Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Já que voces gostam de futebol de posse pelo meio, aqui vai uma SS do meu ultimo jogo:

Estatísticas de Jogadores:

herthavbayernmuniqueest.png

O nº de passes do Coentrão é justificado pelas instruções dadas ao GK de sair a jogar pelo DE, pois tenho sempre medo de um mau passe para um central e golo.

E já agora, as estatísticas de campeonato:

bundesligavistageralfas.png

Todos os jogos oficiais desta época acabaram com vitória da minha equipa, e já passou metade da época. Não acredito em acabar a época só com vitorias em jogos oficiais, mas era interessante esse record. De realçar que vim para esta época com receio, pois a pre-época correu incrivelmente mal com empates contra equipas fracas.

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho 3 táticas, e é estranho os resultados que tava a obter comparados com o ano anterior.

Este ano já reparei que estou com o nº de vitórias que tenho devido à minha excelente defesa. O ano passado por esta altura tinha 17 golos sofridos, agora ainda so sofri 4. O ataque da minha equipa é que piorou comparando com o ano passado. Na altura tinha 53 golos e por esta altura tenho 42

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, é o meu primeiro post neste tópico e gostei muito do que já li..

Bem, eu gostava que me ajudassem, ou seja, primeiro o raio dos meus extremos quase vão sempre para o meio , e depois tenho outro problema, o meu ponta de lança não factura! Não há cruzamentos, são quase os extremos ou o numero 10 a marcar! Não é que seja mau, mas gostava de tirar mais rendimento .

Alguém me pode ajudar a aperfeiçoar isso? O que necessito de mostrar? Só uma print da minha táctica?

Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, é o meu primeiro post neste tópico e gostei muito do que já li..

Bem, eu gostava que me ajudassem, ou seja, primeiro o raio dos meus extremos quase vão sempre para o meio , e depois tenho outro problema, o meu ponta de lança não factura! Não há cruzamentos, são quase os extremos ou o numero 10 a marcar! Não é que seja mau, mas gostava de tirar mais rendimento .

Alguém me pode ajudar a aperfeiçoar isso? O que necessito de mostrar? Só uma print da minha táctica?

Obrigado :)

Confirma se tens os extremos a jogar como extremos ou como avançados interiores c/ jogo largo a cortar para dentro;

Confirma se os jogadores que jogam nesta posição têm nos movimentos preferidos "corta para dentro"

Possivelmente, podes ter os extremos com uma mentalidade demasiado ofensiva e a correr de fundo frequentemente, o que faz com que o jogador ande perdido entre os defesas quando seria suposto vir de trás em corrida.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, obrigado por responderes. :)

Realmente , nenhum dos meus extremos têm como movimento preferido " cortar para dentro". E o meu jogo é normal, mas mais afunilado.

Deixo então uma print das instruções que tenho nos extremos, poderá estar a entrar em "conflito"?

Já pensei que poderá ser os defesas que têm tipo " levar para o pior pé" , não?

fcptcticasjogador.png

Mais uma vez obrigado por ajudares :)

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente , nenhum dos meus extremos têm como movimento preferido " cortar para dentro". E o meu jogo é normal, mas mais afunilado.

Deixo então uma print das instruções que tenho nos extremos, poderá estar a entrar em "conflito"?

Pois, basta ver essa imagem do James: tem uma mentalidade altíssima e correr de fundo frequentemente, é como dizeres ao James "pá, quero-te a jogar à mama" :-) E ainda lhe dizes para jogar pelos flancos, logo ele vai tentar ir à procura de espaços entre a defesa

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

exprimenta tirar alguma liberdade creativa pq pq assim estas a dizer ao jogador para jogar como ele achar que sera melhor e se por acaso o movimento preferido dele for cortar para dentro, entao ele ai vai fazer aquilo que mais gosta, ainda por cima estando a jogar pelos flancos, estas mesmo a pedir-lh que va para dentro, se isso nao resultar poe ele a jogar colado a linha em vez de ser atacar poe apoiar cruzar frequentemente da linha de fundo que ele vai estar constantemente a ir a linha de fundo cruzar mas se nao tiveres um avançado alto e bom de cabeceamento mas andar a rifar a bola para a area para nada, quantos jogadores te aparecem na area de finalizaçao quando fazes cruzamentos?

