Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Ok, vou experimentar tirar o manter a posse e levar a bola até à area, e jogo com o visto no 'menos intensidade', achas que o devo tirar? E colocar mais intensidade?

Como costumo dizer, o pessoal não deve olhar para cada instrução de forma isolada nem dissociá-las da estratégia e fluidez de base que definem. E ter ainda presente que instruções à equipa significa exactamente o que está escrito, à equipa, ou seja, afecta todos os jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Também sou um fã de posse de bola, mas neste FM não me parece que valha a pena.

Como sempre, montei um 4-3-3 no Sporting, mas já nem olho para as estatísticas da posse. É uma pena que assim seja, mas temos que nos adaptar ao que há. É difícil ficar impávido e sereno quando um dos meus laterais recebe a bola do guarda-redes como se tivesse umas chuteiras feitas de tijolo, ou quando o Desportivo das Aves marca 2 golos em dois remates à baliza, mas pronto. Ainda assim fui campeão agora na segunda época.

Inicialmente usava um Trinco, um CJR e um CJA, ambos a apoiar...experimentei MD, CJA apoiar e CJA a atacar e o meio-campo ganha uma dinâmica diferente, parece muito mais "oleado", digamos. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, andas a querer fazer as coisas depressa demais, há que corrigir a táctica.

Cheguei na Lazio na 18º rodada e tive 16 vitórias e 4 derrotas em 20 jogos.

Porém esses 4 empates foram bem bobos, contra times fracos. Contra os fortes tive incríveis 100% de aproveitamento.

E nesses jogos que tropecei era muito pelo adversário se fechar e faltar paciência ao meu time.

Em alguns amistosos mudei para Ritmo mais lento e esses avisos saíram.

Mas tbm não gosto de pedir muita calma pro time. hehehe

Aí em geral eu posso deixar sem instrução alguma ou isso pode deixar muito na ideia do time e faltar um padrão de jogo??

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vou experimentar tirar o manter a posse e levar a bola até à area, e jogo com o visto no 'menos intensidade', achas que o devo tirar? E colocar mais intensidade?

menos intensidade nao afecta so a velocidade do passe, tambem afceta a forma como a equipa ataca a bola a força etc...mais aconselhado jogado com menos intensidade quando se esta a segurar um resultado e a fechar os espaços com a equipa a manter as posiçoes e a segurar a bola

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

menos intensidade nao afecta so a velocidade do passe, tambem afceta a forma como a equipa ataca a bola a força etc...mais aconselhado jogado com menos intensidade quando se esta a segurar um resultado e a fechar os espaços com a equipa a manter as posiçoes e a segurar a bola

bolas, esqueci-me dessa parte: intensidade é com e sem bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, vou experimentar fazer estas alterações depois digo algo!

Obrigado el_capone e MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz agora a experiência em casa contra o Olhanense na abertura do campeonato. Estabelecendo o habitual 433 vocacionado para a posse, ao intervalo a coisa estava em 9-1 em remates, 69% posse de bola e o resultado... 1-1. Ao intervalo mudei para o 4231, o jogo acabou com 21-2 em remates, 59% de posse de bola e o resultado... 5-1.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois.. ou escolhes a posse ou os golos :mrgreen:

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, de momento, existe alguma táctica/instruções mágicas ?!

isto é um simulador de futebol, não é um espectáculo de magia :biggrin:

Pois.. ou escolhes a posse ou os golos :mrgreen:

Há um detalhe que faz toda diferença: no FM13 podias dizer aos jogadores para serem pacientes, não arriscarem e trocarem a bola de pé para pé mas sem perderem tempo, ou seja, eram pacientes mas a urgência de chegar ao golo podia ser alta. No FM14 não estou a ver que isto seja possível, porque ao utilizares instruções que privilegiam a posse automaticamente a urgência de golo é muito baixa. Quanto muito consegue-se algo que havia quem fizesse no fm13 que era pouca urgência de golo (muito perder tempo) mas com uma intensidade alta.

