Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2013] Debate Táctico

Publicações recomendadas

Ok, mas não te esqueças da mentalidade.

Como quero usa o controlar cmo estilo de jogo tenho todos os jogadores com mentalidade normal!!! A principio tinha os meus jogadores mais ofensivos com uma mentalidade atacante, mas parece me que qt mais atacante for a mentalidade mais os jogadores arriscam nos passes ofensivos e nao é isso que quero! quero que os jogadores troquem a bola ate haver espaços, nao quero que andem a forçar passes a rasgar para chegar rapido á baliza advrsaria

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, isso da mentalidade também tem a ver com Correr de Fundo, isto é, se tiveres um defesa lateral com mentalidade 5 e a correr de fundo frequentemente, e tiveres o outro defesa lateral com mentalidade 15 e correr de fundo também frequentemente... o que é que vai acontecer? O que tem mentalidade 15 vai avançar no terreno muito mais cedo / depressa do que o outro lateral. Mas o que tem mentalidade 5 também vai ser atacante por causa do correr de fundo frequentemente, apenas demora mais tempo a movimentar-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende, isso da mentalidade também tem a ver com Correr de Fundo, isto é, se tiveres um defesa lateral com mentalidade 5 e a correr de fundo frequentemente, e tiveres o outro defesa lateral com mentalidade 15 e correr de fundo também frequentemente... o que é que vai acontecer? O que tem mentalidade 15 vai avançar no terreno muito mais cedo / depressa do que o outro lateral. Mas o que tem mentalidade 5 também vai ser atacante por causa do correr de fundo frequentemente, apenas demora mais tempo a movimentar-se.

e o que achas que rende mais?

Compartilhar este post

Link para o post

qd poes correr de fundo num extremo ou num ponta lança que quer isto dizer??? Qual o objectivo de correr de fundo?

Compartilhar este post

Link para o post

qd poes correr de fundo num extremo ou num ponta lança que quer isto dizer??? Qual o objectivo de correr de fundo?

É essencialmente movimentação.

Um avançado com correr de fundo raro, vai ser mais estático (tipo Cardozo), enquanto se tiver correr de fundo frequente vai movimentar-se mais tipo Lima, cair nas linhas laterais, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Correr de Fundo é a movimentação ofensiva do jogador sem bola.

O importante é que a mentalidade dos teus jogadores seja coerente para que não criem demasiados espaços entre eles. Convém que as mentalidades estejam todas próximas umas das outras, independentemente de serem mais ou menos atacantes ou defensivas.

Se usas ponta de lança tens que ter cuidado com a opção de jogo largo. Já vi muito pessoal a usar os alas a cortar para dentro e depois os jogadores não se entendem porque ocupam o espaço uns dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Se usas ponta de lança tens que ter cuidado com a opção de jogo largo. Já vi muito pessoal a usar os alas a cortar para dentro e depois os jogadores não se entendem porque ocupam o espaço uns dos outros.

O cortar para dentro funciona muito bem neste FM (bem demais até na minha opinião). É apenas necessário equilibrar bem com a movimentação do resto da equipa.

Uma táctica onde tenhas os extremos a cortar para dentro, os laterais a subirem bastante (para ocuparem o espaço deixado pelos extremos), e um avançado que desça no terreno para abrir espaço para os tais extremos resulta às 1000 maravilhas.

O problema é que o pessoal tem tendência a colocar os extremos a cortarem para dentro, mais um avançado que não sai da área, mais um ou dois médios que atacam vindos de trás, e ficam com um jogo ofensivo completamente congestionado que acaba invariavelmente em remates de longe.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael eu tive a ver as tuas tacticas para ver se aprendia qq coisa! Algo que me deixou intrigado foi jogares com um nº 10 na posiçao de ponta de lança e ainda lhe cortas t o correr de fundo! Isso do meu ponto de vista contraria um pouco aquilo que tu queres daquele jogador! basicamente sera um messi...so que tu tiras o correr de fundo e dps dizes pa ele jogar pelos flancos!! Ora sem o correr de fundo nao sera um jogador mais estatico? A minha ultima ideia foi tirar o correr com bola a todos os jogadores menos ao meu avançado recuado!!! Contra o Benfica levei 2 secas ja no porlongamento mas dominei o jogo com cerca de 60% de posse de bola!! O problema é que rematei pouquinho

Compartilhar este post

Link para o post

O cortar para dentro funciona muito bem neste FM (bem demais até na minha opinião). É apenas necessário equilibrar bem com a movimentação do resto da equipa.