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico bastante interessante, aliás atualmente é dos poucos tópicos que tem movimento, ao ler as vossas opiniões e ideias fiquei tentado também a fazer um futebol de posse elevada e claro com vitórias, mas pergunto o seguinte não jogam em modo clássico? Não acham que controlam melhor a equipa e consequentemente os jogadores neste modo? Já fiz inúmeros saves com alta percentagem de posse de bola, mas alem das instruções que temos de dar é preciso e mais importante que tudo de qualidade nos jogadores. Por fim gostava de deixar um reparo, porque jogam sempre com colossos, bayern, psg, barcelonas, chelsea, tentem ganhar com posse formando planteis competitivos num porto, benfica, sporting, braga com obrigatoriedade de ter sempre 6 a 7 portugueses no 11. Ultima questão acham que o famoso futebol de posse é mais fácil em algum sistema tático, se sim qual?

Bons jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, há essa teoria que as tácticas de posse funcionam melhor no modo clássico do que com o Criador de Tácticas. Pessoalmente ainda não senti isso, uso o Criador de Tácticas, tenho uma boa posse de bola na ordem dos 60-65% e sem treinar nenhum colosso dos que dizes, estou a treinar o Porto com o plantel actual com a diferença que fiz regressar ex-jogadores (Vieirinha, Paulo Machado, Josué, Quaresma) e juntei as 2 contratações já conhecidas da próxima época (Reyes, Herrera), fora isto limitei-me a contratar o Anderson que já foi do Porto e como está nas reservas do ManUtd diz logo que aceita vir.

Não acho que haja um sistema táctico preferencial para a posse, até porque a táctica refere-se apenas à disposição dos jogadores no campo. Neste contexto, torna-se mais importante a estratégia (o modo / movimento dos jogadores em campo) que pode ser mais de posse ou mais de transições rápidas. Um bom exemplo disto é entre o FC Porto com o Jesualdo Ferreira e FC Porto actual: embora a táctica com ambos seja o 4-3-3, o primeiro baixava mais as linhas e apostava mais nas transições, o segundo aposta mais na posse.

Compartilhar este post

Link para o post

O "jogar pelos flancos" é uma tradução horrivel do original "move into channels".

Dá uma ideia completamente errada do jogo.

Na realidade o que a instrução "move into channels" quer dizer é que o jogador vai tentar explorar o espaço entre o lateral e o defesa central.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, basta ver essa imagem do James: tem uma mentalidade altíssima e correr de fundo frequentemente, é como dizeres ao James "pá, quero-te a jogar à mama" :-) E ainda lhe dizes para jogar pelos flancos, logo ele vai tentar ir à procura de espaços entre a defesa

exprimenta tirar alguma liberdade creativa pq pq assim estas a dizer ao jogador para jogar como ele achar que sera melhor e se por acaso o movimento preferido dele for cortar para dentro, entao ele ai vai fazer aquilo que mais gosta, ainda por cima estando a jogar pelos flancos, estas mesmo a pedir-lh que va para dentro, se isso nao resultar poe ele a jogar colado a linha em vez de ser atacar poe apoiar cruzar frequentemente da linha de fundo que ele vai estar constantemente a ir a linha de fundo cruzar mas se nao tiveres um avançado alto e bom de cabeceamento mas andar a rifar a bola para a area para nada, quantos jogadores te aparecem na area de finalizaçao quando fazes cruzamentos?

Muito obrigado pela ajuda. Realmente, sem dúvida o melhor tópico, porque infelizmente isto anda mais morto. Mas vamos ao que interessa.

Diminui a mentalidade, tão atacante, diminui a liberdade criativa, colei-os às linhas e nada. Mudei o "servir o jogador alvo como " de "nas costas da defesa" para "misto".

Aparecem-me 2 ou 3, o PL, o numero 10 e o extremo do lado oposto de vez em quando.

Concluindo, nada mudou. Continuam a correr para o meio. Embora , como disseste, não tenha um grande cabeceador na área, incomoda eles jogarem sempre para o meio.

Deparei-me foi com outro problema, que torna-se estranho! E mostro na print screen seguinte. Que é , os cruzamentos não chegam à área. Reparem bem nos cruzamentos conseguidos. Acho muito estranho.

portimonensevfcpanlised.png

Isto será possível? De entre 11 tentativas e 19 , nenhum cruzamento foi completo? Outra coisa, é, não foram cortados, foram INTERCEPTADOS!

