BrunoTS94 Publicado 27 Novembro 2013 quando é que o Salvio regressa? Janeiro? Compartilhar este post Link para o post
bixtre Publicado 27 Novembro 2013 Engraçado que o PSG em casa teve dificuldades com todos menos com nós.. Gostava agora é que desse a titularidade ao Rodrigo no próximo jogo que estará certamente mais confiante, e fazendo outro golo pode ser que volte às boas exibições. Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 27 Novembro 2013 Enzo. O Artur voltou a estar bem hoje. Compartilhar este post Link para o post
F_Tex Publicado 27 Novembro 2013 (editado) o comentador do canal em que eu estava a ver o jogo ainda disse "very poor goalkeeping from Arthur" umas quantas vezes. há lá um canto em que o gajo se sai à bola todo borrado, minha nossa mas teve boas intervenções também. dentro dos padrões fez um jogo razoável Editado 27 Novembro 2013 por F_Tex Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 27 Novembro 2013 O responsável pelas votações é que podia adicionar os vencedores ao primeiro post, assim no final da época podíamos ver quem mais se destacou. Até agora foi o seguinte: Benfica 4-3 (a.p) Sporting (Taça de Portugal): Cardozo Benfica 1-0 Braga (Campeonato): Matic Compartilhar este post Link para o post
Mister Master Publicado 27 Novembro 2013 Janeiro? O Salvio a regressar só lá para Março. O responsável pelas votações é que podia adicionar os vencedores ao primeiro post, assim no final da época podíamos ver quem mais se destacou. Até agora foi o seguinte: Benfica 4-3 (a.p) Sporting (Taça de Portugal): Cardozo Benfica 1-0 Braga (Campeonato): Matic Isso está a ficar tudo guardadinho para no final somar todos os votos Compartilhar este post Link para o post
kewl Publicado 27 Novembro 2013 Vibrei no 3º golo... pena que não dê para mais do que a Liga Europa. Merecíamos mais. Compartilhar este post Link para o post
paladino77 Publicado 27 Novembro 2013 Pensar que vamos recambiados para a LE outra vez, tendo apanhado estes grupos. :lolada: É meter o Rodri no próximo jogo e esperar que ele marque um golo, talvez ganhe a confiança que precisa. É que marcar um golo e não acreditar que marcou é o exemplo perfeito da sua moral. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 27 Novembro 2013 Isso está a ficar tudo guardadinho para no final somar todos os votos :fixe: Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 27 Novembro 2013 Adorei o JJ a falar, nunca me ri tanto fdx ... Compartilhar este post Link para o post
Donnie Publicado 27 Novembro 2013 Pá, grande discussão aí atrás entre o André e o Infinito. O Infinito é uma beca exagerado nas cenas que diz (imo) mas explica bué bem porque pensa isto e aquilo. O André é o que se sabe. É quando um gajo lê textos destes (que valem bem a pena) que se apercebe que percebo muito pouco de futebol e sente que está a aprender alguma coisa ao ler aquilo. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 27 Novembro 2013 Sousa = valdo tenho dito (não te perdoo a cueca que me deste na futebolada) :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
kronix Publicado 27 Novembro 2013 Pá, grande discussão aí atrás entre o André e o Infinito. O Infinito é uma beca exagerado nas cenas que diz (imo) mas explica bué bem porque pensa isto e aquilo. O André é o que se sabe. É quando um gajo lê textos destes (que valem bem a pena) que se apercebe que percebo muito pouco de futebol e sente que está a aprender alguma coisa ao ler aquilo. Muito isto :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 27 Novembro 2013 Bom texto. Só foi pena não teres respondido a nada do que eu disse. Aconselho uma nova leitura do meu texto. Os passes interessam porque nos falam das tendências dos jogadores. O Jesus como treinador oferece princípios e aquilo que pede não é um condicionalismo é antes modelar/ideológico. Depois nas acções do jogo, com esses princípios em fundo o jogador deve ter a liberdade para decidir quando tem bola qual a melhor opção. O Matic de onde jogou devia ser pendular nas variações de centro de