Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Alguém me pode ajudar numa tactica boa para o meu Estoril?

Tens aqui muita leitura para colocares o Estoril a jogar, portanto, lê, experimenta, define o teu estilo de jogo, vê os jogos em modo completo e depois apre.senta as tuas dúvidas

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal dicas para o avançado interior render mais.

Tenho ganho os jogos quase todos mas a equipa não joga ainda ao meu gosto :/

O R(D)eus é o titular habitual mas está lesionado.

WvSF4pq.png

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso saber primeiro o que significa "jogar ao teu gosto", depois também é preciso saber o que é isso do avançado interior não render... não passa a bola ? não faz assistência ? não marca golos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Os resultados não são maus, mas nos últimos jogos só temos tido golos do avançado praticamente, e eu quero os homens da frente todos a marcar golos.

Quanto ao avançado interior, não tem rendido o esperado, 14 jogos, 5g e 1a.

Os resultados btw:

7KDg5qu.png

Compartilhar este post

Link para o post

Sim isso é verdade , não é propriamente um estilo bonito de se jogar mas resulta.

Li uns posts a dizerem que a filosofia contra-ataque ou não resultava ou não fazia o que o nome indica estou em duvida porque até já foi algum tempo. mas é na boa falei mesmo só para mostrar e dizer que a uso á imenso tempo e tenho me safado muito bem.

È uma estratégia boa e com instruções certas funciona como a defensiva tambem.

talvez seja possivel dominar tambem em contra ataque, com uns ajustes aqui e ali, tornar a coisa um bocado diferente aquele contra ataque que todos nos conhecemos...

vou tentar dar a minha opiniao sobre a importancia das coberturas ofensivas, nomeadamente ter sempe alguem nas costas de quem tem a bola para ganhar as segundas bolas, ressaltos etc, como podem ver na imagem o maxi sobe e da apoio ao salvio e acaba por tocar abola para tras para ele ( maxi ) fazer o cruzmanto, eu resolvi meter um dos meus MC a apoiar ( enzo ) o que aconteceu foi que houve um ressalto de bola e o medio mais defensivo ficou a marcar um jogador e a bola cair num espaço aberto que foi explorado pelo extremo visto que o meu laterai ( maxi) subiu para fazer o cruzamento, como consequencia disso foi o DC ( luisao) que teve que vir fazer a dobra na ala e abriu um espaço no meio e foi assim que sofri um golo em contra ataque, se tivesse mantido o enzo mais recuado ele tinha ganho aquele ressalto de bola e isso ja nao teria acontecido, analisando a jogada ate ao fim diriamos que a culpa tera sido do DC que nao fez bem a marcaçao mas eu prefiro ver o erro muito mais atras logo na saida de bola do adversario, se conseguir ser eficaz em termos defensivos em zonas mais adiantadas sera muito mais vantajoso para mim, tudo bem que isto é um jogo amigavel mas estes jogos servem para isso, para vermos onde a equipa esta a cometer erros

conlusao: tinha aqui duas hipoteses ou recuava o enzo e dava liberdade para o maxi subir, ou recuava o maxi e dava liberdade para o enzo subir, agora os dois a subir é que nao, ficou ali um buraco e estas coisas as vezes pagam-se caras como se costuma dizer, pequenos promenores que parecem nao ter tanta importancia mas que fazem toda a diferença

XtqIM7a.jpg

Sim isso é verdade , não é propriamente um estilo bonito de se jogar mas resulta.

Li uns posts a dizerem que a filosofia contra-ataque ou não resultava ou não fazia o que o nome indica estou em duvida porque até já foi algum tempo. mas é na boa falei mesmo só para mostrar e dizer que a uso á imenso tempo e tenho me safado muito bem.

