Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Amanha tenho que ler este tópico senão vou dar em louco.

É para ler, reler e aprender :-) e de preferência também ensinar alguma coisinha :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Amanha tenho que ler este tópico senão vou dar em louco.

Mesmo, este tópico esta uma loucura, sai de casa por volta das 18h para ir trabalhar, cheguei agora e já tinha mais 2 paginas, mas realmente aprende-se muito aqui com o Capone e o Michael :D

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol hoje em dia, muito mais do que um conjunto de tácticas e exercícios diários de treino, exige uma desenvoltura mental dos jogadores, isto é, o treinador, mais do que um catedrático da táctica, deve ser um gestor de pessoas, de personalidades, emoções e motivações. É neste aspecto que também deve incidir o treino, na vertente da inteligência emocional e lógica do jogador, porque um jogador menos dotado tecnicamente pode ter mais impacto se tiver capacidade de análise, de antecipação, enfim, ser um jogador inteligente. E é aqui precisamente que incide o desafio do treinador: conseguir obter de um conjunto de 25 personalidades, uma unidade motivada, confiante, determinada e que sabe em todos os momentos que a jogada mais simples, o posicionamento equilibrado e o constante movimento são o maior garante de sucesso mesmo contra uma equipa mais forte.

Há uns posts atrás em mencionei em jeito de brincadeira dois princípios que. a meu ver, são fundamentais: a cultura de posse de bola que combina o equilíbrio defensivo e ofensivo (a) quanto mais a minha equipa tem a bola mais possibilidade tem de marcar golo; (b) quanto mais a minha equipa tem a bola menos probabilidade tem de sofrer golo; e, à moda do brasileiro, "a bola vem da vaca, a vaca come erva, logo a bola é para estar junto da erva". Ora, estas duas vertentes exigem: a) pressão forte e alta no adversário com uma linha defensiva muito subida; b) constante movimentação e troca de bola. Mas acima de tudo exige inteligência dos jogadores em campo para não arriscarem um cruzamento fundo (3/4 do campo), um passe de média / longa distância. Nada disso, uma construção lenta (ou média ou mais rápida consoante os momentos do jogo) mas sempre em bloco, em que não há defesas, médios nem avançados, mas sim 11 jogadores que contribuem e participam em todas as fases do jogo, seja defensivo ou ofensivo.

E é por isto meus caros FM's que jogar como o Barcelona jogava (e que já não consegue jogar) é tão difícil de conseguir no FM, mas é muito possível em qualquer equipa real, jogue em que divisão jogar :-)

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol hoje em dia, muito mais do que um conjunto de tácticas e exercícios diários de treino, exige uma desenvoltura mental dos jogadores, isto é, o treinador, mais do que um catedrático da táctica, deve ser um gestor de pessoas, de personalidades, emoções e motivações. É neste aspecto que também deve incidir o treino, na vertente da inteligência emocional e lógica do jogador, porque um jogador menos dotado tecnicamente pode ter mais impacto se tiver capacidade de análise, de antecipação, enfim, ser um jogador inteligente. E é aqui precisamente que incide o desafio do treinador: conseguir obter de um conjunto de 25 personalidades, uma unidade motivada, confiante, determinada e que sabe em todos os momentos que a jogada mais simples, o posicionamento equilibrado e o constante movimento são o maior garante de sucesso mesmo contra uma equipa mais forte.

Há uns posts atrás em mencionei em jeito de brincadeira dois princípios que. a meu ver, são fundamentais: a cultura de posse de bola que combina o equilíbrio defensivo e ofensivo (a) quanto mais a minha equipa tem a bola mais possibilidade tem de marcar golo; (b) quanto mais a minha equipa tem a bola menos probabilidade tem de sofrer golo; e, à moda do brasileiro, "a bola vem da vaca, a vaca come erva, logo a bola é para estar junto da erva". Ora, estas duas vertentes exigem: a) pressão forte e alta no adversário com uma linha defensiva muito subida; b) constante movimentação e troca de bola. Mas acima de tudo exige inteligência dos jogadores em campo para não arriscarem um cruzamento fundo (3/4 do campo), um passe de média / longa distância. Nada disso, uma construção lenta (ou média ou mais rápida consoante os momentos do jogo) mas sempre em bloco, em que não há defesas, médios nem avançados, mas sim 11 jogadores que contribuem e participam em todas as fases do jogo, seja defensivo ou ofensivo.