Alguma ajuda??

Porque dizes que o Moutinho está muito sozinho? Achas que devia utilizar mais um médio?

O meu objectivo era conseguir que os 4 jogadores mais avançados pressionarem logo à saída de bola da equipa adversária, daí estarem com mentalidade tão tão atacante.

Compartilhar este post

Link para o post

O "jogar pelos flancos" é uma tradução horrivel do original "move into channels".

Dá uma ideia completamente errada do jogo.

Na realidade o que a instrução "move into channels" quer dizer é que o jogador vai tentar explorar o espaço entre o lateral e o defesa central.

A ideia é a exploração do espaço entre os jogadores adversários, pode ser também o espaço entre os médios.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece m que ha um grande equivoco em grande parte do pessoal qd ve a instruçao para jogar pelos flancos! como disse o Keyzer esta traduçao nao tem nada a ver com a instruçao!!! Ou seja se disser para jogar pelos flancos mtas vezes o lateral vai fazer diagonais entre o lateral e o central! Aqui ja tens o 1o erro as tuas instruçoes, pq dps pedes para os extremos cruzarem frenquentemente!! Ora se pedes ao rapaz fazer diagonais e cruzar o rapaz fica baralhado! Dps como diz o Michael a opçao de correr de fundo frenquentemente com a mentalidade mt atacante e ainda grande liberdade criativa, o rapaz pa alem de ter quase liberdade de fazer o que lhe apetecer, mtas vezes vai ficar á mama!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela ajuda. Realmente, sem dúvida o melhor tópico, porque infelizmente isto anda mais morto. Mas vamos ao que interessa.

Diminui a mentalidade, tão atacante, diminui a liberdade criativa, colei-os às linhas e nada. Mudei o "servir o jogador alvo como " de "nas costas da defesa" para "misto".

Aparecem-me 2 ou 3, o PL, o numero 10 e o extremo do lado oposto de vez em quando.

Concluindo, nada mudou. Continuam a correr para o meio. Embora , como disseste, não tenha um grande cabeceador na área, incomoda eles jogarem sempre para o meio.

Deparei-me foi com outro problema, que torna-se estranho! E mostro na print screen seguinte. Que é , os cruzamentos não chegam à área. Reparem bem nos cruzamentos conseguidos. Acho muito estranho.

Isto será possível? De entre 11 tentativas e 19 , nenhum cruzamento foi completo? Outra coisa, é, não foram cortados, foram INTERCEPTADOS!

Alguma ajuda??

Porque dizes que o Moutinho está muito sozinho? Achas que devia utilizar mais um médio?

O meu objectivo era conseguir que os 4 jogadores mais avançados pressionarem logo à saída de bola da equipa adversária, daí estarem com mentalidade tão tão atacante.

Logo à partida não deves alterar as instruções manualmente, principalmente mentalidade e LC. Possivelmente continuas com o James a Correr de Fundo e a Correr com Bola frequentemente, ou seja, imaginando que tens a tua táctica como Atacante (daí a mentalidade que o James tem), estás a fazer com que muito rapidamente um jogador se movimente ofensivamente, ainda por cima um jogador que já está numa zona avançada e densamente povoada por adversários. Nem o Messi consegue passar por 5 ou 6 jogadores enfiadinhos na defesa, quanto mais o James, isto para além de lhe dizeres para andar a correr que nem uma maria maluca numa zona cheia de defesas... é capaz de perder a bola :-)

e o avançado centro que instruções tem? é que receber a bola nas costas da defesa contra linhas defensivas que estão baixas pode ser complicado :-)

Pois, anda ali sozinho. Como pretendes alimentar o ataque se não tens quem leve a bola ao ataque ? por muita pressão que faças, haverá momentos em que os teus avançados são ultrapassados e depois quem é que defende? Ficas com os avançados à mama e não te apoiam os laterais, nem o meio-campo.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Como afinam as vossas táticas desde o primeiro dia ? Não mexem muito no principio ?

