Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
solha

Vence raspadinha e continua sem-abrigo

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Correio da Manhã" online

150px-Correiomanhalogo.png

O norte-americano Dennis Mahurin, sem-abrigo desde 1978, decidiu manter a sua morada numa tenda mesmo depois de ter ganho um prémio de 50 mil dólares (cerca de 38400 euros) numa raspadinha.

Mahurin, residente em Bloomington, Indiana, disse aos jornalistas que os seus planos para gastar o dinheiro passam por uma ida ao dentista, uma visita ao filho e alguma poupança. Para além disso, pretende cumprir uma promessa antiga e dar cem dólares (77 euros) a cada um dos oito amigos, todos sem-abrigo, que partilham a sua rotina.
"Ele é uma pessoa muito generosa e uma das mais doces que já conheci", disse Emmarie Atravesse, funcionário da Circle K, loja onde Mahurin comprou o bilhete premiado. "Isto não poderia ter acontecido a melhor pessoa".

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/insolito/vence-raspadinha-e-continua-sem-abrigo

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

E dá.

Quanto muito dá para arrendar durante largos anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá para comprar uma casa( ou talvez até dê), mas dá para alugar uma, arranjava um trabalho e começava tudo de novo. O "mal" destas pessoas (algumas) é que se habituam a não fazer nada e a viver na rua.

Compartilhar este post

Link para o post

E então? Se é assim que se sente bem, força, o dinheiro é dele, a vida também :biggrin:

Não dá para comprar uma casa( ou talvez até dê), mas dá para alugar uma, arranjava um trabalho e começava tudo de novo. O "mal" destas pessoas (algumas) é que se habituam a não fazer nada e a viver na rua.

Que privilégio, viver na rua lol.gif . Eu sei que puseste entre " " mas mesmo assim, não concordo em nada com a frase a bold.

Editado por Universal

Compartilhar este post

Link para o post

E então? Se é assim que se sente bem, força, o dinheiro é dele, a vida também :biggrin:

Que privilégio, viver na rua lol.gif . Eu sei que puseste entre " " mas mesmo assim, não concordo em nada com a frase a bold.

Amigo aqui na minha zona, há um sem abrigo (aliás há vários) mas este em especial, tem família e tem pessoas da santa casa da misericórdia que o querem ajudar e ele simplesmente rejeita.

Editado por NunoCunha10

Compartilhar este post

Link para o post

NunoCunha10, cuidado com o que estás a dizer. Eu conheço bem estes assuntos porque já há uns anos que faço voluntariado na Comunidade Vida e Paz e não é tão redutor e simplista quanto tu estás a dizer. Deixa-me que te explique rapidamente que a hora já vai avançada.

Como alguns sabem, eu faço voluntariado na CVP, nomeadamente nas festa de natal das pessoas sem abrigo e a minha área (na festa) passa por conversar com as pessoas, fazê-las desabafar, passar um bom momento e tentar encaminha-las para os nossos profissionais que, posteriormente, vão tentar tira-las da rua (as que vivem na rua).

Tirar uma pessoa sem abrigo da rua é muito complicado por diversas razões. O facto de ter família ou contar com a ajuda da santa casa pode não ser suficiente. Muitas vezes, a pessoa sem abrigo sente vergonha. Vergonha de pedir ajuda e de ser ajudado. Vergonha que a família o veja 'naquele estado'. Vergonha de ser um sem abrigo, porque no entender deles, eles deixaram de ser pessoas e passaram a ser só sem abrigos. Por todos os motivos e outros que poderei enunciar amanhã, sair da rua é uma batalha, cheia de desilusões, de recaídas, de regressos à rua. No fim do dia, são poucos os que conseguimos efectivamente tirar da rua. Mas uma coisa te garanto: ninguém gosta de viver na rua, dormir nas pedras da calçada, ao frio, à chuva, sujeito a contrair doenças e a ser agredido. Por muito que uma pessoa 'não queira fazer nada', viver na rua não é uma opção, é uma fatalidade.

Voltando à festa de natal. Assim que, pelo meio de um jogo de cartas, de uma conversa sobre o Benfica ou simplesmente de uma conversa sobre 'o tempo', me apercebo que estou a falar com uma pessoa sem abrigo, pergunto-lhe sempre: "porque não mudas de vida? Porque não sais da rua?". Rapidamente sinto que muitos deixaram de acreditar que isso é possível, muitos não tem ninguém, muitos sentem que a sociedade os abandonou, ou simplesmente deixaram de ter forças para tentar após tentativas falhadas. Mas sabes o que nenhum me diz? Que não querem. Eu sinto e sei que eles querem, mas muitos partilham a vergonha de serem ajudados e vergonha de pedir ajuda.

