Lip McBoatface Publicado 11 Março 2014 (editado) Ora bem, o meu portatil pifou no outro dia e tal deve-se a um chip da gráfica queimado. O portátil é este: http://www.toshiba.co.il/en/discontinued-products/satellite-l635-128/ Deram-me 4 hipóteses: - Levar à Toshiba o portátil e rezar por um orçamento decente; - Substituir a motherboard por uns meros 500€ - Tirar a gráfica e apenas usar o default sem drivers, que pelo que percebi nem sequer dará para navegar decentemente no pc, creio eu, corrijam-me se estiver errado. - Tentar arranjar a motherboard aí pelo olx da vida e o arranjo já será muito menos que 500€. Tenho 2 questões: - Onde vejo qual é o modelo exacto de fábrica da minha motherboard? - É provável conseguir encontrar alguém a vender o portatil a peças e arranje a motherboard a um preço decente? Como é que devo procurar isso? Agradeço toda a ajuda disponível já que daqui a uns dias tenho de começar um projecto num software bem gráfico e sem o portátil em condições vou ter um sério problema logístico :( Editado 11 Março 2014 por Lip Pirlo Compartilhar este post Link para o post
HelderSantos Publicado 11 Março 2014 :lolada: é tão estúpido os chulos que existem neste mundo. Há lojas especializadas que fazem a reparação do próprio chip gráfico (isto se der claro), e não chega nem a 200€ (já com a mão de obra da loja onde fores) Se fores da zona de Aveiro/Porto, manda PM que eu ajudo-te nesse aspecto. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 11 Março 2014 (editado) Ora bem, o meu portatil pifou no outro dia e tal deve-se a um chip da gráfica queimado. O portátil é este: http://www.toshiba.co.il/en/discontinued-products/satellite-l635-128/ Deram-me 4 hipóteses: - Levar à Toshiba o portátil e rezar por um orçamento decente; - Substituir a motherboard por uns meros 500€ - Tirar a gráfica e apenas usar o default sem drivers, que pelo que percebi nem sequer dará para navegar decentemente no pc, creio eu, corrijam-me se estiver errado. - Tentar arranjar a motherboard aí pelo olx da vida e o arranjo já será muito menos que 500€. Tenho 2 questões: - Onde vejo qual é o modelo exacto de fábrica da minha motherboard? - É provável conseguir encontrar alguém a vender o portatil a peças e arranje a motherboard a um preço decente? Como é que devo procurar isso? Agradeço toda a ajuda disponível já que daqui a uns dias tenho de começar um projecto num software bem gráfico e sem o portátil em condições vou ter um sério problema logístico :( 1. Pesquisando pela net pelo modelo do portatil: "motherboard toshiba L635-128" qq coisa assim (ou então desmontas-o e vês o que diz) 2. idem idem, no olx metes toshiba l635-128. mas encontrares boards é mais dificil, porque é aquilo que normalmente faz com que se venda portateis ás peças, porque a sua reparação muitas vezes não compensa quanto à questão de tirar a grafica e ficares com a default, se isso de facto funcionar e o teu portatil tiver dois chips graficos e utilizar o 'partilhado' é suposto o mesmo ter 'qualidade' suficiente para utilizares o portatil com o comportamento esperado excepto em situação de exigência mais elevada de gráficos Editado 11 Março 2014 por jmgv Compartilhar este post Link para o post
HelderSantos Publicado 11 Março 2014 1. Pesquisando pela net pelo modelo do portatil: "motherboard toshiba L635-128" qq coisa assim (ou então desmontas-o e vês o que diz) 2. idem idem, no olx metes toshiba l635-128. mas encontrares boards é mais dificil, porque é aquilo que normalmente faz com que se venda portateis ás peças, porque a sua reparação muitas vezes não compensa quanto à questão de tirar a grafica e ficares com a default, se isso de facto funcionar e o teu portatil tiver dois chips graficos e utilizar o 'partilhado' é suposto o mesmo ter 'qualidade' suficiente para utilizares o portatil com o comportamento esperado excepto em situação de exigência mais elevada de gráficos Pode até nem dar para remover a gráfica, pode ser onboard, e aí terá que proceder a troca da motherboard ou a retificação do chip gráfico. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 11 Março 2014 (editado) Esqueci-me de dizer ms sim, é VGA Onboard. E outra coisa Helder, eu não sabia explicar mas agora que explicaste eles quando falaram de arranjar o chip (rectificaçao do chip então) até falaram em valores como 70€ (espero ter ouvido bem), só que disseram logo que não era certo que o arranjo desse (como tu disseste). Por agora vou então amanhã falar com eles sobre essa possibilidade e digo alguma coisa por aqui. Obrigado aos dois pela ajuda até agora :) Editado 11 Março 2014 por Lip Pirlo Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 11 Março 2014 qual é o valor do portátil mesmo? Qualquer cena compras outro :lol: tentas vender as peças restantes ou assim :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 11 Março 2014 Obvio que não vou substituir a motherboard a não ser que consiga um biscate a metade desses 500€, senão compro outro. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 11 Março 2014 Obvio que não vou substituir a motherboard a não ser que consiga um biscate a metade desses 500€, senão compro outro. mesmo a metade não sei se compensará... gastas bué guito e não tens retorno de qualidade (melhoria) em relação ao que tinhas antes. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 11 Março 2014 Pois, acredita que não dei grande pensamento à hipótese de outra motherboard. O portátil na altura foi prenda mas acho que foi uns 800€. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 11 Março 2014 As graficas dos portateis são praticamente todas onboard, pelo menos aqueles portateis que os comuns mortais como nós compram em lojas tipo FNAC ou Worten. Por isso se tirares a grafica simplesmente não funciona. Na minha opinião deves enviar para a garantia, depois de saberes a resposta deles logo pensas no vais fazer, mas se te pedirem 500€ pela reparação, vende isso às peças e compra um novo. Ou então procura uma board, no ebay sem ter a certeza do numero de parte encontras algumas, por cerca de 80€. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 11 Março 2014 (editado) Sim, rumpas. Bazuka, o portatil acho que tinha garantia de 2 anos (foi comprado na FNAC) portanto chapéu. Quanto à board se dizes que por esse preço se calhar encontro uma board do meu modelo, é rezar e ver. O que devo procurar é isto, portanto? http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_sacat=0&_nkw=toshiba+satellite+l635+motherboard&_lncat=0&_arm=1&_armm=94&_ruu=http%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fsch%2FPC-Laptops-Netbooks-%2F177%2Fi.html%3F_from%3DR40%26_nkw%3Dtoshiba%2Bsatellite%2Bl635%2Bmotherboard%26_arr%3D1&_armi=PC+Laptops+%26+Netbooks Editado 11 Março 2014 por Lip Pirlo Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 11 Março 2014 sim basicamente é isso, vais mandando mensagens aos vendendores, a perguntar se a peça compativel com o SATELLITE L635-128 - PART NUMBER: PSK04E-04G00QAR. Pode ser que tenhas sorte. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
HelderSantos Publicado 12 Março 2014 As graficas dos portateis são praticamente todas onboard, pelo menos aqueles portateis que os comuns mortais como nós compram em lojas tipo FNAC ou Worten. Por isso se tirares a grafica simplesmente não funciona. Na minha opinião deves enviar para a garantia, depois de saberes a resposta deles logo pensas no vais fazer, mas se te pedirem 500€ pela reparação, vende isso às peças e compra um novo. Ou então procura uma board, no ebay sem ter a certeza do numero de parte encontras algumas, por cerca de 80€. Há um ou dois portáteis do e-escolas que tem gráfica que não e onboard. E um Toshiba e um Acer. Não me recordo agora do modelo. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 12 Março 2014 Há um ou dois portáteis do e-escolas que tem gráfica que não e onboard. E um Toshiba e um Acer. Não me recordo agora do modelo. Sim eu sei que existem, também sei que existem portateis com a possibilidade de acrescentares uma grafica externa externa, mas não abundam por ai. Agora mesmo que a grafica não seja onboard, se a retirar o portatil nem sequer vai arrancar, e conseguir encontrar uma grafica de substituição é provavelmente ainda mais complicado do que encontrar uma board nova para o portatil dele. Compartilhar este post Link para o post
