Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pete

Encosta Madeirense a arder

Publicações recomendadas

Andou a rondar casas ou nem por isso? Força aí!

acho q nao. andavqm a falar q ja tinham ardido mais de 5000 hectares mas nao sei se é verdade

Compartilhar este post

Link para o post

Possivelmente a Madeira deve ter bastantes encostas com linhas de água. Esses sítios como têm bastante agua, acumula bastante vegetação e quando o fogo chega a esses locais faz o chamado "efeito chaminé". Ninguém o consegue parar.

Compartilhar este post

Link para o post

Possivelmente a Madeira deve ter bastantes encostas com linhas de água. Esses sítios como têm bastante agua, acumula bastante vegetação e quando o fogo chega a esses locais faz o chamado "efeito chaminé". Ninguém o consegue parar.

Yup. Se aquilo chegasse à zona do Garajau estavam bem lixados. Só vegetação seca.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao que parece já está na zona da Assomada, Caniço. :|

A costa sul da Madeira toda ardida. f*da-se!!

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui sopra uma brisa, nada de extraordinário. Agora no Caniço não faço a mínima.

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal da Madeira quais são as localidades a arder na Camacha?

Compartilhar este post

Link para o post

A TVI disse que a casa do CR7 está segura. Sendo assim, já não me preocupa esse fogo.

Compartilhar este post

Link para o post

A TVI disse que a casa do CR7 está segura. Sendo assim, já não me preocupa esse fogo.

:facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Facepalm é para a TVI.

Ah, sorry não tinha percebido :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

fds, tenho o meu primo no hospital!

Inalou bastante fumo, chegou ao posto da polícia e a minha prima teve de o levar ao hospital porque não se estava a sentir bem :s

Compartilhar este post

Link para o post

fds, tenho o meu primo no hospital!

Inalou bastante fumo, chegou ao posto da polícia e a minha prima teve de o levar ao hospital porque não se estava a sentir bem :s

Força aí Joaninha, vai correr tudo pelo melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

Tanta coisa que os meios aéreos não dava para combater o incêndio por questões de terreno, mas andam lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Temos submarinos, que é mais importante

clarooo!!!!!

vai o pessoal de excursão do continente até à ilha, com camisolas a dizer capitão iglo, chega lá o submarino sobe aquilo tudo com as suas patitas, dá meia duzia de cuspidelas de água e tá apagado o fogo, depois é só distribuir os douradinhos e missão cumprida.

Compartilhar este post

Link para o post

Os aviões não abastecem com agua salgada. Há na Madeira algum lago ou assim? Meios aéreos que devem andar lá só os helicópteros que podem abastecer em piscinas e afins.

Compartilhar este post

Link para o post

Os aviões não abastecem com agua salgada. Há na Madeira algum lago ou assim? Meios aéreos que devem andar lá só os helicópteros que podem abastecer em piscinas e afins.

Que me lembre, o mais próximo disso seria uma lagoa que existe no Santo da Serra, mas não sei se tem tamanho suficiente para isso, já para não falar que anda um incêndio nessa zona...

Compartilhar este post

Link para o post

clarooo!!!!!

vai o pessoal de excursão do continente até à ilha, com camisolas a dizer capitão iglo, chega lá o submarino sobe aquilo tudo com as suas patitas, dá meia duzia de cuspidelas de água e tá apagado o fogo, depois é só distribuir os douradinhos e missão cumprida.

aquilo não era ironia? :-|

Os aviões Canadair podiam perfeitamente abastecer aí.

http://www.youtube.com/watch?v=2OivyBDMJTI

Compartilhar este post

Link para o post

Os helis Kamov e aviões Canadair que vemos nos incêndios não são do estado português, são contratos com empresas que garantem a vinda destes meios.

Muito como os helis "do" INEM, que não são do Instituto Nacional de Emergência, mas sim de uma (ou mais) empresas privadas.

Quanto a abastecerem com água salgada; por razões óbvias o ideal será abastecer em água doce, no entanto quando tudo falha, utiliza-se água salgada, não seria a primeira vez.

Para finalizar, manter uma frota 100% operacional é uma tarefa árdua, ainda para mais para aviões como os c-130 que são aeronaves que precisam de upgrade muito rapidamente de modo a não comprometer a sua operacionalidade. Ainda à relativamente pouco tempo estiveram em risco de não poder voar na Europa uma vez que não cumpriam certos requisitos. Não esquecer que são máquinas com décadas de uso.

Compartilhar este post

Link para o post

E tem que ter em conta que a Madeira é uma ilha montanhosa é muito difícil uma aeronave andar por ali a voar a combater os incêndios, é demasiado arriscado para os pilotos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...