Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Tu já tentaste tanto que o pessoal compreende-se naquilo que estava a mexer que tenho de admirar a tua paciência. Mas sempre fui lá pela lógica, e acabei por ver que se confirmavam.

Neste FM já nao existem as chamadas táticas milagrosas, mas ainda existem táticas que resultam em qualquer lado.

Eu comecei a ser contra táticas na net porque naqueles jogos dificeis em que tens de fazer uma alteração, convinha que soubesses tudo sobre a tática, como o criador da mesma, para saberes o que tinhas de alterar.

Pode resultar... ou não :-) o que acaba por ser notório é que tal como na realidade, no fm a equipa também tem flutuações de forma ou acontece daqueles jogos em que a bola não entra mesmo. E isto acontece sempre por muito boa que seja a táctica.

LOL , achas mesmo ? faz lá isso então , uma coisa é o espinho , outra coisa é uma equipa da divisão mais baixa de Portugal , eu joguei contra o Braga B , qualquer um dos jogadores deles era titular na minha equipa e era um deus lá , além do mais , prefiro mil vezes ter 52% de posse e ganhar do que 70 e perder (...) eu experimentei a tática sem mexer ao inicio , identica á tua do espinho e perdia jogos , depois fui mudando até atingir o auge e digo-te , estou no campeonato com 7 vitórias em 7 jogos

Obrigado Capo , é complicado jogar cá porque és amador e os jogadores são muito fraquinhos , é tudo cinzento no perfil :mrgreen: mas quanto maior o desafio melhor , alguma coisa que precises avisa , manda MP ;)

Mas lá está, o que tenho dito e repetido é que o pessoal mexa nas instruções desde que saiba no que está a mexer. E investir bastante no treino de movimentos preferidos, seja na distrital, seja na IIB ou numa equipa de topo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim tambem tens razão, mas normal é ganhares os jogos da tua liga porque os planteis ou são iguais ao teu ou piores e posse até podes ter mais um pouco se mexeres em mais qualquer coisinha mas quande se ganha não se mexe :) 52% de posse contra o braga B é bom porque eles têm lá jogadores que na tua equipa eles nem precisavam de treinar para jogarem :mrgreen:

Rabiola , Guilherme , Mauro , Elderson ... quem me dera ter jogadores com metade da qualidade deles :funny:

Caros amigos nao querendo desmentir ninguem nem apoiar o Michael! Vou dar o meu exemplo! A tactica que melhores resultado me deu foi o meu 442 mas nao era o futebol que eu cria! Entao que fiz!? Peguei no meu Vitoria de Setubal e tentei criar uma tactica á mourinho e dai veio o meu 4231 mourinho vs barça! Pus a tactica aqui no forum e como pouca gente comenta das duas uma ou a tactica nao resulta ou entao o ppl nao gosta de futebol directo!

No meu 4231 o que fiz? Escolhi a estrategia de contra ataque e a filosifia equilibrada! Vi as barrinhas e mexi em todas, sim, mas nao drasticamente para manter a coerencia de jogo! mexo um 2\3 pontos na temporizaçao 2\3 pontos na linha defensiva! Mas mt sinceramente o mais importante foi ter jogadores para esta tactica!

Como diz o Michael ja nao ha tacticas invensiveis e o FM cada vez se aproxima da realidade! Se queres uma equipa para posse tens que teres jogadores com atributos para jogar assim, se nao tiveres jogadores com bons atributos no passe, na decisao, na tecnica....nao teras bons resultados! No meu caso como que jogar em contra ataque a base desta tactica sao os dois extremos e os meus dois medios defensivos!

Ja vou na 3a epoca e ao tenho vindo a equilibrar o plantel com os jogadores que melhor se adecuam ao que a tactica pede! Extremos rapidos, medios defensivos fortes com bom passe e posicionamento!!

