4tires Publicado 5 Outubro 2013 Fundação Benfica recebe prémio de responsabilidade social na Suíça A Fundação Benfica foi distinguida, na Suíça, com o “Role Model Award”, um galardão que premeia o trabalho social feito, neste caso, por um Clube de Futebol. Um prémio entregue pela Football is More Foundation. O trabalho social do Sport Lisboa e Benfica foi apresentado em detalhe, nos seus métodos e resultados, sendo objecto de elogios generalizados. Os projectos do Clube, em especial o “Para ti Se não faltares”, tiveram junto de todos os presentes um grande impacto e suscitaram diversas propostas de parceria para projectos futuros e colaborações de transferência de metodologias. Em representação da Fundação Benfica esteve o director, Jorge Miranda, que recebeu o galardão que no ano anterior foi entregue ao Real Madrid. Uma distinção que, mesmo longe, o vice-presidente desportivo do Real Madrid, Emilio Butragueño, fez questão de comentar: “Em 2011, ficámos honrados por receber este prémio e este ano temos o prazer que tenha sido ganho por um Clube extraordinário e fantástico, com quem temos uma excelente relação, o Sport Lisboa e Benfica. É um exemplo de como um Clube de Futebol pode ser utilizado para ajudar a sociedade e construir um Mundo melhor para todos.” Referir ainda que estiveram presentes cerca de uma centena de pessoas e organizações do Mundo da responsabilidade social corporativa do Futebol Europeu, Americano (USA), Africano (Serra Leoa) e Asiático (China World Peace Foundation e Zayed Higher Organization). http://www.slbenfica.pt/noticias/detalhedenoticia/tabid/2788/ArticleId/32005/language/pt-PT/Fundacao-Benfica-recebe-premio-de-responsabilidade-social-na-Suica.aspx Para ti Se não faltares! O projecto “Para ti Se não faltares!” é um projecto inovador criado pela Fundação Benfica com o objectivo de combater o absentismo e o abandono escolar. Quando implementado, cada projecto acolhe entre 60 a 100 crianças e jovens seleccionadas pelas suas respectivas escolas e integradas nas actividades da Fundação Benfica. Essas actividades são as seguintes: Jornalismo - O uso de conceitos da disciplina de Língua Portuguesa adaptados à prática do Jornalismo. Os jovens são desafiados a criar peças jornalísticas sobre o desporto, a sua comunidade e o seu dia-a-dia, como sejam reportagens, crónicas, entrevistas, entre outras. (1 hora por semana) Sabias Que? - Com a intenção de tornar a Matemática mais “atractiva”, esta actividade aplica cálculos matemáticos ao mundo do Desporto. Os beneficiários utilizam o seu conhecimento para decifrar curiosidades matemáticas presentes na prática desportiva, alimentação e rendimento físico. (1 hora por semana) TIC - No âmbito de uma parceria com a Fundação PT, esta actividade tem como objectivo ensinar aos beneficiários a navegação segura na internet, composição de textos em Word e uso correcto de ferramentas de multimédia. (1 hora por semana) Desporto - Modalidades como o futsal, futebol, voleibol e atletismo são praticadas pelos jovens com treinadores do Sport Lisboa e Benfica (ou por si formados) nos espaços desportivos de cada escola. As aulas têm como principais componentes a promoção de espírito de equipa, disciplina, respeito mútuo, aprendizagem de tácticas e a extracção do rendimento máximo de cada aluno. (2 horas por semana) O “Para ti Se não faltares!” providencia prémios aos alunos que fazem um esforço significativo para melhorar a sua assiduidade, comportamento e aproveitamento na escola. No fim de cada período, os beneficiários podem ganhar prémios consoante a sua respectiva avaliação determinada pela Escola e pela Fundação Benfica. Estes prémios incluem objectos e experiências como visitas a bases navais da Marinha, férias nos campos da Fundação INATEL, actividades com o Exército, actividades com o ACIDI, entre outras. No fim de cada período, a Fundação Benfica organiza um torneio de futsal/futebol onde só participam os beneficiários que cumpriram os seus objectivos e não propriamente aqueles com maior talento para o desporto. Um parceiro determinante para o sucesso do projecto é a Escola ao estar disposta a colaborar connosco em prol da evolução continua dos alunos. http://fundacao.slbenfica.pt/Atividades/Projetos/DetalheProjeto/tabid/1265/ArticleId/21296/language/pt-PT/[FB_LikeImg_url] Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 6 Outubro 2013 Uma excelente iniciativa do clube. Alguns clubes, com as influencias que têm, podiam fazer muito, mas muito pela sociedade. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 12 Abril 2016 Venho aqui ressuscitar este tópico para contar que tenho um adolescente de 17 anos a meu cargo no Pediátrico que tem uma doença espinhal degenerativa que o afecta desde os dois anos, o que resumidamente lhe provoca incapacidade física progressiva e irreversível (neste momento está limitado a uma cadeira de rodas e aparenta diversas deformidades musculo-esqueléticas devido à doença) mas mantem intacta a capacidade cognitiva, visto que a lesão se situa na medula. É um cérebro perfeitamente normal preso num corpo que não obedece. Neste momento da evolução da história da doença, começa a acumular cada vez mais internamentos e mais prolongados, porque a doença afecta cada vez mais os músculos respiratórios e tendo em conta também o nível de dependência que tem para as actividades diárias é um rapaz muito mais susceptível a infecções do que a generalidade da população. Ora, o miúdo é fervoroso adepto do Benfica desde pequeno - tem um cachecol desde que está internado à cabeceira da cama e tudo - e já todos os dias ia falando com ele de bola, que é algo que o distrai e de que gosta verdadeiramente. Lembrei-me de contactar a Fundação para lhe tentar fazer uma surpresa na semana passada, aproveitando o facto de o Benfica jogar cá Sábado. Telefonaram-me a dizer que não tinham como política esse tipo de actividades fora do Seixal ou da Luz. Eu expliquei que estava a pensar em aproveitar o facto de a comitiva cá estar para, se possível, se deslocar um ex-jogador como o Rui ou o Nuno Gomes que eventualmente acompanhasse a equipa, mas naturalmente explicaram-me que o foco do grupo de trabalho é jogo, e que seria muito complicado. No entanto, já registaram o miúdo para o levar, se houver possibilidade disso da parte dele (e à partida em termos de transporte, haverá) ao Seixal ou ao Estádio em dia de jogo para conhecer o plantel! E enviaram também na sexta-feira - chegou hoje - um cachecol da Fundação assinado pelo Samaris, que lhe entregarei (com a restante equipa médica, que adorou a ideia e está tão entusiasmada como eu) amanhã de manhã. É surpresa, o rapaz nem sonha :grin: Sei que é um gesto que têm com imensos casos semelhantes, mas estou mesmo feliz com o gesto e aproveito, de resto, para aplaudir o trabalho da nossa fundação. Enche-me de orgulho ver o nosso clube associado a este tipo de situações. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 13 Abril 2016 Entregue! :) o rapaz adorou. O primeiro golo do dia já foi! Compartilhar este post Link para o post
Chazzy Chazz Publicado 14 Abril 2016 Try not to cry. Cry a lot. :heart: Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 15 Abril 2016 Try not to cry. Cry a lot. :heart: True. :( Compartilhar este post Link para o post
Homem do Bussaco Publicado 12 Julho 2017 Preferia com a PJ. FBI. Temos que aprender a jogar com os grandes. Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 15 Julho 2017 Penso que deviriam ter juntado à PSP, a PJ, o MP e a PGR :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post