Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Como jogar FM14

Publicações recomendadas

Mas repara a muito rigido diz que cada jogador recebe uma funcao especifica. A equilibrado: os jogadores focam-se na sua tarefa

Compartilhar este post

Link para o post

sim, diz... mas função e tarefa são coisas distintas. Um exemplo: atribuis a função Organizador de Jogo Avançado a um jogador, que pode ter a tarefa de apoiar ou atacar... percebeu menino SCP ? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Ok ok tou a entender Miguel Andre :D

Começo a concordar com o pessoal e a começar a anotar estas dicas todas, senao daqui a uns tempos ja tou a perguntar a mesma coisa

Compartilhar este post

Link para o post

é verdade sim o jogo esta cada vez mais estrategico de ano para ano...aquela coisa de montar um tactica a mandar os jogadores para dentro de campo e nada fazer ja nao é tao eficiente, agora é preciso prestar atençao a alguns pormenores, no entanto nao precisa de ser assim tao levado a risca, mas sem duvida que esta bastante mais estrategico, mas isso tambem foi pq durante anos e anos o pessoal se queixava que era facil de mais, ja o ano passado foi preciso puxar pela cabeça para se conseguir fazer algo de jeito e este ano parece que ainda mais, a ideia devia ser o pessoal se divertir apenas e nao divertir e tar a tirar quase um curso de treinador ao mesmo tempo, so na quantidade de coisas que ja li e reli e videos que ja vi ja me devia dar pelos menos o nivel 1 :funny:

O problema é os pormenores, por exemplo, tu ves 10/15 minutos de um jogo e descobres logos 2 ou 3 problemas, eu secalhar não vejo nenhum.

E acho que isso faz uma grande diferença e é talvez por isso que este FM para gajos menos experientes é mais dificil.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é os pormenores, por exemplo, tu ves 10/15 minutos de um jogo e descobres logos 2 ou 3 problemas, eu secalhar não vejo nenhum.

E acho que isso faz uma grande diferença e é talvez por isso que este FM para gajos menos experientes é mais dificil.

Não necessariamente ! Basta que o pessoal leia um bocadinho e compreenda o que significam as estratégias, as filosofias, funções e tarefas dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessariamente ! Basta que o pessoal leia um bocadinho e compreenda o que significam as estratégias, as filosofias, funções e tarefas dos jogadores.

Não concordo totalmente, porque eu até posso perceber o que cada jogador faz, e saber o que quero dele, mas imagina que ando a criar poucas oportunidades, vocês que percebem mais disto, olham para lá e conseguem descobrir onde está a falha, eu secalhar olho para lá e não consigo percebes? Falta aquele "clic", eu secalhar vejo coisas que podem ser problemas na tactica mas não o vejo como tal, posso pensar que seja do jogador ou alguma coisa assim, isto para quem jogo FM á pouco tempo é um bocado complicado. :p

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo totalmente, porque eu até posso perceber o que cada jogador faz, e saber o que quero dele, mas imagina que ando a criar poucas oportunidades, vocês que percebem mais disto, olham para lá e conseguem descobrir onde está a falha, eu secalhar olho para lá e não consigo percebes? Falta aquele "clic", eu secalhar vejo coisas que podem ser problemas na tactica mas não o vejo como tal, posso pensar que seja do jogador ou alguma coisa assim, isto para quem jogo FM á pouco tempo é um bocado complicado. :p

ó JP ninguém nasce ensinado, nem uns são uns génios e outros uns monos não é ?! :-) Esse clic que te falta vais ver é uma falsa questão com mais um bocadinho de leitura e também entender que nem tudo tem a ver com questões tácticas, se começarem a olhar um bocadinho mais para a vertente do treino são capazes de ter umas boas surpresas e se começarem a perceber que os jogadores a todo o momento tomam decisões e que mesmo o melhor jogador do mundo toma más decisões....

Compartilhar este post

Link para o post

ó JP ninguém nasce ensinado, nem uns são uns génios e outros uns monos não é ?! :-) Esse clic que te falta vais ver é uma falsa questão com mais um bocadinho de leitura e também entender que nem tudo tem a ver com questões tácticas, se começarem a olhar um bocadinho mais para a vertente do treino são capazes de ter umas boas surpresas e se começarem a perceber que os jogadores a todo o momento tomam decisões e que mesmo o melhor jogador do mundo toma más decisões....

Por acaso nessa parte dos treinos tb andava aqui com umas duvidas.