Uma táctica onde tenhas os extremos a cortar para dentro, os laterais a subirem bastante (para ocuparem o espaço deixado pelos extremos), e um avançado que desça no terreno para abrir espaço para os tais extremos resulta às 1000 maravilhas.

O problema é que o pessoal tem tendência a colocar os extremos a cortarem para dentro, mais um avançado que não sai da área, mais um ou dois médios que atacam vindos de trás, e ficam com um jogo ofensivo completamente congestionado que acaba invariavelmente em remates de longe.

Exactamente :-)

Se querem alas a cortar para dentro, o avançado do meio tem que baixar.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael eu tive a ver as tuas tacticas para ver se aprendia qq coisa! Algo que me deixou intrigado foi jogares com um nº 10 na posiçao de ponta de lança e ainda lhe cortas t o correr de fundo! Isso do meu ponto de vista contraria um pouco aquilo que tu queres daquele jogador! basicamente sera um messi...so que tu tiras o correr de fundo e dps dizes pa ele jogar pelos flancos!! Ora sem o correr de fundo nao sera um jogador mais estatico? A minha ultima ideia foi tirar o correr com bola a todos os jogadores menos ao meu avançado recuado!!! Contra o Benfica levei 2 secas ja no porlongamento mas dominei o jogo com cerca de 60% de posse de bola!! O problema é que rematei pouquinho

Claro, se não correm com a bola também não provocam desequilíbrios.

As tácticas que partilhei aqui já estão desactualizadas devido aos patch updates que entretanto a SI lançou. Por outro lado, também já li umas coisas e percebi umas quantas lacunas que essas tácticas tinham. No entanto, vou discordar da tua observação: realmente quero que seja uma espécie de Messi, por isto mesmo quero que ele baixe no campo tornando-se uma opção de passe para os médios mas também corre com a bola por vezes, não se limita a receber e a passar a bola.

Depois temos a questão do jogo largo, neste caso Jogar pelos Flancos. Bom, o Jogar pelos Flancos é algo que ainda suscita muitas dúvidas pois há opiniões que defendem que é a movimentação lateral do jogador, em vez de vertical. E há opiniões que é a movimentação vertical entre o espaço criado pelo posicionamento dos adversários. A expressão original é Move into Channels, na nossa língua traduziram channels por flancos o que pode confudir o pessoal pensando que os flancos são as alas. Seja lá quem tem razão, uma coisa é certa: o jogador sai da posição à procura de espaço.

Entretanto, se queres mesmo jogar em posse tens que ter os jogadores certos para o fazer e o treino de movimentos preferidos é fundamental.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, se não correm com a bola também não provocam desequilíbrios.

As tácticas que partilhei aqui já estão desactualizadas devido aos patch updates que entretanto a SI lançou. Por outro lado, também já li umas coisas e percebi umas quantas lacunas que essas tácticas tinham. No entanto, vou discordar da tua observação: realmente quero que seja uma espécie de Messi, por isto mesmo quero que ele baixe no campo tornando-se uma opção de passe para os médios mas também corre com a bola por vezes, não se limita a receber e a passar a bola.

Depois temos a questão do jogo largo, neste caso Jogar pelos Flancos. Bom, o Jogar pelos Flancos é algo que ainda suscita muitas dúvidas pois há opiniões que defendem que é a movimentação lateral do jogador, em vez de vertical. E há opiniões que é a movimentação vertical entre o espaço criado pelo posicionamento dos adversários. A expressão original é Move into Channels, na nossa língua traduziram channels por flancos o que pode confudir o pessoal pensando que os flancos são as alas. Seja lá quem tem razão, uma coisa é certa: o jogador sai da posição à procura de espaço.

Entretanto, se queres mesmo jogar em posse tens que ter os jogadores certos para o fazer e o treino de movimentos preferidos é fundamental.

[/quot

Tenho m tado a basear nas tuas tacticas para tirar algumas ideias! ha grandes diferenças pa r este ultimo update?

