Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM 2013] Um bocadinho de FC Porto x Benfica

Publicações recomendadas

Vamos lá dissecar um bocadinho o que se passou ontem... mesmo com o nosso companheiro Capone a sofrer de uma grande azia :-)

abELZlNamq.jpg

Então o que se passa aqui?

O FC Porto apresentou-se sem novidades no seu esquema habitual de 4-3-3. O detalhe foi talvez os extremos terem instruções distintas: o James deveria cortar para dentro para arrastar o André Almeida da posição e abrir espaço para as subidas do Danilo, enquanto do lado esquerdo o Varela tinha instruções para encostar mais à linha e arrastar o Maxi Pereira, abrindo espaço para a subida do Lucho. Em termos de FM2013, teriámos um James como avançado interior a cortar para dentro, um Varela a jogar colado à linha e o Lucho e o Jackson a jogarem pelos flancos. O Fernando parece-me que evoluiu para um médio defensivo em função de apoiar, deixou de desempenhar a tarefa de se juntar mais aos centrais e apoia mais o ataque, funcionando como um box-to-box mas na posição de jogador 6.

Do lado do Benfica, talvez por o JJ sentir que os jogadores estão fisicamente presos por arames e por saber que um empate lhe chegava para concretizar o seu objectivo, fez tudo para bascular a equipa: tentou colocar os laterais a fechar mais no centro da defesa, enquanto os médios direito e esquerdo (Ola John e Salvio) deveriam fechar as laterais, acompanhando os laterais do FC Porto. Assim, praticamente defendia com 9 jogadores (contando obviamente com o Artur e os dois médios) e deixava dois vagabundos mais na frente, sendo que ao recuperar a bola a equipa deveria ter alguma capacidade contra-atacar aproveitando as linhas avançadas do FC Porto. Neste aspecto específico a estratégia falhou talvez, novamente, pela sobrecarga física. Convenhamos o golo do Benfica foi uma burra de sorte caída do céu (os golos do FC Porto também) que só veio reforçar a confiança de que a equipa sairia do Dragão direitinha para a festa do título. E já agora, também há que dizê-lo, o JJ esteve a escassos 2 minutos de hoje toda a imprensa elogiar a grande estratégia que colocou em campo. Acho que é compreensível, pode-se imaginar o JJ olhar para a equipa e pensar "eh pá tenho os gajos todos rotos, 4ª feira tenho uma final da Liga Europa e só preciso de um empate no Dragão, o FC Porto não tem extremos assim tão fortes que os meus jogadores não os consigam aguentar, ainda por cima o James está em baixo de forma, portanto fecho isto a 7 chaves e pode ser que ainda marque um golito".

As vossas ideias...

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse só o Capone com azia :cry:

Mas sim o Porto foi claramente superior. Há que realçar também outros pontos.

O porto pensou "estamos a jogar a casa, estamos a jogar a época visto que é a única competiçao que podemos ganhar (tirando a supertaça), nao temos nada a perder".

O benfica pensou " se perdemos aqui acabou-se, quarta temos um jogo importante, o nosso historial no dragao nao é propiamente favorável, um empate chega"

Agora também acho que o comentário do Kelvin "Sou Chelsea até á morte" eram escusados. Ele até podia pensar nisso, mas era escusado ir á imprensa dizer isso.

Eu quanto aos outros adeptos nao sei, mas quando o porto estava na champions eu torcia por eles ou pelo sporting na liga europa. Na taça de portugal é diferente, mas competicoes europeias, é outra coisa.

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

A mim parece me que erras te em algumas leituras que fizeste, não sei se viste no estádio o jogo ou na televisão mas para quem viu no estádio como eu algumas das movimentações estão algo erradas.

Começo por te dizer que o James procurava sempre , cortar para dentro para terrenos interiores, é certo, mas não foi só para dar largura e profundidade para as entradas do Danilo, mas também para que Lucho procurasse a ala direita com o apoio de Fernando ou Moutinho para criar desequilíbrios na ala mais forte a nível defensivo (a meu ver) do Benfica.

Na ala esquerda Alex Sandro e Varela chegavam para Salvio e Maxi não precisando tanto do apoio dos médios do centro.

