Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jmgv

[Problema] Portátil fica lento em Windows mesmo após formatação

Publicações recomendadas

Pois ora bem, já moi a cabeça com isto e não estou a encontrar grande explicação (a minha teoria aponta em principio para a gráfica ou assim, mas... )

Portátil Acer Aspire 1694 WLMi com 1.5 gb ram, disco sata 160gb

Pc foi me entregue por estar muito lento a nivel de resposta do touchpad e teclado.

Testei e de facto assim era. Em modo de segurança funciona totalmente normal e em live cd (hirens boot) também. Tudo rápido e a responder normalmente.

Reparei que ele tinha a hora desacertada e após acertar e desligar tudo ele voltou a desacertar.. tendo em conta a idade, desmontei o portátil (neste tem que ser todo desmontado) para substituir a pilha. o encaixe da pilha da bios tava partido (dessoldado).

Soldei e meti a pilha que tinha comprado (não era igual, era com a mesma dimensão mas um pco mais espessa). Pc não ligava sequer. Voltei a desmontar e a meter a pilha antiga e voltou a ligar normalmente (aqui vou tentar ver se consigo uma pilha exactamente igual para testar). No entanto todos os sintomas mantinham-se

Formatei com o Windows XP e o Windows 7 e a formatação decorre sempre normal, mas chega a altura de entrar no windows pela 1ª vez (XP) / escolher nome para login (7) e volta a ficar super lento e atrofiado. Testei mais uma vez o modo segurança e o live cd, e tudo normal a funcionar bem

Para despiste instalei o linux mint e ele tá a trabalhar normalmente e detectou tudo (só tenho que confirmar se qd montei o portátil me esqueci de ligar o wireless) e funciona bem sem qualquer problema de velocidade.

Inclusive de ontem para hoje deixei ele fora da corrente e ao ligar a hora e data mantiveram-se certas

help?

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

o jota a pedir ajuda informática, é o apocalipse

Editado por Shaft Ketchum

Compartilhar este post

Link para o post

Não, está dividido em duas partições. Uma para o SO (onde instalei o XP, 7 e Linux) e outra para os Dados

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em "despiste", já experimentaste trocar de disco? O Linux Mint corre muito fácil em PCs com 768MB de RAM ou mais, mas o Windows XP também, possivelmente o disco pode estar com problemas e por alguma razão os drivers que o Windows usa podem denunciar mais isso...

Já agora, o que queres dizer com "atrofiado"? Para além de lento, o som dá distorcido? Se sim podes experimentar ir ao gestor de dispositivos e verificar se o disco está a funcionar no modo Ultra DMA e não PIO. Não é normal que esteja no modo PIO sem andar a mexer, pode querer dizer que alguma coisa está mal ou com o conetor SATA da motherboard ou com o próprio disco.

Se a imagem também dá mal, até pode ser da placa gráfica, mas fica difícil para perceber como é o Mint dá bem e o XP não, já que este só exige que a gráfica tenha aceleração 2D para correr o tema normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em "despiste", já experimentaste trocar de disco? O Linux Mint corre muito fácil em PCs com 768MB de RAM ou mais, mas o Windows XP também, possivelmente o disco pode estar com problemas e por alguma razão os drivers que o Windows usa podem denunciar mais isso...

Já agora, o que queres dizer com "atrofiado"? Para além de lento, o som dá distorcido? Se sim podes experimentar ir ao gestor de dispositivos e verificar se o disco está a funcionar no modo Ultra DMA e não PIO. Não é normal que esteja no modo PIO sem andar a mexer, pode querer dizer que alguma coisa está mal ou com o conetor SATA da motherboard ou com o próprio disco.

Se a imagem também dá mal, até pode ser da placa gráfica, mas fica difícil para perceber como é o Mint dá bem e o XP não, já que este só exige que a gráfica tenha aceleração 2D para correr o tema normal.

O disco ainda não troquei, mas posso ver se arranjo um IDE para despistar. Mas se fosse problema no disco seria suposto correr mal em modo normal e em modo segurança correr tudo bem?

Atrofiado tipo passar com o dedo no touchpad e ele levar muito tempo a fazer a deslocação do ponteiro (e não começa logo). Ele foi formatado, logo não está com os drivers.

Como ele está até os conseguir meter 'suicido-me' lol

Com a imagem está tudo bem... Pensei na gráfica só por correr bem em modo segurança e com o live cd e em modo 'normal' ficar bloqueado

Compartilhar este post

Link para o post

Em modo de segurança o Windows trabalha em serviços mínimos, não me admiro que seja rápido aí.

