Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

[Ajuda] Nova motherboard de portátil

Publicações recomendadas

Ora bem, o meu portatil pifou no outro dia e tal deve-se a um chip da gráfica queimado. O portátil é este: http://www.toshiba.co.il/en/discontinued-products/satellite-l635-128/

Deram-me 4 hipóteses:

- Levar à Toshiba o portátil e rezar por um orçamento decente;

- Substituir a motherboard por uns meros 500€

- Tirar a gráfica e apenas usar o default sem drivers, que pelo que percebi nem sequer dará para navegar decentemente no pc, creio eu, corrijam-me se estiver errado.

- Tentar arranjar a motherboard aí pelo olx da vida e o arranjo já será muito menos que 500€.

Tenho 2 questões:

- Onde vejo qual é o modelo exacto de fábrica da minha motherboard?

- É provável conseguir encontrar alguém a vender o portatil a peças e arranje a motherboard a um preço decente? Como é que devo procurar isso?

Agradeço toda a ajuda disponível já que daqui a uns dias tenho de começar um projecto num software bem gráfico e sem o portátil em condições vou ter um sério problema logístico :(

Editado por Lip Pirlo

Compartilhar este post

Link para o post

:lolada: é tão estúpido os chulos que existem neste mundo.

Há lojas especializadas que fazem a reparação do próprio chip gráfico (isto se der claro), e não chega nem a 200€ (já com a mão de obra da loja onde fores)

Se fores da zona de Aveiro/Porto, manda PM que eu ajudo-te nesse aspecto.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, o meu portatil pifou no outro dia e tal deve-se a um chip da gráfica queimado. O portátil é este: http://www.toshiba.co.il/en/discontinued-products/satellite-l635-128/

Deram-me 4 hipóteses:

- Levar à Toshiba o portátil e rezar por um orçamento decente;

- Substituir a motherboard por uns meros 500€

- Tirar a gráfica e apenas usar o default sem drivers, que pelo que percebi nem sequer dará para navegar decentemente no pc, creio eu, corrijam-me se estiver errado.

- Tentar arranjar a motherboard aí pelo olx da vida e o arranjo já será muito menos que 500€.

Tenho 2 questões:

- Onde vejo qual é o modelo exacto de fábrica da minha motherboard?

- É provável conseguir encontrar alguém a vender o portatil a peças e arranje a motherboard a um preço decente? Como é que devo procurar isso?

Agradeço toda a ajuda disponível já que daqui a uns dias tenho de começar um projecto num software bem gráfico e sem o portátil em condições vou ter um sério problema logístico :(

1. Pesquisando pela net pelo modelo do portatil: "motherboard toshiba L635-128" qq coisa assim (ou então desmontas-o e vês o que diz)

2. idem idem, no olx metes toshiba l635-128. mas encontrares boards é mais dificil, porque é aquilo que normalmente faz com que se venda portateis ás peças, porque a sua reparação muitas vezes não compensa

quanto à questão de tirar a grafica e ficares com a default, se isso de facto funcionar e o teu portatil tiver dois chips graficos e utilizar o 'partilhado' é suposto o mesmo ter 'qualidade' suficiente para utilizares o portatil com o comportamento esperado excepto em situação de exigência mais elevada de gráficos

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

1. Pesquisando pela net pelo modelo do portatil: "motherboard toshiba L635-128" qq coisa assim (ou então desmontas-o e vês o que diz)

2. idem idem, no olx metes toshiba l635-128. mas encontrares boards é mais dificil, porque é aquilo que normalmente faz com que se venda portateis ás peças, porque a sua reparação muitas vezes não compensa

quanto à questão de tirar a grafica e ficares com a default, se isso de facto funcionar e o teu portatil tiver dois chips graficos e utilizar o 'partilhado' é suposto o mesmo ter 'qualidade' suficiente para utilizares o portatil com o comportamento esperado excepto em situação de exigência mais elevada de gráficos

Pode até nem dar para remover a gráfica, pode ser onboard, e aí terá que proceder a troca da motherboard ou a retificação do chip gráfico.

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci-me de dizer ms sim, é VGA Onboard.

E outra coisa Helder, eu não sabia explicar mas agora que explicaste eles quando falaram de arranjar o chip (rectificaçao do chip então) até falaram em valores como 70€ (espero ter ouvido bem), só que disseram logo que não era certo que o arranjo desse (como tu disseste).

Por agora vou então amanhã falar com eles sobre essa possibilidade e digo alguma coisa por aqui. Obrigado aos dois pela ajuda até agora :)

Editado por Lip Pirlo

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

qual é o valor do portátil mesmo? Qualquer cena compras outro :lol: tentas vender as peças restantes ou assim :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Obvio que não vou substituir a motherboard a não ser que consiga um biscate a metade desses 500€, senão compro outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Obvio que não vou substituir a motherboard a não ser que consiga um biscate a metade desses 500€, senão compro outro.

mesmo a metade não sei se compensará... gastas bué guito e não tens retorno de qualidade (melhoria) em relação ao que tinhas antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, acredita que não dei grande pensamento à hipótese de outra motherboard. O portátil na altura foi prenda mas acho que foi uns 800€.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

já tem 3/4 anitos, não?

Compartilhar este post

Link para o post

As graficas dos portateis são praticamente todas onboard, pelo menos aqueles portateis que os comuns mortais como nós compram em lojas tipo FNAC ou Worten.

Por isso se tirares a grafica simplesmente não funciona.

Na minha opinião deves enviar para a garantia, depois de saberes a resposta deles logo pensas no vais fazer, mas se te pedirem 500€ pela reparação, vende isso às peças e compra um novo.