Nao vou dizer que todos os sistemas tacticos sao bons, ate pq se o pessoal mexer em tudo o que é barras sem criterio, a tactica vai perder a logica toda! Mas tal como na realidade qualquer tactica tem que ter os jogadores adecuados e na mesma tactica teremos que tentar tirar o melhor proveito das caracteristicas dos nossos jogadores!

O pessoal não aposta na tua tática por duas simples razões : 1º - tem preferência pela posse ; 2º - Alguns devem ter sacado e a coisa ter corrido mal precisamente pelo que tu explicas-te , para ter uma tática a funcionar , é preciso ter jogadores para isso , não vamos por um barça a jogar futebol direto quando tens jogadores para jogar em posse , o segredo é ter os jogadores certos e adequados a cada tática e ideia de jogo que lá implementamos , aliás , acho esse futebol que falas muito mais eficaz do que a posse de bola , o Bayern encheu o olho com futebol ofensivo com um estilo assim parecido .

De resto , é sempre bom ver o FM a tornar-se cada vez mais real , e o pessoal fica frustrado por não ganhar porque agora não há táticas milagrosas que encaixem em todo o lado , este fm é para quem percebe do jogo e do que é ser treinador em si

Mas lá está, o que tenho dito e repetido é que o pessoal mexa nas instruções desde que saiba no que está a mexer. E investir bastante no treino de movimentos preferidos, seja na distrital, seja na IIB ou numa equipa de topo.

É exatamente por causa disso que eu te tenho dito para experimentares fazer uma tática mexendo ai , porque tu sabes o que fazes , aliás , eu aprendi muito lendo comentários e análises tuas , admiro-te por isso , eu sei que tens táticas eficazes e nao precisas disso , mas experimenta e verás uma qualidade de futebol ainda maior :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Rabiola , Guilherme , Mauro , Elderson ... quem me dera ter jogadores com metade da qualidade deles :funny:

O pessoal não aposta na tua tática por duas simples razões : 1º - tem preferência pela posse ; 2º - Alguns devem ter sacado e a coisa ter corrido mal precisamente pelo que tu explicas-te , para ter uma tática a funcionar , é preciso ter jogadores para isso , não vamos por um barça a jogar futebol direto quando tens jogadores para jogar em posse , o segredo é ter os jogadores certos e adequados a cada tática e ideia de jogo que lá implementamos , aliás , acho esse futebol que falas muito mais eficaz do que a posse de bola , o Bayern encheu o olho com futebol ofensivo com um estilo assim parecido .

De resto , é sempre bom ver o FM a tornar-se cada vez mais real , e o pessoal fica frustrado por não ganhar porque agora não há táticas milagrosas que encaixem em todo o lado , este fm é para quem percebe do jogo e do que é ser treinador em si

É exatamente por causa disso que eu te tenho dito para experimentares fazer uma tática mexendo ai , porque tu sabes o que fazes , aliás , eu aprendi muito lendo comentários e análises tuas , admiro-te por isso , eu sei que tens táticas eficazes e nao precisas disso , mas experimenta e verás uma qualidade de futebol ainda maior :compinchas:

Nos primeiros patches deste fm até fiz isso, na altura só com o Porto e em termos de resultados agora não dou por grandes diferenças. Mas na altura havia momentos em que a equipa parecia que bloqueava e hoje imagino que fosse por alguma instrução que eu pudesse ter mexido. No entanto, percebo perfeitamente onde queres chegar até porque acho que as actuais instruções de banco são insuficientes para as alterações que podemos necessitar e, portanto, só mesmo andando ali a mexer um bocadinho em x e outro bocadinho em y se consegue o equilíbrio que precisamos. Eu mexo nas instruções, pelo menos em algumas, mas nas mais simples como os remates de longe ou passes a rasgar, mas actualmente estou num ponto em que tenho a táctica minimamente consolidada (tanto que me dá resultados no Porto e no Espinho) e as únicas instruções que vou acertando durante o jogo é a Temporização e o Perder Tempo, estão completamente interligadas e manuseá-las correctamente pode dar uma vitória :-) E mesmo assim vai haver sempre alguns jogos em que simplesmente não se consegue ganhar ou ganha-se um 1-0 com muita dificuldade e um ao outro em que somos simplesmente sovados e não é problema nenhum de táctica... é futebol, é fm :-)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

