Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Abraxas

Razia nos resultados de Matemática no 4.º e 9.º ano

Publicações recomendadas

Sinceramente eu não tenho uma resposta directa para essa pergunta.

Para eles ser "fixe" é ser rebelde, diferente e irreverente, é aquele puto que não tem medo dos outros e manda bocas a toda a gente, inclusive aos mais velhos (algo que no meu tempo era impensável, eu burrava-me todo se um miudo de 9º ano vinha ter comigo e eu era tipo 5º ou 6º, e tinha respeito pelos adultos), agora falando pelo que vejo por aqui, a irmã da minha namorada fez agora 10 anos e passava a vida colada à TV (algo que eu tambem fazia a ver Dragon Ball principalmente :mrgreen:) e as coisas que ela vê metem-me medo, ela passa o dia a ver canais que promovem os miudos a fazerem asneiras, procurarem namoros, mais brincadeira que estudo e por aí. Sempre que ela começa a fazer trabalhos pede ajuda no sentido "faz tu" e a mãe dela que passa os dias a trabalhar e não tem paciência para pensar 5 min sobre o assunto faz e ela vai embora toda feliz jogar no pc ou ver tv, se a mãe não está vem-me pedir a mim ou à irmã e nós dizemos-lhe um não redondo e dizemos para ela fazer sozinha, e em 70 a 80% da vezes a reacção dela é começar a chorar a dizer(gritar) que não sabe e que a professora "disse que podia ter ajuda" e por isso não sabe fazer sozinha. No meu tempo a única coisa que o meu pai me ajudava era a perceber a matéria que os professores não tinham explicado, lembro-me particularmente bem do teorema de Pitágoras, mas os exercícios ele recusava sempre fazer por mim (a menos que fosse uma coisa muito complicada).

Já a ouvi chamar nomes à irmã e a mim por este tipo de coisas, grita connosco como se fossemos colegas dela e depois vai fazer birra à mãe que nós somos maus :lol:

No outro dia tive na festa dela e vi lá miúdos que ainda eram piores que ela, um andava a atirar balões de água na rua ia acertando numa mulher, só quando ela começou a vir ter com ele é que ele começou a fugir por até ai estava a ser 'fixe'.

:prayer:

Pareço eu ! Mas os miudo de hoje em dia não têm qualquer sentido de responsabilidade ! São uns mal educados! Só me apetece chegar ao pé de uns que conheço e espetar-lhes dois bananos na tola (se calhar eu tinha o mesmo efeito quando tinha a idade deles :biggrin: )

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui o link para verem o enunciado do teste intermédio (para quem não o viu).

Chamo especial atenção para a pergunta nº9!

Não faço a mais pálida ideia se esta é difícil ou não para os miudo. Envolve muito raciocínio, mas neste eles não têm essa capacidade ! Tenho conhecimento de alguns miúdos que simplesmente nem olharam para a pergunta por acharem que era difícil !

Enunciado Teste 9º ano

Esse exercício é difícil por alma de quem? A altura e área da base de ambos os sólidos são iguais. Sabendo as fórmulas do volume de uma e de outra tiras em dois segundos que o Volume da pirâmide é um terço do volume do prisma. E nem olhei para as soluções antes, resolvi de cabeça assim que olhei para ele. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Para eles ser "fixe" é ser rebelde, diferente e irreverente, é aquele puto que não tem medo dos outros e manda bocas a toda a gente, inclusive aos mais velhos (algo que no meu tempo era impensável, eu burrava-me todo se um miudo de 9º ano vinha ter comigo e eu era tipo 5º ou 6º, e tinha respeito pelos adultos), agora falando pelo que vejo por aqui, a irmã da minha namorada fez agora 10 anos e passava a vida colada à TV (algo que eu tambem fazia a ver Dragon Ball principalmente :mrgreen:) e as coisas que ela vê metem-me medo, ela passa o dia a ver canais que promovem os miudos a fazerem asneiras, procurarem namoros, mais brincadeira que estudo e por aí. Sempre que ela começa a fazer trabalhos pede ajuda no sentido "faz tu" e a mãe dela que passa os dias a trabalhar e não tem paciência para pensar 5 min sobre o assunto faz e ela vai embora toda feliz jogar no pc ou ver tv, se a mãe não está vem-me pedir a mim ou à irmã e nós dizemos-lhe um não redondo e dizemos para ela fazer sozinha, e em 70 a 80% da vezes a reacção dela é começar a chorar a dizer(gritar) que não sabe e que a professora "disse que podia ter ajuda" e por isso não sabe fazer sozinha. No meu tempo a única coisa que o meu pai me ajudava era a perceber a matéria que os professores não tinham explicado, lembro-me particularmente bem do teorema de Pitágoras, mas os exercícios ele recusava sempre fazer por mim (a menos que fosse uma coisa muito complicada).