Mas seria excelente arranjares outro disco, pode ser devido a meia dúzia de sectores danificados e por sorte não foram usados pelo Linux, mas pelo Windows sim. Custa-me a crer que tenhas aí hardware que nem uma operação simples possa fazer no XP e no Mint possa. O XP já leva mais de uma década de vida e deve ter sido o SO mais instalado de todos os tempos, não é normal que um computador funcione com Linux e com XP não (tirando os atuais, por razões óbvias).

E com 1,5GB até podes mandar-te de cabeça para o Windows 8, este já não usa Aero logo seria interessante observar o comportamento do PC.

Compartilhar este post

Link para o post

Em modo de segurança o Windows trabalha em serviços mínimos, não me admiro que seja rápido aí.

Mas seria excelente arranjares outro disco, pode ser devido a meia dúzia de sectores danificados e por sorte não foram usados pelo Linux, mas pelo Windows sim. Custa-me a crer que tenhas aí hardware que nem uma operação simples possa fazer no XP e no Mint possa. O XP já leva mais de uma década de vida e deve ter sido o SO mais instalado de todos os tempos, não é normal que um computador funcione com Linux e com XP não (tirando os atuais, por razões óbvias).

E com 1,5GB até podes mandar-te de cabeça para o Windows 8, este já não usa Aero logo seria interessante observar o comportamento do PC.

Não é que seja rápido em modo segurança.. é o funcionamento normal.. dá-me ideia que tem que ser algo que é 'executado' em modo normal que não é em modo segurança e que o linux também não utiliza. Mas tendo em conta que ocorre logo antes sequer de fazer o login correcto pela primeira vez tem que ser 'supostamente' falha de hardware

Só tenho aqui o windows 8 64bits (dai ainda n ter testado).

Acredito que de facto possa ser do disco, mas era muita coincidência ter instalado o xp 3 vezes o 7 duas e o linux mint por 2 vezes, e nas 5 vezes do windows ter ocupado esses sectores e no mint não (a partição é sempre a mesma)

Vou no entanto fazer uma verificação de erros do disco e desfazer as partições e testar com este disco.

Alguma explicação possivel para a questão das horas??

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

Porque por norma alguns discos, quando tem duas partições, e uma delas nunca é formatada, fica no formato RAW, o que pode levar a algum conflito. Ia dizer para formatar numa unica partição a ver se o problema se mantem.

As fans estão limpas? se tiver muito pó ou massa térmica já muito seca, pode deixar o CPU sempre no máximo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que seja rápido em modo segurança.. é o funcionamento normal.. dá-me ideia que tem que ser algo que é 'executado' em modo normal que não é em modo segurança e que o linux também não utiliza. Mas tendo em conta que ocorre logo antes sequer de fazer o login correcto pela primeira vez tem que ser 'supostamente' falha de hardware

Só tenho aqui o windows 8 64bits (dai ainda n ter testado).

Acredito que de facto possa ser do disco, mas era muita coincidência ter instalado o xp 3 vezes o 7 duas e o linux mint por 2 vezes, e nas 5 vezes do windows ter ocupado esses sectores e no mint não (a partição é sempre a mesma)

Vou no entanto fazer uma verificação de erros do disco e desfazer as partições e testar com este disco.

Alguma explicação possivel para a questão das horas??

Não disseste que tiveste de soldar qualquer coisa no encaixe da pilha? Possivelmente era isso, da forma como estava antes podia não ter contato.

Em relação ao resto, sim é muito estranho e a solução não é fácil, mas é uma boa hora para fazer um raio-x ao disco e, já agora, à memória também. São as coisas mais fáceis de se substituir, se for problemas no chipset ou na gráfica tá tudo fdd.

Por falar em gráfica, existem dois tipos de aceleração 2D: por hardware e por software. Se o Windows em modo de segurança e o Linux em qualquer modo usam por software, ao passo que o Windows no modo normal é por hardware, então pode ser mesmo a placa gráfica. Nada como instalar um joguinho simples em 3D (de preferência) no Linux. E com isto acho que já tens muito para te entreter nas próximas horas...

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito que seja aquecimento, porque senão logo quando arranca ia funcionar sem problemas.

Quanto ao disco, tambám não me parece que possa ser, porque senão teria bsod de vem quando, e também é preciso uma sorte do crl para que os ficheiros fossem cair 2 vezes no mesmo sitio, deforma a conseguir reproduzir o mesmo erro, com os varios sistemas.

Experimenta só com um chip de memoria, depois só com o outro, pode ser que seja um deles que não esteja lá muito bem, podes sempre optar por fazer um mem test só para garantir.