joguei agora com o arsenal, perdi 3-2 culpa dos defesas basicamente, tava a com a temporização normal uns 2-3 toques abaixo do rápido e o perder tempo em raro, e quando o artur passava para o Garay ou para o Lisandro eles seguravam a bola quando tinham sempre 1/2 linhas de passe, num desses caso aconteceu aquilo que já uma vez tinha dito que foi o Garay segurar e quando foi pressionado chutou para onde calhou e foi parar ao Cazorla e pimba! golo. No outro caso foi uma coisa que eu n percebo, o Gervinho pegou a bola na ala cortou para dentro, o meu DE acompanhou-o mas em vez de cortar a bola ficou a ver. Já n é a primeira vez que isto acontece as vezes e em cruzamento, eles cruzam os meus ficam a olhar e pimba! golo novamente. Isto é que me irrita seriamente.

Tavamos com 45% de posse +/-, tive de por manter a posse de bola e e passar para o espaço vazio e começamos a jogar melhor, mas tivemos pouca oportunidades, as que tivemos uma foi golo e a outra o maxi falhou um penalti e ainda mandamos uma ao poste

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

joguei agora com o arsenal, perdi 3-2 culpa dos defesas basicamente, tava a com a temporização normal uns 2-3 toques abaixo do rápido e o perder tempo em raro, e quando o artur passava para o Garay ou para o Lisandro eles seguravam a bola quando tinham sempre 1/2 linhas de passe, num desses caso aconteceu aquilo que já uma vez tinha dito que foi o Garay segurar e quando foi pressionado chutou para onde calhou e foi parar ao Cazorla e pimba! golo. No outro caso foi uma coisa que eu n percebo, o Gervinho pegou a bola na ala cortou para dentro, o meu DE acompanhou-o mas em vez de cortar a bola ficou a ver. Já n é a primeira vez que isto acontece as vezes e em cruzamento, eles cruzam os meus ficam a olhar e pimba! golo novamente. Isto é que me irrita seriamente.

Tavamos com 45% de posse +/-, tive de por manter a posse de bola e e passar para o espaço vazio e começamos a jogar melhor, mas tivemos pouca oportunidades, as que tivemos uma foi golo e a outra o maxi falhou um penalti e ainda mandamos uma ao poste

É assim mesmo, é fm, é futebol :-) e no fm, tal como no futebol, há uma coisa curiosa que acontece.... os jogadores erram :-) vocês não acreditam, mas erram mesmo. Só que o pessoal fica a pensar "xiiiii, a minha táctica é mesmo má". Nada disso, às vezes, muitas mesmo, não é a táctica, é mesmo dos jogadores. Não são máquinas, são pessoas e no fm são uma simulação, ou tentam ser uma simulação de pessoas... que, surpresa surpresa, cometem erros.

Eu empatei 2-2 no funchal contra o Marítimo, 67% de posse de bola, 24 remates, domínio completo, mas os jogadores simplesmente não acertavam na baliza, era daqueles dias. O marítimo fez 2 remates à minha baliza e marcou 2 golos... os dois remates deles, foram 2 penalties :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Como definem o posicionamento dos vossos jogadores em todos os momentos de

bola parada ? obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

treina os centrais para nao segurar a bola, reparaste se eles tinham linhas de passe nas alas? secalhar tinhas os laterais demasiado subidos e o resto da equipa toda bem marcada, tambem tens que ter em conta os atributos dos centrais em termos de tecnica e decisao quando lhes da a bola no pe a sair a jogar

isso do lateral pode ter a ver com a pressao, secalhar nao esta a pressionar o suficiente e fica a olhar, ou entao ve se nos movimentos preferidos ta alguma coisa, senao treina-o para começar a fazer carrinhos ou alguma coisa que o faça ir e querer roubar a bola

os cantos meto marcaçao homem e um ao primeiro poste e outro no segundo poste, fica so o pl na frente e nos livres deixo por defeito