Ou então procura uma board, no ebay sem ter a certeza do numero de parte encontras algumas, por cerca de 80€.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, rumpas. Bazuka, o portatil acho que tinha garantia de 2 anos (foi comprado na FNAC) portanto chapéu. Quanto à board se dizes que por esse preço se calhar encontro uma board do meu modelo, é rezar e ver.

O que devo procurar é isto, portanto?

http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=toshiba+satellite+l635+motherboard&_lncat=0&_arm=1&_armm=94&_ruu=http%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fsch%2FPC-Laptops-Netbooks-%2F177%2Fi.html%3F_from%3DR40%26_nkw%3Dtoshiba%2Bsatellite%2Bl635%2Bmotherboard%26_arr%3D1&_armi=PC+Laptops+%26+Netbooks

Editado por Lip Pirlo

Compartilhar este post

Link para o post

sim basicamente é isso, vais mandando mensagens aos vendendores, a perguntar se a peça compativel com o SATELLITE L635-128 - PART NUMBER: PSK04E-04G00QAR.

Pode ser que tenhas sorte. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

As graficas dos portateis são praticamente todas onboard, pelo menos aqueles portateis que os comuns mortais como nós compram em lojas tipo FNAC ou Worten.

Por isso se tirares a grafica simplesmente não funciona.

Na minha opinião deves enviar para a garantia, depois de saberes a resposta deles logo pensas no vais fazer, mas se te pedirem 500€ pela reparação, vende isso às peças e compra um novo.

Ou então procura uma board, no ebay sem ter a certeza do numero de parte encontras algumas, por cerca de 80€.

Há um ou dois portáteis do e-escolas que tem gráfica que não e onboard. E um Toshiba e um Acer. Não me recordo agora do modelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Há um ou dois portáteis do e-escolas que tem gráfica que não e onboard. E um Toshiba e um Acer. Não me recordo agora do modelo.

Sim eu sei que existem, também sei que existem portateis com a possibilidade de acrescentares uma grafica externa externa, mas não abundam por ai.

Agora mesmo que a grafica não seja onboard, se a retirar o portatil nem sequer vai arrancar, e conseguir encontrar uma grafica de substituição é provavelmente ainda mais complicado do que encontrar uma board nova para o portatil dele.

Compartilhar este post

Link para o post

A solução mais barata, é mesmo a retificação do chip gráfico.

Lip Pirlo, assim que souberes de algo. partilha connosco.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, neste momento tenho as seguintes hipóteses:

- Comprar a motherboard aí pelo ebay (que ficará por uns 100€) e substituir a motherboard (mais uns 20€)

- Enviar o chip para rectificação (provavelmente 70€). O problema disto é que uma das pessoas com quem falei (que me costuma arranjar o portatil e é 100% de confiança) disse-me que quando o filho dele teve o mesmo problema e ele mandou o chip para rectificar dois dias depois já tinha voltado a pifar. Ou seja, pode dar como não dar.

Com isto acho que vou tentar arranjar a motherboard.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, neste momento tenho as seguintes hipóteses:

- Comprar a motherboard aí pelo ebay (que ficará por uns 100€) e substituir a motherboard (mais uns 20€)

- Enviar o chip para rectificação (provavelmente 70€). O problema disto é que uma das pessoas com quem falei (que me costuma arranjar o portatil e é 100% de confiança) disse-me que quando o filho dele teve o mesmo problema e ele mandou o chip para rectificar dois dias depois já tinha voltado a pifar. Ou seja, pode dar como não dar.

Com isto acho que vou tentar arranjar a motherboard.

Sobre o rectificar o chip, bem vai ler como é que se faz para reparar o YOLD da PS3, que é exactamente igual nos pc, a solução é apenas temporaria, tanto pode durar meses como minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece, sendo que o preço de uma motherboard "nova" não difere assim taaaanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a recomendar que faça eu isso?

Estou a recomendar que tires a board fora, e vejas o numero de peça e compres uma nova, porque estares a mandar reparar, retificar, ou lá o que lhe queiram chamar, é apenas estar a colar a asa de um avião com cuspo. Vais pagar e não vais ter garantia de que vai funcionar.

Se quiseres arriscar, faz tu isso em casa.

Se uma uma board nova custasse 500€ e a "reparação" custasse 50€ dizia para reparares 1º, sendo a diferença tão pequena, mais vale comprares uma nova.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que não vou ter grande sorte. A não ser que esteja a procurar mal, ainda não encontrei uma motherboard do mesmo tipo por aí.

Editado por Lip Pirlo

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a recomendar que tires a board fora, e vejas o numero de peça e compres uma nova, porque estares a mandar reparar, retificar, ou lá o que lhe queiram chamar, é apenas estar a colar a asa de um avião com cuspo. Vais pagar e não vais ter garantia de que vai funcionar.

Se quiseres arriscar, faz tu isso em casa.

Se uma uma board nova custasse 500€ e a "reparação" custasse 50€ dizia para reparares 1º, sendo a diferença tão pequena, mais vale comprares uma nova.

Ai já te enganas, aqui na minha loja tens garantia de 1 ano.

Se voltar a acontecer, faz-se novamente a mesma coisa, sem teres que pagar mais.

Lip Pirlo, se quiseres que te arranje isso, dou-te orçamento, com tudo direitinho.

Dou-te a minha morada e mandas para aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Ai já te enganas, aqui na minha loja tens garantia de 1 ano.

Se voltar a acontecer, faz-se novamente a mesma coisa, sem teres que pagar mais.

Lip Pirlo, se quiseres que te arranje isso, dou-te orçamento, com tudo direitinho.

Dou-te a minha morada e mandas para aqui

Falando nisso, o meu pai também andou a ver isso uma vez e dava-lhe garantia de 2 anos.

A garantia era reparar o chip outra vez, com a possibilidade de durar mais uns meses/horas.

Editado por Klaus.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...