Já a ouvi chamar nomes à irmã e a mim por este tipo de coisas, grita connosco como se fossemos colegas dela e depois vai fazer birra à mãe que nós somos maus :lol:

No outro dia tive na festa dela e vi lá miúdos que ainda eram piores que ela, um andava a atirar balões de água na rua ia acertando numa mulher, só quando ela começou a vir ter com ele é que ele começou a fugir por até ai estava a ser 'fixe'.

Mas nao duvides, no meu tempo tambem era assim, ja para nao falar que os mais velhos entravam no campo saiam todos para eles jogarem :D

Mas e' verdade, eles agora e' "faz tu", sentem-se espertos por fazer os outros trabalharem por eles e vao-se divertir. Antes dava-se a recompensar pelo bom trabalho, hoje em dia recompensa-se sem qualquer trabalho feito. Eu lembro-me que so' tinha direito a 2 horas de PC por dia, e so' ia ao PC se tivesse acabado os trabalhos de casa E CORRIGIDOS PELOS FAMILIARES, e fazia de novo ate' acertar e so' depois ia. Tinha negativas, ficava sem PC e Televisao por uns tempitos. Hoje em dia ja ninguem faz isso e isso demonstra aos putos que estudar ou nao e' igual, ate' porque para eles o que importa e' o agora e nao pensam no que vao fazer futuramente, e so' procuram a satisfacao imediate...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou na fac e por experiência própria posso dizer que esse é o pior metodo de estudo.

1º Os profs fazem sempre por os testes não serem iguais, e os que fazem depressa percebem que estao a fazer m*rda e mudam.

2º Se eu simplesmente decoro a forma de resolver o exercício e não a matéria em si, eu corro o risco de passar uma cadeira sem compreender a matéria. Numa cadeira mais à frente posso ter a necessidade de usar esses conceitos e depois não sei usá-los, é claro que posso sempre estudar depois sozinho mais compensa mais estudar na altura com um prof ao lado a explicar do que depois meter-me em aventuras, conheço gente que está encalhada na mesma cadeira à 5 ou 6 anos à pala dessa brincadeira.

3º Os próprios professores normalmente dão uma lista de exercícios para nós resolvermos e deles tirar-mos a matéria necessária, eu uso os exames apenas como um extra.

No meu caso, os meus professores de FQ e BG recomendam mesmo que resolvamos exames de forma a nos prepararmos, seja para testes ou para exames.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente sou muito tolerante em relação a esses comportamentos. Não gosto que me faltem ao respeito, mas não diferencio as pessoas em relação à idade, ou talvez diferencie mas se assim o é, é porque tolero mais os abusos quando vêm de pessoas mais novas. De qualquer das maneiras essa parte de quererem ser diferentes e de não se acanharem com os mais velhos acho que é boa. No entanto acho que isso de ser diferentes é uma falsa realidade, porque cada vez mais as pessoas são iguais, principalmente a juventude, com gostos estereotipados, etc.

