Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

1- Acho que tu confundes um pouco liberdade criativa (nas instruções do jogador) com a criatividade (atributo do jogador). Liberdade criativa é como o próprio nome indica, dares liberdade ao teu jogador para sair das instruções que tu deste. Mas para isso, precisas que o teu jogador tenho altos atributos em por exemplo "decisão"

3&7 - Não é aconselhavel "correr de fundo" frequente em todos os jogadores do ataque por exemplo. Porquê? Imagina, o avançado corre para a área, os extremos correm para a linha ou cortam para dentro... tu corre em frente... então e... não achas que assim ficam facilmente marcados?

Não achas que é importante teres um desses jogadores, por exemplo, a vir atrás buscar jogo? :)

O mesmo se passa com os jogadores do meio campo, é importante que nem todos corram para a frente. Alguém tem que ficar atrás, ou para compensar os companheiros, ou para conseguir ter linhas de passe para alguém mais à frente.

1- Acho que disseste tudo, "sair das instruções que tu deste" . Concordo plenamente.

3&7 - Concordo, e para isso coloquei em todos , "por vezes" , vamos ver o que resulta . Só queria que por vezes conseguisse ter um contra ataque rápido.

Assim realmente vou equilibrar a minha equipa e aumentar a sua coesão.

Fiz umas mudanças, alterei vários aspectos, e parece-me bastante melhor. No último jogo o Villa marcou dois golos. No entanto continuo com o tal problema, tentam cruzar mas em 14 tentativas, só é conseguido 1 ou 2 o resto é interceptado. Mas vou tentar melhorar isso. Se calhar jogar mais aberto, não sei.

Obrigado pela ajuda. Mesmo. :)

Editado por tico_ocit

Compartilhar este post

Link para o post

1- Eu queria que eles "recreassem", mas junto á linha :p Aí eles podiam fazer o que quiserem, fintar, correr, saltar.

3- Então nunca posso ter "Correr de fundo" , regularmente? LOOL Isto na vida real ia ser bonito! ahahahahaha xD

4- Sim . faz perfeitamente sentido.

5- Pois, o que tentei criar foi um posicionamento defensivo sólido e homogeneo, o que pelos vistos não consegui lá muito! :D

6- Eu sei , mas ficam muitos cá traz a defender, quero carregar em cima deles, ganhar a bola o mais à frente possível e partir com 3 ou 4 jogadores rápidos, que é o que eu tenho. Estás a perceber? Claro que quero uma boa posse de bola, mas queria ganhar a bola rapidamente e com um , dois passes chegar à baliza. Estou a pedir demais se calhar, não? lol

7- LOOL Opah desde que ele quando passar pela baliza meta a bola lá dentro! xD Então explica-me o que perguntei atrás, não é aconselhável o "correr de fundo" frequente?

Mas o PL não é também para ter a mentalidade no máximo? O problema é que depois se distancia muito das outras linhas, é isso?

Vou fazer ajustes novamente e depois deixo novamente um feedback!

Muito obrigado pela paciência demonstrada, a sério. :D

Realmente, é também por isto que continuamos a jogar FM. E o que torna o jogo cativante.

1- Hum, portanto, pretendes que troquem a bola no meio-campo adversário, é isto? Mentalidade Ofensiva não tem nada a ver.

2- Podes, só que não podes é olhar para as instruções isoladamente, umas influenciam as outras

6- Sobes a linha defensiva e toda a equipa sobe no campo

Como disse antes, convém perceberes que as instruções individuais estão ligadas umas às outras, isto não é olhar apenas para Correr de Fundo e colocamos o que nos apetece. Neste caso, o Correr de Fundo é uma instrução que está relacionada com a Mentalidade... agora seria bom perceberes o que significa a mentalidade :-)

Compartilhar este post

Link para o post

1- Acho que disseste tudo, "sair das instruções que tu deste" . Concordo plenamente.

3&7 - Concordo, e para isso coloquei em todos , "por vezes" , vamos ver o que resulta . Só queria que por vezes conseguisse ter um contra ataque rápido.

Assim realmente vou equilibrar a minha equipa e aumentar a sua coesão.

Fiz umas mudanças, alterei vários aspectos, e parece-me bastante melhor. No último jogo o Villa marcou dois golos. No entanto continuo com o tal problema, tentam cruzar mas em 14 tentativas, só é conseguido 1 ou 2 o resto é interceptado. Mas vou tentar melhorar isso. Se calhar jogar mais aberto, não sei.

