Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Novos elementos tácticos

Publicações recomendadas

Apenas algumas considerações sobre o novo sistema táctico a que todos teremos que nos habituar.

Até ao FM2014 e durante os anos em que andámos divertidos com os "sliders" (barras), as funções dos jogadores acabavam por ser definidas por estes mesmos sliders, isto é, escolhíamos a função para um jogador, por exemplo, CJA / Apoiar mas com as alterações que efectuávamos nos sliders essa função era adulterada deixando o jogador de a desempenhar. Com o FM14 isto acabou! Não há sliders, não há adultério :-), o que significa que desde logo a nossa forma pensar no FM vai precisar de mudar bastante, dado que não é jogador propriamente em si que é importante, mas sim aquilo que ele faz, ou seja, houve uma completa inversão na estrutura da táctica, deixando de ser o jogador que define a sua função através das alterações que introduziamos e passando exactamente o jogador a ser definido pela função que agora escolhemos.

Nesta altura podemos lançar a questão "ah e tal, mas eu quero que o jogador faça assim e assado". Paciência, não faz! Ou melhor, faz desde que as opções / instruções que se inserem na lógica da sua função estejam disponíveis. E ainda assim, é preciso levar em linha de conta que a própria função escolhida tem instruções por defeito (hard coded) que estão inacessíveis ao treinador. Esta parte parece-me mal, mas enfim, levar-nos-ia a uma discussão filosófica sem fim e para discussões destas já me chega o fórum da SI.

No entanto, apesar desta mudança estrutural, convém ter presente que os conceitos associados às instruções permanecem imutáveis ainda que algumas designações tenham sido alteradas. Por exemplo, aquilo que conhecíamos como "Correr de Fundo" (movimentações ofensivas sem bola) desapareceu, sendo substituído por "Chegar mais à Frente". A designação é diferente, o conceito é o mesmo! Idem Aspas para o antigo "Correr com Bola", agora conhecido com "Fintar Mais" (ou menos). E lá está se no FM13 podíamos dizer a um DC "quero que corras com a bola à fardazana", isso agora acabou porque para a SI não tem lógica que seja dada esta instrução.... claro que a situação pode ser atenuada ou corrigida treinando o nosso valente DC com um movimento preferido para progredir mais com a bola.

Outro aspecto diz respeito ao quadradinho de contra-ataque disponível no FM13 e que muitos (mal ou bem) gostavam de utilizar. Agora não há quadradinhos, portanto, temos que pensar mais um bocadinho quando olhamos para as instruções (colectivas e individuais) e indicar aos nossos jogadores que o processo de construção / transição ofensiva deve ser mais rápido.

E muito mais se poderia dizer, resolvi apenas abrir este tópico para deixar-vos estas linhas e ao longo do tempo irmos todos usando a cabecinha para colocar e esclarecer dúvidas mais concretas sobre as novidades tácticas... sempre se evita sobrecarregar o Grémio Táctico com páginas e mais páginas.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso era muito porreiro alguém que percebesse disso fazer um testamento a explicar o que cada coisa quer dizer tal como tu fizes-te com essas duas situações.

Compartilhar este post

Link para o post

Após ter-me habituado, gostado muito deste novo conceito tático do FM14.

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto, nem desgosto! Tem potencialidades e limitações, mas se queriam mudar ao menos quem mudassem com pés e cabeça.

Por um lado, entendo como compreensível que tenham querido introduzir lógica no sistema: se escolhemos uma função para um jogador, não faz sentido depois andar a mexer em tudo e mais alguma coisa. Ok, tudo bem, trata-se de dar alguma coerência às funções dos jogadores. A somar isto e descontando desde já algumas questões associadas a bugs, no motor 2d / 3d os jogadores parecem responder muito melhor às instruções do que anteriormente. Fixe, porreiro, siga em frente.

A seguir vem a parvoíce que assaltou as cabecinhas da SI que foi esconder as instruções por defeito do treinador, ou seja, eu sou o treinador mas não tenho maneira de saber quais são as instruções implantadas numa determinada função que eu escolho para o jogador ,só sei as instruções que posso escolher e as que não posso escolher.

Se calhar é melhor em vez de estar a escrever testamentos, o pessoal ir colocando questões e faz-se os esclarecimentos à medida das dúvidas.

Compartilhar este post

Link para o post
Se calhar é melhor em vez de estar a escrever testamentos, o pessoal ir colocando questões e faz-se os esclarecimentos à medida das dúvidas.

Não sei se a minha dúvida se aplica aqui mas, por acaso no sistema de jogo que tive aplicar na minha equipa em LLM, tenho de jogar pelo centro do campo, no entanto comecei a sentir a necessidade de subir os defesas laterais para ter mais amplitude de jogo.

A equipa tem instruções para jogar pelo centro, como referido anteriormente, com a adição de alas completos será que consigo que eles subam e façam desequilíbrios mantendo o foco pelo centro do campo ou terei de remover a opção de ataque pelo centro? tenho "medo" de remover a opção de ataque pelo centro e sobrecarregar os alas deixando-os fatigados no fim de cada jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se a minha dúvida se aplica aqui mas, por acaso no sistema de jogo que tive aplicar na minha equipa em LLM, tenho de jogar pelo centro do campo, no entanto comecei a sentir a necessidade de subir os defesas laterais para ter mais amplitude de jogo.