Acredita quando te digo que viver na rua não é uma opção. Eu nas rondas que fiz com as carrinhas da CVP, vi coisas que não achava possíveis. Vi pobreza como nunca imaginei ver no meu pais, portanto nunca digas que viver na rua é uma opção. Isso é um discurso simplista de quem não conhece a realidade.

Tirar alguém da rua é uma batalha diária. É tentar fazer com que eles continuem a lutar pela vida deles e que não se deixem cair nessa espiral destrutiva. É fazê-los sentirem-se pessoas e não 'dejectos' que a sociedade tenta esconder. É dizer-lhes que vale a pena. É dar a mão e transmitir-lhes confiança. É uma missão longa, por vezes que nos desanima (tantas são as coisas más que testemunhamos), mas é gratificante, porque quando temos sucesso, sentimos que contribuímos para algo de realmente importante.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Bem depois de tudo isto que escreveste, :prayer: para ti por ajudares estas pessoas. E desculpa talvez esteja errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem depois de tudo isto que escreveste, :prayer: para ti por ajudares estas pessoas. E desculpa talvez esteja errado.

Não tens nada de pedir desculpa. É um 'erro/sentimento' que muita gente tem por não conhecer a realidade. Fico feliz por ter contribuído para que ficasses mais esclarecido quanto a esta situação. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande gesto w0. A minha mãe faz do voluntariado um hobbie que lhe ocupa as horas livres do trabalho, para além de disponibilizar ajuda clínica também ajuda na alimentação de vários doentes principalmente sem abrigo, é um gesto muito nobre. Eu gostava de ter um pouco mais de tempo extra, universidade/trabalho, para me dedicar a ajudar os que mais precisam, no entanto, estou mais inclinado para o INEM :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A minha custou 25k. 8)

Que negócio foi esse? Ando atento a preços de apartamentos que tem na net, porque para o ano devo meter-me num, mas vou vendo para o caso de aparecer um grande negócio, mas 25mil? Nem nada. Só aquelas casas a cair de podre que tem de se fazer uma casa nova praticamente. Mesmo T0 são para cima de 50 mil. O melhor negócio que vi até agora, é um apartamento T4 com 17 anos a 45 mil, mas precisa de obras(penso que uns 5mil para obras já dava para ficar como novo), mas é leilão, pode subir bastante dos 45 mil, mas o mais provável é nem ser vendido porque está tudo com medo de comprar. Os preços variam é de zona para zona, um apartamento T2 em Lisboa com 30 anos a precisar de obras, deve custar uns 100 mil, mas o mesmo apartamento aqui na minha cidade vale os mesmos 100 mil, enquanto uma vivenda numa aldeia isolada dás uns 80 mil, se tanto.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Que negócio foi esse? Ando atento a preços de apartamentos que tem na net, porque para o ano devo meter-me num, mas vou vendo para o caso de aparecer um grande negócio, mas 25mil? Nem nada. Só aquelas casas a cair de podre que tem de se fazer uma casa nova praticamente. Mesmo T0 são para cima de 50 mil. O melhor negócio que vi até agora, é um apartamento T4 com 17 anos a 45 mil, mas precisa de obras(penso que uns 5mil para obras já dava para ficar como novo), mas é leilão, pode subir bastante dos 45 mil, mas o mais provável é nem ser vendido porque está tudo com medo de comprar. Os preços variam é de zona para zona, um apartamento T2 em Lisboa com 30 anos a precisar de obras, deve custar uns 100 mil, mas o mesmo apartamento aqui na minha cidade vale os mesmos 100 mil, enquanto uma vivenda numa aldeia isolada dás uns 80 mil, se tanto.

Periferia é bastante mais barato.

Mesmo assim o mais barato que vi foi 37 mil negociáveis (T2).

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um familiar que comprou uma casa por 23k, dava para lá viver mas gastaram mais 10k ou 20k a arranjar a casa. Portanto com jeito e com sorte dá para comprar uma casa com 20k ou 30k euros, depende é da zona

Compartilhar este post

Link para o post

Conheçi um senhor à algum tempo e até tem € e foi ao Porto para ver se tinham aceite a candidatura de trabalho num banco, mas foi rejeitada e o que ele fez?

Tornou se num sem abrigo sem razão, vergonha por não ser aceite? Conheço tanta gente que já levou negas e não foi por isso que foram viver para a rua.

Eu acho que o problema vai da personalidade das pessoas, nomeadamente os que desistem de viver tem uma personalidade fraca muitas vezes, mas há pessoal que nao dá mesmo para mais, porque há erros e despejam pessoas que não deviam de ser despejadas e um processo contra demora largos anos para seguir para a frente.