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a isso do disco, um colega meu uma vez teve um problema no dele (sectores danificados), mas não lhe dava jeito mandar para a garantia porque estava em plena época de exames, e para um curso de informática é mesmo preciso portátil até para estudar. A solução que lhe propus na altura correu bem, que foi dividir a partição que era do SO (era de 250GB) em pequenas partições de 40 ou 50GB. Tentou na primeira, não conseguiu colocar o Windows a funcionar, depois criou outra de 40GB e o Windows funcionou perfeitamente, durante toda a época de exames, ou seja 1 mês. Entretanto viemos de férias e já deve ter mandado para a garantia, mas quando um disco apresenta esses problemas e a curto prazo é complicado arranjar outro, é sempre uma boa solução a experimentar.

As memórias é uma possibilidade, alguma opção no BIOS que não esteja de acordo com a que vinha por defeito também, existem n possibilidades mas parece-me uma boa política começar o rastreio pelo hardware facilmente substituível.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque por norma alguns discos, quando tem duas partições, e uma delas nunca é formatada, fica no formato RAW, o que pode levar a algum conflito. Ia dizer para formatar numa unica partição a ver se o problema se mantem.

As fans estão limpas? se tiver muito pó ou massa térmica já muito seca, pode deixar o CPU sempre no máximo.

Só tenho formatado a 1ª mas a 2ª está em ntfs e foi usada para ficheiros.

Sim as fans estão limpas, apesar do ar sair quente, não creio que possa ser disso até pq a falha é sempre no mesmo momento do xp / 7

Não disseste que tiveste de soldar qualquer coisa no encaixe da pilha? Possivelmente era isso, da forma como estava antes podia não ter contato.

Em relação ao resto, sim é muito estranho e a solução não é fácil, mas é uma boa hora para fazer um raio-x ao disco e, já agora, à memória também. São as coisas mais fáceis de se substituir, se for problemas no chipset ou na gráfica tá tudo fdd.

Por falar em gráfica, existem dois tipos de aceleração 2D: por hardware e por software. Se o Windows em modo de segurança e o Linux em qualquer modo usam por software, ao passo que o Windows no modo normal é por hardware, então pode ser mesmo a placa gráfica. Nada como instalar um joguinho simples em 3D (de preferência) no Linux. E com isto acho que já tens muito para te entreter nas próximas horas...

Sim, mas isso da pilha ficou igual, ou seja, tenho que estar sempre na bios a definir as opções de arranque pq ele n memoriza, mas no linux as horas ficam bem

Já testei o disco e aconteceu exactamente o mesmo tanto no xp como no 7, no entanto agora parece-me que ao contrario de antes as coisas 'mexiam' apos algum tempo, isso agora não se verifica ficando aparentemente bloqueado. No entanto a drive de cds responde e ejecta o cd (é daquelas drives slim que ejecta o cd para fora)

Não acredito que seja aquecimento, porque senão logo quando arranca ia funcionar sem problemas.

Quanto ao disco, tambám não me parece que possa ser, porque senão teria bsod de vem quando, e também é preciso uma sorte do crl para que os ficheiros fossem cair 2 vezes no mesmo sitio, deforma a conseguir reproduzir o mesmo erro, com os varios sistemas.

Experimenta só com um chip de memoria, depois só com o outro, pode ser que seja um deles que não esteja lá muito bem, podes sempre optar por fazer um mem test só para garantir.

bold: Pois, a minha ideia é essa em relação ao aquecimento. Tb pensei isso dos erros do disco, mas no entanto experimentei outro disco e ficou igual (para despiste vou instalar agora o linux a ver se fica normal

Já tinha testado as memorias na altura com o memtest e não deu nada... no entanto já me aconteceu o memtest n ser 100% eficaz.. vou testa-las depois individualmente e nas varias slots

Em relação a isso do disco, um colega meu uma vez teve um problema no dele (sectores danificados), mas não lhe dava jeito mandar para a garantia porque estava em plena época de exames, e para um curso de informática é mesmo preciso portátil até para estudar. A solução que lhe propus na altura correu bem, que foi dividir a partição que era do SO (era de 250GB) em pequenas partições de 40 ou 50GB. Tentou na primeira, não conseguiu colocar o Windows a funcionar, depois criou outra de 40GB e o Windows funcionou perfeitamente, durante toda a época de exames, ou seja 1 mês. Entretanto viemos de férias e já deve ter mandado para a garantia, mas quando um disco apresenta esses problemas e a curto prazo é complicado arranjar outro, é sempre uma boa solução a experimentar.

