Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Ainda continuo com dificuldades em conseguir uma defesa consistente, ontem lembrei-me do defesas liberos que se usava Inicialmente, no campeonato italiano, a palavra designava um jogador que se posicionava atrás da linha de sua defesa e que controlava as possíveis brechas;

Qual a vossa opinião? antes deste patch o trinco era fundamental agora penso que precisamos de mudar algo

Compartilhar este post

Link para o post

32cafc42437b58865bb719a228bcebc5.png

Quero jogar assim... Sem mexer muito disto, o problema é que não consigo resultados nenhuns. Pouca finalização, cruzamentos não resultam os laterais enterram demasiado... Não sei mais o que fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero jogar assim... Sem mexer muito disto, o problema é que não consigo resultados nenhuns. Pouca finalização, cruzamentos não resultam os laterais enterram demasiado... Não sei mais o que fazer.

Pelo que vou dizer, não tarde vêm ai um gajo dizer que não deve ser assim ahah

Mas eu tirava, o levar a bola até a area e passava de muito rigido para fluido

e em vez de sobrecarregar passava so para atacar

Editado por MasterXp

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que vou dizer, não tarde vêm ai um gajo dizer que não deve ser assim ahah

Mas eu tirava, o levar a bola até a area e passava de muito rigido para fluido

e em vez de sobrecarregar passava so para atacar

vou-te explicar o porquê de jogar com Sobrecarregar e Muito rígido.

Jogo assim de maneira a tentar impedir que os adversários tomem o controlo do jogo e estejam sempre no meu meio campo, foi a única maneira que consegui de impedir que isso acontecesse.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a meu ver são duas instruções que entram em contra censo. Eu ainda não consegui operar com as duas em conjunto, nem gosto muito, poderemos ter muita posse, mas não saimos do nosso meio campo...

edit: por vezes até prefiro jogar em fluido e controlar

mas se queres jogar assim, experimentar acrescentar passar para os espaços vazios, não sei se terás resultado com muito rigido.. mas experimenta

Editado por MasterXp

Compartilhar este post

Link para o post

Explica como queres jogar, é que a meu ver há muita coisa aí que não bate certo:

Sobrecarregar - muito rígido não tenho nada contra, se conseguires ter resultados... Mas eu passaria para Atacar, porque Sobrecarregar é uma mentalidade que desde logo pressupõe que é para marcar a todo o custo, sem ter muitas preocupações defensivas.

Se quiseres uma filosofia muito rígida convém que digas aos jogadores individualmente como queres que eles joguem (falta essa informação, quais as instruções individuais)

No meio-campo, um médio recuperador de bolas juntamente com dois construtores de jogo não vai funcionar, a meu ver. Principalmente quando o recuperador de bolas é o médio defensivo... Um médio recuperador de bolas é um jogador que vai querer recuperar a bola o mais depressa possível, saindo de posição, perseguindo os jogadores adversários que têm a bola. Assim sendo vais ter sempre ali um buraco.

Nesse esquema tens 6 jogadores com tarefa de Ataque, 3 de defesa e apenas 1 de apoio (sem contar com o GR). Acho que devias equilibrar isto mais.

Além disso, os extremos e alas com a tarefa de atacar não costuma dar bom resultado, se queres que o teu extremo ataque convém que o ala apoie, e vice-versa. Tem também em consideração que o extremo a atacar, se não lhe disseres nada em contrário, vai entrar dentro de área e vai ocupar zonas muito perto do PLC

Compartilhar este post

Link para o post

vou-te explicar o porquê de jogar com Sobrecarregar e Muito rígido.

Jogo assim de maneira a tentar impedir que os adversários tomem o controlo do jogo e estejam sempre no meu meio campo, foi a única maneira que consegui de impedir que isso acontecesse.

Em 1º lugar é preciso ter noção da equipa que se treina, das suas virtudes e defeitos e do seu estatuto em relação às outras equipas; em 2º lugar é preciso ter noção do que significam estratégias e filosofias (pelo que desde já recomendo a leitura do tópico "Como jogar FM14").

Basicamente o que estás a dizer aos teus jogadores é que arrisquem o máximo possível, qualquer oportunidadezinha de chutar à baliza devem chutar (mesmo que estejam ainda no seu meio-campo), com uma alta intensidade durante todo o jogo (o que provoca um desgaste enorme nos jogadores). Ora, considerando que os jogadores do Guimarães não são propriamente portentos mundias da técnica, do remate e de outros atributos, o resultado será quase certamente... uma calamidade.