jogo, porque era quem mais fora da pressão estava e em melhor posição para receber e rodar. A cena é que ela quando recebe a bola é quase sempre limitado a duas opções (às vezes porque o sistema não o ajuda com linhas de passe) que são acelerar com bola ou tentar meter uma bola de 40 metros para as costas dos laterais que diga-se sai mais vezes pela linha de fundo do que entra.. O Amorim é muito mais inteligente a gerir o ritmo do jogo. Dá controlo ao meio campo. Recebe, faz rodar a bola, joga com a cobertura, tabela com o médio, recebe no meio da pressão e tira rápido... Tem outro abordagem ao jogo que tem que ver mais com as caracteristicas dele do que com o que o Jesus pede... Ele faz mais passes curtos porque sabe que as "Hollywood Balls" não entram sempre e porque tem noção de que partir para cima de 3 médios em progressão nem sempre é boa opção... Sabe qd tem cobertura para fazer e quando não tem, sabe se isso vai atraír a pressão e vai trazer vantagem... O Matic faz porque sim! Faz porque é segunda natureza dele... Acelera para onde está virado e quer lá saber de coberturas. Às vezes cria desequilíbrios importantes, mas mais de metade das vezes teria sido preferível privilegiar a posse, guardar a bola e esperar por espaço. É verdade que esse espaço também se cria, mas vou voltar a repetir. Isso faz-se quando é a melhor opção! Quando tens coberturas e as linhas de passe para progredir estão fechadas e sabes que se fintares um ou fintares dois crias essas linhas de passe... Não é 2 terços das vezes em que recebes a bola sem nos preocuparmos com coberturas na esperança que ou resulte ou dê falta... Hmm... Eu falo em bolas por alto a rasgar a linha defensiva, tu mostras-me: 2.34: O André Gomes a fazer um passe (a menos que quisesses dizer o que vinha a seguir e isso é o Matic a virar o corredor, não é nenhum passe a rasgar a defesa...) 6.13: Um bom exemplo! E dois gifs onde num não tem ninguém a pressioná-lo num raio de quase 10 metros.... Era uma decisão e uma execução dificil pá! e outro um passe para o espaço no corredor (não é bem isto uma bola a rasgar a defesa...) Já agora, toma lá a ver se o Matic aprende alguma coisa: http://videos.sapo.pt/ql9iwdtNq2FgaF09zF9u 0.27: Isto é que é trabalhar no meio de três e depois rasgar a defesa... Que classe! E já agora aos 2min e pouco (ultima jogada do video) a mostrar que também faz grandes golos. E repara naquela execução direccionada ao canto mais próximo, com toda a intenção, sem a deixar bater no chão... Isto é que é técnica! Eu sei que o Matic tem o golo do Porto, mas foi só para o caso... Gostava de arranjar mais mas só se encontram golos e assim. Contra o Olympiakos tem duas muito boas e na pré-época tem uma que dá do Sulejmani que é mesmo à Pirlo! Por exemplo... O Matic também tem uma bola do crl para o Marko logo nos primeiros minutos contra o Olympiakos, mas lá está, ele tenta fazer dessas 30 vezes. Não tem critério na decisão. Ali passou e é um passe do crl, mas foi para o meio de 4 ou 5 gajos, é smp uma lotaria... Esta é boa também! Agora um gajo que faça uma roleta, mate uma bola no peito e dê três toques seguidos é um super-dotado? Isso é mostra de tecnica? Isso é o que mais de metade dos profissionais de futebol sabem fazer... Ou achas que o Amorim não mata bolas no peito ou não sabe fazer roletas? Tecnica é a velocidade de execução com o Gaitán meteu a roleta entre dois do Braga perto da linha de fundo. A VELOCIDADE! Tecnica é a recepção de peito que o Lima faz no corredor direito a um passe de 50 metros com a bola a vir forte e ele recebe logo orientado para o espaço vazio. Comeu logo a defesa do Braga... Depois decidiu mal... Agora roletas a 10 à hora e peitaças dessas até tu nas futeboladas... E também não quero fazer do Matic um pataqueiro, porque não é! É um jogador tecnicamente dotado, mas não tanto como o Amorim, que é completo. Não é na finta! É em tudo! É a qualidade das recepções (estes momentos é que são dificeis de arranjar), tipo quando ele recebe 2 ou 3 vezes com dois três por perto contra o Olympiakos