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

defensivamente fica tudo por defeito conforme o criador de tácticas define

ofensivamente nos cantos só os meus extremos é que marcam e marcam com o pé contrário, independentemente do atributo que têm. Isto porque quero todos os meus médios a fazer um cerco à área adversária e ponho um central a desviar ao 1º poste e o ponta de lança a atacar o 1º poste, enquanto o outro central aparece no 2º poste. E olha que quase todos os jogos vai um golo de canto. Livres marco curto porque quero manter a posse.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo , quanto a isso dos defesas , o que havia a dizer foi dito atrás , agora isso do DE também me acontece muito , como disse o Michael , os jogadores erram , epáh , tudo bem , está realista , mas desde quando , um Defesa Lateral dá o meio ao extremo ? :facepalm: felizmente jogo compacto e os centrais lá dão uma ajudinha e fecho bem aquilo , mas é um bocado erro , talvez até bug do fm , porque um extremo que corte para dentro , o Lateral vai dar-lhe sempre o meio e isso é prejudicial , principalmente quando estás a jogar contra equipas com qualidade , eu cá no São Verissimo não tenho esse problema , if you know what i mean :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo , quanto a isso dos defesas , o que havia a dizer foi dito atrás , agora isso do DE também me acontece muito , como disse o Michael , os jogadores erram , epáh , tudo bem , está realista , mas desde quando , um Defesa Lateral dá o meio ao extremo ? :facepalm: felizmente jogo compacto e os centrais lá dão uma ajudinha e fecho bem aquilo , mas é um bocado erro , talvez até bug do fm , porque um extremo que corte para dentro , o Lateral vai dar-lhe sempre o meio e isso é prejudicial , principalmente quando estás a jogar contra equipas com qualidade , eu cá no São Verissimo não tenho esse problema , if you know what i mean :mrgreen:

se o teu lateral nao esta a fazer bem a cobertura ao extremo exprimenta meter o central a jogar pelos flancos asism quando o extremo vier para dentro ta la o central a bloquia-lo

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela opinião MichaelAndrews e el_capone :compinchas:

Já agoram como esgotam as substituições sem ser em lesões ou mudanças

cirurgícas de estratégia/táticas ?

Tenho pouco tempo para jogar , é escasso o tempo :angry:

Editado por MICK

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de algum rendimento ou cansaço de algum jogador. Se não estou contente com alguma coisa, faço acertos na temporização e no perder tempo porque em termos de filosofia não abdico da forma como a equipa joga... podemos é travar mais o jogo ou acelerá-lo.

se o teu lateral nao esta a fazer bem a cobertura ao extremo exprimenta meter o central a jogar pelos flancos asism quando o extremo vier para dentro ta la o central a bloquia-lo

Isso é que eu já experimentei, tinha os meus centrais a jogar pelos flancos mas já me disseram na SI que é inócuo, os centrais não respeitam a instrução. Está mal :-(

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

depende se um jogador nao tiver ajogar nada falo com ele ao intervalo se ele continuar assim a nao jogar nada sai, depois se tiver lesoes depende se estou a ganhar ou nao e se esta a jogar bem ou nao e da sua motivaçao, e depois quando esta tudo bem ai ao minuto 60 vejo se esta alguem complacente e nao ta a jogar bem sai, se tiver alguem cansado sai tambem se estiver a ganhar senao so sai senao estiver a jogar bem e depois la para ao minuto 70 ou 75 volto a repetir o mesmo e depois deixo uma ultima substiçao sempre de reserva quase ate os minutos finais quando estou a ganhar pq os adversarios tornam-se mais agressivos e mais pressionantes e podem-me lesionar alguem e nao quero ficar a jogar com menos um

Depende de algum rendimento ou cansaço de algum jogador. Se não estou contente com alguma coisa, faço acertos na temporização e no perder tempo porque em termos de filosofia não abdico da forma como a equipa joga... podemos é travar mais o jogo ou acelerá-lo.