De seguida as funções dos jogadores: simetria na equipa tudo bem, não é a minha preferência mas não tenho nada contra quem usa e também pode dar excelentes resultados. No entanto, considerando a estratégia e a filosofia, detecta-se logo que à frente dos centrais vai haver um buraco por causa do MRB, sabendo-se que a tarefa exclusiva dele é recuperar a bola; depois pretendes fazer sobreposições tendo nas alas unicamente tarefas de ataque. 6 tarefas de ataque numa equipa que já tem uma estratégia de Sobrecarregar (ainda por cima num Guimarães) é cometer suicídio. Estratégias de extremos (Contenção / Sobrecarregar) utilizam-se pontualmente durante um jogo ou outro, é um princípio errado utilizá-las de raiz, e qualquer estratégia que se utilize, qualquer disposição táctica que se utilize precisa sempre em todos os sectores de quem defenda, de quem apoie e de quem ataque... a excepção à regra é no sector do ataque onde não há tarefa de defender, mas há de apoiar e deve ser utilizada.

Por tudo isto e muito mais que poderia ser dito é que não consegues impedir o controlo do jogo pelos adversários, portanto, não tem nada a ver com o Sobrecarregar.

Compartilhar este post

Link para o post

é antigo mas obrigado a mesma :compinchas:

É de 21 de dez. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É de 21 de dez. :mrgreen:

ah pois é nem tinha reparado, como aquele user deixou de postar quase desde 1900 e troca a o passo pensei que aquilo fosse do tempo da idade da pedra :biggrin:

edit: o meu terceiro DC :lolada:

mov preferidos, sair a jogar com a bola controlada

posiçao, gr libero que ataca

8ya05GF.jpg

edit: cardozo faz um hat trick eu digo-lhe que fiquei contente com a capacidade de finalizaçao do ultimo jogo e ele diz que acha que isso nao foi bem assim? :confuso: isso ha-de ter a ver com a sua personalidade ne? vai ja para o banco proximo jogo que é por causa das tosses :calduco:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, finalmente acabei uma época que considero de grande sucesso: ganhámos campeonato, supertaça e taça da liga, perdemos a final da taça para o Sporting e fomos afastados na meia-final da Liga dos Campeões pelo Barcelona nas condições que já descrevi.

Equipa-tipo: Helton; Maicon e Reyes (Doria); Danilo, Fernando, Alex Sandro; Lucho (Herrera), Josué (Carlos Eduardo); Iturbe, Quaresma (Vieirinha); Quintero... parentesis são os suplentes mais utilizados.

Para a 2ª época é fazer igual ou melhor: Helton e Lucho vão terminar contrato, já despachei o Paulo Machado e vou fazer uns milhões com as vendas do Alex Sandro e do Fernando e quero despachar o Quaresma que é um coirão que não se aplica nos treinos, promover à equipa B o Podstawski, Tozé e possivelmente o Rafa.

E no mesmo save, agora sim, vou pegar numa equipa do campeonato nacional de séniores e levá-la à I Liga.

Deixo-vos a descrição da táctica que construí e que demorou bastante tempo a afinar... lamento que esteja em inglês, mas coloquei-a no forum da SI para receber opiniões, portanto coloco também a análise que recebi... desenrasquem-se com o tradutor do Google :biggrin:

well, right now i'm going with

right WB (attack) - shorter passing, cross more often, cross from deep, get further forward, close down more

right CD (block) - shorter passing

left CD (cover) - shorter passing

left WB (support) - shorter passing, cross more often, cross from deep, close down more

HB - shorter passing

right DLP (support) - run wide with ball, close down more

left AP (attack) - run wide with ball, close down more

right IF (support) - shoot less often, sit narrower, roam from position, close down more

left IF (attack) - shoot less often, get further forward, stay wider, roam from position, close down more

AF (attack) - shoot less often, shorter passing, close down more

Strategy / Philo: attacking / very fluid

TI: retain possesion, shorter passing, pass into space, work ball into box, play through defence, drill crosses, much higher defence line, roam from positions, hassle opponents, get stuck, tighter marking, more expressive.