Editado por MC André

Compartilhar este post

Link para o post

Mahurin, residente em Bloomington, Indiana, disse aos jornalistas que os seus planos para gastar o dinheiro passam por uma ida ao dentista

Ainda deve sobrar para comprar umas pastilhas.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Ainda deve sobrar para comprar umas pastilhas.

Pois, pouca gente reparou nesse pormenor.

Da guita que ganhou, e claro dependendo do estado boca dele, ir ao dentista é capaz de lhe levar metade do dinheiro ou mais (sem seguro), se a quiser deixar em condições.

E é obvio que não dá para dissociar o sem-abrigo do seu estado psicologico ou da sua maneira de ser. Assim como não dá para menosprezar ou ignorar, só porque são mais "fracos" mentalmente ou não tão fortes como outras pessoas.

Há sem abrigos que são felizes com a sua condição (e conheço-os). Os invernos são mais dificeis, mas não é por aí que os demove.

E este provavelmente já têm a sua vida tão integrada (se podemos dizer isso) na rua, que não se veria a viver de outra maneira. (até a nivel de amizades como ficou confirmado na noticia)

É um pouco como o prisioneiro no Shawshank Redemption, que sai em liberdade ao final de largos anos na prisao e acaba por se suicidar, por não se conseguir integrar.

Ou muitos presos que acabam por cometer crimes, porque se sentem melhor dentro da prisão.

É tudo muito estranho para nós que temos qualidade de vida (mesmo que minima) garantida, e é sempre dificil de assimilar estas realidades.

Um dos sem abrigos que conheço (porque parava muito pela rua augusta com os "punks" quando era mais teenager) não se já conseguia ver a viver a vida "prisioneira" de um cidadao comum. Que na rua, era verdadeiramente livre, como nunca tinha sido. (tinha feito carreira militar durante largo anos)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Pois, pouca gente reparou nesse pormenor.

Da guita que ganhou, e claro dependendo do estado boca dele, ir ao dentista é capaz de lhe levar metade do dinheiro ou mais (sem seguro), se a quiser deixar em condições.

E é obvio que não dá para dissociar o sem-abrigo do seu estado psicologico ou da sua maneira de ser. Assim como não dá para menosprezar ou ignorar, só porque são mais "fracos" mentalmente ou não tão fortes como outras pessoas.

Há sem abrigos que são felizes com a sua condição (e conheço-os). Os invernos são mais dificeis, mas não é por aí que os demove.

E este provavelmente já têm a sua vida tão integrada (se podemos dizer isso) na rua, que não se veria a viver de outra maneira. (até a nivel de amizades como ficou confirmado na noticia)

É um pouco como o prisioneiro no Shawshank Redemption, que sai em liberdade ao final de largos anos na prisao e acaba por se suicidar, por não se conseguir integrar.

Ou muitos presos que acabam por cometer crimes, porque se sentem melhor dentro da prisão.

É tudo muito estranho para nós que temos qualidade de vida (mesmo que minima) garantida, e é sempre dificil de assimilar estas realidades.

Um dos sem abrigos que conheço (porque parava muito pela rua augusta com os "punks" quando era mais teenager) não se já conseguia ver a viver a vida "prisioneira" de um cidadao comum. Que na rua, era verdadeiramente livre, como nunca tinha sido. (tinha feito carreira militar durante largo anos)

Em Odivelas tb há (ou havia) dois irmãos que desde que tinham vindo da guerra colonial que viviam na rua. Ofereceram-lhes casa e tudo, por várias vezes, rejeitaram sempre. É algo que nos ultrapassa, não podemos perceber com o nível de vida a que estamos habituados a ter.

Compartilhar este post

Link para o post

Ficam acustumados a uma liberdade que é : sem preocupações, ou a unica será : comer.

Se ele já é realmente sem abrigo a tanto tempo, já é normal ter essa realidade na mente, e agora implementar outra é complicado.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Ficam acustumados a uma liberdade que é : sem preocupações, ou a unica será : comer.

Se ele já é realmente sem abrigo a tanto tempo, já é normal ter essa realidade na mente, e agora implementar outra é complicado.

Não consegui perceber se o teu post era critica ou mero comentário, mas basicamente há pessoas que não se vêm no "normal":

Normal - is getting dressed in clothes that you buy for work and driving through traffic in a car that you are still paying for – in order to get to the job you need to pay for the clothes and the car, and the house you leave vacant all day so you can afford to live in it.

É uma escolha tão legitima como as outras.

Compartilhar este post

Link para o post

Os sem abrigos de longa data, já se revêm nesse "normal"

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...