È uma estratégia boa e com instruções certas funciona como a defensiva tambem.

a filosofia contra ataque por defeito nao tem nada a ver com aquilo que o pessoal pensa de recuperar a bola e mete-la logo la na frente, jogar em contra ataque consiste em trocar abola em zonas mais recuadas esperar que o adversario vanha pressionar para depois meter a bola nas costas da defesa...o que voces querem é jogar ao ataque mas em contra ataque, isso sim é recuperar a bola rapido e mete-la logo nos jogadores mais adiantados, penso que de para fazer isso em qualquer uma das duas estrategias, mas tera que se fazer alguns ajustes nas instruçoes como é obvio

Pessoal dicas para o avançado interior render mais.

Tenho ganho os jogos quase todos mas a equipa não joga ainda ao meu gosto :/

O R(D)eus é o titular habitual mas está lesionado.

tens que usar um medio mais recuado do lado do avançado interior, para este ter espaço para cortar para dentro e um mac que se mexa da posiçao, senao vai estar muita gente naquela zona e o avançado interior nao tem espaço para vir para dentro

reparem agora, ha novamente uma perca de bola na area do vitoria da qual eles tencionam iniciar um contra ataque mas desta vez eu ja tenho espaços bem ocupados em termos defensivos

ot3wdNY.jpg

continuaçao da jogada: a minha equipa cai a pressionar no meio campo adversario e quem acaba por interceptar aquele contra ataque é o luisao, isto pq a equipa estava bem posicionada quando perdemos a bola

7UIPh1x.jpg

se repararem esta um jogador do vitoria exulado de marcaçao no flanco direito de ataque do vitoria, possivelmente se eles tivessem virado o flanco podiamos ter tido problemas, mas aqui entra a historia da posiçao tactica, por isso é que se diz que o 433 é a tactica que ocupa melhor os espaços, como estou a jogar em 4231 sobro aquele espaço, se eu tivesse a jogar com um trinco e dois mc teria ficado com aquele espaço preenchido, mas depois aqui entram as compensaçoes em vez de ter uma linha de 3 defesas devia ter uma linha de 4 defesas, mas depois tambem tinha dado demasiado espaço ao extremo esquerdo deles se assim fosse, enfim isto dava pano para mangas ficavamos aqui a tarde toda :biggrin:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Nova época equipa renovada e sem jogadores desmoralizados, tática bem preparada(época passada andei mais de metade com constantes mudanças táticas o que originou resultados muito fracos e ter estado perto do despedimento) e conseguimos bater uma das equipas revelação(quer na realidade quer neste save) do jogo que na época passada ficou em 3º lugar, eles também tiveram bons reforços mas o nosso contra-ataque foi a chave da vitória.

Newcastle_Southampton_Geral_Vista_Geral.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Meus amigos, tirem-me outra dúvida, o Avançado com intrução de Jogador Alvo pode jogar sozinho na frente ou com aquela instrução é melhor ter sempre alguém ao lado???

Compartilhar este post

Link para o post

Meus amigos, tirem-me outra dúvida, o Avançado com intrução de Jogador Alvo pode jogar sozinho na frente ou com aquela instrução é melhor ter sempre alguém ao lado???

um jogador alvo por norma nao finta segura a bola para que alguem apareça nas costas dele ou se estiver em zonas recuadas da apenas linhas de passe a equipa no meio,quando esta mais adiantado costuma ser a referencia do ataque, o jogador que a equipa procura para finalizar jogadas ou a quem dar a bola normalmente encontra-se dentro da area pronto para finalizar, é util ou para jogar ao lado de um PL ou para tacticas em que os extremos e os medios subam para as costas dele

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

um jogador alvo por norma nao finta segura a bola para que alguem apareça nas costas dele ou se estiver em zonas recuadas da apenas linhas de passe a equipa no meio,quando esta mais adiantado costuma ser a referencia do ataque, o jogador que a equipa procura para finalizar jogadas ou a quem dar a bola normalmente encontra-se dentro da area pronto para finalizar, é util ou para jogar ao lado de um PL ou para tacticas em que os extremos e os medios subam para as costas dele