Quanto ao Benfica esteve muito perto de um bom resultado porque Jesus montou um esquema que dificilmente o jogo de posse do Porto iria conseguir se livrar se os extremos não criassem desequilíbrios. E conseguiu durante muito tempo enganar o Porto, Varela ainda conseguia, agora James (apagado) nunca ganhou duelos com Almeida e o Benfica ganhou vantagem de o Porto ter bola mas não conseguir fazer nada com ela.

Depois há que sublinhar que Gaitan (um pouco mais em baixo que o normal) preocupou se em demasia em juntar se a Enzo (o melhor do Benfica) para controlar Fernando e Moutinho, esporadicamente James e Lucho que iam trocando de posição. Se no processo defensivo isso ajuda o Benfica no ofensivo nem tanto. Quanto o Benfica recuperava a bola os extremos estavam fechados, Gaitan e Enzo recuados e praticamente só Matic assumia o jogo, mas maior parte das vezes sem linhas de passe, durante largos períodos Lima era procurado em profundidade mas quer Otamendi quer Mangala são muito fortes no contacto e na antecipação e Lima não conseguia jogar de costas.

Compartilhar este post

Link para o post

O porto pensou "estamos a jogar a casa, estamos a jogar a época visto que é a única competiçao que podemos ganhar (tirando a supertaça), nao temos nada a perder".

O benfica pensou " se perdemos aqui acabou-se, quarta temos um jogo importante, o nosso historial no dragao nao é propiamente favorável, um empate chega"

Mesmo sendo portista não acho que o FC Porto tenha sido claramente superior, isto é, estatisticamente foi claramente superior e decidisse ou não este jogo o campeonato, jogaria sempre cheio de ganas para ganhar. Acho que o Jesus viu-se "forçado" a adaptar a estratégia da equipa a duas condicionantes: por um lado, os baixos índices físicos dos jogadores que não lhe permitiam jogar de peito aberto; por outro e associado ao primeiro a "necessidade" de apenas um empate. A tudo isto, uma final europeia a jogar poucos dias depois. Daqui resulta que o JJ fez o que lhe competia e o que podia; já o VP (Vítor Pereira) "pôs a carne toda no assador" e sem ter bife do lombo, recorreu à alcatra e foi feliz, muito, muito feliz, aconteceu ao FC Porto o que acontece muito raramente.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim parece me que erras te em algumas leituras que fizeste, não sei se viste no estádio o jogo ou na televisão mas para quem viu no estádio como eu algumas das movimentações estão algo erradas.

Começo por te dizer que o James procurava sempre , cortar para dentro para terrenos interiores, é certo, mas não foi só para dar largura e profundidade para as entradas do Danilo, mas também para que Lucho procurasse a ala direita com o apoio de Fernando ou Moutinho para criar desequilíbrios na ala mais forte a nível defensivo (a meu ver) do Benfica.

Na ala esquerda Alex Sandro e Varela chegavam para Salvio e Maxi não precisando tanto do apoio dos médios do centro.

Quanto ao Benfica esteve muito perto de um bom resultado porque Jesus montou um esquema que dificilmente o jogo de posse do Porto iria conseguir se livrar se os extremos não criassem desequilíbrios. E conseguiu durante muito tempo enganar o Porto, Varela ainda conseguia, agora James (apagado) nunca ganhou duelos com Almeida e o Benfica ganhou vantagem de o Porto ter bola mas não conseguir fazer nada com ela.

Depois há que sublinhar que Gaitan (um pouco mais em baixo que o normal) preocupou se em demasia em juntar se a Enzo (o melhor do Benfica) para controlar Fernando e Moutinho, esporadicamente James e Lucho que iam trocando de posição. Se no processo defensivo isso ajuda o Benfica no ofensivo nem tanto. Quanto o Benfica recuperava a bola os extremos estavam fechados, Gaitan e Enzo recuados e praticamente só Matic assumia o jogo, mas maior parte das vezes sem linhas de passe, durante largos períodos Lima era procurado em profundidade mas quer Otamendi quer Mangala são muito fortes no contacto e na antecipação e Lima não conseguia jogar de costas.

