Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

se colocar a instruçao manter-se abertos nos laterais , dá resultado se colocar encurtar linhar nos avançados interiores , ou sera melhor manterem-se abertos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Fase inicial da época, estou a pensar jogar assim, que acham? Não percebo muito de tácticas, há aí alguma coisa que não faça grande sentido ter?

Eu quando jogo com laterais com a tarefa de Ala gosto de meter o MDC como Pivô Defensivo para que os centrais abram mais e os alas assim possam ter liberdade para atacar sem ter medo que fique alguém nas costas para o contra-ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas !!!

Umas duvidas:

Os movimentos preferidos, são vocês que escolhem um a um? Michael, por favor exemplifica....

Marcação apertada nas instruções de equipa ou individual?

Os defesas laterais em modo automático, posso por os 2 MC a defender?( um CJ e um MRB)~

obrigado

Sim, sou eu que escolho e indico ao preparador qual o movimento a treinar... mesmo que ele tenha outra opinião.

Uso individual, depois retiro a instrução quando os jogadores têm o movimento preferido de marcação apertada porque o meu estilo privilegia um maior poder decisão dos jogadores.

Depende da tua estratégia e filosofofia, mas não é recomendável... se ambos defendem, quem transporta o jogo ?

se colocar a instruçao manter-se abertos nos laterais , dá resultado se colocar encurtar linhar nos avançados interiores , ou sera melhor manterem-se abertos ?

Em processo ofensivo pode dar, em defensivo pode ser perigoso porque estás a abrir mais espaço no corredor entre os centrais e os laterais.

Eu quando jogo com laterais com a tarefa de Ala gosto de meter o MDC como Pivô Defensivo para que os centrais abram mais e os alas assim possam ter liberdade para atacar sem ter medo que fique alguém nas costas para o contra-ataque.

No caso dele, isso é de evitar porque usa dois médios que vão subir e usando um pivô abrem muito espaço no meio-campo

Compartilhar este post

Link para o post

Capo poes alguma instruçao no estilo de passe??? eu andava smp com o passe curto, mas agora optei por tirar estilo de passe...fica ao criterio dos jogadores e a jogar em Contra Ataque tem saido mt bem! Rigido e Contra Ataque, jogar com extremos em vez de ser com avançados interiores!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, sou eu que escolho e indico ao preparador qual o movimento a treinar... mesmo que ele tenha outra opinião.

Uso individual, depois retiro a instrução quando os jogadores têm o movimento preferido de marcação apertada porque o meu estilo privilegia um maior poder decisão dos jogadores.

Depende da tua estratégia e filosofofia, mas não é recomendável... se ambos defendem, quem transporta o jogo ?

Usas marcação apertada em todos os jogadores? (excepto os que possuem em movimento preferido)

Compartilhar este post

Link para o post

No caso dele, isso é de evitar porque usa dois médios que vão subir e usando um pivô abrem muito espaço no meio-campo

Eu uso o Pivô num 433 com 2 médios centros automáticos e 2 avançados interiores e tem corrido bem, mas também a minha filosofia é diferente da que ele usa e isso afecta o comportamento dos jogadores (jogo muito fluído) :p

Compartilhar este post

Link para o post

So queria agradecer ao Michael e ao Capone principalmente pelas dicas que têm posto e que me permitiram estar neste momento em 2º com a minha académica ao cabo do final da 1ª volta.