A equipa tem instruções para jogar pelo centro, como referido anteriormente, com a adição de alas completos será que consigo que eles subam e façam desequilíbrios mantendo o foco pelo centro do campo ou terei de remover a opção de ataque pelo centro? tenho "medo" de remover a opção de ataque pelo centro e sobrecarregar os alas deixando-os fatigados no fim de cada jogo.

Eu logo à partida confesso que me perdi logo na parte do LLM :maluco: não faço a mínima ideia do que seja.

De qualquer modo, também depende da filosofia que adoptaste - mais ou menos fluida -, pois vai influir na participação dos alas completos. Depois, se pretendes que apenas desequilibrem sem bola, deixa o foco pelo centro; se queres uma participação mais activa com bola, retira a opção. Convém é que, retirando a opção estejam bem apoiados pelos meios para terem linhas de passe.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu logo à partida confesso que me perdi logo na parte do LLM :maluco: não faço a mínima ideia do que seja.

De qualquer modo, também depende da filosofia que adoptaste - mais ou menos fluida -, pois vai influir na participação dos alas completos. Depois, se pretendes que apenas desequilibrem sem bola, deixa o foco pelo centro; se queres uma participação mais activa com bola, retira a opção. Convém é que, retirando a opção estejam bem apoiados pelos meios para terem linhas de passe.

Lower League Management :mrgreen:

Ok, obrigado :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Lower League Management :mrgreen:

Ok, obrigado :biggrin:

Estes jovens e as suas siglas, o pessoal é velho pá já estamos sobrecarregagos com pdi na cabeça :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Estes jovens e as suas siglas, o pessoal é velho pá já estamos sobrecarregagos com pdi na cabeça :biggrin:

sou jovem, mas disto já jogo desde o tempo do Weah, pena a componente táctica ser o meu pesadelo :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Sou da opinião do Pequenegenio e do Bieber. Apesar de ainda não estar 100% familiarizado com o sistema, parece-me excelente.

Compartilhar este post

Link para o post

Classificar os sliders como um adultério é de um tremendo absurdo e talvez falta de capacidade para compreender um slide e o que ele representa.

Pegando nas edições anteriores, ao escolher o tipo de jogador e a sua função isso permitia ao jogo definir por defeito instruções generalizadas para aquela posição, alterar o slide não é adultério nenhum, essa alteração consiste em especializar essa posição aproximando assim o mais possível ao resultado pretendido. Um jogador pode assumir várias funções em campo ao longo do jogo, se considerar por exemplo um médio centro, posso querer que ele quando a equipa esteja a atacar se transforme num construtor de jogo avançado e quando a equipa defende num médio recuperador de bolas, ou até mesmo funções ainda mais diferentes umas das outras. A inclusão dos slides permitia com precisão definir o papel do jogador (ainda que não perfeito) de acordo com o pretendido, isso envolvia calculo, estatística e estudo sobre o jogo. Hoje em dia isso está tudo resumido a meras instruções do mais básico que há levando o jogo a ser mais limitado.

Além disso a grande magia dos slides encontrasse no modo clássico de criação das tácticas e não na mistura entre o moderno e o passado.

O FM 14 é um jogo limitado e generalista, nesse aspecto nem é possível haver uma discussão sobre isso que não leve a outra conclusão.

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como o sistema está neste momento, também alinho um pouco contigo: está limitado é certo! E, a meu ver, acho que não custava assim tanto à SI dois aspectos: a) terem disponibilizado as instruções por defeito de um jogador ao escolhermos a sua função; b) os textos explicativos das funções terem sido actualizados e mais detalhados e não apenas uma simples cópia dos textos do FM13. Bastava estes dois aspectos para se enquadrar muito melhor este sistema. Por outro lado, também já deu para perceber que as futuras versões do FM (resta saber se ainda num futuro patch deste ou na edição de 2015), o sistema táctico vai estar muito mais associado às vertentes de treino que, por sinal, até ao momento e na parte do treino semanal é realmente algo em falta.

Quanto aos sliders, não me aquece nem arrefece a sua existência ou não-existência, acho que podemos pressupor que as mudanças são para melhor ainda que o primeiro ensaio tenha limitações. De qualquer modo e agora fazendo um bocadinho de avdogado do diabo, julgo que a SI ao exterminar os sliders teve em consideração muitas pessoas que simplesmente não atinava com as tácticas, isto na perspectiva de não perceberem os conceitos implícitos às instruções, divertirem-se a mexer nas barras e depois queixarem-se que não ganhavam um jogo e que o FM é que não prestava. Por isso, para grandes males, grandes remédios, portanto foi um pouco na perspectiva de "se vocês não são capazes de dar coerência e lógicas às instruções e ainda se queixam que a culpa é nossa, então acaba-se já a brincadeira dos sliders, até porque sempre vos dissemos para não mexerem no que não sabem e utilizarem os gritos". Ora bem, a quem é que esta mudança afectou mais ??? Claro, a quem dominava os sliders :-) Mas então e numa perspectiva muito pessoal, quem dominava os sliders é porque dominava os conceitos implícitos e estes, embora tenha mudado o sistema, continuam os mesmos.