Obrigado pela ajuda. Mesmo. :)

Não acho que seja correcto teres todos com o correr de fundo "por vezes". Tens que saber equilibrar as coisas. A jogares assim, vais ficar com uma equipa demasiado estática.

Imagina a seguinte táctica, um 433.

A tua linha de defesas, é importante que pelo menos um dos laterais tenha correr de fundo frequente, para garantir uma boa entrada no ataque... o outro também por ter, mas também pode ter só "por vezes! Depende se a tua estratégia é mais ofensiva ou não.

No meio campo, 3 homens, coloca um a defender, outro a apoiar, e outro a ataque, para teres 1 jogador que entre no ataque, ficando um a defender, e outro a apoiar mais atrás

No ataque, 3 homens, tem pelo menos um deles com instruções para vir atrás, para garantir a ligação com o meio campo, colando com uma missão de "apoio"

A procura de espaços, neste FM, é essencial, e isso só consegues arrastando o adversário da sua posição. Por isso é que um ataque em que todos os jogadores tenham "correr de fundo" frequente não resulta pois a defesa bem posicionada consegue controlar bem os avançados. Mas se um dos avançados, tiveres instruções para sair da frente e vir atrás, isso vai arrastar um dos defesas... e se ao mesmo tempo tiveres um médio com instruções para atacar e cair nesse espaço criado... tens um bom movimento de ataque :)

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

1- Hum, portanto, pretendes que troquem a bola no meio-campo adversário, é isto? Mentalidade Ofensiva não tem nada a ver.

2- Podes, só que não podes é olhar para as instruções isoladamente, umas influenciam as outras

6- Sobes a linha defensiva e toda a equipa sobe no campo

Como disse antes, convém perceberes que as instruções individuais estão ligadas umas às outras, isto não é olhar apenas para Correr de Fundo e colocamos o que nos apetece. Neste caso, o Correr de Fundo é uma instrução que está relacionada com a Mentalidade... agora seria bom perceberes o que significa a mentalidade :-)

1- Exactamente, pretendo uma pressão intensiva logo à saída da zona defensiva do adversário. :D

6- Concretizei isso e estou a ter os resultados que pretendo.

Não acho que seja correcto teres todos com o correr de fundo "por vezes". Tens que saber equilibrar as coisas. A jogares assim, vais ficar com uma equipa demasiado estática.

Imagina a seguinte táctica, um 433.

A tua linha de defesas, é importante que pelo menos um dos laterais tenha correr de fundo frequente, para garantir uma boa entrada no ataque... o outro também por ter, mas também pode ter só "por vezes! Depende se a tua estratégia é mais ofensiva ou não.

No meio campo, 3 homens, coloca um a defender, outro a apoiar, e outro a ataque, para teres 1 jogador que entre no ataque, ficando um a defender, e outro a apoiar mais atrás

No ataque, 3 homens, tem pelo menos um deles com instruções para vir atrás, para garantir a ligação com o meio campo, colando com uma missão de "apoio"

A procura de espaços, neste FM, é essencial, e isso só consegues arrastando o adversário da sua posição. Por isso é que um ataque em que todos os jogadores tenham "correr de fundo" frequente não resulta pois a defesa bem posicionada consegue controlar bem os avançados. Mas se um dos avançados, tiveres instruções para sair da frente e vir atrás, isso vai arrastar um dos defesas... e se ao mesmo tempo tiveres um médio com instruções para atacar e cair nesse espaço criado... tens um bom movimento de ataque :)

Fiz uns ajustes à táctica , às instruções e estou a ter o que pretendo. Embora o pl não facture muito, mas pronto.

Como até tenho laterais tecnicamente até evoluídos, estou a utiliza-los como alas, o que está a dar um excelente resultado. Até quando os extremos vão mais para dentro, abrem a ala toda e a bola metida no lateral cria a oportunidade para ele cruzar.

Acho que estou a atinar e a chegar ao ponto que pretendo. A equipa toda está coesa, embora me pareça que haja um pequeno "fosso" entre a linha média e a linha ofensiva quando defendo, mas penso que baste alterar as posições e colocar "apoiar" que esse buraco desaparece.