E é por isto meus caros FM's que jogar como o Barcelona jogava (e que já não consegue jogar) é tão difícil de conseguir no FM, mas é muito possível em qualquer equipa real, jogue em que divisão jogar :-)

Tudo dito, parabéns :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal desculpem estar a insistir nisto mas como já deu para ver não percebo muito disto ,no que toca a jogadores que assinam para a equipa a custo 0 ao pesquisar os jogadores para equipas pequenas dão mais importância aos atributos físicos , técnicos ou mentais ? por exemplo 1 PL para receber os cruzamentos dos extremos e fazer golo só precisa de cabeceamento e impulso a 12 ou também precisa de finalização finta 1 toque , acl/velocidade equilíbrio etc ?

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal desculpem estar a insistir nisto mas como já deu para ver não percebo muito disto ,no que toca a jogadores que assinam para a equipa a custo 0 ao pesquisar os jogadores para equipas pequenas dão mais importância aos atributos físicos , técnicos ou mentais ? por exemplo 1 PL para receber os cruzamentos dos extremos e fazer golo só precisa de cabeceamento e impulso a 12 ou também precisa de finalização finta 1 toque , acl/velocidade equilíbrio etc ?

Uma boa fronteira é atributos abaixo de 12 é mau :-) Se estás a treinar uma equipa pequena é certo que tens quase todos os jogadores com atributos abaixo de 12, mas o que podes fazer é ter dois ou 3 PL's distintos, isto é, um melhorzinho a finalizar, outro a cabecear e outro a decidir... é um exemplo. Não vale a pena ser muito exigente porque não há dinheiro para mais :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa fronteira é atributos abaixo de 12 é mau :-) Se estás a treinar uma equipa pequena é certo que tens quase todos os jogadores com atributos abaixo de 12, mas o que podes fazer é ter dois ou 3 PL's distintos, isto é, um melhorzinho a finalizar, outro a cabecear e outro a decidir... é um exemplo. Não vale a pena ser muito exigente porque não há dinheiro para mais :-)

Estou tramado com isto :facepalm: estou a 2 jogos do fim da epoca e ando pelo 6 lugar , tenho de arranjar jogadores melhores , alguma dica de como por este jogador a render , ja o pus como MC atacar , CJA , extremo esquerdo mas nao rende o que esperava dele

nVZHCtA.png

Compartilhar este post

Link para o post

Boas tardes genios da tatica!

Lanço aqui uma questão: Na vossa opinião, qual é o melhor treino individual para todos os sectores de maneira a que a equipa tenha mais posse de bola?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas tardes genios da tatica!

Lanço aqui uma questão: Na vossa opinião, qual é o melhor treino individual para todos os sectores de maneira a que a equipa tenha mais posse de bola?

Isso tem mais a ver com a estratégia, filosofia utilizada e coerência das instruções dadas. Depois, também ajuda bastante o treino mas o de movimentos preferidos que tantas vezes fica esquecido: movimentos preferidos como correr frequentemente com a bola, mudar de flanco não ajuda na posse. Gerir o ritmo de jogo, explorar espaços, jogar curto e simples ajudam.