e só com um toque abre logo espaço... É a tecnica de passe. Seja por baixo, seja por alto, seja entre defesas, por cima deles, para o espaço no corredor, de parte de dentro do pé, com a parte de fora, tocar de sola, sempre com cabeça levantada no jogo... É a tecnica de remate! Ele remata pouco, mas qd remate é sempre com perigo. Ou é golo, ou é muito perto, ou é nos postes... É raro um remate dele sair muito desviado ou para as nuvens. É sempre tudo cheio de intenção. Apontar e meter lá! Fdx, mas isto é o quê? Ai um gajo pode ser burro desde que corra o campo todo e seja um bicho fisicamente? Não interessa nada se ele foi pressionar a 30 metros da linha defensiva e deixou a equipa toda desiquilibrada... Isso é irrelevante! Afinal de contas mostra pulmão e mostra que ele está em todo o lado! LOL! Se o Mauro faz o que sabe e que fez o jogo todo eu curtia de ver onde é que a jogada acabava... É que ele marca, mas marca por demérito do Mauro, não é porque devia estar ali a pressionar ou porque ele fazer aquelas saídas ajudam o nosso modelo de jogo. Pelo contrário! Por isso é que a malta se queixa da tactica do buraco e mais não sei o quê... São estas saídas que abrem esses buracos... Eu estava a falar na visão geral das cenas, não de ti em especifico... NÃO! O Jesus já disse e já estava na altura de sermos pessoas atentas... O Benfica não joga em 4x3x3, nem nunca jogou... Até se vires os gráficos de acção dos jogadores no site da UEFA percebes isso... Com o Amorim, o Enzo passa para a direita e o Marko para o meio. A atacar o Enzo dá a largura e o Marko cai sempre no meio. A defender o Enzo fecha como interior e o Marko no corredor, mas isso já nós fazemos com o Gaitán que fecha sempe como interior ao lado do Enzo. A cena é que o Enzo arrisca menos que o Gaitán em ir por ali fora no corredor e como tem o Marko a descair para lá dá-lhe a profundidade. Equilibramos pelas caracteristicas dos jogadores... Equilibramos porque o Amorim gere melhor a bola, o Enzo gere melhor o espaço com o Amorim no meio e Gaitan solta-se de vir fechar como interior. Libertamos o Gaitan e o Enzo, e esses foram os pontos chave nos jogos do suposto 4x3x3 que é o 4x4x2 habitual, mas com uma dinâmica diferente pelas caracteristicas dos jogadores e posições que eles ocupam. Costuma ser: MC:Enzo MC:Matic MAD: Marko MAE: Gaitán AV:Lima/Djuri/Rodri PL: Cardozo E passou a ser: MC:Matic MC:R.Amorim MAD: Enzo MAE: Gaitán AV: Marko PL: Cardozo Se o próprio treinador diz que não é 4x3x3 não sei porque se insiste... Vejam o jogo com olhos de ver... Eu acho que a equipa cm o Fejsa não perde ofensivamente. A equipa com o Fejsa no máximo perde vertigem, porque ganha controlo. Nem por isso perde ofensivamente. Mais uma vez falei no geral e não para ti. Eu vejo o Matic a fazê-lo. Não o vejo é a fazê-lo com a qualidade do Amorim... E para rematar também eu volto a dizer que eu gosto do Matic e tem caracteristicas interessantes, mas que ao lado do Enzo não! O último homem, o homem dos equilibrios não pode ser ele... O homem a gerir a bola fora da pressão não pode ser ele... Ele tem de jogar é naquela zona onde foi pressionar o Mauro. Ali é que ele faz a diferença! Mas tem de fazê-lo com alguém inteligente a ler o espaço e a controlar o ritmo atrás dele, como Fejsa ou o Amorim... O Jesus condiciona os jogadores. Isto não tem de ter conotação negativa. Da mesma forma que condicionava os jogadores no primeiro ano, onde o fez bem, ainda hoje o faz. O jogador nunca deixará de pensar por si mesmo, mas um treinador conseguirá sempre condicionar o seu comportamento. Com e sem bola. As vezes que isso acontece, serão relativas. Com esta tendência para atacar à maluca, procurar transições rápidas mal apanhamos a bola, não é estranho que o Matic ou qualquer outro, mostrem tendências para o fazer. São jogadores versáteis. Não acho que seja o caso, contudo. Da mesma forma que discordo que o Matic receba tantas vezes em situações fora da zona de pressão. Aliás, uma das coisas que mais gosto, no Matic, é como ele desfaz zonas de