Vou dando feedbacks como normal. :)

Mais uma vez, um grande obrigado. Grande , grande obrigado. Alguma sugestão que deva ter em conta será completamente muito bem-vinda. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

1- Exactamente, pretendo uma pressão intensiva logo à saída da zona defensiva do adversário. :D

6- Concretizei isso e estou a ter os resultados que pretendo.

Fiz uns ajustes à táctica , às instruções e estou a ter o que pretendo. Embora o pl não facture muito, mas pronto.

Como até tenho laterais tecnicamente até evoluídos, estou a utiliza-los como alas, o que está a dar um excelente resultado. Até quando os extremos vão mais para dentro, abrem a ala toda e a bola metida no lateral cria a oportunidade para ele cruzar.

Acho que estou a atinar e a chegar ao ponto que pretendo. A equipa toda está coesa, embora me pareça que haja um pequeno "fosso" entre a linha média e a linha ofensiva quando defendo, mas penso que baste alterar as posições e colocar "apoiar" que esse buraco desaparece.

Vou dando feedbacks como normal. :)

Mais uma vez, um grande obrigado. Grande , grande obrigado. Alguma sugestão que deva ter em conta será completamente muito bem-vinda. ;)

Como foi dito, no FM o que é importante é saber desposicionar os adversários e aproveitar as brechas... eu acrescento, no FM e no futebol real :-) Além do desposicionamento, é essencial colocar a equipa a jogar em bloco, sempre apoiada e para isto não podes ter discrepâncias nas mentalidades dos jogadores. Por exemplo, no meio-campo (também como já foi dito) é essencial que os 3 jogadores se completem tendo competências diferentes, um defende, outro apoia, outro ataca. Se o que defende deve funcionar como um bloqueio então não deve Correr de Fundo e deve manter a posição, porém a mentalidade deste e do que ataca podem ser iguais. O terceiro médio, que apoia, terá uma mentalidade mais baixa mas com Correr de Fundo às Vezes para fazer a ligação. Aliás, quando se faz uma táctica em 4-3-3 no Criador de Tácticas, por alguma razão aparece o médio defensivo e o construtor de jogo avançado com a mesma mentalidade e o terceiro médio com uma mentalidade mais baixa. Dito isto e se sentes um fosso entre linhas é porque continuas com incoerências nas mentalidades. É mesmo por isto que a SI recomenda não se mexer nas instruções e as alterações que se pretenda fazem-se com instruções de banco (gritos).

Vou deixar 3 exemplos do que se poderia pretender de determinado jogador:

a) quero um jogador que faça passes mais arriscados e que seja disciplinado na pressão a meio-campo: Mentalidade + alta; passes a rasgar; pressão no meio-campo

b) quero um jogador que faça passes menos arriscados e que chegue à frente mais depressa / cedo: mentalidade + alta; passes para o pé; correr de fundo frequentemente;

c) quero um jogador que faça passes mais arriscados e que não chegue tanto à frente: mentalidade + baixa, passes a rasgar, correr de fundo às vezes

Compartilhar este post

Link para o post

5xpzpc.jpg

de volta ao controle de jogo com posse e bastantes remates, por momentos ate parecia que estava a ver o Barcelona a jogar, lindo lindo. de salientar que o Espanyol esta a fazer uma grande epoca ta em 3ª e eu estou em 10ª acho que so nao dei mais pq me esqueci das instruçoes individuais para as bolas paradas, finalmente consegui meter a minha equipa a jogar a Barça no entando sei que ainda consigo mais posse de bola mas provavelmente irie perder mais oportunidades de golo (remates) mas talvez seja uma questao encontrar o equilibrio certo, o que mudei:

- deixei de usar gritos

- mantive as instruçoes da equipa por defeito consuante a estrategia ( controlar / fluido)

- mexi na mentalide dos jogadores

- subi a defesa

- nos passes a rasgar e nos remates de longe

- o resto ficou tudo por defeito

:celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

mentira tambem mudei o comprimento visto que gosto de jogar em passe curto mas nao demsasiado para nao afunilar, e defeni um contrutor de jogo e um jogador alvo a receber a bola no pe e pus a defesa em linha embora jogue com um a bloquear e outro a cobrir

Compartilhar este post

Link para o post

lol

mexeste nas mentalidades ? hummm, mas deve ter sido muito pouquinho.

