Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pete

Encosta Madeirense a arder

Publicações recomendadas

E tem que ter em conta que a Madeira é uma ilha montanhosa é muito difícil uma aeronave andar por ali a voar a combater os incêndios, é demasiado arriscado para os pilotos.

Andaram no Gerês.

Compartilhar este post

Link para o post

aquilo não era ironia? :-|

Óbvio que era ironia, tanto minha como do Sr.Sérgio ;-)

Editado por ricardo.martins

Compartilhar este post

Link para o post

A TVI disse que a casa do CR7 está segura. Sendo assim, já não me preocupa esse fogo.

Devem ter recebido o fake twit que andava ontem por ai

Compartilhar este post

Link para o post

aquilo não era ironia? :-|

Os aviões Canadair podiam perfeitamente abastecer aí.

Portugal já não utiliza Canadair's no combate a incêndios. Desde 2010, se não estou enganado, que contam com 4 aviões médios anfíbios. Os "Dromader" (aviões de ataque inicial) deixaram de ser utilizados, agora o ataque inicial é efectuado por helicópteros que têm capacidade para apenas 800 litros de agua.

Compartilhar este post

Link para o post

Portugal já não utiliza Canadair's no combate a incêndios. Desde 2010, se não estou enganado, que contam com 4 aviões médios anfíbios. Os "Dromader" (aviões de ataque inicial) deixaram de ser utilizados, agora o ataque inicial é efectuado por helicópteros que têm capacidade para apenas 800 litros de agua.

Nunca vi esses aviões a serem utilizados.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei.

Ainda ontem em Tomar, segundo a protecção civil, estavam a combater o incêndio um heli de ataque inicial e dois aviões bombardeiros (que suponho que sejam os canadair's).

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei.

Ainda ontem em Tomar, segundo a protecção civil, estavam a combater o incêndio um heli de ataque inicial e dois aviões bombardeiros (que suponho que sejam os canadair's).

Eu acho que ainda no ano passado eles estiveram cá.

Compartilhar este post

Link para o post

GK, não foi bem despenhar, fez uma amaragem. :mrgreen:

Foi ontem penso eu, na Barragem do Roxo.

Compartilhar este post

Link para o post

GK, não foi bem despenhar, fez uma amaragem. :mrgreen:

Foi ontem penso eu, na Barragem do Roxo.

Trocando por miúdos, f*deu-se :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Um que dava jeito mas que fazia a carteira muito mais leve era o Beriev que cá andou em testes.

Ainda chegou a rapar umas árvores no Norte. :mrgreen: Leva o dobro de um Canadair

Compartilhar este post

Link para o post

Podes também ver o 747 (sim, o de passageiros) que foi convertido pela Evergreen (outra empresa privada do ramo). Não há pai para esse.

História curiosa acerca deste monstro.

Não sei bem em que ano, andava esta empresa a combater incêndios na Espanha com o seu 747, quando devido ao terreno difícil (muito como no caso da madeira) tomaram a decisão de fazerem ataques a uma altitude superior ao normal. Resultado - combate falhado. À altitude a que estavam, cada vez que descarregavam a água evaporava em grande quantidade devido ao calor abrasador que o incêndio provocava. lol

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é mal empregue. :mrgreen:

Ontem perguntavam pelos C-130 que faltavam, um deles acho que foi à Síria.

Compartilhar este post

Link para o post

a situação agora está complicada na Camacha(Bairro da Nogueira) torna-se preocupante :\

Compartilhar este post

Link para o post

sim Hugo.

Um que dava jeito mas que fazia a carteira muito mais leve era o Beriev que cá andou em testes.

Ainda chegou a rapar umas árvores no Norte. :mrgreen: Leva o dobro de um Canadair

Já andou mesmo a apagar incêndios.

http://www.youtube.com/watch?v=a6NKN9eflKg

Podes também ver o 747 (sim, o de passageiros) que foi convertido pela Evergreen (outra empresa privada do ramo). Não há pai para esse.

História curiosa acerca deste monstro.

Não sei bem em que ano, andava esta empresa a combater incêndios na Espanha com o seu 747, quando devido ao terreno difícil (muito como no caso da madeira) tomaram a decisão de fazerem ataques a uma altitude superior ao normal. Resultado - combate falhado. À altitude a que estavam, cada vez que descarregavam a água evaporava em grande quantidade devido ao calor abrasador que o incêndio provocava. lol

Que sonho. :mrgreen: É o maior avião do mundo de combate a incêndios.

http://www.youtube.com/watch?v=Qfy3-4g1QFQ

Editado por Khaddafi

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que se despenhou um deles esta semana.

3638335481_39c529aec1.jpg

Foi hoje mesmo..

Compartilhar este post

Link para o post

que avião é esse?

Avião faz amaragem de emergência durante combate às chamas em Tavira

Um hidroavião da Protecção Civil fez esta quinta-feira, pelas 13h50, uma amaragem (acto de pousar sobre uma superfície líquida) de emergência na Barragem do Roxo, próximo de Ervidel, no concelho de Aljustrel, no Baixo Alentejo.

Segundo um elemento do Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja, não se sabe ainda o que levou à realização da manobra.

O bombardeiro médio estava a participar no combate ao incêndio que lavra em Tavira e ia abastecer a Beja. O piloto está bem.