pressão. Com um drible, com um passe, com um drible + passe. Pá, é perfeito de se assistir. No ano passado até cheguei a comentar que era algo que ele fazia, mas muito para o lado esquerdo e pouco para o lado direito. Não sei se por ser canhoto o ou não, mas é daquelas coisas que me parecem óbvias para toda a gente. Quando está fora da zona de pressão, não tem de tocar curto para alguém, ou variar o centro de jogo. Pode perfeitamente atacar o espaço e soltar quando o adversário lhe sai ao caminho. Ainda no jogo de hoje faz isso. A natureza do Matic não é atacar o espaço. Aliás, ele chega ao Benfica como um jogador sem grande agressividade com bola. Era jogador para andar ali de cadeirinha. O JJ é que mudou isso. A diferença de um ano para o outro é notória, por isso é uma falácia dizer que é a natureza dele. Não corroborando a tua opinião em relação a isso, claro. Isso que o Amorim faz, contra o Paços, já o Matic fez vezes e vezes pelo Benfica. Vamos ser sérios. Dizer para o Matic meter os olhos nisso e aprender é ser desonesto. É só assistir a jogos e ver o Matic, com um ou dois adversários, a livrar-se deles e a desmarcar alguém sobre o corredor. O Melgarejo, no ano passado, se tivesse mais qualidade individual, podia ter beneficiado disso. Era para ter deixado um adenda, depois dessa parte, a dizer que não significa que qualquer badameco que soubesse fazer isso tinha de ter uma técnica apuradíssima. É forte tecnicamente porque é um jogador versátil. Sabe fintar, sabe passar (como poucos), saber receber... Pá, talvez por ter um pé direito "cego" às vezes pareça algo atrapalhado ao nível da recepção, mas isso é confundir falta de coordenação motora com falta de técnica. A malta não se queixa da táctica do buraco por isso. A malta queixa-se da táctica do buraco porque o Benfica é deficiente na transição defensiva. É ver um cruzamento a acontecer, e os laterais em projecção ofensiva simultânea, os dois avançados na área, com o extremo do lado contrário a aparecer para finalizar, com os médios também próximos de zonas de finalização. Óbvio que quando dá para o torto, é ver-nos em igualdade/inferioridade numérica. Isto é válido para um cruzamento ou para uma simples perda de bola em zonas mais avançadas do terreno. Estamos demasiado balanceados para a frente. Não é por ver o Matic a ser agressivo sem bola. Para isso, se quiseres, podes ir rever a final com o Chelsea, da Liga Europa, e ver se algum dia o Amorim faria aquilo. Eu falo do momento defensivo. É esse que importa para o contexto da discussão. Já agora, também já tinha dito que isto estava longe de ser um 4-3-3 como eu, falando por mim, tenho pedido. Era uma variação de 4-3-3, com algumas nuances ao nível da ocupação do espaço. Se tu reparares, tu próprio dás a resposta. Sem bola, o Enzo fica no corredor central e o Markovic na direita. Ora, isto dá o Gaitán do lado esquerdo, o Markovic do lado direito, Enzo e mais dois médios de corredor central. Como estamos habituados, dizes que o Gaitán costuma fazer o trabalho do Enzo e fecha no corredor central. Esqueces-te, porém, que te falta um homem do lado esquerdo e que isso, por si só, levará a uma diferença mais que óbvia de uma situação para a outra. Além disso, isto nem sempre acontece. O Gaitán não tem a disponibilidade e concentração para fazer isto em todas as situações. Além disso, mesmo quando faz, é fácil rodar o corredor do jogo, usando o médio de cobertura, porque o lado esquerdo está despovoado. Eu bem sei que podemos ser inteligentes a ocupar o espaço, mas por vezes, nem isso é suficiente. O Benfica tem clara dificuldade em controlar um meio campo quando está em inferioridade numérica e quando a qualidade individual adversária é considerável. Essa foi a diferença. Mas, já agora, dizer que nem tão pouco mais ou menos me satisfaz. Não há grandes rotinas ali, nota-se que é algo estranho a grande parte dos jogadores. Não há contenção-cobertura-equilíbrio, o extremo do lado contrário não fecha de forma agressiva no segundo central, ou no segundo médio, dependendo