Agora tocaste aí num ponto onde eu concordo totalmente. A porcaria que a nossa sociedade dá aos jovens hoje em dia, e lhes enche a cabeça quase 24/7 com isso, seja através da TV, internet, música, etc. É o grande causador dos comportamentos dos jovens. E o que é cool ou não é o que eles vêm na TV. E quando se chega ao cúmulo dos jovens acharem que ter menos conhecimentos é 'cool' então temos a receita perfeita para criar uma geração de ignorantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou na fac e por experiência própria posso dizer que esse é o pior metodo de estudo.

1º Os profs fazem sempre por os testes não serem iguais, e os que fazem depressa percebem que estao a fazer m*rda e mudam.

2º Se eu simplesmente decoro a forma de resolver o exercício e não a matéria em si, eu corro o risco de passar uma cadeira sem compreender a matéria. Numa cadeira mais à frente posso ter a necessidade de usar esses conceitos e depois não sei usá-los, é claro que posso sempre estudar depois sozinho mais compensa mais estudar na altura com um prof ao lado a explicar do que depois meter-me em aventuras, conheço gente que está encalhada na mesma cadeira à 5 ou 6 anos à pala dessa brincadeira.

3º Os próprios professores normalmente dão uma lista de exercícios para nós resolvermos e deles tirar-mos a matéria necessária, eu uso os exames apenas como um extra.

A primeira é falsa, a segunda sei por experiência que é verdade. Por conveniência ou falta de tempo, já despachei cadeiras sem ter reais conhecimentos da mesma e depois mais tarde tive de ter trabalho a dobrar para fazer outras cadeiras. É um método mau que tento usar apenas em último recurso.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse exercício é difícil por alma de quem? A altura e área da base de ambos os sólidos são iguais. Sabendo as fórmulas do volume de uma e de outra tiras em dois segundos que o Volume da pirâmide é um terço do volume do prisma. E nem olhei para as soluções antes, resolvi de cabeça assim que olhei para ele. :mrgreen:

Eu só tive que ir ver a fórmula do volume da pirâmide, que já não me lembrava. O resto foi igual. Mas lá está, era para quem percebia e não para quem decorou.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está ! Raciocínio !

Não disse que era dificil ou facil, mas não sei se os miudo têm a capacidade de pensar tão "rapido"..Mas a maneira de fazer o teste está muito bem conseguida ! Está a puxar muito para o raciocínio e acho muito bem !

O problema está em parte no Sistema, onde é que já se viu miudo do basico a ser permitido usar calculadora?! Eu no maximo usava o "Ratinho" (Grande Ratinho, quem nao se lembra?! :mrgreen: ) e aquele lápis com a tabuada ! Ah se fosse apanhado levava um raspanete da prof que até me borrava..ainda hoje a mulher impõe-me respeito !

Editado por alex

Compartilhar este post

Link para o post

matematica sempre vai ter maus resultados, e nem é por causa de falta de estudo ou má qualidade dos professores, mas geralmente pq muitos pais fazem da matematica um bixo papao que vai papar os filhotes e por isso não faz mal eles levarem 50% em todos os testes pq matematica é para marrões.

é um pouco como o trauma dos exames nacionais criado pelos professores, criam a imagem que o exame nacional é coisa mais dificil de sempre e isso cria uma pressão enorme nos alunos.

de qq das maneiras a materia do 9º ano de matematica é simples, não se trata de estudar ou não, trata-se de perceber e aplicar os conhecimentos um tudo ou nada básicos

Compartilhar este post

Link para o post

A porcaria que a nossa sociedade dá aos jovens hoje em dia, e lhes enche a cabeça quase 24/7 com isso, seja através da TV, internet, música, etc. É o grande causador dos comportamentos dos jovens. E o que é cool ou não é o que eles vêm na TV. E quando se chega ao cúmulo dos jovens acharem que ter menos conhecimentos é 'cool' então temos a receita perfeita para criar uma geração de ignorantes.

Concordo a 100%.

So para concluir o meu ponto, ainda me lembro que eu estudava nao porque cria e porque sabia que no futuro tinha de ter dinheiro para viver, porque nessa altura so' queria era jogar pc, futebol, etc, mas sim para nao ficar sem o que eu considerava importante, que era exactamente o que acabei de enunciar. No entanto, hoje em dia agradeco essa educacao pois em 6 anos nunca fiquei desempregado mais que 2 meses e foi por ter emigrado...