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico bastante interessante, aliás atualmente é dos poucos tópicos que tem movimento, ao ler as vossas opiniões e ideias fiquei tentado também a fazer um futebol de posse elevada e claro com vitórias, mas pergunto o seguinte não jogam em modo clássico? Não acham que controlam melhor a equipa e consequentemente os jogadores neste modo? Já fiz inúmeros saves com alta percentagem de posse de bola, mas alem das instruções que temos de dar é preciso e mais importante que tudo de qualidade nos jogadores. Por fim gostava de deixar um reparo, porque jogam sempre com colossos, bayern, psg, barcelonas, chelsea, tentem ganhar com posse formando planteis competitivos num porto, benfica, sporting, braga com obrigatoriedade de ter sempre 6 a 7 portugueses no 11. Ultima questão acham que o famoso futebol de posse é mais fácil em algum sistema tático, se sim qual?

Bons jogos.

O FM é um jogo que tenta ao maximo aproximar se da realidade!! Assim sendo tal como na vida real é mt mais complicado por uma equipa pequena a jogar em posse que uma equipa grande!! A qualidade dos jogadores claro é ponto fulcural disto tudo!!! Mesmo assim penso que jogando com Porto Benfica ou Sporting nao sera mt dificil jogar em posse ja que os planteis destas equipas é razoavelmente bom!! Bem mais complicado é pores um Vitoria de Setubal, Estoril, Moreirense...a jogar em posse!!! Nunca usei o modo classico pq acho mt mais piada o criador de tacticas! Mais rapido e da mais que pensar!

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, concordando plenamente com os vossos comentários, irei fazer algumas alterações no sentido de conseguir que os jogadores "façam o que eu quero"! :p/>

Parece m que ha um grande equivoco em grande parte do pessoal qd ve a instruçao para jogar pelos flancos! como disse o Keyzer esta traduçao nao tem nada a ver com a instruçao!!! Ou seja se disser para jogar pelos flancos mtas vezes o lateral vai fazer diagonais entre o lateral e o central! Aqui ja tens o 1o erro as tuas instruçoes, pq dps pedes para os extremos cruzarem frenquentemente!! Ora se pedes ao rapaz fazer diagonais e cruzar o rapaz fica baralhado! Dps como diz o Michael a opçao de correr de fundo frenquentemente com a mentalidade mt atacante e ainda grande liberdade criativa, o rapaz pa alem de ter quase liberdade de fazer o que lhe apetecer, mtas vezes vai ficar á mama!!!!

Pelos vistos, estou a fazer que ainda estou um bocado confuso com as instruções em especifico.

Por exemplo, especificamente o que significa "Correr de fundo"? E se o puser a jogar, "colado à linha"? É que coloquei e não mudou nada.

Logo à partida não deves alterar as instruções manualmente, principalmente mentalidade e LC. Possivelmente continuas com o James a Correr de Fundo e a Correr com Bola frequentemente, ou seja, imaginando que tens a tua táctica como Atacante (daí a mentalidade que o James tem), estás a fazer com que muito rapidamente um jogador se movimente ofensivamente, ainda por cima um jogador que já está numa zona avançada e densamente povoada por adversários. Nem o Messi consegue passar por 5 ou 6 jogadores enfiadinhos na defesa, quanto mais o James, isto para além de lhe dizeres para andar a correr que nem uma maria maluca numa zona cheia de defesas... é capaz de perder a bola :-/>)e o avançado centro que instruções tem? é que receber a bola nas costas da defesa contra linhas defensivas que estão baixas pode ser complicado :-/>)Pois, anda ali sozinho. Como pretendes alimentar o ataque se não tens quem leve a bola ao ataque ? por muita pressão que faças, haverá momentos em que os teus avançados são ultrapassados e depois quem é que defende? Ficas com os avançados à mama e não te apoiam os laterais, nem o meio-campo.

Bem o que eu pensei foi , deixar quase tudo padrão no separador de equipa, e no de jogador, alterar, de modo a que por exemplo, a equipe faça pressão toda ao mesmo tempo.

O meu medo é que, digamos, depois quando for atacar, se tiver os extremos muito recuados não haja apoio, o que pelo que já reparei estou a pensar mal, certo??

Como pediste, vou deixar aqui as instruções ao PL, que raramente marca golos. :(/> E também as alterações que fiz ao extremo.

fcptcticasjogador3.png

fcptcticasjogador2.png

Já agora como meto "spoil" ou lá como se chama xD

Compartilhar este post

Link para o post

Como afinam as vossas táticas desde o primeiro dia ? Não mexem muito no principio ?