da zona da bola... Pá, estão três homens ali. Por si só, isto já é uma ajuda. É óbvio que o Fejsa faz o Benfica perder a nível ofensivo. A questão é que tu achas que o Matic é prejudicial ao jogo colectivo do Benfica, quando toma más decisões, ou executa mal, mas esqueces-te da quantidade de desequilibrios que ele causa. É isso que o Fejsa nunca poderá almejar. Não tem nem a técnica nem a criatividade do Matic. O Matic procura inúmeras vezes o apoio frontal de um dos nossos avançados. O Matic procura várias vezes os nossos alas. O Matic desequilibra no 1x1. And so on. O Fejsa não tem nada disto. Não que seja mau jogador, porque não é, mas, à imagem do Amorim, não é do campeonato do Matic. E, repito, eu gosto muito do Amorim. Entra perfeitamente num meio campo para este Benfica. Compartilhar este post Link para o post
Taj Publicado 27 Novembro 2013 fanhoso do crl, escreves melhor que o que falas <3 sabes muito disto Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Novembro 2013 Só tenho pena do Infinito não ter uma forma de escrita mais semelhante ao Sousa, porque os wall texts dele (o Infinito) tornam-se enfadonhos de se ler e se calhar tem ali muita coisa boa que não me apercebo e acabo por não concordar com a sua opinião. Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 28 Novembro 2013 O resto é no treino e é quando dou a palestra. E antes do jogo começar posso chamá-lo para lhe dar uma activação final tipo: "Pirlo, tu é que mandas nesta m*rda! Pega-me na p*ta e mete-me estes c*ralhos a correr atrás dela. Tu és o melhor do mundo nesta m*rda! É virar rápido o corredor, variar o centro de jogo as vezes que forem precisas e quando tiveres oportunidade espalhar a magia como só tu sabes... Quero ver inteligência, quero ver espectáculo! Rebenta-me com estes gajos! Bora crl!" Isto é OURO! Estás mesmo convencido que podias ser treinador de futebol não estás? Nunca pensei ver nada assim, mesmo considerando que é um fórum de FM. Vou passar a ver o futebol com outros olhos, estou siderado! :prayer: Só espero que se o Matic sair por uns 30 milhões que o Amorim a seguir saia por 35 ou 40 ... mas se calhar mais ninguém no mundo tem esta visão do jogo de um predestinado. Ele é treinador de futebol.... . --------------- Eu respondo amanhã Sousa. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 28 Novembro 2013 Eu gosto de ler o que o Sousa diz- habituei-me a isso- e para perceber ao que ele está a responder fui forçado a ler os posts do Infinito. Fiquei surpreendido com a facilidade de compreensão. E dá para ver que ambos entendem muito bem o futebol do Benfica e que, no fundo, apenas divergem em pontos de gosto pessoal. Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 28 Novembro 2013 Pelo que tenho lido, o salvio deve voltar antes do previsto. Aposto em final de janeiro, inicio Fevereiro. Btw, começo a ficar sem palavras para o Enzo. Já demonstrou ser um CABR*O, mas neste momento, acredito mesmo que sinta mesmo a camisola e tenha amor ao clube. ENORME e já merece ser chamado á sua Seleção Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 28 Novembro 2013 O Enzo não é assim por ser o Benfica. Seria igual se jogasse no Sporting ou no Porto. Faz parte da sua personalidade. Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 28 Novembro 2013 O Enzo não é assim por ser o Benfica. Seria igual se jogasse no Sporting ou no Porto. Faz parte da sua personalidade. Então engana bem :mrgreen: Mas achas que ele não tem personalidade para "amar" o clube que o colocou no seu auge? Não é capaz de "sentir o Benfica"? Compartilhar este post Link para o post
Grillo Publicado 28 Novembro 2013 Isto é OURO! Estás mesmo convencido que podias ser treinador de futebol não estás? Nunca pensei ver nada assim, mesmo considerando que é um fórum de FM.Vou passar a ver o futebol com outros olhos, estou siderado! Ele é treinador de futebol.... :lol: Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 28 Novembro 2013 :lol: Também me ri à grande :lol: Compartilhar este post Link para o post