Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Alguns conselhos que podem ajudar a melhorar a tua equipa:

- Larga as definições manuais para linha defensiva, comprimento, temporização e perder tempo. Deixa as automáticas funcionarem.

- Normalmente, não gosto de extremos neste FM excepto na mentalidade (por vezes, sobrecarregar ou muito defensivo é necessário). Também nunca tive grandes resultados com uma equipa muito rigida e uma equipa muito fluida. Tive bons resultados com uma equipa fluída. Talvez fosse melhor reduzires para fluído. Em jogos mais complicados, podes ter dificuldade em impor o teu jogo frente a equipas mais fortes com todos os jogadores a envolverem-se no ataque, o que pode deixar muito espaço atrás.

- Troca o Rojo com o Ilori em termos posicionais. Não te esqueças que normalmente tens um central com pé esquerdo ao lado do lateral esquerdo, para facilitar o passe e poder substituir a posição do mesmo caso seja necessário. E além disso, tens o Rojo com bom cruzamento, o que pode ajudar na sua ajuda ao ataque quando for preciso um homem extra para fazer cruzamentos ou que seja necessário bombear a bola para a área.

- Solta o Cédric, e meto-o com função ala - atacar. Treina os seus movimentos preferidos: "chegar a frente sempre que possível" e "correr pela direita".

- Nunca tive grandes resultados com o Adrien como box - to - box. Mas caso queiras fazer isso, convém treinares a sua finalização, e movimentos preferidos "colocar a bola no canto da baliza - remate em jeito". "Chegar a frente sempre que possível" também caso queiras que seja um avançado extra. Mas para isso, terás de fazer cruzamentos curtos nas definições da equipa.

- Carrillo como avançado interior - ataque. Jogo largo - cortar para dentro. Movimentos preferidos "correr com a bola pela direita" "correr com a bola pelo meio"

- Capel extremo - apoiar.

Acho que com isto vais empancar menos no ataque. Tens screen do Sagbo?

Tens screen do Sagbo?

Infelizmente já perdi o save, devido aquela cena do jogo gravado não pode ser retomado, mas é um jogador do crl, joga muito e até não é muito velho

Obrigado pelas dicas :compinchas:

que tipo de futebol é que queres por o sporting a praticar?

Capo apesar de não ter ja este save, pretendo começar um no Sevilla onde queria ter o mesmo futebol que queria ter no SCP isto é, futebol de posse, não estar constantemente á procura do golo, jogar com paciência...

Daqui a nada meto print do meu sistema tático no Sevilla

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho estado a ler os vossos comentários e digo-vos que já aprendi muita coisa. Mas ainda tenho algumas dúvidas: durante um jogo como é que costumam alterar os valores de temporização e perder tempo? Em função do resultado e em função da equipa contra quem jogam?

Btw, não consigo abrir os spoilers do forúm nem por negrito, smiles e as outras coisas. Uso o Mozilla

Eventualmente em função do adversário (caso seja mais forte) mas mais em função do desempenho da equipa, pode acontecer estar a fazer as coisas demasiado devagar ou depressa consoante as exigências do jogo.

Eu nao mexo mt na temporizaçao! Andei a mexer na minha tactica e criei uma mais ofensiva pa qd vejo que nao estou a criar perigo com equipas pequenas! Mas acredito que o michael mexa na temporizaçao e no perder tempo com o desenrolar do jogo e observaçao do adversario! Acredito que para mexeres nesses parametros teras que estar com atençao ao que te diz o teu adjunto e ires vendo como decorre o jogo! Acho que isto ja parte da visao de cada um o do que achas que a tua equipa pode fazer! Tens que ter cuidado ao mexer, nao mexas so por mexer sem saberes o que estas a fazer!

Não ligo aos comentários do assman, aliás não tenho consideração por alguém que é assman :-) Mais a sério, uma das lacunas do FM são os comentários despropositados do adjunto durante o jogo,portanto, é observar em modo alargado ou completo e vê-se logo como é a que equipa se está a comportar.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael queria jogar em posse como tu jogas, neste momento estou a treinar o Sevilla, que achas???