Exacto, é um pouco a ideia que tentei transmitir, de um lado o James cortava para dentro para abrir espaço à entrada do lateral (Danilo) e claro que para o médio desse lado, porém do lado esquerdo do ataque do FC Porto já não funcionava assim, o Varela puxava o Maxi Pereira mais para a linha. Basicamente fazia-se inclinar todos os elementos em transição defensiva. Não só o Gaitan, acho que todos os jogadores estavam posicionados muito mais baixo, lá está a ideia seria os laterais do Benfica bascularem e os extremos baixarem quase a fazer de laterais. O Mourinho fez mais ou menos isto ainda no FC Porto num jogo contra o O. Lyon em França. O Gaitan, para além do papel de vagabundo a minar os terrenos do Fernando e Moutinho também se juntava ao Enzo, seria quase um 6-1-2-1.

De qualquer modo, ainda que os benfas estejam frustradissimos, acho que o Jesus fez um trabalho impecável, foi apenas vítima de um daqueles momentos raros que o futebol proporciona :-)

Compartilhar este post

Link para o post

no meu ver tanto o porto como o benfica jogaram bem o porto com a sua estrategia mais ofensiva procurando o golo e sabendo que o benfica se ia fechar manteve varela mais aberto e jogou mais pelos flancos tentando cruazamentos e fazendo com o que o benfica se abri-se mais e confesso que tiha a sensaçao que o porto ia acabar por marcar, talvez se james nao etsivesse tado tao ausente do jogo porto teria chegado ao golo mais cedo, no entando o benfica tambem se fechou muito bem procurando segurar a vantagem, no meu ver o JJ nos ultimos minutos começou a querer carregar e ainda nao percebi bem pq ou seria do desgaste fisico do porto ja no ultimos 15 minutos o que é certo é que o benfica começou a atacar e sofre aquele golo que surge num lance bola parada em contra ataque rapido que podia ter sido evitado mantendo mais gente atras mas o futebol é mesmo assim nos classicos nao ha favoritos, mas digo-vos mais nao sei pq mas tenho a sensaçao que este campeonato ainda tem ai mais uma surpresa pela frente, simplesmente ainda nao acabou...

Compartilhar este post

Link para o post

Agora também acho que o comentário do Kelvin "Sou Chelsea até á morte" eram escusados. Ele até podia pensar nisso, mas era escusado ir á imprensa dizer isso.

Eu quanto aos outros adeptos nao sei, mas quando o porto estava na champions eu torcia por eles ou pelo sporting na liga europa. Na taça de portugal é diferente, mas competicoes europeias, é outra coisa.

Isto é realmente importante para o que se está a discutir :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

no meu ver tanto o porto como o benfica jogaram bem o porto com a sua estrategia mais ofensiva procurando o golo e sabendo que o benfica se ia fechar manteve varela mais aberto e jogou mais pelos flancos tentando cruazamentos e fazendo com o que o benfica se abri-se mais e confesso que tiha a sensaçao que o porto ia acabar por marcar, talvez se james nao etsivesse tado tao ausente do jogo porto teria chegado ao golo mais cedo, no entando o benfica tambem se fechou muito bem procurando segurar a vantagem, no meu ver o JJ nos ultimos minutos começou a querer carregar e ainda nao percebi bem pq ou seria do desgaste fisico do porto ja no ultimos 15 minutos o que é certo é que o benfica começou a atacar e sofre aquele golo que surge num lance bola parada em contra ataque rapido que podia ter sido evitado mantendo mais gente atras mas o futebol é mesmo assim nos classicos nao ha favoritos, mas digo-vos mais nao sei pq mas tenho a sensaçao que este campeonato ainda tem ai mais uma surpresa pela frente, simplesmente ainda nao acabou...

Acho que o problema do Porto não foi dar o berro, foi mesmo não ter quem conduzisse o jogo ao ataque e isto permitiu que o Benfica se começasse a soltar mais.