Por exemplo, eu crio uma tactica, ainda na pré-época, com as barras baixas, vejo que eles criam poucas oportunidade ou falham alguns passe, talvez por falta de coesão de equipa, se eu treinar essa vertente, essas falhas que eu falei começam a aparecer menos não é? Treinando o movimento atacante secalhar já começam a criar mais oportunidades?

É que custa-me na pré-época, mesmo com equipas pequenas marcar poucos golos.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso nessa parte dos treinos tb andava aqui com umas duvidas.

Por exemplo, eu crio uma tactica, ainda na pré-época, com as barras baixas, vejo que eles criam poucas oportunidade ou falham alguns passe, talvez por falta de coesão de equipa, se eu treinar essa vertente, essas falhas que eu falei começam a aparecer menos não é? Treinando o movimento atacante secalhar já começam a criar mais oportunidades?

É que custa-me na pré-época, mesmo com equipas pequenas marcar poucos golos.

Se criam poucas oportunidades é problema táctico (também pode ser falta de jeito dos jogadores :biggrin: )... falhar alguns passes, pode ter várias causas a começar logo em o treinador perceber que qualquer jogador vai sempre falhar alguns passes.

A tua preocupação na pré-época não é dar goleadas, mas sim:

a) ganhar para motivar os jogadores

b) perceber que a equipa está a comportar-se bem no campo, de acordo com o que pretendes que faça

c) a equipa está a rematar bem e a criar oportunidades de golo (flagrantes, meias oportunidades e passes-chave)

d) encher as barras de familiaridade táctica o mais depressa possível

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei que fosse o único mas já vi que não e já jogo nisto à 11 anos :biggrin:

Já li de tudo e mais alguma coisa, desde os threads da Cleon, wwfan, llama, aqui o grémio tático e continua sem perceber o que se passa em campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já li de tudo e mais alguma coisa, desde os threads da Cleon, wwfan, llama, aqui o grémio tático e continua sem perceber o que se passa em campo.

Eh pá, mas os thrads desse pessoal muito cuidado... tudo o que não seja jogar em contra-ataque não presta :biggrin: então para esse wwfan até o tiki-taka dos bons velhos tempos do Barcelona era em contra-ataque. :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Eh pá, mas os thrads desse pessoal muito cuidado... tudo o que não seja jogar em contra-ataque não presta :biggrin: então para esse wwfan até o tiki-taka dos bons velhos tempos do Barcelona era em contra-ataque. :facepalm:

Pois também já li esse. Já os percorri todos. Eu o meu grande problema é mesmo perceber o que se passa em campo, porque de resto até percebo mais ou menos, mas conseguir ver o que se passa no decorrer do jogo, não sei porquê não atino com aquilo :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta ler este:

http://community.sigames.com/showthread.php/377489-Creating-A-Tactic-Design-Create-and-Maintain

Sempre se tem uma ideia de o que é que temos de procurar e como aproveitar as estatisticas para melhorar a tactica ;)

Ainda andas com aquele save do Viitorul Constanta ou lá que é, da roménia?

Tava a pensar começar tb. :mrgreen:

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta ler este:

http://community.sigames.com/showthread.php/377489-Creating-A-Tactic-Design-Create-and-Maintain

Sempre se tem uma ideia de o que é que temos de procurar e como aproveitar as estatisticas para melhorar a tactica ;)

Ainda andas com aquele save do Viitorul Constanta ou lá que é, da roménia?

Tava a pensar começar tb. :mrgreen:

Já li esse também xD

Não fui logo despedido na primeira época :biggrin:

Tentei usar táticas feitas por mim deu nisso.

Agora tenho um save no Millwall e outro na irlanda do norte, mas sem usar táticas minhas :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

Querer pôr o jogo mais difícil eu até gosto. Não sou o tipo de jogador que tira apontamentos e esse tipo de coisas lol na minha opinião, é demasiado tempo perdido com um simples jogo de futebol.

Mas por exemplo, a opção das barras é ridícula. Há uma maior prisão de "movimentos" e uma dualidade quase ambígua em todas as decisões. "Rematar mais / rematar menos" || "mais intensidade /muito mais intensidade/menos intensidade/muito menos intensidade" e por aí fora.

O jogo está mt mais preso a uma inteligência artifical que tem de ser manipulada pelos jogadores e pronto...

Os sliders traziam isso também, davam mais originalidade ao estilo de jogo a cada treinador.

Digo isto porque ainda não fiz um jogo (e já testei vários saves) em que conseguisse ganhar jogos. E já testei métodos diferentes de jogo, bater directo, wtv.