LYThZvH.png

vou ver se faço uma pré-época contra equipas fortes para conseguir ver os maiores problemas da tátics

Compartilhar este post

Link para o post

Em princípio parece bem, tem cuidado com o lateral direito a atacar porque vai demasiado depressa para a ofensiva e é uma linha de passe que fica queimada. Pode ser-te mais útil com a opção apoiar e movimento preferido Chega à Frente sempre que Possível.

O mesmo se passa com a opção activada de organizador de jogo, podes tê-la mas também podes desactivar e treinas os jogadores que vão ser construtores para Gerir Ritmo de Jogo, Vem Perto Buscar Jogo.

A opção extremo / avançado interior acho bem, não uso mas é aqui é daquelas coisas que é mais do gosto de cada um e qualquer uma é válida se dá resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Independentemente dos atributos também podia ter-te acontecido praticamente o oposto, teres 9 ou 10 remates e ganhar por 5 ou 6-0 :-)

Por isso é que é importante não usar ambos os laterais com função de ataque, pois vão ambos movimentar-se ofensivamente demasiado cedo e os centrais ficam sem opções. Depois também joga a importância do Perder Tempo, mesmo que a estratégia seja atacante (o que faz com que as acções dos jogadores sem muito mais direccionadas para colocar a bola no ataque), um pouco de perder tempo atenua essa necessidade e pode levar o jogador a decidir o passe mais simples, por exemplo, ao guarda-redes. Por fim, tal como o Capone já mencionou e que eu próprio tanto insisto, os movimentos preferidos do jogador também têm importância.

??? tavas a falar para mim ou para ele? :biggrin: o odivelas sou eu instalei o update que tras a liga das divisoes distritais

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho estado a ler os vossos comentários e digo-vos que já aprendi muita coisa. Mas ainda tenho algumas dúvidas: durante um jogo como é que costumam alterar os valores de temporização e perder tempo? Em função do resultado e em função da equipa contra quem jogam?

Btw, não consigo abrir os spoilers do forúm nem por negrito, smiles e as outras coisas. Uso o Mozilla

eu faço assim se quero que a minha equipa faça um jogo mais verticalizado para o homem mais perto do que tem a bola mas que o passe saia para frente e nao para os lados ou seja na horizontal aumento a temporizaçao mas se começar a ver que a equipa esta meter a bola demais na frente do que o que queria baixo a temporizaçao, depois tento achar um equilirio entre isso, mas isso depende do futebol que tu queiras por a tua equipa a praticar, quanto ao perder tempo faço assim se vir que a equipa ta a segurar demasiado a bola acabando por a perder ou quando faz o passe ja deu tempo a ao adversario para se posicionar entao ai começo a diminuir,se tiver que esta a ser ao contrario que a equipa nao esta a pensar e a afzer logo passes de primeira e a rematar logo e a tomar as decisoes demasiado de pressa entao ai aumento, isto tudo tambem depende do espaço que o adversario te esta a dar, se estiveres com demasiado espaço para construir no meio podes aproveitar isso para fazer um jogo mais pensado e calmo, mas tambem tens que ter mais jogadores descaidos para ajudar na troca de bola, se for ao contrario se tiverem a pressionar muito podes fazer um jogo mais vertical estilo fez o brasil ontem mas ai ja convem teres mais jogadores adiantados

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente já perdi o save, devido aquela cena do jogo gravado não pode ser retomado, mas é um jogador do crl, joga muito e até não é muito velho

Obrigado pelas dicas :compinchas:

Capo apesar de não ter ja este save, pretendo começar um no Sevilla onde queria ter o mesmo futebol que queria ter no SCP isto é, futebol de posse, não estar constantemente á procura do golo, jogar com paciência...