Bom, eu antes do jogo disse a uns amigos que o Porto ganhava ao Benfica mas depois não ganhava ao Paços de Ferreira :-)

Compartilhar este post

Link para o post

o jesus errou nas substituiçoes,e ja agora,nos jogadores que levou para o banco,devia ter levado o andre gomes que tinha mais cultura tactica que o roderick(que sabendo que o kelvin e esquerdino lhe deu precisamente esse lado :facepalm: ) e nao seria certamente o aimar que ia andar a correr atras dos adversarios, nao tem frescura para defender, como o andre gomes ja teria entrado em vez do roderick,penso que em vez do aimar,dado o que tinhamos no banco (eu sei que o gomes nao estava la) devia ter entrado o melga e passado o AA para o miolo

Compartilhar este post

Link para o post

o jesus errou nas substituiçoes,e ja agora,nos jogadores que levou para o banco,devia ter levado o andre gomes que tinha mais cultura tactica que o roderick(que sabendo que o kelvin e esquerdino lhe deu precisamente esse lado :facepalm: ) e nao seria certamente o aimar que ia andar a correr atras dos adversarios, nao tem frescura para defender, como o andre gomes ja teria entrado em vez do roderick,penso que em vez do aimar,dado o que tinhamos no banco (eu sei que o gomes nao estava la) devia ter entrado o melga e passado o AA para o miolo

Talvez Marco mas não te esqueças que por apenas 2 minutos e hoje se calhar estavas a dizer que o Jesus foi um visionário e que conseguiu desmontar a cavalgada atacante do FC Porto :-)

Pois, mas no FC Porto tal como no Benfica e nos outros clubes, sejam entre jogadores ou adeptos há sempre idiotas :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o problema do Porto não foi dar o berro, foi mesmo não ter quem conduzisse o jogo ao ataque e isto permitiu que o Benfica se começasse a soltar mais.

Bom, eu antes do jogo disse a uns amigos que o Porto ganhava ao Benfica mas depois não ganhava ao Paços de Ferreira :-)

nao digo que o porto perca em passos mas estou confiante que o paços consiga segurar um empate e o benfica vença na luz o moreirense, tudo pode acontecer e seria epico :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

nao digo que o porto perca em passos mas estou confiante que o paços consiga segurar um empate e o benfica vença na luz o moreirense, tudo pode acontecer e seria epico :biggrin:

Bem, ao contrário do teu pessoal, lá por cima não costumam deitar foguetes antes da festa :-) portanto acredito que o Porto será competente. A questão do Paços já ter a vida decidida pode nem facilitar nada a vida do Porto, pois vão jogar sem pressão e desinibidos. De qualquer modo, há aqui um bichinho que me faz sentir que algo pode correr mal, o tal empate e a vitória do benfica :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é realmente importante para o que se está a discutir :lol:

oi oi oi, tens alguma coisa contra?

O kelvin nao é o do porto? Ele nao disse isso a seguir ao jogo contra o benfica? Se escrevesses alguma coisa de jeito :-

Apenas dei a minha opiniao.

Talvez Marco mas não te esqueças que por apenas 2 minutos e hoje se calhar estavas a dizer que o Jesus foi um visionário e que conseguiu desmontar a cavalgada atacante do FC Porto :-)

Pois, mas no FC Porto tal como no Benfica e nos outros clubes, sejam entre jogadores ou adeptos há sempre idiotas :-)

Exato. Eu apenas dei a minha opiniao. Igual que ele seja brasileiro foi um comentário infeliz. Já o Pinto da Costa fiquei contente ao ouvir-lo dizer que apesar de tudo gostava que o benfica ganha-se a liga europa.

Bem, ao contrário do teu pessoal, lá por cima não costumam deitar foguetes antes da festa :-) portanto acredito que o Porto será competente. A questão do Paços já ter a vida decidida pode nem facilitar nada a vida do Porto, pois vão jogar sem pressão e desinibidos. De qualquer modo, há aqui um bichinho que me faz sentir que algo pode correr mal, o tal empate e a vitória do benfica :facepalm:

Oxalá que sim Capone :biggrin:

Mas vai ser nervos até ao fim. Penso que também nao vai ser fácil para o Porto pelas razoes que o Michael disse. O paços já garantiu a champions, vai jogar sem pressao mas também vai tentar jogar para os adeptos e nao há melhor forma de acabar a época que um resultado positivo contra o porto.