Eu jogo com dois avançados interiores a atacar e dois alas a atacar, estes com instruções de jogarem sempre na linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jogo com dois avançados interiores a atacar e dois alas a atacar, estes com instruções de jogarem sempre na linha.

entao pode ser util um jogador alvo

edit: agora vou usar duas estrategias, em casa vou para cima deles ao ataque e fora é que uso a minha tactica de contra ataque

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

E não esquecer o outro tópico que está aqui ao lado :-) boa sorte nesse teste... tás a ver, se já tivesses tudo estudado agora estavas na jogatana :biggrin:

Mesmo, mas há tempo para tudo, pra semana são mais 3 testes mas só uma cadeira é que preocupa as outras duas estão praticamente feitas :biggrin:

Estive então a ler as vossas dicas e mudei algumas coisas, vou por pontos.

Positivos

-Notei muita diferença na dica de meter o MRB a MD, realmente ganhei muito mais presença no meio campo defensivo, o Bender agora parece que está em todo lado e recupera muitas bolas.

-Mudei o Nº10 para CJA e gosto do envolvimento que ele têm tido no campo defensivo, e mesmo ofensivamente parece mais solto.

-Meti os Laterais a Alas e tenho visto um bom envolvimento atacante com as suas subidas.

Agora pelo lado negativo.

-Perdi alguma força ofensiva no centro do terreno, a equipa está a perder muito a bola e não conseguem acertar um passe...

-Os defesas continuam a não conseguir fazer um corte.

-Vejo que mesmo com a presença que tenho tido no meio-campo que os meus jogadores não tentam muitas vezes recuperar a bola.

No geral gostei das alterações, a equipa parece mais segura mas ainda perde muitas bolas.

A minha duvida estará, será que o "Deambular das posições" está a fazer conflito com a posse de bola, porque os passes estão a sair mas o jogador não está no sitio certo para os apanhar?

O que vos pedia era dicas sobre que instruções e que papeis dar aos meus centrais, e que modificações posso fazer para a equipa trocar melhor a bola no que toca a construir jogadas ofensivas.

Por agora isto está assim.

2XmIz3R.png

WEKWL2d.png

Editado por Evangelion

Compartilhar este post

Link para o post

Podes experimentar tirar o Deambular das posições, pode ser que os passes comecem a sair.

Sobre a linha defensiva recuada, tenho dúvidas se com isso os defesas não deixam os avançados adversários penetrar mais. Já experimentaste a linha defensiva por defeito (sem nada seleccionado) ou com pressionar mais à frente?

Eu tenho Importunar Adversários e Marcação Apertada e tenho-me dado bem defensivamente. E agora também tenho usado Marcação Apertada nas instruções individuais dos centrais.

De resto não estou a ver mais nada, talvez tenhas de esperar que as barras estejam cheias.

Ah! Treina Posicionamento Defensivo, isso ajuda-te a defender melhor. Para atacar, Movimento Atacante

eu tirava o recuar linha defensiva e colocava ritmo muito mais rapido

Discordo, pelas instruções ele quer manter a bola, se aumentar muito o ritmo entendo que acaba por perder muito a bola (mas corrijam-me se estiver errado)

Compartilhar este post

Link para o post

sendo assim está bem , sim que ritmo mais rápido eles vão fazer mais rápido acelerando os processos , não sabia que o objetivo era posse :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

sendo assim está bem , sim que ritmo mais rápido eles vão fazer mais rápido acelerando os processos , não sabia que o objetivo era posse :estrelas:

Pois.. ele tem mentalidade Controlar + Manter posse + Passes curtos + Sobreposições, entendo que seja um estilo de jogo baseado na posse de bola.