Daqui a nada meto print do meu sistema tático no Sevilla

se queres um futebol de posse tens que ter uma temporizaçao nao muito rapida isto vai fazer com os jogadores façam mais passes na horizontal e nao tanto na vertical e nao vao subir tao depressa, vao andar a procurar o espaço, mas depois tambem ficar a trocar a bola atras demais e estar na frente e voltar a mandar para tras se for em demasiado tambem nao é bom pq vais ter 70 % de posse mas vais dar tempo ao adversario para se posicionar defensivamente, o ideal é tentares encontrar o equilibrio certo, entre isso e o perder tempo, outra coisa é treinares os teus jogados para jogarem curto e simples

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

se queres um futebol de posse tens que ter uma temporizaçao nao muito rapida isto vai fazer com os jogadores façam mais passes na horizontal e nao tanto na vertical e nao vao subir tao depressa, vao andar a procurar o espaço, mas depois tambem ficar a trocar a bola atras demais e estar na frente e voltar a mandar para tras se for em demasiado tambem nao é bom pq vais ter 70 % de posse mas vais dar tempo ao adversario para se posicionar defensivamente, o ideal é tentares encontrar o equilibrio certo, entre isso e o perder tempo, outra coisa é treinares os teus jogados para jogarem curto e simples

isto até está a correr bem, so tenho um problema, domino sempre os jogos, tenho posse de bola quase sempre superior a 60% e tal, mas... faço cerca de 25 remates por jogo e marco 1/2 golos, sendo que posso fazer 30 remates e apenas 8 à baliza, o que faço para conseguir resolver :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

isto até está a correr bem, so tenho um problema, domino sempre os jogos, tenho posse de bola quase sempre superior a 60% e tal, mas... faço cerca de 25 remates por jogo e marco 1/2 golos, sendo que posso fazer 30 remates e apenas 8 à baliza, o que faço para conseguir resolver :estrelas:

podes estar a construir de devagar e das tempo ao adversario para se posicionar bem defensivamente depois os teus angulos de remate ja nao sao tao perfeitos o que faz com que falhes bastantes remates, nao deves nem construir lento demais nem rapido demais, ou entao pode ser exactamente o oposto podes estar a construir tao rapido que depois a falta de apoio na frente para encontrar o angulo mais adequado para rematar e ter que sair ramate de primeira ou assim que o jogador se encontra em frente a area ter logo tendencia para querer rematar

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

podes estar a construir de devagar e das tempo ao adversario para se posicionar bem defensivamente depois os teus angulos de remate ja nao sao tao perfeitos o que faz com que falhes bastantes remates, nao deves nem construir lento demais nem rapido demais, ou entao pode ser exactamente o oposto podes estar a construir tao rapido que depois a falta de apoio na frente para encontrar o angulo mais adequado para rematar e ter que sair ramate de primeira ou assim que o jogador se encontra em frente a area ter logo tendencia para querer rematar

então Mexo na temporização e no perder tempo???

Compartilhar este post

Link para o post

sim a ideia é fazer um dois toques e meter no jogador da frente um dois toques e meter no jogador da frente, quando nao tem linha de passe toca para tras e volta ao mesmo sistema um dois toques e mete no jogador da frente, é importante teres sempre dois jogadores mais recuados no meio campo e outros dois jogadores bem abertos nas alas mais recuados, isto faz com que os teus que estao abertos das alas faça o adversario se abrir para depois os que estao no meio campo terem mais espaço para troca de bola e ficando dois mais recuados os jogadores mais avançados ao serem presisonados podem tocar a bola para tras começando novamente o mesmo processo ( tiki taka) isto faz com a defesa adversario se desposicione, mas para que isto aconteça tens que achar o equilibrio certo entre a temporiçao e o perder tempo,

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

??? tavas a falar para mim ou para ele? :biggrin: o odivelas sou eu instalei o update que tras a liga das divisoes distritais

ambos :-)

Como o Capone diz :-)