Dps vejo as outras equipas a atacar e a pressionar-me forte e o que faço ? quase nada porque com estas "barras" há mt pouco a fazer... Seja ao nivel da equipa como dos jogadores.

Estou um bcd frustrado com isto lol.

E eu nunca tenho atenção a treinos e essas m*rda, mas já tive mesmo a capacidade de : ter calma, fazer pre-epocas, seguir alguns conselhos que aqui leio, mas pá ... mt mau mesmo lol nada me sai bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de criar um sistema de transiçoes rapidas mas não sei bem como. Primeiro ponto, se colocar a equipa com passes curtos posso colocar mais intensidade? Defesa não pode ser alta nem pressionar alto certo? Marcaçao apertada ?

Compartilhar este post

Link para o post

Querer pôr o jogo mais difícil eu até gosto. Não sou o tipo de jogador que tira apontamentos e esse tipo de coisas lol na minha opinião, é demasiado tempo perdido com um simples jogo de futebol.

Mas por exemplo, a opção das barras é ridícula. Há uma maior prisão de "movimentos" e uma dualidade quase ambígua em todas as decisões. "Rematar mais / rematar menos" || "mais intensidade /muito mais intensidade/menos intensidade/muito menos intensidade" e por aí fora.

O jogo está mt mais preso a uma inteligência artifical que tem de ser manipulada pelos jogadores e pronto...

Os sliders traziam isso também, davam mais originalidade ao estilo de jogo a cada treinador.

Digo isto porque ainda não fiz um jogo (e já testei vários saves) em que conseguisse ganhar jogos. E já testei métodos diferentes de jogo, bater directo, wtv.

Dps vejo as outras equipas a atacar e a pressionar-me forte e o que faço ? quase nada porque com estas "barras" há mt pouco a fazer... Seja ao nivel da equipa como dos jogadores.

Estou um bcd frustrado com isto lol.

E eu nunca tenho atenção a treinos e essas m*rda, mas já tive mesmo a capacidade de : ter calma, fazer pre-epocas, seguir alguns conselhos que aqui leio, mas pá ... mt mau mesmo lol nada me sai bem.

Uso as palavras de mais um membro deste forum para juntar também aqui as minhas palavras de descontentamento.

Este sinceramente acho que deitei 30 euros fora, e espero sinceramente que o update que o steam acabou de fazer traga algumas mudanças.

A minha frustração não vem de uma simples mudança de interface. O que eu espero do FM todos os anos é realismo qb mas que me seja posto de uma forma que seja acessível. Quando começo a ler em foruns do FM14 que convém andar de caderno de anotações , ler as estatisticas, ver os jogos todos, analisar tipo de terreno, etc, começo a ter a sensação que vou precisar tirar o curso de treinadores para poder ter algumas chances. No FM15 de certeza que vou ter de levar 1 semana para preparar cada jogo ou até ter de pedir ao meu chefe 2 dias de folga antes do cada jogo para ir para o estagio com a equipa.

Há várias coisas que me irritam:

1-Nunca os jogadores se comportam como esperas que eles se comportem. Podem experimentar dar uma simples instrução ao GR para distribuir a bola para o defesa direito e contem durante o jogo quantas vezes ele o vai fazer.

2-Tudo no jogo me parece mais aleatorio do que propriamente IA. Fiz 3 épocas com o FCP sempre com a mesma tática, nas 3 épocas ganhei 3 campeonatos, 2 taças de PT e 1 da liga, em casa goleava o SLB fora de casa nunca ganhei um jogo, inclusivé após o intervalo a ganhar 0-2 acabava sempre por empatar ou perder. A equipa na champions na fase de grupos tinha um comportamento excelente, mas chegava á 1ªeliminatoria não ganhava um jogo qualquer que fosse a equipa que me calhasse. Com o FCP ainda me safei muitas vezes porque o jogo no inicio tinha um bug nos cantos e quando marcava á maneira curta, nunca ninguém fazia ou saia ao caminho do jogador que recebia a bola... Já experimentei táticas postadas em foruns algumas até com resultados interessantes, mas quando aplicadas noutras equipas ou até na mesma equipa em que foi criada e népia.

Vejo as minhas equipas a jogar bem, mas os avançados chegam isolados á area e falham, bolas na barra e nos postes qb em cada jogo (geralmente 1 ou 2), e de repente vejo defesas bons tipo Kompany ou Varane, ou até o proprio Joe Hart a entregar de bandeja a bola a um adversário que nunca falha. Já para não falar nas crises pouco oportunas de lesões.