A parte do génio da táctica não existe por cá :-)

Estou tramado com isto :facepalm: estou a 2 jogos do fim da epoca e ando pelo 6 lugar , tenho de arranjar jogadores melhores , alguma dica de como por este jogador a render , ja o pus como MC atacar , CJA , extremo esquerdo mas nao rende o que esperava dele

Não sabemos o que esperavas dele, como tal... :-) O mais provável de acontecer é que estejas a dar instruções que o rapaz não consegue cumprir bem. Há que ver um, dois, três jogos e perceberes o comportamento dele em campo e da equipa toda também. Muito mais importante do que as estatísticas :-)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de fazer uma tactica assim:

Um 4-5-1 em que os extremos criam indecisão, são um misto entre ext. e AI. Tanto podem ir à linha cruzar para o Av recuado e o CJA que aparece dentro da area como aproveitar o recuo do Avançado recuado e cortar para dentro tentando apoiar o mesmo ou chutar.

Base: (as setas são as corridas com bola, os tracejados são sem bola e as setas com tracejado são corridas com ou sem bola faz sempre)

abEXfEZafa.jpg

Que quando temos a bola fica assim:

abEXfHOaoj.jpg

Quando os extremos cortam para dentro para apoiar o Av. o CJA fica a beira da area, quando os extremos vão à linha cruzar o CJA vai para dentro da area.

Tenho é duvidas no papel que devo dar aos extremos, de resto tava a pensar o um Av recuado a apoiar ou atacar(ainda n sei), um CJA e um CJR com o correr do fundo no meio(gosto de ter alguem que faça a conexao entre a defesa e o meio campo mas que n seja muito estático) ou um medio centro a apoiar.

Podem-me ajudar?

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Um 4-5-1 em que os extremos criam indecisão, são um misto entre ext. e AI. Tanto podem ir à linha cruzar para o Av recuado e o CJA que aparece dentro da area como aproveitar o recuo do Avançado recuado e cortar para dentro tentando apoiar o mesmo ou chutar.

Base: (as setas são as corridas com bola, os tracejados são sem bola e as setas com tracejado são corridas com ou sem bola faz sempre)

Quando os extremos cortam para dentro para apoiar o Av. o CJA fica a beira da area, quando os extremos vão à linha cruzar o CJA vai para dentro da area.

Tenho é duvidas no papel que devo dar aos extremos, de resto tava a pensar o um Av recuado a apoiar ou atacar(ainda n sei), um CJA e um CJR com o correr do fundo no meio(gosto de ter alguem que faça a conexao entre a defesa e o meio campo mas que n seja muito estático) ou um medio centro a apoiar.

Podem-me ajudar?

Já tens tudo feito, não sei onde precisas de ajuda :-) vamos lá, é por isso a bombar.

O CJA já te faz essa ligação. O misto nos extremos é tirares a opção de jogar colado à linha e colocares em normal ou até pode ficar colado à linha mas fazes treino de movimento preferido Corta Para Dentro, depois com liberdade criativa eles decidem a melhor opção: ou vão à linha e cruzam, ou cortam para dentro.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Nada melhor que terminar a época a golear :celebracao:

O370JAB.png

com a ajuda aqui do pessoal do grémio táctico a minha equipa marcou mais golos nestes últimos 10 jogos do que quase o resto da época lool , tenho a impressão de que na próxima época podemos surpreender , tenho de arranjar 1 CJA melhor e talvez consiga a subida , obrigada pelas dicas pessoal :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Dicas do Sr. Capone a fazerem efeito :D ehehe oliveira a vir buscar jogo atrás e a puxar o central com ele, e o meu puto a meter no ola john para fazer o golo :D

Outra vez os meus avancados a trabalharem bem a abrir espaço no meio para o meu puto djuricic entrar :D

Isto nem é a vontade, é a vontadinha xD Visto que eles estão a jogar em 442 losango, onde está o médio defensivo deles? :confuso:

Resultado final 5-1 :D

eheh é bem é bem

Podem-me ajudar?

isso é tactica que eu usei no barcelona vai ver o meu topico como funcionam ou varios sistemas tacticos, tenho la a dizer como fio que consegui isso

Clique aqui

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Já tens tudo feito, não sei onde precisas de ajuda :-) vamos lá, é por isso a bombar.