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Bom tópico relativamente ao FM2013. :facepalm:

A ideia seria através do debate do jogo de ontem, transpor-se para o FM :-)

Compartilhar este post

Link para o post

tal e qual eu apartir deste domingo deixei de acreditar no pai natal loool para mim agora nao ha favoritos ate ao apito inicial todos podem ganhar a todos e que vença o melhor :medinho:

Oxalá que sim Capone :biggrin:

Mas vai ser nervos até ao fim. Penso que também nao vai ser fácil para o Porto pelas razoes que o Michael disse. O paços já garantiu a champions, vai jogar sem pressao mas também vai tentar jogar para os adeptos e nao há melhor forma de acabar a época que um resultado positivo contra o porto.

a mim o que da alguma esperança é ser em paços talvez eles ponham o autocarro a frente da baliza, no entanto o treinador do paços parece-me ser algo destemido, ainda vai é jogar de igual para igual a procura do golo, ou entao nao lol

Compartilhar este post

Link para o post

tal e qual eu apartir deste domingo deixei de acreditar no pai natal loool para mim agora nao ha favoritos ate ao apito inicial todos podem ganhar a todos e que vença o melhor :medinho:

a mim o que da alguma esperança é ser em paços talvez eles ponham o autocarro a frente da baliza, no entanto o treinador do paços parece-me ser algo destemido, ainda vai é jogar de igual para igual a procura do golo, ou entao nao lol

Isso o Paços não faz, não sabe jogar dessa maneira e não vai ser agora que vai começar. Uma coisa é certa, o Porto nunca facilita nestas situações.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou aqui dar a minha opineao sobre este jogo tacticamente e sendo um admirador do JJ, parece me que ele cometeu o maior dos pecados de um treinador, que é abdicar dos seus principios de jogo em funçao do adversario! Se tento compreender isto qd um treinador de uma equipa pequena, joga no dragao ou na luz, sendo treinador do benfica, nao posso aceitar que a equipa jogue uma epoca inteira de uma maneira e num jogo mude tudo pq vai jogar cm o porto!

Falando do FCP nada de novo....posse de bola no seu meio campo defensivo, jogo pouco objectivo, como vem sendo desde que perdeu com o Malaga! A unica evoluçao que vejo de alguns jogos é no Fernando que deixou de ser trinco para ser um medio defensivo que corre o campo todo! O Vitor Pereira teve a estrelinha, como ja tinha tido com o Braga qd lançou o Kelvin...de resto o Porto foi completamente bloqueado pelo Benfica!

Do lado do Benfica o JJ abdicou nao so de um avançado com tb sua filosofia de jogo! Viu se uma equipa a jogar para o pontinho teve a felicidade de marcar um golo, recoou linhas e defendeu! Nao vi transiçoes rapidas, o Salvio ao contrario do que smp fez, qd tinha bola parava o jogo! o Enzo jogou praticamente lado a lado com o Matic e o ola jonh praticamente so se preocupou em nao deixar o danilo subir! E onde o JJ para mim perde o jogo foi qd colocou o Roderick que me pareceu que tinha como missao bloquear o Moutinho e o que fez o Vitor Pereira nao sei se de proposito ou foi mm um tiro no escuro!??? O treinador do Porto vendo que com a saida do Lucho e o Moutinho bloqueado o que faz é colocar um avançado (liedson) que vem buscar bola atras, recuando o moutinho e abrindo nas alas com o kelvin! Com isto apanha o benfica em contra pe....com o recuo do moutinho o porto baixa um pouco as linhas, o benfica caiu no engodo nos ultimos 10 min....ataca! Subidas do costantes do Maxi e do Matic! Se reparem no golo do porto o kelvin tem a bola no meio campo sem pressao, onde deveria estar o Matic, passe para liedson que descaiu para o flanco direito o benfica onde faltava o maxi, passando novamente para o kelvin que apanha a equipa do benfica totalmente descompensada onde o Roderick chegou atrasado!

Isto que se passou com o benfica normalmente acontece cm todas as equipas que jogam para o pontinho abdicando dos seus principios de jogo!! Uma vez ou outra á smp uma descompensaçao...uma falha..e pimba!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...