3-Tornou-se dificil vender jogadores, sei que estamos em tempo de crise, mas oferecer um Dzeko por 10M logo no inicio da época e não ter comprador é um tanto irrealista....

Desculpem o desabafo

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que é um bocadinho o caso da manta que ou tapa a cabeça ou tapa os pés, na medida em que se recuarmos uns anos muito se queixavam da falta de realismo do jogo. Era mais simples, mais intelígivel por qualquer utilizador, mas qualquer Cascalheira FC num punhado de épocas já estava a ganhar Ligas dos Campeões. O jogo entretanto evoluiu, tornou-se mais complexo e um simulador mais próximo da realidade do futebol (com as óbvias e devidas distâncias), as queixas passaram a ser que se perdeu jogabilidade e que ninguém entende nada.

Eu não sou nenhum paladino da SI, o que se comprova pelas minhas 3 expulsões do forum deles :biggrin: , mas seja pelo que vou lendo nos foruns, seja pelas mensagens privadas que recebo com saves e tácticas dá para reparar que se por um lado o jogo se tornou mais complexo (com os bons e os maus que daqui advêm), por outro lado, a mentalidade da maioria dos jogadores não mudou: a) continuam na busca de tácticas mágicas que levem o seu Cascalheira a ganhar as Ligas dos Campeões, tal como antigamente; b) desprezam ou desvalorizam as questões dos treinos, das palestras à imprensa, das conversas com os jogadores; c) visualizam os jogos no modo momentos-chave sem se preocuparem como decorre o jogo apenas à espera de uma vitórias, de preferência goleadas, e depois admiram-se que a equipa rematou muito e empatou ou perdeu quando o adversário fez 2 ou 3 remates; d) se a equipa não dá goleadas, empata ou perde, a culpa é sempre do jogo e da SI, nunca é dos próprios. Pois, lamento, se o jogo evoluiu (e repito, com os bons e maus decorrentes), também é preciso que quem joga evolua. E se o jogo tem a prentensão de nos permitir ser uma simulação de treinador de futebol, então se calhar temos que nos mentalizar sobre o que significa ser treinador de futebol e o próprio futebol. Pelo menos, o mínimo aceitável é crescer na mentalidade com que abordamos o jogo e termos o trabalho de visualizar os jogos em modo alargado e tentar fazer as alterações tácticas e estratégicas que promovam um melhor desempenho da nossa equipa.

Da minha parte se por um lado reconheço grandes melhorias no motor do jogo relativamente ao 13 e, principalmente ao 12, por outro também me aborrece uns quantos bugs que o afectam Se por um lado percebo a lógica do novo sistema táctico que a SI introduziu e admito que os sliders não faziam muito sentido face ao que é o futebol (acho que ninguém concebe um treinador dizer a um jogador "vai lá para dentro e faz mais 10% do que fazias"), por outro lado julgo que foi um pouco como saltar de um 8 para um 80, falta aqui uma fase de transição, na medida em que certas instruções on / off podiam perfeitamente co-existir com este sistema, falta (e aqui sim, considero a grande falha do 14) descrições mais elucidativas das funções e tarefas dos jogadores, falta ferramentas básicas que após tantos anos já deveriam fazer parte do jogo há muito tempo que, a meu ver, uma das principais é a falta de instruções de motivação aos jogadores face à sua linguagem corporal durante o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Respeito a tua opinião. E tenho seguido os teus posts e tento aplicar, aliás ver os jogos em modo alargado já o fazia, treino sempre tive atenção, vou ás reuniões da equipa, sigo as indicações do adjunto quanto a conversar motivacionais com os jogadores....mas dizer que a culpa é minha nos bons e maus resultados, não posso dizer.

Não treino o Cascalheiros....nem espero ganhar troféus com pequenos clubes á primeira nem á segunda.

Mas nem todos temos o mesmo tempo para jogar o jogo. Se quiser ser treinador de futebol posso perfeitamente fazer o curso e deve de haver sempre nem que seja uma equipa amadora para poder treinar....

Há que pensar em realismo e realidade.

Mas não acho que este motor seja tão realista. A dificuldade parece-me artificial, parece que é propositadamente dificil para se dizer que evoluiu. È realista um Kompany dar ofertas aos avançados dois ou tres jogos consecutivo, estou a falar mesmo de entregar o golo de mão beijada, ou ver um Aguero falhar no mesmo jogo 4 golos na cara do GR?!