:compinchas:

Das duas uma: ou compreendes o que significam as várias instruções e de que forma alterá-las tem consequências no comportamento dos jogadores, ou senão usas as instruções de banco (gritos)

Compartilhar este post

Link para o post

Das duas uma: ou compreendes o que significam as várias instruções e de que forma alterá-las tem consequências no comportamento dos jogadores, ou senão usas as instruções de banco (gritos)

Não sou adepto dos gritos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, concordando plenamente com os vossos comentários, irei fazer algumas alterações no sentido de conseguir que os jogadores "façam o que eu quero"! :p

Pelos vistos, estou a fazer que ainda estou um bocado confuso com as instruções em especifico.

Por exemplo, especificamente o que significa "Correr de fundo"? E se o puser a jogar, "colado à linha"? É que coloquei e não mudou nada.

Bem o que eu pensei foi , deixar quase tudo padrão no separador de equipa, e no de jogador, alterar, de modo a que por exemplo, a equipe faça pressão toda ao mesmo tempo.

O meu medo é que, digamos, depois quando for atacar, se tiver os extremos muito recuados não haja apoio, o que pelo que já reparei estou a pensar mal, certo??

Como pediste, vou deixar aqui as instruções ao PL, que raramente marca golos. :( E também as alterações que fiz ao extremo.

Já agora como meto "spoil" ou lá como se chama xD

Ok, vamos lá ver se nos entendemos :-)

1- Se queres os jogadores a fazer o que queres, porque lhes dás LC ???

2- Sim, estás a fazer confusão :-)

3- Correr de Fundo significa movimentação ofensiva sem bola: se um jogador tem uma mentalidade alta e correr de fundo frequentemente, quer dizer que assim que a equipa ganha a bola, o gajo desata num corre-corre para a frente. Imaginemos que o lateral ganhou a bola ao adversário e o seu companheiro (extremo) tem mentalidade atacante e correr de fundo frequentemente (como tu tens o James). Ora bem, o lateral ganhou a bola e o James foi-se embora, o que quer dizer que acabaste de eliminar uma opção de passe para o teu lateral. Se o teu lateral tiver passe curto, tens mais um problema: além de não ter linha de passe, fica sem saber o que fazer à bola, pois disseste-lhe para usar passe curto. Bom, depois entra a mentalidade e LC que tiveres definida para o teu lateral: se tiver muita LC vai tentar inventar alguma coisa, se tiver pouca também só lhe resta inventar :-)

4- As instruções dos jogadores são definidas com base nas instruções à equipa, como tal, se não mexes nestas e depois alteras as dos jogadores estás a criar incoerências, isto é, no geral à equipa dizes uma coisa e depois estás a dizer outra aos jogadores

5- Todos os jogadores têm limitações de zona: por exemplo, uma mentalidade ofensiva de um lateral não é a mesma coisa que uma mentalidade ofensiva de um extremo simplesmente porque um lateral tem um posicionamento específico no campo e uma zona de acção diferente do extremo e isto aplica-se para todas as instruções e para todos os jogadores;

6- Se tiveres os extremos mais recuados, quer mesmo dizer que têm apoio e não andam perdidos no meio dos defesas adversários: nem atacam bem, nem defendem. Imaginando que pretendes um futebol de posse, deverás saber que todos defendem e todos atacam. Já para não falar que sejam extremos ou avançados interiores, o objectivo é que entrem na defesa adversária vindos de trás, ou em corrida c/ bola, ou sem bola

7- Pois, ponta de lança com mentalidade no máximo e correr de fundo no máximo... mais um bocadinho e o gajo sai fora do estádio :-)

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia é a exploração do espaço entre os jogadores adversários, pode ser também o espaço entre os médios.

Exacto. Eu referi o espaço entre o defesa central e o lateral, porque estava a falar de um extremo com a instrução "jogar pelos flancos, mas claro, consoante a posição do jogador, o espaço que ele irá explorar será diferente. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vamos lá ver se nos entendemos :-)

1- Se queres os jogadores a fazer o que queres, porque lhes dás LC ???