Uma equipa técnica está agora a tentar perceber se houve avaria e de que tipo.

Todas as noticias que li apenas falam em hidroavião bombardeiro médio..

Compartilhar este post

Link para o post

A mim mete me alguma confusão ver mato encostado ás casas e entre casas!!!, como se vê em algumas imagens, é meio caminho andado para dar barraca, nem é preciso estar perto de um incêndio basta uma fagulha que dá logo confusão.

Compartilhar este post

Link para o post

aquilo por Tavira anda mesmo mau. Ontem e hoje o tempo está esquisito pa caraças, o Sol manda um brilho estranho, é só pequenas cinzas espalhadas...fuck.

Compartilhar este post

Link para o post

Todas as noticias que li apenas falam em hidroavião bombardeiro médio..

Já descobri, é um Air Tractor 802F "Fire Boss".

Compartilhar este post

Link para o post

Está uma diferença enorme de ontem para hoje em termos de vento, está uma brisa fresca pelo menos aqui. Dar um vista de olhos nos jornais para saber como é que isso anda.

Edit:

genesis_DNOTICIAS_logo.jpg

Fogos continuam a lavrar nos concelhos de Santa Cruz, Porto Moniz e Calheta

Actualizado há 2 horas e 41 minutos

A ligeira diminuição da temperatura durante a madrugada não ajudaram a regredir a intensidade do fogo no concelho de Santa Cruz.

Num contacto, esta manhã, com os bombeiros do concelho, a TSF soube que se mantêm activos vários focos de incêndio. Dizem os bombeiros de Santa Cruz que as situações mais preocupantes ocorrem por esta altura no Sítio da Morena, onde o fogo continua a ameaçar residências e no centro da Camacha.

Mas há também fogos na Nogueira, Águas mansas, Lombada, Salão e Casais de Além entre outros sítios daquele concelho, que mobilizam ainda quase todos os efectivos da Região.

No norte da ilha, mais precisamente no concelho do Porto Moniz, os bombeiros estão também envolvidos no combate às chamas que lavram desde ontem nas Achadas da Cruz. Trata-se de um incêndio em mato que também não estava controlado esta madrugada.

Situação similar (fogo em mato) vive-se na Fajã da Ovelha, concelho da Calheta, confirmou o Comandante de Bombeiros, João Alegria.

Bombeiros combatem novo foco na Fonte do Bispo

Actualizado há 1 hora e 15 minutos

Um novo incêndio que surgiu na Fonte do Bispo, na Calheta. Os fogos nas Achadas da Cruz e reacendimentos em diversos sítios de Santa Cruz e na Encumeada (Ribeira Brava) são hoje as situações que "mais preocupantes" para a Protecção Civil da Madeira.

O presidente deste serviço, Luis Néri, disse que o caso da Fonte do Bispo é o mais recente "vai ser avaliado no local", para onde foram deslocados quatro viaturas e 15 bombeiros.

"Ainda não sabemos se é o suficiente ou é demais, o comandante da corporação da Calheta está a caminho do local e depois faremos uma reavaliação", adiantou.

Quanto ao incêndio nas Achadas da Cruz, informou que continua a ser combatido por elementos de várias corporações, designadamente, de Santana, S. Vicente e Porto Moniz e Voluntários Madeirenses, sendo um fogo em mato, que de momento não ameaça habitações.

"Mas em princípio iremos deslocar para o local um ou dois grupos do contingente que veio do Continente", adiantou o responsável.

O presidente da autarquia local, Valter Correia, diz que o fogo tem "três frentes, a área urbana está controlada, mas pode chegar ao sítio da Santa se houver mudança de vento".

Sobre a situação no concelho de Santa Cruz, um dos concelhos mais devastados pelas chamas nos últimos dois dias, Luis Néri considera que "está perfeitamente controlada", sublinhando que "será mantida toda a corporação dos municipais daquela localidade porque ocorrem sempre reacendimentos".

"A situação no sítio da Morena neste momento não causa preocupação, mas não vamos tirar de lá nenhum dos bombeiros", referiu.

E o responsável acrescentou: "só pararemos quando todos os fogos estiverem extintos e isso não vai acontecer tão cedo".

No sítio da Morena, segundo a vereadora da câmara de Santa Cruz, Alexandra Gaspar "arderam mais duas casas sobre o período da manhã".

Adiantou que neste concelho "arderam várias casas e é difícil ainda saber o número das pessoas afectadas porque há pessoas que ainda não voltaram às residências para poder fazer uma avaliação à situação". O presidente da Protecção Civil apontou também que existe o caso de um fogo na boca da Encumeada, Ribeira Brava, e que "os meios da corporação local serão igualmente mantidos no local".

A Madeira está a ser fustigada por vários incêndios desde a madrugada de terça-feira que devastaram várias áreas nos concelhos do Funchal, Santa Cruz, Calheta, Ribeira Brava e Porto Moniz.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/

Isto ainda não terminou. Ninguém tem sossego.

Existe falta de tudo para combater estes fogos.

Editado por Manny

Compartilhar este post

Link para o post

Isso na camacha ta fdd.

Em gaula parece que já acalmou.

No sitio da morena é que tou preocupado tenho lá uns amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...