A isto ainda se junta que qualquer função pode ser refinada com o treino de movimentos preferidos, por exemplo, sempre gostei que os meus médios tivessem a dupla função de baixar para vir buscar jogo e subir sempre que possível, dando-lhes assim mais verticalidade. E se lhes dou maior poder de decisão e presto atenção aos seus atributos mentais, então posso confiar que os meus médios vão saber executar a sua dupla função.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Os sliders foram removidos após conversar com vários treinadores, pelo menos foi isso que fui transmitido no fórum da SI. Na realidade os treinadores dão uma instrução à equipa ou ao jogador e não com que frequência é que devem fazer ou não algo. Esta nova funcionalidade acrescentou realismo ao jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Os sliders foram removidos após conversar com vários treinadores, pelo menos foi isso que fui transmitido no fórum da SI. Na realidade os treinadores dão uma instrução à equipa ou ao jogador e não com que frequência é que devem fazer ou não algo. Esta nova funcionalidade acrescentou realismo ao jogo.

Tudo bem, mas de certeza que esses treinadores (ou qualquer outro) sabe, tem conhecimento das instruções de um jogador de acordo com a sua função. No jogo, não temos conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem, mas de certeza que esses treinadores (ou qualquer outro) sabe, tem conhecimento das instruções de um jogador de acordo com a sua função. No jogo, não temos conhecimento.

É possível personalizar as instruções que dadas em cada jogador e até modificar as instruções por omissão numa determinada tarefa. Nunca utilizei isso, mas pelo que recordo dos vídeos de apresentação do jogo isso era possível.

Saber dar as instruções correctas à equipa e aos jogadores, assim como trabalhar os PPM adequados a cada jogador é o grande desafio do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Lamento, mas não é possível :-)

Não podes modificar as instruções por omissão ou defeito se nem sequer sabes quais são essas.

Raramente personalizava instruções, utilizo muito as roles e os PPM para controlar o comportamento dos jogadores. Parece que este foi o conceito introduzido no FM 2014.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de ser um jogo, a cena dos slides era bastante irreal, ninguém anda na vida real a dizer "agora vais atacar +2 nesta segunda parte", "Tens liberdade criativa 17 em 20" e por aí fora.

Assim como está, está mais real e acredito que seja a base do futuro e que nos próximos FM's esteja um bocado mais complexo.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que sim, não sou um defensor intransigente dos sliders, mas neste momento tal como está, com informações omissas, acho mal.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que percebi , este FM está focado em nós fazermos táticas de equipa e nao de cada jogador certo?

por exemplo , nao podemos mandar um jogador fazer certa coisa.

Ele tem de se interagir com a equipa e treinar e entao os resultados irao aparecer.

eu penso que é mais dificil pois gerir 11 jogadores e ter eles todas a jogarem bem é uma tarefa muito complicada.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi que por aqui há experts na matéria.. Se alguém me poder dizer como se põe o jogador a treinar para a posição que pretendemos, agradecia.

Ex: Posição natural do Lima (PL), mas vamos supor que eu queria pô-lo a (Extremo), há possibilidade de ele ficar com a bola de cor verde intensiva nessa posição?

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi que por aqui há experts na matéria.. Se alguém me poder dizer como se põe o jogador a treinar para a posição que pretendemos, agradecia.

Ex: Posição natural do Lima (PL), mas vamos supor que eu queria pô-lo a (Extremo), há possibilidade de ele ficar com a bola de cor verde intensiva nessa posição?

perfil do jogador, aba de desenvolvimento, escolher treino e depois tens a opção para treinar nova posição

Compartilhar este post

Link para o post

Só isso...? É que depois tenho o Foco e a Intensidade. Acho que se meter a intensidade 'pesada' é mais rápido ou estou enganado?

PS: Nisso o FM peca porque em vez de ter uma barra de estado como tem com a aprendizagem da táctica, não diz só 40&, 50%.. fico sem perceber se ele só se habitou a 50% dessa posição (Deve ser laranja) ou se o progresso ainda vai a 50%... :confuso:

Editado por FM93

Compartilhar este post

Link para o post

Só isso...? É que depois tenho o Foco e a Intensidade. Acho que se meter a intensidade 'pesada' é mais rápido ou estou enganado?

PS: Nisso o FM peca porque em vez de ter uma barra de estado como tem com a aprendizagem da táctica, não diz só 40&, 50%.. fico sem perceber se ele só se habitou a 50% dessa posição (Deve ser laranja) ou se o progresso ainda vai a 50%... :confuso:

quando ele começar a ficar verde é quando deve jogar nessa posiçao, enquanto isso nao acontece so o deves usar nessa posiçao em jogos faceis, isto pq o jogador se jogar mais vezes nessa posiçao mais depressa se adapta a ela, mas nao convem mete-lo a jogar nessa posiçao sem estar no minimo efectivo em jogos importantes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...