Convém que os jogadores não tenham demasiada depressa na construção de jogo mas também não sejam excessivamente lentos. A temporização pode ser mais lenta ou mais rápida, mas ainda o que define melhor é a necessidade de chegar ao golo que indicas aos jogadores. É um equilíbrio que tens que encontrar através da observação do jogo em modo completo ou no mínimo alargado. Depois é importante que não te convenças que este equilíbrio funciona da mesma maneira para todos os jogos. Não funciona! Vai haver jogos em que tens que ir dando retoques.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Michael tá aqui um exemplo daquilo que falava

bo5f.png

e outra coisa, o que acham que tou a fazer mal, raramente chego aos 60% de posse, como pus o extremo com o jogo largo normal para ou cortar para dentro ou ir a linha cruzar pus um CJR mas sinto que quando o extremo vai a linha cruzar só tem o apoio do lateral e o mesmo se passa com o CJA, quando ele pega na bola, eu queria que o CJR de vez em quando avançasse com ele para lhe dar apoio, como de fosse um MC a apoiar, o problema é que o MC tb aparece na area e depois n ha espaço para os extremo entrarem e quando vai cruzar so tenho o MDC fora da area. Outra coisa que reparei é que eu queria que os laterais ficassem em linha com os 2 medios mas mesmo com a tarefa de apoiar ele sobem muito.

f1ca.png

Compartilhar este post

Link para o post

e outra coisa, o que acham que tou a fazer mal, raramente chego aos 60% de posse, como pus o extremo com o jogo largo normal para ou cortar para dentro ou ir a linha cruzar pus um CJR mas sinto que quando o extremo vai a linha cruzar só tem o apoio do lateral e o mesmo se passa com o CJA, quando ele pega na bola, eu queria que o CJR de vez em quando avançasse com ele para lhe dar apoio, como de fosse um MC a apoiar, o problema é que o MC tb aparece na area e depois n ha espaço para os extremo entrarem e quando vai cruzar so tenho o MDC fora da area. Outra coisa que reparei é que eu queria que os laterais ficassem em linha com os 2 medios mas mesmo com a tarefa de apoiar ele sobem muito.

O Garay (suponho que seja o que tem a bola) pode considerar que o passe para o defesa direito não é um passe seguro (está lá o extremo adversário a correr para cima do teu defesa direito), portanto a única linha de passe que tens nessa imagem é o outro central ou o guarda-redes. Agora, porque é que o Garay não lhes passa a bola ? Bom, aqui podem ser várias as causas:

- Perder Tempo raramente: o jogador sabe que deve fazer chegar a bola rapidamente ao ataque o que, associado à sua mentalidade atacante motivada pela estratégia definida, faz com que procure seguir exactamente esta opção. Não havendo nignuém no ataque para receber a bola, o central retém-na e, obviamente, pode perdê-la.

- Liberdade Criativa Padrão: num central não sei assim de cor como estará a LC, mas pode ocorrer ser insuficiente para que ele possa considerar outras opções de passe.

Podes tentar dar mais poder decisão ao jogador e dizer-lhes para não terem tanta pressa de chegar ao ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

com a temporizaçao assim nao é muito comum que o tei jogador va optar por passas na horizontal mas sim na vertical, estas a pedir aos teus jogadores para esticar o jogo, para fazer um jogo mais verticalizado, dai ele nao ligar a esses dois que estao quase em linha com ele e precurar alguem mais adiantado, para jogares com a temporizaçao assim tens que treinar por exemplo um dos medios a recuar para vir buscar jogo ou tens que ter o teu medio defensivo mais recuado, mete o CJR a mover-se da posição e treina-o para subir no terreno sempre que possivel, assim quando estiveres a atacar ele sobe e da apoio e quando estiveres a construir ele desce e da apoio, treina os laterais para subir no terreno apenas so as vezes