O CJA já te faz essa ligação. O misto nos extremos é tirares a opção de jogar colado à linha e colocares em normal ou até pode ficar colado à linha mas fazes treino de movimento preferido Corta Para Dentro, depois com liberdade criativa eles decidem a melhor opção: ou vão à linha e cruzam, ou cortam para dentro.

Isso nem é muito dificil pk os extremos no benfica, a maior parte penso eu, ja fazem isso.

Vou dar um vista de olhos no topico que tu e o capone desenvolveram.

Tinha duvidas era no papel do extremos porque se puser extremo a atacar ele vai jogar colado à linha mas tenho medo de por normal e depois ter muita gente no meio.

E quanto ao PL tava a pensar em por Av recuado mas n sei se ponho a apoiar ou a atacar, é que eu gosto de ter sempre o PL a descer um pouco para apoiar os medios.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso nem é muito dificil pk os extremos no benfica, a maior parte penso eu, ja fazem isso.

Tinha duvidas era no papel do extremos porque se puser extremo a atacar ele vai jogar colado à linha mas tenho medo de por normal e depois ter muita gente no meio.

E quanto ao PL tava a pensar em por Av recuado mas n sei se ponho a apoiar ou a atacar, é que eu gosto de ter sempre o PL a descer um pouco para apoiar os medios.

Pois é... e sabes como resolves essas dúvidas não sabes? Isso mesmo, toca a ver uns joguinhos em modo completo

Compartilhar este post

Link para o post

poes os extremos a jogar pelos flancos e poes o PL a avançado recuado a apoiar, ou avançado completo a apoiar

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

ah bom, pois aí tudo bem e ainda bem que trataram de acabar com essas histórias lindas do Cascalheira ganhar a Liga dos Campeões :-) Eu dizia é que temos o nosso exemplo de pegar numa equipa numa divisão inferior e consegui-la fazer subir mesmo não sendo favorita.

4231, atacar, fluido, depois depende do adversário, a estratégia e a filosofia podem ser adaptadas ou se mantidas alterar algumas funções dos jogadores. Eu sou mais adepto de uma estratégia, uma filosofia e os outros (os adversários) que se aguentem à brocha connosco :-) mas faço variações tácticas dentro da mesma estratégia e filosofia.

com quantas tás a jogar nas equipas que treinas neste momento?

Compartilhar este post

Link para o post

o meu proximo objectivo, criaçao de linhas de passe, se repararem aqui ha falta de apoio no lado esquerdo, o extremo esta demasiado adiantado

nnk74k.jpg

depois de ter corrigido algumas posiçoes

ayahs4.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

com quantas tás a jogar nas equipas que treinas neste momento?

Uso as que o FM permite, isto é, 3... mas além destas ainda tenho mais 2 que têm vindo a ficar esquecidas :)

o meu proximo objectivo, criaçao de linhas de passe, se repararem aqui ha falta de apoio no lado esquerdo, o extremo esta demasiado adiantado

depois de ter corrigido algumas posiçoes

:handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Se o CJA já faz essa ligação então posso usar um medio centro a apoiar certo?

Já agora, acham melhor por os medios a jogar pelos flancos como os extremos ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Se o CJA já faz essa ligação então posso usar um medio centro a apoiar certo?

Já agora, acham melhor por os medios a jogar pelos flancos como os extremos ou não?

No FM, flancos não são alas :-)

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu sei, são o espaço entre o central e o lat. mas o capone tinha dito para por os extremos a jogar pelos flancos e eu queria saber se tb devia por os medios

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu sei, são o espaço entre o central e o lat. mas o capone tinha dito para por os extremos a jogar pelos flancos e eu queria saber se tb devia por os medios

Eu jogo com médios a jogar pelos flancos, quero que eles explorem os espaços, mas também jogo com avançados interiores a cortar para dentro.

Depois, acho que tem que se lhe diga essa história do espaço entre o central e lateral como se algo ali naquele espaço. Discordo, porque o termo original é channels (canais, traduzido para flancos que originou muita confusão), portanto transmite a ideia de um corredor. Aliás, os ingleses designam duas áreas: inside channels e outside channels.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...