:handclap:

Fase inicial da época, estou a pensar jogar assim, que acham? Não percebo muito de tácticas, há aí alguma coisa que não faça grande sentido ter?

mete jogar aberto tambem, pq ao meteres so explorar o meio a equipa vai afunilar muito, usa o jogar aberto juntamente com o jogar pelo meio como ja tense eu optava por uma filosofia equilibrada no teu caso

depende daquilo que tu queres que os teus laterais façam e os teus extremos tambem e das instruçoes que deste a equipa

Capo poes alguma instruçao no estilo de passe??? eu andava smp com o passe curto, mas agora optei por tirar estilo de passe...fica ao criterio dos jogadores e a jogar em Contra Ataque tem saido mt bem! Rigido e Contra Ataque, jogar com extremos em vez de ser com avançados interiores!

uso curto mas mais expressivo mas tou a jogar a atacar fluido

Eu uso o Pivô num 433 com 2 médios centros automáticos e 2 avançados interiores e tem corrido bem, mas também a minha filosofia é diferente da que ele usa e isso afecta o comportamento dos jogadores (jogo muito fluído) :p

se um dos teus mc baixar para dar linha de passe no meio quando o pivo tem a bola nao ha problema...o que ele quis dizer é que por defeito o mbb e o cja sobem no terreno e quando o pivo defensivo tiver a bola fica sem linhas de passe, mas isso é uma questao de ver primeiro como se comporta a equipa primeiro dentro de campo na primeira fase de contruçao, eu como ainda nao exprimentei o pivo nao sou a pessoal ideial para falar sobre isso, mas na teoria seria assim, na pratica so vendo primeiro

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

ó Emanuel não consigo fazer-te quote pá, lixas o tópico :biggrin:

Uso em todos, mas consoante adquirem o movimento retiro a instrução

Compartilhar este post

Link para o post

ó Emanuel não consigo fazer-te quote pá, lixas o tópico :biggrin:

Uso em todos, mas consoante adquirem o movimento retiro a instrução

lool

perceber perceber, so percebo de FM e mal.... :)

Dai lixar isto tudo!!!

Tenho ido buscar alguma ajuda espiritual aqui, http://www.guidetofootballmanager.com/ mas não está facil....

Okapa pela dica, la vou eu recomeçar um save a ver como rola...

bom jogo a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda Master, Michael e Capone.

Já agora, estando com o Arsenal e sendo favorito em muitos jogos, eu queria fazer muita pressão às outras equipas não lhes dando grande margem para criar jogo. Tendo em conta as instruções à equipa que aí meti, acham que devo meter "pressionar mais" em alguma posição ? Tirando os 3 da frente que já têm por default. Não faz sentido meter isso em todos certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda Master, Michael e Capone.

Já agora, estando com o Arsenal e sendo favorito em muitos jogos, eu queria fazer muita pressão às outras equipas não lhes dando grande margem para criar jogo. Tendo em conta as instruções à equipa que aí meti, acham que devo meter "pressionar mais" em alguma posição ? Tirando os 3 da frente que já têm por default. Não faz sentido meter isso em todos certo?

Todos não, senão andam os gajos feitos doidos em cima dos adversários que, se forem minimamente bons, metem-te umas bolas nas costas que é um mimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos não, senão andam os gajos feitos doidos em cima dos adversários que, se forem minimamente bons, metem-te umas bolas nas costas que é um mimo.

Pois. Faria sentido meter por exemplo no Box-to-Box e no CJA? O 5 da frente faria muita pressão mas depois não haveria uma "quebra" ali no meu meio campo defensivo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois. Faria sentido meter por exemplo no Box-to-Box e no CJA? O 5 da frente faria muita pressão mas depois não haveria uma "quebra" ali no meu meio campo defensivo?

Faz marcação apertada, é na mesma uma cobertura à zona mas se queres fazer muita pressão tens que importunar os adversários... com os riscos inerentes :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Faz marcação apertada, é na mesma uma cobertura à zona mas se queres fazer muita pressão tens que importunar os adversários... com os riscos inerentes :biggrin:

Hm pois. Certo obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso maioritariamente 2 tácticas, 1 sem importunar adversários e outra com. Nas duas tenho sempre marcação apertada. Na 1ª baixo a defesa e espero por eles cá atrás e depois lanço bolas rápidas na frente. Na 2ª meto a malta a pressionar a todo o campo (uso em jogos mais "fáceis" de modo a não dar tempo aos jogadores adversários de conseguirem organizar jogo. Muitas vezes o que eles acabam por fazer é um passe longo sem nexo prá frente que é interceptada pela minha defesa ou médio defensivo :p