Isso é que eu já experimentei, tinha os meus centrais a jogar pelos flancos mas já me disseram na SI que é inócuo, os centrais não respeitam a instrução. Está mal :-(

eu uso mas nao é por causa disso, é para obrigar o adversario a abrir e dar-me espaço para eu construir a meio campo, uso os laterais colados a linha e os centrais pelos flancos, assim quando a bola esta nas alas eles vem pressionar e mesmo a fazer as marcaçoes abrem-se mais e eu fico com mais espaço para explorar tanto a meio campo tanto nos flancos entre os centrais e laterais deles pq quando subo no terreno os meus laterais ficam na frente colados a linha e os meus extremos cortam para dentro depois fico em vantagem numerica no meio pq eles ao preocuparem-se com os meus alas vao abrir senao o fizerem tambem nao me preocupo tenho sempre os laterais bem abertos na linha prontos para receber um passe e levar o jogo para a frente, acabo sempre por ter soluçoes seja pelo meio ou pela alas

Guardiola ja começou a treinar o tiki taka em Munich:

http://www.youtube.com/watch?v=-IOW2cfkqw8

o Urugai a bater penaltis parece a minha sobrinha :biggrin:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

treina os centrais para nao segurar a bola, reparaste se eles tinham linhas de passe nas alas? secalhar tinhas os laterais demasiado subidos e o resto da equipa toda bem marcada, tambem tens que ter em conta os atributos dos centrais em termos de tecnica e decisao quando lhes da a bola no pe a sair a jogar

Eles as vezes chegam a ter no minimo 2 linhas de passe seguras. E já os pus a treinar o movimento preferido de jogar curto e simples porque se tamos a jogar com uma equipa que pressiona alto se formos lentos e segurarmos a bola eles vao ter tempo para se organizarem, temos de trocar a bola rapidamente de um lado para o outro para aproveitar o espaço deixado pelo o jogador adversário para criar-mos desiquilibrios.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles as vezes chegam a ter no minimo 2 linhas de passe seguras. E já os pus a treinar o movimento preferido de jogar curto e simples porque se tamos a jogar com uma equipa que pressiona alto se formos lentos e segurarmos a bola eles vao ter tempo para se organizarem, temos de trocar a bola rapidamente de um lado para o outro para aproveitar o espaço deixado pelo o jogador adversário para criar-mos desiquilibrios.

pode ter a ver com a temporizaçao e o perder tempo, o jogador pode ter que decidir rapido e se tiver pouca tecnica e pouco de poder de decisao vai correr mal, por exemplo imagina que ele tem 12 de decisao e 11 de tecnica, ao ser pressionado ele tendo em conta que a temporizaçao esta elevada e o perder tempo esta raramente na cabeça dele ele acha que tem que ser rapido a decidir e que a bola tem que ser enviada para os jogadores da frente e nao os que estao em linha com ele, ora se ele nao for bom a tomar decisoes em vez disso pode optar por segurar a bola so que depois senao tiver uma boa tecnica pode perder a bola e originar lances perigosos que podem acabar em golo, ou entao acaba por mandar a bola para frente, alivia sem sequer ver para onde esta a mandar a bola e se a bola for recuperada pelo adversario tambem pode causar lances de perigo

Compartilhar este post

Link para o post

pois mas ele devia ele passar a bola antes de ser pressionado, é receber a bola, dár 2/3 toques e passar. O que mais faz isso é o Garay que tem 15 de decisão e a temporização tá em normal uns 3 toques abaixo do rápido.