2- Sim, estás a fazer confusão :-)

3- Correr de Fundo significa movimentação ofensiva sem bola: se um jogador tem uma mentalidade alta e correr de fundo frequentemente, quer dizer que assim que a equipa ganha a bola, o gajo desata num corre-corre para a frente. Imaginemos que o lateral ganhou a bola ao adversário e o seu companheiro (extremo) tem mentalidade atacante e correr de fundo frequentemente (como tu tens o James). Ora bem, o lateral ganhou a bola e o James foi-se embora, o que quer dizer que acabaste de eliminar uma opção de passe para o teu lateral. Se o teu lateral tiver passe curto, tens mais um problema: além de não ter linha de passe, fica sem saber o que fazer à bola, pois disseste-lhe para usar passe curto. Bom, depois entra a mentalidade e LC que tiveres definida para o teu lateral: se tiver muita LC vai tentar inventar alguma coisa, se tiver pouca também só lhe resta inventar :-)

4- As instruções dos jogadores são definidas com base nas instruções à equipa, como tal, se não mexes nestas e depois alteras as dos jogadores estás a criar incoerências, isto é, no geral à equipa dizes uma coisa e depois estás a dizer outra aos jogadores

5- Todos os jogadores têm limitações de zona: por exemplo, uma mentalidade ofensiva de um lateral não é a mesma coisa que uma mentalidade ofensiva de um extremo simplesmente porque um lateral tem um posicionamento específico no campo e uma zona de acção diferente do extremo e isto aplica-se para todas as instruções e para todos os jogadores;

6- Se tiveres os extremos mais recuados, quer mesmo dizer que têm apoio e não andam perdidos no meio dos defesas adversários: nem atacam bem, nem defendem. Imaginando que pretendes um futebol de posse, deverás saber que todos defendem e todos atacam. Já para não falar que sejam extremos ou avançados interiores, o objectivo é que entrem na defesa adversária vindos de trás, ou em corrida c/ bola, ou sem bola

7- Pois, ponta de lança com mentalidade no máximo e correr de fundo no máximo... mais um bocadinho e o gajo sai fora do estádio :-)

1- Eu queria que eles "recreassem", mas junto á linha :p Aí eles podiam fazer o que quiserem, fintar, correr, saltar.

3- Então nunca posso ter "Correr de fundo" , regularmente? LOOL Isto na vida real ia ser bonito! ahahahahaha xD

4- Sim . faz perfeitamente sentido.

5- Pois, o que tentei criar foi um posicionamento defensivo sólido e homogeneo, o que pelos vistos não consegui lá muito! :D

6- Eu sei , mas ficam muitos cá traz a defender, quero carregar em cima deles, ganhar a bola o mais à frente possível e partir com 3 ou 4 jogadores rápidos, que é o que eu tenho. Estás a perceber? Claro que quero uma boa posse de bola, mas queria ganhar a bola rapidamente e com um , dois passes chegar à baliza. Estou a pedir demais se calhar, não? lol

7- LOOL Opah desde que ele quando passar pela baliza meta a bola lá dentro! xD Então explica-me o que perguntei atrás, não é aconselhável o "correr de fundo" frequente?

Mas o PL não é também para ter a mentalidade no máximo? O problema é que depois se distancia muito das outras linhas, é isso?

Vou fazer ajustes novamente e depois deixo novamente um feedback!

Muito obrigado pela paciência demonstrada, a sério. :D

Realmente, é também por isto que continuamos a jogar FM. E o que torna o jogo cativante.

Compartilhar este post

Link para o post

1- Acho que tu confundes um pouco liberdade criativa (nas instruções do jogador) com a criatividade (atributo do jogador). Liberdade criativa é como o próprio nome indica, dares liberdade ao teu jogador para sair das instruções que tu deste. Mas para isso, precisas que o teu jogador tenho altos atributos em por exemplo "decisão"

3&7 - Não é aconselhavel "correr de fundo" frequente em todos os jogadores do ataque por exemplo. Porquê? Imagina, o avançado corre para a área, os extremos correm para a linha ou cortam para dentro... tu corre em frente... então e... não achas que assim ficam facilmente marcados?

Não achas que é importante teres um desses jogadores, por exemplo, a vir atrás buscar jogo? :)

O mesmo se passa com os jogadores do meio campo, é importante que nem todos corram para a frente. Alguém tem que ficar atrás, ou para compensar os companheiros, ou para conseguir ter linhas de passe para alguém mais à frente.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...