Eu estou com Controlar / Fluido, uso um 4-3-3 com um médio defensivo e dois médios à frente, um CJR e um CJA, dois alas mas posicionados como defesas laterais ambos a atacar, dois avançados interiores e um trequartista. Não uso defesa em linha, mas como tu também tenho um DC que cobre e outro que bloqueia. Defesa quase toda subida (18 na barra), largura 11, temporização 11, perder tempo 4, o meu CJR está como construtor de jogo e o Trequartista como jogador alvo a receber no pé. Não mexo nas mentalidades nem na LC, apenas mexi nos remates de longe (tudo fora) e inverti os dois médios, isto é, o CJA corre de fundo raramente e o CJR corre de fundo às vezes. Catano que isto está a bombar à fardazana.

Compartilhar este post

Link para o post

lol

mexeste nas mentalidades ? hummm, mas deve ter sido muito pouquinho.

Eu estou com Controlar / Fluido, uso um 4-3-3 com um médio defensivo e dois médios à frente, um CJR e um CJA, dois alas mas posicionados como defesas laterais ambos a atacar, dois avançados interiores e um trequartista. Não uso defesa em linha, mas como tu também tenho um DC que cobre e outro que bloqueia. Defesa quase toda subida (18 na barra), largura 11, temporização 11, perder tempo 4, o meu CJR está como construtor de jogo e o Trequartista como jogador alvo a receber no pé. Não mexo nas mentalidades nem na LC, apenas mexi nos remates de longe (tudo fora) e inverti os dois médios, isto é, o CJA corre de fundo raramente e o CJR corre de fundo às vezes. Catano que isto está a bombar à fardazana.

tenho tudo igual a ti mas mexi na mentalidade dos avançados interiores aumentei e depois desci a mentalidade do 10 para vir buscar mais jogo e claro tive que subir os medios e os defesas para que aquipa fique toda a jogar em bloco. as isntruçoes dos construtores de jogo deixei ficar como estava mas vou testar as tuas mudanças para ver a diferença , mas nao é ja pq agora vai ser o tira teimas, vem ai o Barcelona proximo adversario :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

qual é a difrença entre jogar com 2 centrais a defender e um a cobrir e outro a bloquear. Sempre joguei com eles a defender, jogo c/ um 4.2.3.1 com a defesa alta, qual é a maneira que dá mais garantias defensivas?

E acham melhor jogar na posição MCO com o medio ofensivo ou um CJA ambos a apoiar e com o correr de fundo raramento que é para ele ficar mais atrás para fazer passes a rasgar para os atacantes.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

qual é a difrença entre jogar com 2 centrais a defender e um a cobrir e outro a bloquear. Sempre joguei com eles a defender, jogo c/ um 4.2.3.1 com a defesa alta, qual é a maneira que dá mais garantias defensivas?

Sinceramente não vejo diferença significativa.

Já experimentei as duas hipóteses, e o comportamento da defesa é praticamente idêntico.

Compartilhar este post

Link para o post

2r2vvqq.jpg

feito :celebracao:

estao de parabens estes rapazes, primeira parte dominamos por completo, mereciamos mais mas ganhamos e isso é que importa :handclap:

Sinceramente não vejo diferença significativa.

Já experimentei as duas hipóteses, e o comportamento da defesa é praticamente idêntico.

o que esta a bloqueador vai precionar mais para recuperar a bola sou seja ajuda o medio defensivo na ajuda da recupraçao de bola e como esse sai da posiçao o que fica a cobrir fica mais recuado a fazer a dobra, muito eficaz quando tentam meter as bolas nas costas da defesa

Compartilhar este post

Link para o post

o que esta a bloqueador vai precionar mais para recuperar a bola sou seja ajuda o medio defensivo na ajuda da recupraçao de bola e como esse sai da posiçao o que fica a cobrir fica mais recuado a fazer a dobra, muito eficaz quando tentam meter as bolas nas costas da defesa

Capone, sem dúvida que na teoria é isso que acontece. O que eu digo, é que na pratica, no motor de jogo, não se nota diferença nenhuma! :)

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Capone, sem dúvida que na teoria é isso que acontece. O que eu digo, é que na pratica, no motor de jogo, não se nota diferença nenhuma! :)

eu ate noto nao tera a ver com a liberdade creativa que das aos teus centrais?

Compartilhar este post

Link para o post

Não penso que não. Talvez poderá ter a ver com o facto de jogar com a defesa em linha, e por isso os centrais podem por isso actuar mais iguais, independentemente das instruções.

Poderá também ter a ver com alguns atributos individuais dos jogadores, como por exemplo o índice de trabalho (decisivo para a parte da pressão).