Compartilhar este post

Link para o post

O último patch, de há uns dias, acho que só corrigiu alguns bugs, mas os anteriores mudaram muito o jogo, portanto não estou a ver que as tácticas que na altura coloquei aqui te ajudem muito. A ver se mais logo abro um tópico com a táctica que estou a usar actualmente no FCPorto, mas queria fazer mais uns jogos. Até agora, 10 jogos no campeonato, 10 vitórias, 38-40 golos marcados e 3 ou 4 sofridos. Estou a usar 3 tácticas: Controlar / Fluido, Controlar / Muito Fluido e Atacar / Muito Fluido, todas em 4-3-3 com médio defensivo, embora a atacar os meus laterais posicionam-se como alas, portanto o desenho táctico será mais um 2-3-2-2-1.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais, parabens pelas vossas conversas sobre taticas que tanto ajudam o pessoal e que ha muito fazem falta a esta secçao do forum!

Ora bem, o meu estilo de jogo preferido é com posse de bola e o o desenho da equipa é 4231. Que instruções voces davam aos extremos? Extremo ou avançado interior? Cortar para dentro ou jogar pelos flancos?

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais, parabens pelas vossas conversas sobre taticas que tanto ajudam o pessoal e que ha muito fazem falta a esta secçao do forum!

Ora bem, o meu estilo de jogo preferido é com posse de bola e o o desenho da equipa é 4231. Que instruções voces davam aos extremos? Extremo ou avançado interior? Cortar para dentro ou jogar pelos flancos?

Bom, a minha sugestão que não olhes apenas para os extremos / interiores, mas para a equipa como um todo. Mas para ser mais preciso na resposta, depende do que queres que os jogadores façam: ou pretendes mais equilíbrio, os laterais não sobem tanto e neste caso usas extremos que vão à linha e cruzam; ou, em alternativa, queres mais envolvência pelas laterais e os defesas sobem, e jogas com avançados a cortar para dentro. Neste caso convém não usar ponta de lança, mas ou um avançado recuado ou um trequartista. Ou ainda podes usar um lado em que de numa ala cortam para dentro e na outra joga pelos flancos (também pode jogar normal, sem jogo largo).

P.S. ainda hoje continua a causar muitas dúvidas o que significa jogar pelos flancos

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Falando por experiencia propria penso que no FM jogar com avançados interiores é smp melhor opçao! Ja no FM2012 com avançados interiores era sinal de golo e maior equilibrio! Mas, neste FM na minha tactica e futebol directo uso dois extremos com instruçoes de jogar pelos flancos e nao colados á linha e o que me acontece mtas vezes é que basta por um canhoto do lado direito e este assim que tiver a bola vai cortar para dentro! Se queres um equipa de posse, avançados interiores penso que sera a melhor opçao

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jogo com dois alas atacar, dois centrais defender, no meio campo construtor de jogo recuado apoiar, medio recuperador de bolas defender, dois extremos, construtor de jogo avançado apoiar e um ponta de lança atacar.

A minha duvida é: se jogar com avançados interiores o meio campo nao ira ficar congestionado uma vez que tem la o medio ofensivo?

Quero que os laterais apoiem o ataque, dai ter colocado Ala atacar, jogo com defesa toda subida..

Sugestões?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jogo com dois alas atacar, dois centrais defender, no meio campo construtor de jogo recuado apoiar, medio recuperador de bolas defender, dois extremos, construtor de jogo avançado apoiar e um ponta de lança atacar.

A minha duvida é: se jogar com avançados interiores o meio campo nao ira ficar congestionado uma vez que tem la o medio ofensivo?

Quero que os laterais apoiem o ataque, dai ter colocado Ala atacar, jogo com defesa toda subida..

Sugestões?

Ai para mim tens um senao!! Ou seja como jogas com um medio ofensivo e um ponta lança, das duas uma ou das mta mobilidade a estes dois para fugirem para os flancos ou vais ter mta gente no meio, ja que os avançados interiores vao cortar para o meio!! Podes por tudo a correr de fundo com passes a rasgar e a jogar pelos flancos para aproveitar as diagonais

Compartilhar este post

Link para o post

Sugestões?