Compartilhar este post

Link para o post

pois mas ele devia ele passar a bola antes de ser pressionado, é receber a bola, dár 2/3 toques e passar. O que mais faz isso é o Garay que tem 15 de decisão e a temporização tá em normal uns 3 toques abaixo do rápido.

quais sao as linhas de passe que ele tem? jogadores ao lado dele nao vai adiantar de muito pq tendo a temporizaçao assim ele vai sempre procurar meter a bola nos que estao a frente dele, tem que ter pelo menos ou os alas mais adiantados mas nao muito de modo a que de para ele passar mas nao muito afastados pq ele tendo passe curto nao vai dar a bola a ninguem que esteja muito longe dele, se nao tiver o medio mais defensivo perto dele vai ficar a segurar a bola a procura de alguem que desça para receber e quando começar a ver que ninguem aparece vai sair chuto para a frente

Compartilhar este post

Link para o post

custuma ter o lateral ou medio defensivo e as vezes um dos medios centros, mas ele pode dar no lateral que depois pode jogar no extremo no num dos medios centros.

Compartilhar este post

Link para o post

custuma ter o lateral ou medio defensivo e as vezes um dos medios centros, mas ele pode dar no lateral que depois pode jogar no extremo no num dos medios centros.

Devias gravar um videozinho da situação

Compartilhar este post

Link para o post

pode dar no lateral depende se o lateral estiver marcado ou demasiado recuado ele ja nao vai dar no lateral pq a tua temporizaçao esta a dizer para ele dar aos jogadores mais adiantados

resultado a parte, destaque para a percentagem de posse de bola e para o numero de remates e dominio a meio campo, isto era para ter ficado uns 20 a 0 falhou-se tantos golos quase de baliza aberta mas tendo em conta que os jogadores tem entre 4 e 7 de finalizaçao ate se compreende :biggrin:

34j6krd.jpg

Guardiola :prayer:

http://www.youtube.com/watch?v=5bmLYBVwwsw

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

pode dar no lateral depende se o lateral estiver marcado ou demasiado recuado ele ja nao vai dar no lateral pq a tua temporizaçao esta a dizer para ele dar aos jogadores mais adiantados

resultado a parte, destaque para a percentagem de posse de bola e para o numero de remates e dominio a meio campo, isto era para ter ficado uns 20 a 0 falhou-se tantos golos quase de baliza aberta mas tendo em conta que os jogadores tem entre 4 e 7 de finalizaçao ate se compreende :biggrin:

Independentemente dos atributos também podia ter-te acontecido praticamente o oposto, teres 9 ou 10 remates e ganhar por 5 ou 6-0 :-)

Por isso é que é importante não usar ambos os laterais com função de ataque, pois vão ambos movimentar-se ofensivamente demasiado cedo e os centrais ficam sem opções. Depois também joga a importância do Perder Tempo, mesmo que a estratégia seja atacante (o que faz com que as acções dos jogadores sem muito mais direccionadas para colocar a bola no ataque), um pouco de perder tempo atenua essa necessidade e pode levar o jogador a decidir o passe mais simples, por exemplo, ao guarda-redes. Por fim, tal como o Capone já mencionou e que eu próprio tanto insisto, os movimentos preferidos do jogador também têm importância.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a ler as duvidas que aqui estao! Qt ao centrais perderem mt a bola em vez passarem serem pressionados....Uma das coisas que pode provocar isto é a mentalidade que das ao teu central e liberdade criativa! Se lh das uma mentalidade ofensiva ele vai procurar um passe ofensivo e se lh cortares a mentalidade ele se nao tiver opçoes ofensivas fica sem saber o que fazer! Tens tres solucoes, se queres manter a mentalidade ofensiva tens que lh dar mais liberdade criativa, para o rapaz ter mais opçoes, podes lh dar uma mentalidade defensiva e o homem vai andar a trocar a bola apenas com o outro central, GR ou medio mais defensivo, sem arriscar! tens outra opçao que é a que eu uso que é pores o central com passe longo! Ele nao vai usar smp o passe longo, so qd tiver mais afelito ai ele faz um balao para o meio campo adversario! Qt ao lateral ficar a ver o extremo passar, nao sei se é bug, pq no futebol real o Ronaldo em 10 jogadas 9 corta para dentro e ninguem o pára, o messi a mesma coisa, o Hulk no FCP igual!! Como na realidade eu que jogo com dois medios defensivos. por vezes o meu medio fecha e o extremo tem que passar para tras, outras vezes abre se uma autoestrada! La esta, tamos aqui a falar de um simulador e por vezes ha alguns exageros....