Eu até nem me posso queixar muito dos resultados todos, queixo-me da falta de controlo que tenho sobre a equipa, e que vejo as coisas para bem e para mal acontecer não por ser um treinador brilhante ou mediocre, mas acontecer como se fossem eventos aleatórios.

E se for falar de realismo do motor de jogo, alguém me pode explicar este resultado? Comecei ontem um save com o Man UTD, acertei as coisas a meu jeito nos treinos, criei uma tática nova, contratei 2 jogadores, um GR novo, e um defesa direito, vendi quem achava que devia vender. Não mexi nos jogos amigáveis que foram definidos no inicio do jogo.

1ºjogo da época com nem 1 semana de treino fisico....contra uma equipa inferior, mas até acima da média como é o shakhtar da Ucrânia:

Man_Utd_v_Shakhtar_Overview_Overview.png

5-0?! Digam-me qual é a equipa no mundo com treinador novo e com uma semana de treino após as férias que é capaz de golear o Shakhtar. Ainda por cima o quinto golo foi marcado pelo GR das reservas que teve de entrar para substituir o lesionado defesa esquerdo após já ter esgotado todas as substituições?

Falem-me de jogo mais realista e eu rio-me!!!

Editado por icedani

Compartilhar este post

Link para o post

Respeito a tua opinião. E tenho seguido os teus posts e tento aplicar, aliás ver os jogos em modo alargado já o fazia, treino sempre tive atenção, vou ás reuniões da equipa, sigo as indicações do adjunto quanto a conversar motivacionais com os jogadores....mas dizer que a culpa é minha nos bons e maus resultados, não posso dizer.

Não treino o Cascalheiros....nem espero ganhar troféus com pequenos clubes á primeira nem á segunda.

Mas nem todos temos o mesmo tempo para jogar o jogo. Se quiser ser treinador de futebol posso perfeitamente fazer o curso e deve de haver sempre nem que seja uma equipa amadora para poder treinar....

Mas não acho que este motor seja tão realista. A dificuldade parece-me artificial, parece que é propositadamente dificil para se dizer que evoluiu. È realista um Kompany dar ofertas aos avançados dois ou tres jogos consecutivo, estou a falar mesmo de entregar o golo de mão beijada, ou ver um Aguero falhar no mesmo jogo 4 golos na cara do GR?!

Eu até nem me posso queixar muito dos resultados todos, queixo-me da falta de controlo que tenho sobre a equipa, e que vejo as coisas para bem e para mal acontecer não por ser um treinador brilhante ou mediocre, mas acontecer como se fossem eventos aleatórios.

E se for falar de realismo do motor de jogo, alguém me pode explicar este resultado? Comecei ontem um save com o Man UTD, acertei as coisas a meu jeito nos treinos, criei uma tática nova, contratei 2 jogadores, um GR novo, e um defesa direito, vendi quem achava que devia vender. Não mexi nos jogos amigáveis que foram definidos no inicio do jogo.

1ºjogo da época com nem 1 semana de treino fisico....contra uma equipa inferior, mas até acima da média como é o shakhtar da Ucrânia:

a>

5-0?! Digam-me qual é a equipa no mundo com treinador novo e com uma semana de treino após as férias que é capaz de golear o Shakhtar. Ainda por cima o quinto golo foi marcado pelo GR das reservas que teve de entrar para substituir o lesionado defesa esquerdo após já ter esgotado todas as substituições?

com a nova patch essas coisas ja nao acontecem pelo menos comigo

Compartilhar este post

Link para o post

Há aí aspectos que mencionas que têm a ver com os bugs ainda por resolver, em particular os que afectam os GR e defesas. Pontapés de canto e livres também aguardam resolução. De resto, pois, não é um resultado comum nas circunstâncias que descreves, mas pode acontecer. Quanto à finalização, acho que aqui o pessoal deixa-se um pouco enganar pelo número de golos que tanto o Messi como o Ronaldo marcam e já referi isto no tópico geral: o Messi, a título de exemplo, tem uma taxa de precisão abaixo dos 50% (remates à baliza) e uma taxa de conversão na ordem dos 20%. Considerando que isto são valores de um Messi, é facil imaginar que os outros jogadores tenham valores mais baixos, portanto, não é surpreendente que uma vez por outra apareçam esses falhanços.

Compartilhar este post

Link para o post

com a nova patch essas coisas ja nao acontecem pelo menos comigo

e ele a dar-lhe... ó moço, mete na cabeça que isso é uma fantasia tua, completamente irreal, o patch 14.2.1 e 14.2.2 não modificaram o motor do jogo :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...