Por tanto penso que o problema nao e' so' da TV mas dos pais que tambem nao impoem limites nos filhos. (Claro que para muitos que trabalham etc e' dificil impor limites quando nao estao presentes... e a culpa nao e' deles...)

Compartilhar este post

Link para o post

matematica sempre vai ter maus resultados, e nem é por causa de falta de estudo ou má qualidade dos professores, mas geralmente pq muitos pais fazem da matematica um bixo papao que vai papar os filhotes e por isso não faz mal eles levarem 50% em todos os testes pq matematica é para marrões.

Acho que isso provém do facto de muita gente achar a matéria de matemática bastante seca.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá está ! Raciocínio !

Não disse que era dificil ou facil, mas não sei se os miudo têm a capacidade de pensar tão "rapido"..Mas a maneira de fazer o teste está muito bem conseguida ! Está a puxar muito para o raciocínio e acho muito bem !

Não exige muito raciocínio, mas exige que se pense no que se tem à frente. É um dos bons exercícios desse exame de facto. Um dos de escolha múltipla, relacionado com o pi também me parece uma excelente pergunta. Eu diria que apesar de ter ouvido monstruosidades desse teste intermédio, ele na sua maioria foi bem pensado. Aquele exercício dos círculos é que, tendo em conta o que os miúdos sabem nessa fase, é um bocado rebuscado, mas tirando isso, quando vi a primeira vez o exame não me pareceu tão mau assim.

Editado por What

Compartilhar este post

Link para o post

bem que me f*di no TI, melhor turma da escola, 3 positivas. e não, não fui uma delas, 23 ftw... :mrgreen:

sou aluno de 3.

Editado por Nuno Valente

Compartilhar este post

Link para o post

Só espero que os exames deste ano de 11º e 12º sejam mesmo a matar, já concluí os meus exames no ano passado e este ano vou tentar subir um bocadinho a minha média, mas se fizerem exames super difíceis tenho vaga garantida 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Há gente que nem viu o teste e já está a dizer que a culpa é dos alunos. Eu por exemplo tive 40% e sou aluno de 4.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente sou muito tolerante em relação a esses comportamentos. Não gosto que me faltem ao respeito, mas não diferencio as pessoas em relação à idade, ou talvez diferencie mas se assim o é, é porque tolero mais os abusos quando vêm de pessoas mais novas. De qualquer das maneiras essa parte de quererem ser diferentes e de não se acanharem com os mais velhos acho que é boa. No entanto acho que isso de ser diferentes é uma falsa realidade, porque cada vez mais as pessoas são iguais, principalmente a juventude, com gostos estereotipados, etc.

Agora tocaste aí num ponto onde eu concordo totalmente. A porcaria que a nossa sociedade dá aos jovens hoje em dia, e lhes enche a cabeça quase 24/7 com isso, seja através da TV, internet, música, etc. É o grande causador dos comportamentos dos jovens. E o que é cool ou não é o que eles vêm na TV. E quando se chega ao cúmulo dos jovens acharem que ter menos conhecimentos é 'cool' então temos a receita perfeita para criar uma geração de ignorantes.

Esqueci-me de uma coisa, o que eu queria dizer era que queriam ser diferente é fixe, mas a questão é que agora toda a gente quer ser diferente que já são é todos iguais e quem não for "igualmente diferente" não é cool. Não sei se me fiz entender.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo a 100%.

So para concluir o meu ponto, ainda me lembro que eu estudava nao porque cria e porque sabia que no futuro tinha de ter dinheiro para viver, porque nessa altura so' queria era jogar pc, futebol, etc, mas sim para nao ficar sem o que eu considerava importante, que era exactamente o que acabei de enunciar. No entanto, hoje em dia agradeco essa educacao pois em 6 anos nunca fiquei desempregado mais que 2 meses e foi por ter emigrado...