Se jogas com dois extremos (atacar) não devias usar dois alas também a atacar, congestionas o espaço na frente. O médio recuperador de bolas é preciso algum cuidado, pois sendo a preocupação dele recuperar a bola pode perder a posição e abrir brechas no meio-campo.

Se queres jogar com avançados interiores tens duas opções: ou cortas a opção cortar para dentro, ou não dá para ter um ponta de lança a atacar porque vão andar a ocupar os espaços uns dos outros.

Para os laterais apoiarem o ataque não precisas de os usar com o papel de Atacar, podes jogar com a opção Apoiar ou Automática.

Mais importante ainda do que tudo isto, é veres como tens a Mentalidade dos teus jogadores.

Ai para mim tens um senao!! Ou seja como jogas com um medio ofensivo e um ponta lança, das duas uma ou das mta mobilidade a estes dois para fugirem para os flancos ou vais ter mta gente no meio, ja que os avançados interiores vao cortar para o meio!! Podes por tudo a correr de fundo com passes a rasgar e a jogar pelos flancos para aproveitar as diagonais

E depois se a mentalidade for mais ofensiva, como tem tudo a correr de fundo frequentemente, fica com os jogadores lá na frente à mama e não tem ninguém que conduza o jogo :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Se jogas com dois extremos (atacar) não devias usar dois alas também a atacar, congestionas o espaço na frente. O médio recuperador de bolas é preciso algum cuidado, pois sendo a preocupação dele recuperar a bola pode perder a posição e abrir brechas no meio-campo.

Se queres jogar com avançados interiores tens duas opções: ou cortas a opção cortar para dentro, ou não dá para ter um ponta de lança a atacar porque vão andar a ocupar os espaços uns dos outros.

Para os laterais apoiarem o ataque não precisas de os usar com o papel de Atacar, podes jogar com a opção Apoiar ou Automática.

Mais importante ainda do que tudo isto, é veres como tens a Mentalidade dos teus jogadores.

E depois se a mentalidade for mais ofensiva, como tem tudo a correr de fundo frequentemente, fica com os jogadores lá na frente à mama e não tem ninguém que conduza o jogo :-)

La esta! tem smp que haver um equilibro!

Compartilhar este post

Link para o post

Então, na tua opinião, qual será a melhor função para dar mais segurança ao meio campo em vez do medio recuperador de bolas?

Compartilhar este post

Link para o post

Então, na tua opinião, qual será a melhor função para dar mais segurança ao meio campo em vez do medio recuperador de bolas?

Isso tem mais a ver com a mentalidade e correr de fundo dos jogadores, independentemente da designação. Claro que os jogadores, consoante o que lhes for atribuído, têm posições e funções naturais. É apenas uma opinião mas para mim, jogando com 3 médios, todos devem ter papéis diferentes de forma a que se completem, um médio defende, um médio apoia, um médio ataca, dentro disto depois fica um pouco ao critério de cada um.

Compartilhar este post

Link para o post

O michael tem razão, e eu aproveito para complementar mais um pouco.

Num meio campo com 2 jogadores, um deve ter funções de defesa e outro de apoio. Deves evitar ter um a defender e outro a atacar, pois poderás partir a equipa em dois.

Em termos tácticos, numa táctica com 3 jogadores no meio campo, é importante que um deles consiga fazer a ligação com a linha da frente, e por isso um deles deve ter a função de ataque.

Já numa táctica com 2 jogadores no meio campo, a ligação "meio campo-ataque" deve ser feita ao contrário, ou seja um dos avançados deve recuar, e por isso é essencial que um dos avançados esteja com uma função de apoiar.

No fundo, o que é essencial, é que consigas ter jogadores a funcionar entre as linhas da defesa, meio campo e ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Coerência :-) por causa disto é que o pessoal da SI farta-se de avisar para não se mexer (ou mexer o mínimo possível) nas instruções e fazer as alterações através dos gritos.

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez seja por isso que nunca tive muito sucesso a jogar com a avançados interiores. Eu gosto de um ponta de lança que se limite a ficar na area pois para mim o ponta de lança é o homem que marca o maior nº de golos, quanto muito que venha atras buscar jogo, um jogador tipo cardozo mas muito mais rapido e que não se atrapalhe todo quando recebe a bola fora da area

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...