Enfim, não sei explicar ao certo, mas a verdade é que nunca vi diferenças. :)

Compartilhar este post

Link para o post

tenho tudo igual a ti mas mexi na mentalidade dos avançados interiores aumentei e depois desci a mentalidade do 10 para vir buscar mais jogo e claro tive que subir os medios e os defesas para que aquipa fique toda a jogar em bloco. as isntruçoes dos construtores de jogo deixei ficar como estava mas vou testar as tuas mudanças para ver a diferença , mas nao é ja pq agora vai ser o tira teimas, vem ai o Barcelona proximo adversario :blink:

Os meus já têm mentalidade atacante (14), têm vocação ofensiva como é suposto terem mas ainda assim baixam e ajudam a defender.

Compartilhar este post

Link para o post

E acham melhor jogar na posição MCO com o medio ofensivo ou um CJA ambos a apoiar e com o correr de fundo raramento que é para ele ficar mais atrás para fazer passes a rasgar para os atacantes.

Muito simples: 2 centrais a defender ficam em linha um com o outro, serve para utilizar a arma do fora de jogo (claro que se usas os dois a defender e depois mexes na mentalidade deles estraga-se a coisa :-). Dois centrais, no sistema de Cobrir e Bloquear não se deve usar a opção de fora de jogo, porque os defesas não estão em linha, o que Cobre baixa mais em relação ao que Bloqueia. Bom, para quando um defesa é ultrapassado e tem a cobertura do mais recuado e também funciona como uma linha de passe, o que pode não acontecer com os dois defesas em linha.

MCO? isso é em 4-2-3-1 ?

Ai nota, nota e também se nota quando o nosso bloqueador é ultrapassado e fica aqui um gajo a pensar "pronto, já vou levar um golo" e eis que surge o defesa salvador e corta o lance :-)

Compartilhar este post

Link para o post

MCO? isso é em 4-2-3-1 ?

Sim, tens os dois mc e depois 2 extremos, um no meio e 1 ponta l. é desse que estou a falar.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Ai nota, nota e também se nota quando o nosso bloqueador é ultrapassado e fica aqui um gajo a pensar "pronto, já vou levar um golo" e eis que surge o defesa salvador e corta o lance :-)

podes crer surge assim do nada e corta o lance

Compartilhar este post

Link para o post

Pequena dúvida: jogo num 433, mais conhecido por 451 e no meio campo tenho um médio defensivo, um médio área-a-área e um construtor de jogo avançado. Nestes dois últimos, qual a diferença em usar marcação apertada ou não usar? Como ter o meio-campo coeso?

E nos extremos e laterais? Fará diferença usar ou não usar a marcação apertada?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o segredo para ter um meio campo coeso é a mentalidade. É essencial que a mentalidade dos jogadores que compõem o meio campo não seja muito diferente. Ter instruções para pressionar semelhantes também ajuda.

Sobre a marcação apertada, eu utilizo em todos os jogadores menos nos extremos. Acho que é bastante util (mesmo no meio campo), pois faz com que os teus jogadores estejam sempre mais perto do adversário. Mas atenção... convém que os teus jogadores sejam rápidos, senão podem ser "comidos" com facilidade.

Não uso a marcação apertada nos extremos, porque mesmo correndo o risco que eles assim não defendam tão bem os laterais adversários, acho que eles assim fica mais disponíveis para atacar e saírem em contra-ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, nos extremos já li qualquer que se não usarmos marcação apertada, o jogador fica com mais espaço para receber a bola.

Quando acabar esta época vou fazer uns acertos na táctica e logo vejo como fica a equipa com marcação apertada.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho marcação apertada nos homens do meio campo e pressionar bastante isto para evitar aqueles remates de longe do adversario assim estao sempre marcados, normalmente senao tiverem aparece um medio centro vindo de tras para fazer o remate de longe, assim estando marcados ja é mais dificil isso acontrecer, os extremos eu nao uso marcaçao apertada pq assim que recuperas a bola para saires para o ataque tens os extremos mais soltos de marcaçao, claro que assim nao acompanham tanto os laterais da equipa adversaria quando começam a subir mas se nao tiverem uma mentalidade muito atacante vao descer para usar na defesa mas depois tem um senao nao aparecem tanto no ataque, mas isto tambem ja depende da estrategia de jogo, é preciso encontrar um equilibrio entre isso tudo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...