Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mary

Em 1961 Bomba atómica quase explodiu na Carolina do Norte

Publicações recomendadas

Guest Dpitz

acredito que a tendência seja até oposta ao desarmamento.

Países que estão em crescimento irão querer "ombrear" também militarmente com os países mais poderosos, mais que não seja para terem "argumentos" para se defenderem desses poderosos.

é uma questão complicadissima.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do desarmamento nuclear é uma utopia, na minha opinião. É uma maneira de se protegerem porque um país sem defesas é um alvo vulnerável, quando principalmente existe nesse território muita riqueza. Nunca haverá a paz e harmonia que se promete, faz parte do ser humano ser desconfiado e ambicionar sempre mais, é este ultimo ponto principalmente que nos tem feito evoluir a uma velocidade impressionante.

Isto é o que eu penso apenas.

Foi esse equilíbrio que manteve a 3ª Guerra Mundial como uma Guerra "Fria". Se alguma das duas potências pensasse que tinha vantagens sobre a outra não sei se estaríamos hoje a escrever descontraidamente na net sobre esses assuntos (ou quaisquer outros)...

Descartes, até se fala muito sobre uma teoria que a União Soviética não tinha o poderio dos EUA e que tudo não passava de bluff, não é ?

Compartilhar este post

Link para o post

Descartes, até se fala muito sobre uma teoria que a União Soviética não tinha o poderio dos EUA e que tudo não passava de bluff, não é ?

É mais do que uma teoria. É praticamente uma certeza. Mas quem é que estava interessado em arriscar?

Compartilhar este post

Link para o post

We're fucked. :medinho:

Começou o fim em 1961. :medinho:

Editado por 45roma

Compartilhar este post

Link para o post

Ao ler isto, só consegui pensar nos resultados da conhecida legislação do porte de armas nos E.U.A, que são os que todos conhecemos. Não sei até que ponto é comparável.

Não é, porque una arma nuclear não é possível comparar com outra. O que eu quis dizer foi exactamente o que o Descartes disse, o que aconteceu na guerra fria foi uma espécie de equilíbrio pela força, nunca ninguém teve realmente a iniciativa de atacar o outro abertamente com este tipo de armamento, apesar de todo o tipo de ameaças, porque o que conseguiam em troca era a resposta da outra potência de igual maneira. Enquanto existir este equilíbrio pela força a nível mundial muito dificilmente se voltarão a usar bombas nucleares, que aliás foram usadas numa altura em que só um país tinha o controlo sobre esse tipo de armas, eu tenho é muito receio, sinceramente que pela "sombra" organizações terroristas consigam por algum motivo chegar à posse de este tipo de armamento.

Mas é claro é tudo muito relativo, o Descartes disse que estamos aqui a falar de consciência tranquila sobre o assunto mas podia não ter sido assim, nem sabemos o futuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Certeza? Mas como é que tu podes ter a certeza de uma coisa dessas? Que digas que não duvidas, que acreditas, que estás convencido, eu até aceito. Mas certeza?

Sabes lá se na próxima semana não aparece em rota de colisão com a Terra um calhau de dimensão suficiente para nos mandar a todos para os anjinhos? Ou se não há uma erupção solar manhosa que nos atinja e que ferva a água toda do Planeta (nós incluídos)?

E visto por outro prisma, sabe-se que há mais de 50 anos que a humanidade tem a tecnologia suficiente para proceder à sua própria extinção. Meio século, na história da humanidade é pouco tempo. Mas, parecendo que não, são pelo menos duas gerações. E ainda por cá andamos... Se nestes 50 anos nos temos controlado que motivos existem para pensar que não nos conseguiremos controlar no futuro?

Toda a razão no comentário. Tendemos a ser egocentricos. Nem sequer contemplamos, muitas vezes, o fator universo.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falar em ADM e afins, há uns meses voltei a ler o livro do ElBaradei. Ele defende muito a sua dama, mas há lá coisas que, em conjugação com outros livros sobre este tema, explicam bem o porquê dos países que as possuem terem dificuldades em aceitar deixar de tê-las e porque é que outros ainda as procuram ter.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Fusíveis de baixa tensão :prayer:

sempre disse que tinham sido das maiores invenções do homem!!

Felizmente os 1% que controlam 90% da riqueza mundial já não precisam de andar em guerras com armas, para obter o que querem.

O controlo mundial agora é mais subtil e mais fácil.

...there's no such thing as an American anymore. No Hispanics, no Japanese, no blacks, no whites, no nothing. It's just rich people and poor people. The three of us are all rich, so we're on the same side.

Compartilhar este post

Link para o post

O desarmamento nuclear era uma medida que era simpática para toda a gente, mas infelizmente não é concebível. É mais perigoso o risco de se proceder a um desarmamento mas haverem países que não o cumpram na sombra, do que as grandes potencias terem todas.

A maneira mais segura de evitar um desastre acaba por ser todas as grande potencias terem armamento nuclear.

Uma frase assustadora mas que faz todo o sentido! :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...