Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2013] Debate Táctico

Publicações recomendadas

como diz o Michael tudo isto tem que ter coerencia!!! tudo depende da tua estrategia de jogo!!

Vou so dar o exemplo da minha tactica de futebol directo! Num meio campo a 3 jogo com 2 trincos puros e pq!? Como uso dois alas em vez de defesas laterais estes dois trincos foi a unica maneira que achei para compensar as subidas dos dois alas!

Jogando em pose ja jogo de maneira diferente mesmo jogando na mesmo com dois alas! A grande diferença é que jogo cm dois avançados interiores que ajudam mt mais a defender que os extremos puros. assim jogo apenas com um trinco, jogando depois com um construtor de jogo e um box-to-box mais á moda do Xavi, nao corre com bola nem corre de fundo usando mt os passes a rasgar!!! Este medio é o que me equilibra o meio campo! Qd é preciso sobe e apoia o ataque mas nunca esta desposicionado qd começa a defender!

Compartilhar este post

Link para o post

como diz o Michael tudo isto tem que ter coerencia!!! tudo depende da tua estrategia de jogo!!

Vou so dar o exemplo da minha tactica de futebol directo! Num meio campo a 3 jogo com 2 trincos puros e pq!? Como uso dois alas em vez de defesas laterais estes dois trincos foi a unica maneira que achei para compensar as subidas dos dois alas!

Jogando em pose ja jogo de maneira diferente mesmo jogando na mesmo com dois alas! A grande diferença é que jogo cm dois avançados interiores que ajudam mt mais a defender que os extremos puros. assim jogo apenas com um trinco, jogando depois com um construtor de jogo e um box-to-box mais á moda do Xavi, nao corre com bola nem corre de fundo usando mt os passes a rasgar!!! Este medio é o que me equilibra o meio campo! Qd é preciso sobe e apoia o ataque mas nunca esta desposicionado qd começa a defender!

E depois, independentemente, das posições dos jogadores têm que ser criadas ligações de modo a que se complementem. Ainda bem que dás esse exemplo para que se coloque em prática uma situação:

Imaginemos uma táctica em 4-3-3, com um médio defensivo e mais dois médios à sua frente. Um dos médios será um CJR e outro um CJA: no caso do CJR estar na posição mais recuada, as mentalidades de ambos devem ser iguais e com correr de fundo raramente, ou em alternativa a do CJA ser um pouco mais alta caso estejam lado a lado, e isto porque não queremos que saiam demasiado das posições e se fixem muito na frente. Imaginando que o CJR fica na posição mais defensiva, então têm a mesma mentalidade, agora precisamos que o terceiro médio faça a ligação, deverá ser um jogador que ofereça linhas de passe, como tal precisa de ter a mentalidade mais baixa que os outros dois, mas Correr de Fundo às vezes. Deste modo, fará mais movimentações ofensivas mas não será arrastado devido à menor mentalidade.

Regra geral, estas ligações são feitas automaticamente no criador de tácticas podendo ser feitos pequenos ajustes nas instruções aos jogadores (ex: eu gosto de retirar os remates de longe).

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Falando em coerencia e equilibrio....como ja sabem ando a ve se ponho o eu Vitoria de Setubal a jogar em posse! Qd se fala em posse pensa se logo no Barça e no 4-3-3! Para minha grande surpresa e graças a surto de lesoes nos meus medios tive que alterar o meu desenho tactico, apostando num 4-4-2! Linha de 4 defesas, laterais a apoiar! 1 trinco, e como so tinha um medio centro (box-to-box) , recuei os meus extremos para a linha do meio campo! Ha falta de medios substitui por um ponta de lança a fazer dupla com o meu avançado recuado!

Nao mexi nas instruçoes individuais! Basicamente apenas mudei o CJA por o ponta de lança e recuei os extremos para a linha do meio campo!

Para meu espanto a equipa ficou mt mais coesa defensivamente....ja vejo os extremos a roubar bolas! No ataque a equipa abre mt mais o campo! Vejo mtas vezes o meu medio box to box a aparecer na area e a fazer golos e tenho mtas mais linhas de passe! E para minha maior surpresa consigo dominar e ter bem mais posse de bola!

Ainda estou sem conseguir perceber como e´que uma equipa sem menos um medio consegue ter mais posse de bola!!!

Compartilhar este post

Link para o post

@Passonov:

É normal que tenhas mais posse, pois na realidade passaste de 3 jogadores no meio campo para 4 (um trinco, um médio e dois extremos).

Com isso, tens mais jogadores a vir de trás para a frente, e por isso é normal mais posse. :)

Compartilhar este post

Link para o post

@Passonov:

É normal que tenhas mais posse, pois na realidade passaste de 3 jogadores no meio campo para 4 (um trinco, um médio e dois extremos).

Com isso, tens mais jogadores a vir de trás para a frente, e por isso é normal mais posse. :)

Vou manter o meu 4-4-2!! Agrada me mt o que vejo a equipa fazer!! Parece m um futebol tipo MU do Sir Alex Fergunson! Agora dps de ler aqui as vossas ideias, implementei um central a bloquear e outro a cobrir!! Parece m uma opçao mt boa, ja que a equipa como joga mt subida continua a fazer o fora de jogo e qd o fora de jogo falha como tenho o Jorge Luiz que é um central de 14 de velocidade, ta la quase smp para as dobras

Compartilhar este post

Link para o post

Vou manter o meu 4-4-2!! Agrada me mt o que vejo a equipa fazer!! Parece m um futebol tipo MU do Sir Alex Fergunson! Agora dps de ler aqui as vossas ideias, implementei um central a bloquear e outro a cobrir!! Parece m uma opçao mt boa, ja que a equipa como joga mt subida continua a fazer o fora de jogo e qd o fora de jogo falha como tenho o Jorge Luiz que é um central de 14 de velocidade, ta la quase smp para as dobras

Nem mais :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...