As memórias é uma possibilidade, alguma opção no BIOS que não esteja de acordo com a que vinha por defeito também, existem n possibilidades mas parece-me uma boa política começar o rastreio pelo hardware facilmente substituível.

Nesta altura já testei o disco e deu igual. A bios tb n me parece que possa ser pq ela é 'resetada' constantemente para os dados por defeito

Falta as memorias

Edit: acabei agora mesmo de perceber o porquê das horas em linux ficarem bem... as mesmas são acertadas com ligação à internet, enquanto no windows como não chega a essa parte, fica com as horas da bios

Já agora, obrigado a todos :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ah o que te referias das horas era isso, sim tanto o Windows como o Mint obtém a hora mais atual a partir da Internet.

Se não é do disco e se não for das memórias, tem mesmo de ser um problema de drivers, porque senão porque razão o mesmo portátil que aceita o Linux Mint não aceita o Windows XP ou o 7? O teu Windows 7 já vem com alguns updates quaisquer ou é mesmo a versão original (não necessariamente RTM, pode ser com Service Pack 1)? E o Windows XP, é igualzinho aos que são distribuídos no Dreamspark e MSDN, com Service Pack 3, IE6, Windows Media Player 9 e por aí?

E porque não experimentar o Windows 8 x64? Só interessa saber se corre sem crashar (1,5GB de RAM chegam para o SO funcionar minimamente bem)...também convinha que fosse uma versão original, sem nenhuma modificação.

Já agora, qual era o Sistema Operativo que vinha de origem com o portátil? Consegues arranjar o CD dele ou existe alguma partição com ele?

EDIT: Se não tiveres a certeza ou se quiseres experimentar outra ISO do 7, vem aqui por exemplo. São ISO's originais do Windows 7, já com Service Pack 1. Moderadores, take it easy, o digitalriver é um parceiro oficial da Microsoft que oferece ISOs originais do Windows 7, claro que a chave já somos nós que a temos de ter. Como não precisas de chave para instalar o Windows 7 (penso eu), isto não constitui um grande problema.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Ah o que te referias das horas era isso, sim tanto o Windows como o Mint obtém a hora mais atual a partir da Internet.

Se não é do disco e se não for das memórias, tem mesmo de ser um problema de drivers, porque senão porque razão o mesmo portátil que aceita o Linux Mint não aceita o Windows XP ou o 7? O teu Windows 7 já vem com alguns updates quaisquer ou é mesmo a versão original (não necessariamente RTM, pode ser com Service Pack 1)? E o Windows XP, é igualzinho aos que são distribuídos no Dreamspark e MSDN, com Service Pack 3, IE6, Windows Media Player 9 e por aí?

E porque não experimentar o Windows 8 x64? Só interessa saber se corre sem crashar (1,5GB de RAM chegam para o SO funcionar minimamente bem)...também convinha que fosse uma versão original, sem nenhuma modificação.

Já agora, qual era o Sistema Operativo que vinha de origem com o portátil? Consegues arranjar o CD dele ou existe alguma partição com ele?

O processador não é x64. é a msg de erro que dá.

O w7 que tenho é pré SP1, mas já o usei noutros pcs (inclusive no meu na altura) e nunca deu problemas. O XP já experimentei o HOME (é o que vem de origem com o pc e usei os cds de software dele de origem - não é do tempo das partições com o software) e o PRO com SP2. Tal como no 7 são versões que já usei anteriormente.

Já agora por mais um despiste vou experimentar os cds de origem neste segundo disco

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, se for um Core Solo, Core Duo ou pré Core, como o Pentium Mobile, de facto não dá. Os processadores x64 já estão de tal forma banalizados que nem pus essa questão em cima da mesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, se for um Core Solo, Core Duo ou pré Core, como o Pentium Mobile, de facto não dá. Os processadores x64 já estão de tal forma banalizados que nem pus essa questão em cima da mesa.

Isto é portátil para ter ai uns 8 anos talvez

Compartilhar este post

Link para o post

experimenta apagar as partições, crias uma nova com 20gb's e instalas o SO no espaço restante, só numa de despistar.

Outra coisa, lá porque consegues ejectar o cd não significa que o sistema não esteja bloqueado, porque sendo uma drive slim, desde que esteja a receber energia vai ejactar sempre.

Como dizes que que o disco é ide, será que conseguer verificar se todos os pinos estão direitos?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que andei a ler na net, o Linux ignora maus sectores do disco, coisa que não acontece com o Windows. Quer isto dizer que se um disco tem tipo 5GB de espaço onde os sectores estão danificados, e é de 160GB, o Linux trabalha com ele como se fosse um disco de 155GB e o Windows não faz o mesmo, reconhece e procura trabalhar com todo o disco. A cena é que era preciso teres muito azar para apanhar dois discos que já começam a dar o berro, de qualquer forma fica aqui uma possível explicação.