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

com a temporizaçao assim nao é muito comum que o tei jogador va optar por passas na horizontal mas sim na vertical, estas a pedir aos teus jogadores para esticar o jogo, para fazer um jogo mais verticalizado, dai ele nao ligar a esses dois que estao quase em linha com ele e precurar alguem mais adiantado, para jogares com a temporizaçao assim tens que treinar por exemplo um dos medios a recuar para vir buscar jogo ou tens que ter o teu medio defensivo mais recuado, mete o CJR a mover-se da posição e treina-o para subir no terreno sempre que possivel, assim quando estiveres a atacar ele sobe e da apoio e quando estiveres a construir ele desce e da apoio, treina os laterais para subir no terreno apenas so as vezes

Exacto, e eu bem tenho referido o treino de movimentos preferidos. São essenciais para fazer essas ligações e nos médios é importante que tanto baixem para vir buscar jogo como subam sempre que possível.

Compartilhar este post

Link para o post

e em relação ao perder tempo e a temporização, acham que devo alterar alguma coisa?

porque a minha posse tá uma vergonha.

Ou acham que devo deixar as instruções que vêm por defeito

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

e em relação ao perder tempo e a temporização, acham que devo alterar alguma coisa?

se nao tens a posse como tu queres entao sim deves alterar isso, mas nao te esqueças que tambem é importante jogares com o treino de movimentos preferidos dos jogadores, quem diz movimentos diz passes e por ai a fora

feito :celebracao: o Odivelas vai para 2ª Destrital

2mga64p.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Se não percebes as consequências das alterações que fazes manualmente, o melhor é deixares por defeito e utilizar as intruções de banco. Em simultâneo deves treinar os movimentos preferidos tendo atenção a posição de jogadores e o tipo de futebol que pretendes.

Compartilhar este post

Link para o post

matador das distritais :biggrin:

nfrzmc.jpg

baixou um bocado agora devido a lesao, mas 16 jogos 21 golos e 10 assistencias com 17 aninhos

esta epoca foi assim, vamos ver agora como sera na que se segue

1h35uf.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

matador das distritais :biggrin:

baixou um bocado agora devido a lesao, mas 16 jogos 21 golos e 10 assistencias com 17 aninhos

Vais para a II Distrital e eu já vou colocar o Espinho na I Liga... ainda não sei muito bem o que lá vamos fazer :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Vais para a II Distrital e eu já vou colocar o Espinho na I Liga... ainda não sei muito bem o que lá vamos fazer :-)

provavelmente vais ter que mudar radicalmente pois o futebol que se pratica na primeira liga é totalmente diferente, os jogadores pressionam muito mais.

o que é que eles querem dizer com abordagem profissional? a que se referem? é que a minha ta fraca :biggrin:

jky35d.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Se não percebes as consequências das alterações que fazes manualmente, o melhor é deixares por defeito e utilizar as intruções de banco. Em simultâneo deves treinar os movimentos preferidos tendo atenção a posição de jogadores e o tipo de futebol que pretendes.

Eu queria tentar fazer aquilo que o capone disse na pagina anterior ao joaosilva97, ou seja, é receber dar 2/3 toques dar para a frente, se tal n for possivel que dê para o lado ou para traz, mas que n segurem muito a bola que e para fazer os outros correr e desposicionarem-se

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria tentar fazer aquilo que o capone disse na pagina anterior ao joaosilva97, ou seja, é receber dar 2/3 toques dar para a frente, se tal n for possivel que dê para o lado ou para traz, mas que n segurem muito a bola que e para fazer os outros correr e desposicionarem-se

entao começa com tudo por defeito e depois vais aumentando ou diimuindo a temporizaçao e o perder tempo a medida que eles nao vao fazendo o que tu queres, quando eles tiverem a dar um dois toques e a meter no jogador mais adiantado que esta mais perto da bola entao ai encontraste o ponto certo para aquilo que tu queres

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

ok, quanto aos movimentos preferidos, ja tinha posto o andre gomes e o miguel rosa a virem buscar jogo, e os centrais a jogar simples

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...