Compartilhar este post

Link para o post

Se alterares sim, podes usar. É para equilibrar o jogo porque o manter a posse faz com que os jogadores retenham muito a bola e tenham menos urgência em chegar ao golo e desta forma fazes o "contra-peso" com os passes. Em situações em que queres apenas manter a posse retiras a instrução.

entra na grande área é bom para o médio que liga mais ao atacante para que apareça também em situações de finalização, em contraste com o avançado que vai baixar. Os interiores também podem ter para que se sintam mais compelidos a entrar na área e finalizar em vez de optarem pelo remate de fora da área (o que depois é acentuado por procurarem o passe e fazerem tabelinhas)

ficar atrás é mais para a posição 6

E para os alas que movimentos preferidos recomendas?

Compartilhar este post

Link para o post

E para os alas que movimentos preferidos recomendas?

corre com a bola pelo lado direito / esquerdo, sobe sempre que possivel, faz tabelinhas, joga curto e simples, marcação apertada

Compartilhar este post

Link para o post

corre com a bola pelo lado direito / esquerdo, sobe sempre que possivel, faz tabelinhas, joga curto e simples, marcação apertada

Obrigado compinchas.gif

EDIT: Já agora, enquanto os movimentos preferidos não estão treinados, usas "Ser mais Disciplinado" não é?

Editado por FB7

Compartilhar este post

Link para o post

e nao é que fiz uma tactica á Jose Mota...jogamos pouco, mas em contra ataque com bolas para os extremos tem corrido bem! Tirei o estilo de passe e deixei a criterio dos jogadores! Uma duvida que tenho, se nas instrucçoes á equipa nao escolher estilo de passe e dps num jogador dizer para ele fazer passe curto, qual a ordem que se vai sobrepor?

Compartilhar este post

Link para o post

Em princípio a instrução que deste ao jogador, mas lá está depende da liberdade criativa associada à filosofia, à função e tarefa do jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, enquanto os movimentos preferidos não estão treinados, usas "Ser mais Disciplinado" não é?

Michael? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado compinchas.gif

EDIT: Já agora, enquanto os movimentos preferidos não estão treinados, usas "Ser mais Disciplinado" não é?

Não, não uso. Os atributos técnicos, físicos, mentais, fazem os jogadores, se treino equipas mais fortes é natural que os atributos sejam bons e a mim interessa-me sempre mais os atributos mentais. Não vou ter uns monos na equipa mesmos que façam dribles de outra galáxia :biggrin:, simplesmente não utilizo essa instrução, nem mais disciplinado, nem mais expressivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não uso. Os atributos técnicos, físicos, mentais, fazem os jogadores, se treino equipas mais fortes é natural que os atributos sejam bons e a mim interessa-me sempre mais os atributos mentais. Não vou ter uns monos na equipa mesmos que façam dribles de outra galáxia biggrin.gif, simplesmente não utilizo essa instrução, nem mais disciplinado, nem mais expressivo.

Faz sentido. Que atributos mentais te interessam mais?

Outras dúvidas: as instruções "Explorar os Flancos" e "Jogar mais Fechado" é melhor acrescentar apenas durante o jogo ou também posso usar logo no inicio?

Não será melhor usar a instrução "Menos Intensidade" já que uma Mentalidade Atacante tem, por defeito, uma maior intensidade e um estilo de posse deve ter menos urgência em chegar ao golo?

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que dizem aos jogadores nas substituições? Eu costumo dizer, assertivamente, que tenho confiança neles. Mas depois ficam sempre complacentes:

o4pj2Hq.png

Os 3 que entraram são os únicos que estão complacentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...