HelderSantos Publicado 12 Março 2014 A solução mais barata, é mesmo a retificação do chip gráfico. Lip Pirlo, assim que souberes de algo. partilha connosco. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 12 Março 2014 Ora bem, neste momento tenho as seguintes hipóteses: - Comprar a motherboard aí pelo ebay (que ficará por uns 100€) e substituir a motherboard (mais uns 20€) - Enviar o chip para rectificação (provavelmente 70€). O problema disto é que uma das pessoas com quem falei (que me costuma arranjar o portatil e é 100% de confiança) disse-me que quando o filho dele teve o mesmo problema e ele mandou o chip para rectificar dois dias depois já tinha voltado a pifar. Ou seja, pode dar como não dar. Com isto acho que vou tentar arranjar a motherboard. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 12 Março 2014 Ora bem, neste momento tenho as seguintes hipóteses: - Comprar a motherboard aí pelo ebay (que ficará por uns 100€) e substituir a motherboard (mais uns 20€) - Enviar o chip para rectificação (provavelmente 70€). O problema disto é que uma das pessoas com quem falei (que me costuma arranjar o portatil e é 100% de confiança) disse-me que quando o filho dele teve o mesmo problema e ele mandou o chip para rectificar dois dias depois já tinha voltado a pifar. Ou seja, pode dar como não dar. Com isto acho que vou tentar arranjar a motherboard. Sobre o rectificar o chip, bem vai ler como é que se faz para reparar o YOLD da PS3, que é exactamente igual nos pc, a solução é apenas temporaria, tanto pode durar meses como minutos. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 12 Março 2014 Estás a recomendar que faça eu isso? Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 12 Março 2014 Não me parece, sendo que o preço de uma motherboard "nova" não difere assim taaaanto. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 12 Março 2014 Estás a recomendar que faça eu isso? Estou a recomendar que tires a board fora, e vejas o numero de peça e compres uma nova, porque estares a mandar reparar, retificar, ou lá o que lhe queiram chamar, é apenas estar a colar a asa de um avião com cuspo. Vais pagar e não vais ter garantia de que vai funcionar. Se quiseres arriscar, faz tu isso em casa. Se uma uma board nova custasse 500€ e a "reparação" custasse 50€ dizia para reparares 1º, sendo a diferença tão pequena, mais vale comprares uma nova. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 12 Março 2014 Ah, então estamos de acordo :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 12 Março 2014 (editado) Parece que não vou ter grande sorte. A não ser que esteja a procurar mal, ainda não encontrei uma motherboard do mesmo tipo por aí. Editado 12 Março 2014 por Lip Pirlo Compartilhar este post Link para o post
HelderSantos Publicado 13 Março 2014 Estou a recomendar que tires a board fora, e vejas o numero de peça e compres uma nova, porque estares a mandar reparar, retificar, ou lá o que lhe queiram chamar, é apenas estar a colar a asa de um avião com cuspo. Vais pagar e não vais ter garantia de que vai funcionar. Se quiseres arriscar, faz tu isso em casa. Se uma uma board nova custasse 500€ e a "reparação" custasse 50€ dizia para reparares 1º, sendo a diferença tão pequena, mais vale comprares uma nova. Ai já te enganas, aqui na minha loja tens garantia de 1 ano. Se voltar a acontecer, faz-se novamente a mesma coisa, sem teres que pagar mais. Lip Pirlo, se quiseres que te arranje isso, dou-te orçamento, com tudo direitinho. Dou-te a minha morada e mandas para aqui Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 13 Março 2014 (editado) Ai já te enganas, aqui na minha loja tens garantia de 1 ano. Se voltar a acontecer, faz-se novamente a mesma coisa, sem teres que pagar mais. Lip Pirlo, se quiseres que te arranje isso, dou-te orçamento, com tudo direitinho. Dou-te a minha morada e mandas para aqui Falando nisso, o meu pai também andou a ver isso uma vez e dava-lhe garantia de 2 anos. A garantia era reparar o chip outra vez, com a possibilidade de durar mais uns meses/horas. Editado 13 Março 2014 por Klaus. Compartilhar este post Link para o post