Compartilhar este post

Link para o post

Há um detalhe que faz toda diferença: no FM13 podias dizer aos jogadores para serem pacientes, não arriscarem e trocarem a bola de pé para pé mas sem perderem tempo, ou seja, eram pacientes mas a urgência de chegar ao golo podia ser alta. No FM14 não estou a ver que isto seja possível, porque ao utilizares instruções que privilegiam a posse automaticamente a urgência de golo é muito baixa. Quanto muito consegue-se algo que havia quem fizesse no fm13 que era pouca urgência de golo (muito perder tempo) mas com uma intensidade alta.

nem mais, e isso deve-se ao facto de os adversarios estarem mais pressionantes e existir uma maior margem de erros nos passes

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Com todos os recentes comentários e dicas que os mais entendidos dão, resolvi testar um novo modelo de jogo (4231) e até que está a dar bons resultados..

GK - Defender

DL's - Apoiar

DC's - Defender

MC (direito) - CJA / Apoiar

MC (esquerdo) - CJR / Defender

Ex's - Apoiar

MA (posiçao 10) - Apoiar

PL - Atacar

Controlar / Muito Fluido

- Passe mais Curto

- Jogar a Partir da Defesa

- Cruzamentos tensos

- Procurar Sobreposições

- Pressionar mais Alto (começo sempre os jogos assim seja contra equipa for, se a equipa estiver a ter dificuldades na linha defensiva meto Recuar Linha Defensiva

- Importunar Adversários

- Evitar Carrinhos

- Mais Intensidade

- Ser mais Disciplinado

CfFw989.png

Em jogos em que sou favorito tenho tido posse de bola em 60%+, já em jogos em que não sou favorito consigo manter a posse nunca abaixo dos 50% no entanto crio menos oportunidades de golo/remates.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, andei a tirar isso a limpo com quem percebe disto e a coisa funciona assim:

a) intensidade (antigamente temporização) apenas e só diz respeito à circulação de bola;

b) importunar adversários não afecta a linha defensiva;

Com todos os recentes comentários e dicas que os mais entendidos dão, resolvi testar um novo modelo de jogo (4231) e até que está a dar bons resultados..

GK - Defender

DL's - Apoiar

DC's - Defender

MC (direito) - CJA / Apoiar

MC (esquerdo) - CJR / Defender

Ex's - Apoiar

MA (posiçao 10) - Apoiar

PL - Atacar

Controlar / Muito Fluido

- Passe mais Curto

- Jogar a Partir da Defesa

- Cruzamentos tensos

- Procurar Sobreposições

- Pressionar mais Alto (começo sempre os jogos assim seja contra equipa for, se a equipa estiver a ter dificuldades na linha defensiva meto Recuar Linha Defensiva

- Importunar Adversários

- Evitar Carrinhos

- Mais Intensidade

- Ser mais Disciplinado

Em jogos em que sou favorito tenho tido posse de bola em 60%+, já em jogos em que não sou favorito consigo manter a posse nunca abaixo dos 50% no entanto crio menos oportunidades de golo/remates.

Está visto que este FM está feito para o 4231 seja lá em que estratégia :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, estou a treinar o Bohemians de Praga com previsao 15º. Que tatica e instruçoes davam para a minha equipa? 532 352?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, estou a treinar o Bohemians de Praga com previsao 15º. Que tatica e instruçoes davam para a minha equipa? 532 352?

Como é que podemos saber como pretendes jogar ?????? :estrelas: obviamente que não podemos.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que podemos saber como pretendes jogar ?????? :estrelas: obviamente que não podemos.

Mas então como faço para defender e contra atacar?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas então como faço para defender e contra atacar?

Isso tens que ser tu a definir como queres fazer, afinal de contas quem é que é o treinador ? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso tens que ser tu a definir como queres fazer, afinal de contas quem é que é o treinador ? :biggrin:

Ok, mas que instruçoes davas para um 352 para contra atacar e defender bem?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mas que instruçoes davas para um 352 para contra atacar e defender bem?

A 1ª coisa a fazer é pensares se pretendes uma equipa mais fluida ou mais vocacionada nas funções dos jogadores. Se pretendes jogar em contra-ataque, a equipa precisa de evitar fazer grande pressão porque o objectivo é manter-se coesa na defesa. Exploração dos Flancos, mais passe directo e passe para o espaço vazio, jogar mais fechado mas com alas completos bem abertos. Depois, depende muito da disposição táctica desse 352 porque as opções são muitas... não há fórmulas mágicas :-)

Compartilhar este post

Link para o post

A 1ª coisa a fazer é pensares se pretendes uma equipa mais fluida ou mais vocacionada nas funções dos jogadores. Se pretendes jogar em contra-ataque, a equipa precisa de evitar fazer grande pressão porque o objectivo é manter-se coesa na defesa. Exploração dos Flancos, mais passe directo e passe para o espaço vazio, jogar mais fechado mas com alas completos bem abertos. Depois, depende muito da disposição táctica desse 352 porque as opções são muitas... não há fórmulas mágicas :-)