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a ler as duvidas que aqui estao! Qt ao centrais perderem mt a bola em vez passarem serem pressionados....Uma das coisas que pode provocar isto é a mentalidade que das ao teu central e liberdade criativa! Se lh das uma mentalidade ofensiva ele vai procurar um passe ofensivo e se lh cortares a mentalidade ele se nao tiver opçoes ofensivas fica sem saber o que fazer! Tens tres solucoes, se queres manter a mentalidade ofensiva tens que lh dar mais liberdade criativa, para o rapaz ter mais opçoes, podes lh dar uma mentalidade defensiva e o homem vai andar a trocar a bola apenas com o outro central, GR ou medio mais defensivo, sem arriscar! tens outra opçao que é a que eu uso que é pores o central com passe longo! Ele nao vai usar smp o passe longo, so qd tiver mais afelito ai ele faz um balao para o meio campo adversario! Qt ao lateral ficar a ver o extremo passar, nao sei se é bug, pq no futebol real o Ronaldo em 10 jogadas 9 corta para dentro e ninguem o pára, o messi a mesma coisa, o Hulk no FCP igual!! Como na realidade eu que jogo com dois medios defensivos. por vezes o meu medio fecha e o extremo tem que passar para tras, outras vezes abre se uma autoestrada! La esta, tamos aqui a falar de um simulador e por vezes ha alguns exageros....

Um simulador cada vez mais perto da realidade :-)

Tens toda a razão, por isso mesmo é que gosto de dar opções aos meus jogadores e não restringi-las. Depois é uma questão de filosofia do treinador, comigo é bola na relva, não há cá chapeladas, só mesmo em último recurso. Mesmo por isto os meus centrais têm todos como movimento preferido Não faz Passes a Rasgar mas, por outro lado, os médios têm como um dos movimentos Baixa para Vir Buscar Jogo e isto pode fazer toda a diferença.

Já a mentalidade ainda que seja ofensiva, o jogador na defesa só vai procurar fazer um passe arriscado / agressivo / ofensivo se a temporização e o perder tempo forem nesse sentido, portanto, é importante que funcionem como uma espécie de contra-peso para equilibrar a mentalidade atacante. Certo, os jogadores têm essa mentalidade mas podem igualmente ser instruídos para serem mais pacientes no passe.

E depois há estas coisas, uma noite de liga dos campeões perfeita :-)

r9v1.png

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho estado a ler os vossos comentários e digo-vos que já aprendi muita coisa. Mas ainda tenho algumas dúvidas: durante um jogo como é que costumam alterar os valores de temporização e perder tempo? Em função do resultado e em função da equipa contra quem jogam?

Btw, não consigo abrir os spoilers do forúm nem por negrito, smiles e as outras coisas. Uso o Mozilla

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho estado a ler os vossos comentários e digo-vos que já aprendi muita coisa. Mas ainda tenho algumas dúvidas: durante um jogo como é que costumam alterar os valores de temporização e perder tempo? Em função do resultado e em função da equipa contra quem jogam?

Btw, não consigo abrir os spoilers do forúm nem por negrito, smiles e as outras coisas. Uso o Mozilla

Eu nao mexo mt na temporizaçao! Andei a mexer na minha tactica e criei uma mais ofensiva pa qd vejo que nao estou a criar perigo com equipas pequenas! Mas acredito que o michael mexa na temporizaçao e no perder tempo com o desenrolar do jogo e observaçao do adversario! Acredito que para mexeres nesses parametros teras que estar com atençao ao que te diz o teu adjunto e ires vendo como decorre o jogo! Acho que isto ja parte da visao de cada um o do que achas que a tua equipa pode fazer! Tens que ter cuidado ao mexer, nao mexas so por mexer sem saberes o que estas a fazer!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...