EDIT: E que tal um update ao BIOS? Mal não faz.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

ACREDITA :lol:

pensei logo nisso qd vi de quem era o tópico. doomsday

Compartilhar este post

Link para o post

experimenta apagar as partições, crias uma nova com 20gb's e instalas o SO no espaço restante, só numa de despistar.

Outra coisa, lá porque consegues ejectar o cd não significa que o sistema não esteja bloqueado, porque sendo uma drive slim, desde que esteja a receber energia vai ejactar sempre.

Como dizes que que o disco é ide, será que conseguer verificar se todos os pinos estão direitos?

Os pins do disco original estão todos direitos. O do outro de testes suponho que tb esteja pois o disco encaixou sem problemas.

Fiz isso das partições nesse disco de teste e acontece o mesmo. Dividi a partição de 40 gb (a partição 1) em duas, e instalei o xp na 2ª parte (no suposto D:)

Bloqueou aqui nesta fase na parte em que pergunta para dar o nome ao pc:

k7R9Haj.jpg

Desliguei (pelo botão n deu, tirei o carregador)

Liguei de seguida e avançou normalmente até aqui:

5qa5JXa.jpg

Pelo que andei a ler na net, o Linux ignora maus sectores do disco, coisa que não acontece com o Windows. Quer isto dizer que se um disco tem tipo 5GB de espaço onde os sectores estão danificados, e é de 160GB, o Linux trabalha com ele como se fosse um disco de 155GB e o Windows não faz o mesmo, reconhece e procura trabalhar com todo o disco. A cena é que era preciso teres muito azar para apanhar dois discos que já começam a dar o berro, de qualquer forma fica aqui uma possível explicação.

EDIT: E que tal um update ao BIOS? Mal não faz.

Pois vou ver se existe alguma coisa recente disso, no entanto só consigo fazer se existir em modo 'dos' para fazer, caso seja através do windows n consigo (em modo segurança não me deve deixar). Sempre que ele bloqueia, qd o ligo perde as definições da bios que eu altero (boot)

Eu cada vez mais acho que é qq problema de board e aquela questão do encaixe da bios está relacionado. Até arranjar uma pilha igual, não consigo ter certezas, mas aquilo n deve ter ficado bem feito, até pq praticamente ficou destruido a parte dos encaixes na board e n tinha mto espaço/metal para soldar ao encaixe. E pode se traduzir em algum outro problema na board que afecta o windows e não o linux.

Olha, em ultimo caso ficará com o linux e é se quiser :mrgreen:

De qualquer forma também ainda n testei as memorias

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

ACREDITA :lol:

pensei logo nisso qd vi de quem era o tópico. doomsday

LOOOOOOOL menos!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, vê se consegues fazer um scan de bad sectors, não me consigo lembrar de mais nada, para te dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Li isto num fórum qualquer:

- the FULL FORMAT not only formats the drive, but also builds a BAD SECTOR table by writing and reading to every location; those areas that aren't reliable are blocked off. You should ALWAYS perform this prior to use the first time, especially before Installing Windows.

Ou seja, quando se instala o XP, existe a possibilidade de fazer uma formatação rápida ou lenta, escolhe a lenta. Acho que não tens essa opção no Windows 7, mas dada a idade do portátil, possivelmente o XP é o que melhor encaixa, pena estar a ficar tão obsoleto.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, vê se consegues fazer um scan de bad sectors, não me consigo lembrar de mais nada, para te dizer.

Ontem fiz um chkdsk /r em ambas as partições 'C' dos dois discos e corrigiu uns erros mas dava 0 bad sectores

Li isto num fórum qualquer:

Ou seja, quando se instala o XP, existe a possibilidade de fazer uma formatação rápida ou lenta, escolhe a lenta. Acho que não tens essa opção no Windows 7, mas dada a idade do portátil, possivelmente o XP é o que melhor encaixa, pena estar a ficar tão obsoleto.

Por acaso ontem à noite a ultima tentativa de formatação já quando tinha dividido a partição C em duas, foi em full format. Tenho experimentado é sempre em NTFS, nunca em FAT.

Resultado: igual

Fiz os testes às memorias e não deu erros. Troquei os slots e deixei a fazer os testes de novo e quando acordei não havia erros e estava a trabalhar normalmente.

Meti o live cd e pus-me ali a 'brincar' e também sem problemas..

Também já começo a esgotar as possibilidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...