Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
freudianslip

Líder democrata-cristã em França diz que gays podem casar, mas não entre eles

Publicações recomendadas

País está a discutir a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Christine Boutin defendeu que os gays já têm direito ao casamento, desde que seja com alguém heterossexual.

 

No que toca ao casamento, em França não há discriminação dos homossexuais. Quem o diz é a líder do Partido Democrata Cristão, Christine Boutin, numa declaração na véspera de Natal em que defendeu que os gays já se podem casar desde que não seja com alguém do mesmo sexo.

 

"Toda a gente tem direito ao casamento", frisou Boutin, que chegou a ser ministra de Nicolas Sarkozy, com a pasta da Habitação e Desenvolvimento Urbano. "Os homossexuais podem obviamente casar-se, com alguém de outro sexo", frisou a líder democrata-cristã, numa entrevista à iTélé, mostrando-se esperançada de que milhares de pessoas participem na manifestação anti-casamento gay que está marcada para 13 de Janeiro de 2013.

 

E por que não podem os gays casar entre eles? "Porque o casamento assegura, através da relação carnal, que haverá esperança no nascimento. O casamento é isso, não é de todo uma questão de amor", afirma a mesma responsável política, num excerto que está disponível online em vídeo.

 

Boutin foi, em 1999, uma acérima opositora ao pacto civil existente em França, uma legislação que autorizou a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

 

O tema do casamento gay está muito presente nesta altura no debate político em França. No início de Novembro, dias antes de o Governo francês ter aprovado um plano para a introdução do casamento entre pessoas do mesmo sexo na legislação francesa, uma sondagem BVA, divulgada pela AFP, sugeria que 58% dos franceses são favoráveis à legalização do casamento gay. Porém, esse valor era mais baixo do que aquele registado numa outra sondagem em 2011, que dava 63% dos franceses como apoiantes desta causa.

 

Na campanha que elegeu François Hollande para a Presidência, este socialista que derrotou Nicolas Sarkozy tinha prometido uma legislação do género até meados de 2013. Uma versão preliminar da proposta legislativa irá ser apreciada no Parlamento em Janeiro de 2013. Se passar, a França tornar-se-ia no 12.º país do mundo a autorizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

A proposta socialista não se resume à questão do casamento, enquadrando também o tema da adopção, que não está prevista na legislação portuguesa, por exemplo, que autoriza o casamento entre homossexuais desde 2010.

 

Público

 

 

mais um génio a partilhar sabedoria.

Compartilhar este post


Link para o post

-Pode-se fazer?

-Pode.... só que é proibido. Mas pode-se fazer

Compartilhar este post


Link para o post

-Pode-se fazer?

-Pode.... só que é proibido. Mas pode-se fazer

2a77axc.jpg

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...