Por tanto penso que o problema nao e' so' da TV mas dos pais que tambem nao impoem limites nos filhos. (Claro que para muitos que trabalham etc e' dificil impor limites quando nao estao presentes... e a culpa nao e' deles...)

queria*

Vai estudar português. :mrgreen: :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que isso provém do facto de muita gente achar a matéria de matemática bastante seca.

Sou suspeito nisto, mas nunca conseguirei entender esse ponto de vista. Acho que poucas disciplinas conseguem ser tão engraçadas quanto a matemática em que o que importa é saber pensar e não ver quem é o mais marrão. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira é falsa, a segunda sei por experiência que é verdade. Por conveniência ou falta de tempo, já despachei cadeiras sem ter reais conhecimentos da mesma e depois mais tarde tive de ter trabalho a dobrar para fazer outras cadeiras. É um método mau que tento usar apenas em último recurso.

A primeira é verdade, acredita. Na minha faculdade nunca há exames iguais.

Houve um ano, que foi o ultimo grande caso, que se descobriu que as respostas da primeira parte do exame de Análise Matemática I (escolha múltipla) tinham sempre a mesma chave e as pessoas passaram com 9.5 sem ter feito a segunda parte, a partir daí a escolha múltipla foi irradiada das cadeiras de análise lulz.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou suspeito nisto, mas nunca conseguirei entender esse ponto de vista. Acho que poucas disciplinas conseguem ser tão engraçadas quanto a matemática em que o que importa é saber pensar e não ver quem é o mais marrão. :mrgreen:

Eu também, fiz agora o 11º e dei por mim a pensar em várias matérias... para que preciso disto?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também, fiz agora o 11º e dei por mim a pensar em várias matérias... para que preciso disto?

E depois? Mesmo que não fosse preciso, é essa a tua justificação para não estudares? Até podia ser o estudo sobre como os japoneses enrolam o sushi, se está na matéria só tens mesmo de estudar. O plano de estudos é desenvolvido para que os alunos não só compreendam as matérias mas como também desenvolvam um raciocínio lógico, algo que a maioria deles não faz quando lhe colocam um problema diferente pela frente.

Compartilhar este post

Link para o post

Não exige muito raciocínio, mas exige que se pense no que se tem à frente. É um dos bons exercícios desse exame de facto. Um dos de escolha múltipla, relacionado com o pi também me parece uma excelente pergunta. Eu diria que apesar de ter ouvido monstruosidades desse teste intermédio, ele na sua maioria foi bem pensado. Aquele exercício dos círculos é que, tendo em conta o que os miúdos sabem nessa fase, é um bocado rebuscado, mas tirando isso, quando vi a primeira vez o exame não me pareceu tão mau assim.

Sim concordo !

Acho que o exame foi bem conseguido (embora a minha opinião se baseie no que vi, e pensando bem, já temos outra bagagem e a nossa capacidade de associar e pensar possa estar um pouco mais evoluída que a dos miúdos é que ja sao).

Compartilhar este post

Link para o post

Há gente que nem viu o teste e já está a dizer que a culpa é dos alunos. Eu por exemplo tive 40% e sou aluno de 4.

Mostra o teste então, era aquele de umas páginas atrás do 9º ano?

Compartilhar este post

Link para o post

Duas hipóteses, ou a tua preparação prévia é desadequada (o que é o mais certo, tendo em conta os programas actuais), ou o teu 4 podia ser um 2 noutra escola. O meu primeiro teste de matemática de 10º ano teve 3 positivas na minha turma e muitas das negativas (a maioria até) eram de alunos que tinham 4 e 5 no 9º ano. Foi uma questão de manterem as notas. :mrgreen:

E muitos deles nunca voltaram a passar do 9/10, alguns nem aí chegavam, porque simplesmente o 4/5 deles do básico vinha com prazo de validade, devido à fraca exigência anterior. Aliás, tenho uma pessoa na família que acabou o 9º ano com 4 e nem sabe somar fracções no final do secundário (teve de anular a matrícula no 11º ano para não ficar retida). Há classificações muito superficiais a nível de escola.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...