Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
htc

[Discussão] Reformulação do futebol português

Publicações recomendadas

Boas.

Muitos de nós certamente já pensamos por um momento ou outro que achamos que a Liga Portuguesa deveria ter 14 equipas, 16, ou mesmo 22, o certo é que todos nós temos uma opinião e se fosse pela nossa opinião muita coisa mudaria na forma como é jogado futebol a nível profissional. Este tema é muitas vezes debatido nos tópicos na secção de Jornais relativamente ao alargamento da 2ª Liga ou quando se aborda a Taça da Liga.

Assim, achei por bem criar um tópico para abranger esta discussão e saber o que cada um faria para melhorar o futebol português. Quais seriam as competições que alterariam se não mesmo retirariam do futebol profissional?

As minhas medidas não seriam muitas mas creio que trariam mais interesse e relevo às competições já existentes:

1. A Supertaça passaria a disputar-se com quatro equipas (vencedor da Taça de Portugal, vencedor do campeonato, vencedor da Taça da Liga e vice-campeão português, em caso de igualdade de equipas assumiria a responsabilidade a vice em cada uma das competições), eram realizadas duas meias-finais (Vencedor do Campeonato vs. Vencedor da Taça da Liga; Vencedor da Taça de Portugal vs. Vice-Campeão) e os vencedores enfrentar-se-iam na Final da Supertaça, a ideia seria tornar a Supertaça Portuguesa um evento a durar uma semana, com dois jogos separados por dois dias e depois a final no Domingo, traria mais interesse para a competição como talvez mais patrocínios e beneficíos financeiros para os clubes participantes;
  2. Até aos Quartos de Final na Taça de Portugal as equipas de escalões inferiores ou de actual classificação inferior na mesma competição jogariam em casa (como exemplo: Leixões vs. FC Porto, mas se o Sporting se encontrasse em 4º e o Braga em 3º e o sorteio ditasse um Braga v Sporting quem jogaria em casa seria o Sporting);
  3. Taça da Liga reformulada como uma Taça de Portugal com as equipas de ambas as competições a entrarem desde a 1ª ronda sem qualquer tipo de impedimento de confrontos entre as equipas de Primeira Liga;
  4. Redução do campeonato para 14 equipas com 2 rondas de campeonato (teriamos as melhores equipas na Primeira Liga e as receitas seriam divididas por menos equipas), esta medida conta portanto com o facto da Taça da Liga juntar mais dois ou três jogos às equipas da Primeira Liga e que compensam os jogos que foram reduzidos (desceriam duas equipas e subiriam uma (de cada uma das séries));
  5. Manteria as equipas B mas dividiria a Segunda Liga em duas provas (Norte e Sul) onde permitiria reduzir custos e reduziria igualmente o número de encontros no final da temporada;

Estas seriam as minhas medidas e as tuas?

Editado por htc

Compartilhar este post

Link para o post

Na Taça, devia-se jogar sempre na casa do clube com mais sócios no caso de não serem clubes da mesma divisão e dividir-se as receitas 50/50.

Compartilhar este post

Link para o post

Dessas 4 só concordo com a redução no número de clubes na 1ªliga e com a divisão da 2ªliga mas nunca na forma como tu dizes mas o conceito agrada-me.

Compartilhar este post

Link para o post

Dessas 4 só concordo com a redução no número de clubes na 1ªliga e com a divisão da 2ªliga mas nunca na forma como tu dizes mas o conceito agrada-me.

O problema da divisão em duas séries no formato que proponho é mesmo as descidas e subidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Na Taça, devia-se jogar sempre na casa do clube com mais sócios no caso de não serem clubes da mesma divisão e dividir-se as receitas 50/50.

E não acontece já isso? A parte da divisão?

Editado por Swarley

Compartilhar este post

Link para o post

E não acontece já isso? A parte da divisão?

Que eu saiba não, no ano passado o Porto foi jogar a Pêro Pinheiro e o Sporting foi jogar a Famalicão. Lembro-me destes dois exemplos.

Compartilhar este post

Link para o post

Nenhuma me causa interesse mas talvez a 2ª se aproveite.

De resto, discordo completamente e totalmente com a redução da 1ª divisão. Prefiro o alargamento a 18 e acabar com a Taça da Liga.

Compartilhar este post

Link para o post

O tópico não é só para a minha visão das coisas (por muito certa que esteja 8-)) a ideia é também vocês deixarem as vossas opiniões e sugestões. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...