos capazes de os resolver. Outra coisa é basear o estudo nesses exames.

Eu pessoalmente na fac gosto de depois de estudar cada matéria se possível ver algumas perguntas que calharam em testes antigos. Percebo as perguntas, não as decoro.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja comentei com amigos e uma coisa é certa e eu vi isto quando era aluno no secundario e no basico que era as disciplinas que tinham exames e que eles eram dificieis os profs apresentavam uma maior exigencia. Eu dou um exemplo no 11.º ano a minha prof de economia A, num ano deu-nos a materia td e praticamos muito mas fomos tds com notas para exame tipo 13 e 14 e nos exames tivemos 18 19 uma grande diferença. Essa mesma prof foi minha prof no 12 a eco C e a soc e como essas disciplinas nao tinham exame a prof era mais simpatica e andavamos mais a vontade.

Para mim a cena mais ridicula e aquelas pessoas que me dizem que por exames no 4 ano e no 6 ano é muita pressao para as crianças, isso é ridiculo pq se elas se habituarem a terem provas e momentos de avaliaçao pode ser que os profs passem a ser mais exigentes e que as crianças aprendam mais.

Para mim é triste ser normal no nosso pais por matematica de lado. No basico a maioria das pessoas fazia as contas para passar de ano a contar com a negativa a mat.

Para mim deve ser imposta aos exames uma maior exigencia principalmente naqueles que irao definir quem entra ou nao numa faculdade, ou seja, os exames do secundario.

Espero que este ano a dificuldade do exame de mat do 12º ano seja igual a do ano anterior

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação à matemática, vou falar de mim, eu perdi-me completamente a matemática no 7º ano. Altura em que comecei a dar geometria que eu detesto e portanto fui-me desinteressando e a partir daí nunca mais acompanhei a matemática da mesma forma, depois da geometria foram as equações e aí então descambou tudo. Passei de notas de 80% para 40% nos testes. Acho até que cheguei a ter 90 e tal % na matéria de estatística.

Brother?

Estatistica = 16 no Secundario

Resto = 13

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quando o tentei resolver, tinha a minha mãe ao lado que por ser professora tem melhor noção do que eles sabem ou não, e mesmo eu tentei pôr em perspectiva tendo em conta o que vejo de familiares e conhecidos. Um primo meu que é excelente aluno, contou-me barbaridades do exame e por isso tive curiosidade de o ver, mas não acho que no 9º ano, alguém que tentasse entender as coisas, tivesse grandes dificuldades para resolver a maioria do que ali está. Aliás mete-me confusão que aquele exercício do pi por exemplo seja minimamente controverso. Mesmo o da pirâmide, jazus... :mrgreen:

Sim é verdade ! Eu nunca fui brilhante a matematica, mas sempre fui um bom aluno, mas mete-me confusão este tipo de exercicios! Por vezes meto-me a pensar que se tivesse de novo no ensino básico tinha feito as cenas tão diferentes ! Se calhar nesta altura não estava no ISCTE estava na FMUL ou algo do género ! :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim a cena mais ridicula e aquelas pessoas que me dizem que por exames no 4 ano e no 6 ano é muita pressao para as crianças, isso é ridiculo pq se elas se habituarem a terem provas e momentos de avaliaçao pode ser que os profs passem a ser mais exigentes e que as crianças aprendam mais.

Concordo ! Penso que é na Alemanha, desculpem se estou enganado, mas lá fazem "selecção" dos alunos. Não sei até que ponto isto é positivo ou negativo, de certos que tem pontos positivos e negativos, mas nota-se as diferenças nos rankings !

Compartilhar este post

Link para o post

Brother?

Estatistica = 16 no Secundario

Resto = 13

Estatística é muito fixe. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Aconteceu-me a mesma coisa. A partir daí sempre foi o meu calcanhar de Aquiles. Mas no meu caso não foi só falta de interesse, na altura tinha umas estagiárias (que por acaso eram jeitosas :mrgreen: ) a dar-nos aulas, mas davam matéria de maneira diferente AS DUAS!

Ou seja: Professora de uma maneira, 1ª estagiária de outra e 2ª estagiário de outra ainda!

L*xou-me o cérebro! :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Um colega meu tirou 0% no teste de intermédio,

Não deve saber escrever o nome.

Compartilhar este post

Link para o post

Não deve saber escrever o nome.

:prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Um colega meu tirou 0% no teste de intermédio,

Também é preciso fazer de propósito para não saber nada :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tive que ir para a explicadora no meu 11ºano, porque a minha professora era um bocado estranha, à falta de melhor palavra, só se preocupava com os melhores alunos, e se os outros lhe fizessem uma pergunta que já deveriam saber ela gozava com eles. Também vinha de 4 e 5's do 3º ciclo como alguns colegas aqui do fórum, tive 10 no décimo à rasca, tive nega no primeiro teste do 11º, fui para a explicação e a partir daí tive média de 19.

Tal como me pareceu que alguns de vocês referiram, para mim, isto tem uma razão muito simples. A má educação dos ditos cujos. Eu pelo menos noto muito isto, que os mais jovens já não têm muitos dos valores que muitos de nós temos, não têm respeito por ninguém e não valorizam as coisas que deviam valorizar. Quando eu saí do secundário, muito dos meus professores diziam que muitos dos alunos de ano inferiores ao nosso não tinham nem metade do respeito que nós tínhamos por eles. Há uma ou outra excepção à regra, mas quando se vê a escola como apenas um desperdício de tempo, sem pensar que se não nos esforçamos nela vamos andar por aí a pedir esmola, não se vai a lado nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, com turmas cada vez maiores, vai ser cada vez mais difícil a um professor resolver os problemas de todos os alunos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...