O Michael é que é o mestre da posse de bola, que venha aqui dar-lhe umas dicas :D

Compartilhar este post

Link para o post

o Gaitan tem-me dado ca umas dores de cabeça, como foi o jogador que mais assistencias fez a epoca passada exprimentei-o a jogar no meio a MAC e jogou muito bem, agora optei por por polo do lado direito a vir para dentro deu-nos a vitoria contra o sporting marcando 2 golos e quando o meto a jogar na posiçao natural MAE tambem joga muito bem, agora nao sei onde o ponha a jogar :biggrin: secalhar ate a PL ele faz uma perninha tambem...

Compartilhar este post

Link para o post

Após 3 jogos com a tatica da academica que pus umas páginas atrás, denoto duas coisas que nao sei bem como resolver e que me aborrecem um pouco.

Porque é que o meu extremo esquerdo mesmo com indicação para se manter aberto flecte para o meio e nao faz movimentos mais verticais e porque e que o meu ponta de lança vem sempre a linha para receber lançamentos de linha lateral?

As indicações que tenho sao extremo atacar e AC atacar.

Compartilhar este post

Link para o post

Após 3 jogos com a tatica da academica que pus umas páginas atrás, denoto duas coisas que nao sei bem como resolver e que me aborrecem um pouco.

Porque é que o meu extremo esquerdo mesmo com indicação para se manter aberto flecte para o meio e nao faz movimentos mais verticais e porque e que o meu ponta de lança vem sempre a linha para receber lançamentos de linha lateral?

Vê os movimentos preferidos do teu extremo

Quanto ao PLC tens de mudar nas definições de bolas paradas, mas acho que há um bug nesse aspecto

Compartilhar este post

Link para o post

isso que dizes do extremo é quando ele tem a bola?

edit: resolvi voltar a inventar neste jogo, como era mais acessivel, meti o jara e o markovic a PL´s eheh passe a moutinho e golo a ronaldo :biggrin:

8WVLRcT.jpg

pizzi cruza ha um ressalto de bola matic estava mais recuado a fazer a cobertura recupera a bola remata de primeira e ta la dentro :celebracao:

75WOgOv.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Num 4-3-3 a contra-ataque ou a defender, costumam abrandar o ritmo do jogo ou vão com mais intensidade?

Uma mentalidade fluida deve ser o mais apropriado para que os meus homens mais avançados também defendam, mas isso não irá comprometer o ataque, na medida em que os meus defesas podem subir demasiado? Mesmo jogando com linha defensiva profunda?

E já agora, alguém sabe quanto em números de P.A. é consumido para treinar um movimento a um jogador?

Compartilhar este post

Link para o post

Num 4-3-3 a contra-ataque ou a defender, costumam abrandar o ritmo do jogo ou vão com mais intensidade?

Uma mentalidade fluida deve ser o mais apropriado para que os meus homens mais avançados também defendam, mas isso não irá comprometer o ataque, na medida em que os meus defesas podem subir demasiado? Mesmo jogando com linha defensiva profunda?

E já agora, alguém sabe quanto em números de P.A. é consumido para treinar um movimento a um jogador?

depende do que pretendes tanto em contra ataque como a defender...

uma filosofia muito fluida numa estrategia de contra ataque ou defensiva é bom pq os jogadores vao se preocupar sempre em fazer cas coberturas, se a estrategia ja por si é defensiva senao lhes deres mais fluidez entao ai ninguem ataca quase...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido, vou experimentar alargar a fluidez aos rapazes para essa tática!

Já agora, a questão do tempo? Ao meu ver a mentalidade de jogo a defender ou ao contra ataque quer-se mais lenta; penso que quando há recuperações de bola, a transição para o ataque já deva ser rápida por defeito tendo o contra ataque escolhido. Porém fico na dúvida se estou a fazer boa leitura.

E o PA consumido nos movimentos preferidos? Alguém nota que os atributos dum jogador não atinjam o seu potencial máximo por ter vários treinos de movimentos?

MichaelAndrews, tu que gostas de treinar movimentos...

Editado por left_behind

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...