Main ideas: right IF cuts inside occupying the space left from the DLP and openning space for my right WB; my left IF stays wider to allow space to my AP and also he gets further forward to be more close to my AF. Both left IF and AP are supported by my left WB

Finally, there are lots and lots of ppm's

Review: possession is very good (65-70, sometimes more), 15-25 shots per game, 5-10 chances

Análise recebida

You have moved away from the Messi role as the F9 from the latter years and instead try to replicate the role he had in the beginning as creative inside forward positioned on the right wing. Then correctly you have given a different role to the striker (a role to threaten the space behind the opposition defenders), your AMR can play through passes into the space behind the defenders for the striker to run onto. This is a good combo I have used a lot before. Also your right WB is able to support this set-up by adding the necessary width on your right side of the pitch.

Also I like the way your AP could be set up with your left IF and your AF. He could have good passing alternatives this way and the right players in these three positions could be lethal. But I would not give run wide with ball instructions for my two central midfielders. This will reduce your compactness in the middle of the field, the whole system is based upon this. The way I see it, this would weaken your team in the four different phases of play.

Also be careful about the balance for your left side of the pitch. Parts of your set-up is classical Barca under Guardiola, from the right WB, DLP, AP and left IF. This set-up they used in a system which could be described as an three-man defence system (against two pure opposition strikers). Where the left fullback would act more as an third defender. So maybe give him a defend role to maintain the balance down this side. Also your HB could be given defensive midfield role with this set-up. He might be able to press more higher up the pitch, also closing down threats moving into your left side of the pitch earlier on.

Crossing instructions I mainly give with the TI to drill crosses. The only crossing-instructions added would be to cross from byline.

Mainly I have given feed-back on the thoughts I believe lies behind your set-up and general ideas about tactics. Regarding instructions I am little more reluctant to comment, the one mentioned are the ones I feel sure about. Keep ut the good work

Michael tens tantas posiçoes especificas e jogas fluido?? Os o homens da SI nao diriam pa jogares rigido?

Ando a trabalhar num 4-3-3 no meu Vitoria de Setubal! Tenho algumas ideias parecidas com as tuas....mas quero transiçoes rapidas, se tiver posse melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

é só no meu pc que a minha equipa nos amigáveis não joga nada e depois nos oficiais e só goleadas, com a mesma táctica acontece isso a mais alguém?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael tens tantas posiçoes especificas e jogas fluido?? Os o homens da SI nao diriam pa jogares rigido?

Ando a trabalhar num 4-3-3 no meu Vitoria de Setubal! Tenho algumas ideias parecidas com as tuas....mas quero transiçoes rapidas, se tiver posse melhor!

tantas ??? lool são 2 apenas

é só no meu pc que a minha equipa nos amigáveis não joga nada e depois nos oficiais e só goleadas, com a mesma táctica acontece isso a mais alguém?

Não há goleadas de 15-0, mas ganha-se à vontade, na pré-época não me interessa golear, interessa ganhar sim, ter elementos estatísticos que mostram o potencial da equipa e encher as barras da táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

eu na pré-epoca perco os jogos quase todos, imagina contra o guimaraes na pre -epoca perdi 2-1 depois para o campeonato dei 3 com a mesma táctica, deve ser bug a pre epoca ate contra jeju perco

Compartilhar este post

Link para o post

eu na pré-epoca perco os jogos quase todos, imagina contra o guimaraes na pre -epoca perdi 2-1 depois para o campeonato dei 3 com a mesma táctica, deve ser bug a pre epoca ate contra jeju perco

hummm parece-me que se fosse bug havia mais pessoal a queixar-se

Compartilhar este post

Link para o post

hummm parece-me que se fosse bug havia mais pessoal a queixar-se

a mim aconteçe-me sempre isso começo a epoca sempre com a moral em baixo

Compartilhar este post

Link para o post

Quando começar os jogos de pré-época com o Boavista já vos digo, porque no Porto isso não me acontece

a mim acontece-me no porto

Compartilhar este post

Link para o post

eu também, mas acho que é por mandar o adjunto. Ele mete jogadores que não deve...

Compartilhar este post

Link para o post

tantas ??? lool são 2 apenas

WB- serao alas, certo? HB sera pivo defensivo?

DLP e AP sao o que traduzidos???

Jogas com dois avançados interiores!!

Os alas e os avançados interiores nao sao posiçoes especificas?

Compartilhar este post

Link para o post

eu também, mas acho que é por mandar o adjunto. Ele mete jogadores que não deve...

se mandas o adjunto para a prd epoca depois como e que afinas a tactica para os jogos do campeonato?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...