Obg, é melhor um 352 normal, aquele com 1MO ou com 1MD? 3142 3412

Compartilhar este post

Link para o post

Obg, é melhor um 352 normal, aquele com 1MO ou com 1MD? 3142 3412

como disse não há fórmulas mágicas, não existe essa coisa de ser melhor assim ou assado. Qualquer táctica tem sucesso desde que o treinador seja coerente nas instruções, funções e tarefas dos jogadores.

Tens aqui nesta secção tópicos que te ajudam a esclarecer algumas dúvidas, é uma questão de dares uma leitura.

Compartilhar este post

Link para o post

como disse não há fórmulas mágicas, não existe essa coisa de ser melhor assim ou assado. Qualquer táctica tem sucesso desde que o treinador seja coerente nas instruções, funções e tarefas dos jogadores.

Tens aqui nesta secção tópicos que te ajudam a esclarecer algumas dúvidas, é uma questão de dares uma leitura.

obg mais uma vez pelo esclarecimento, bons jogos :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, andas a querer fazer as coisas depressa demais, há que corrigir a táctica.

Pois bem.

Lendo algumas dicas aqui não sei exatamente no que devo mexer...

Essa é minha tática:

http://postimg.org/image/egjq2kphr/

Instruções:

http://postimg.org/image/6295blurz/

Além disso estou usando defesa em linha, conforme sua indicação Michael e vem dando certo.

E aqui é o que meu auxiliar sempre fala durante os jogos:

http://postimg.org/image/8xwy6n7h1/

Ali onde fala que está acostumado a jogar mais devagar, refere-se apenas a intensidade???

E jogar de forma mais direta ou menos direta, influi em quais instruções??? Isso sequer faço ideia do que mexer.

Você fala em mexer nas instruções individuais...Há como dar mais intensidade para alguns jogadores e menos para outros???

E pressionar a defesa adversária, é possível pedir para que apenas alguns jogadores a façam?? Tipo, os atacantes pressionam a saída, mas meio-campo e defesa mantém as posições sem se adiantarem??

Compartilhar este post

Link para o post

Pois bem.

Lendo algumas dicas aqui não sei exatamente no que devo mexer...

Essa é minha tática:

http://postimg.org/image/egjq2kphr/

Instruções:

http://postimg.org/image/6295blurz/

Além disso estou usando defesa em linha, conforme sua indicação Michael e vem dando certo.

E aqui é o que meu auxiliar sempre fala durante os jogos:

http://postimg.org/image/8xwy6n7h1/

Ali onde fala que está acostumado a jogar mais devagar, refere-se apenas a intensidade???

E jogar de forma mais direta ou menos direta, influi em quais instruções??? Isso sequer faço ideia do que mexer.

Você fala em mexer nas instruções individuais...Há como dar mais intensidade para alguns jogadores e menos para outros???

E pressionar a defesa adversária, é possível pedir para que apenas alguns jogadores a façam?? Tipo, os atacantes pressionam a saída, mas meio-campo e defesa mantém as posições sem se adiantarem??

Sim refere-se à intensidade, é uma questão de veres que instruções tens nesses jogadores. Jogar de forma mais directa altera o estilo de passe dos jogadores.

Claro que é possível: não usas Importunar Adversários nas instruções à equipa e usas pressionar mais nos jogadores que entenderes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim refere-se à intensidade, é uma questão de veres que instruções tens nesses jogadores. Jogar de forma mais directa altera o estilo de passe dos jogadores.

Claro que é possível: não usas Importunar Adversários nas instruções à equipa e usas pressionar mais nos jogadores que entenderes.

Mesmo que eu tire importunar adversários ou pressionar mais a frente, nos atacantes não consigo escolher para pressionarem mais.

E outra coisa....os 4 jogadores que aparecem ali estão a pouco tempo no meu time.

Mallo chegou a 6 meses e os outros 3 recém contratei pois estou na pré-temporada.

Treinar táticas ajuda o jogador a se adaptar a um ritmo maior, jogar de forma mais ou menos direta??

Pois a barra de táticas ainda não encheu, está perto de 80%

Editado por Tuity

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...