Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RS24

Modelo de Jogo criado por Mim

Publicações recomendadas

Eu acho que ele teria a ganhar se lá andasse. Também se pode aprender com o que se faz de mal por aí, e o facto de ser adjunto de uma equipa sub-8 não lhe vai roubar todo o tempo que tem para continuar a sua formação. Claro que não é o ideal, mas só o facto de começar a ter esta experiência, de se dar a conhecer aos coordenadores do clube, e de, como disse atrás, poder aprender quanto mais não seja o que não deve fazer, acho que seria uma excelente oportunidade. E estamos a falar de um rapaz com 18 anos, não estamos a falar de um marmanjo com 25 e curso de treinador no bolso ;) Não é o ideal, mas não tem nada a perder!

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo ambas as partes. Se é verdade tudo aquilo que o w0 disse, também é verdade que o mundo do futebol, acima de tudo, é injusto e ingrato. E na grande maioria das vezes, para se chegar a algum lado, é preciso fazer o frete a quem percebe menos disto que nós. É assim que o sistema está construído, e indo contra a corrente, é extremamente difícil chegar a algum lado.

Neste caso concreto, acho que fazes bem, RS24. Ainda és novo e tens tempo para começar. Até lá, vai estudando, vai aprendendo coisas sobre o treino e procura tirar o nível I. Teres curso de treinador, para os escalões mais jovens e nesta altura, faz sempre uma enorme diferença, porque há sempre equipas (e muitas vezes equipas com condições bem razoáveis) a precisarem de treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, mas, a sério... Quem é que, aleatoriamente, vai dar uma equipa a sério para as mãos de um miúdo sem experiência nenhuma na área. O gajo até pode ser o Mourinho a nível de conhecimento, mas não vai acontecer, a menos que oriente alta cunha...

Quem não tem bagagem para fazer currículo, sujeita-se a começar onde lhe derem a mão. A motivação e a capacidade de superação é que depois vão ditar se vais crescer no meio ou não.

O meu primeiro treino foi a ajudar com miúdos de 2 e 3 anos... Primeiro passo dos primeiros passos. Fdx, muita fixe! Um gajo vai com a ambição toda e leva com putos que mal andar sabem... Pá... mas dei tudo naquele treino e no fim do treino o coordenador disse-me logo se queria começar a aprender com um dos melhores treinadores na altura numa equipa de elite. Sabem quantas vezes é que isto acontece ali, num primeiro treino com um treinador novo? Em 7 anos acho que nunca vi. Os que chegaram lá à babuja foi porque vieram por amigos ou porque já tinham sido nossos jogadores...

Eu não vejo nada de bom a vir daquela atitude... Até porque ninguém o impede de procurar outras coisas enquanto se aplica na oportunidade que já tem. O futebol àquele nível não lhe rouba 12 horas por dia com certeza...

Compartilhar este post

Link para o post

ninguém o impede de procurar outras coisas enquanto se aplica na oportunidade que já tem. O futebol àquele nível não lhe rouba 12 horas por dia com certeza...

ponto essencial

Compartilhar este post

Link para o post

Peço desculpa, aceitar que isto faz sentido é conversa de quem não está no treino. Transpor isto para outras realidades não faz sentido porque estamos a falar de um nicho muito específico, e portanto com características muito próprias.

1) Ele não tem formação nem experiência nenhumas. Não vai encontrar melhor que algo daquele nível para começar em lado nenhum, e o primeiro passo tem de ser dado ali ou noutro lado qualquer;

2) Não tem conhecimento suficiente para julgar o conhecimento dos outros, precisamente por não ter formação nem experiência em coisa nenhuma. Teres ideias diferentes não significa necessariamente que as dos outros estejam erradas;

3) Mesmo que estejam erradas, a pessoa em questão não teve sequer tempo de lhe explicar porque é que fazia as coisas assim ou quais eram as ideias dele. Um treino?!;

4) Aceitar o cargo, dar um treino e vir embora quando te deram a mão sendo que tens zero de experiência, de formação, e provavelmente também muito pouco conhecimento, é uma falta de respeito pelo clube e pela pessoa que aceitou trabalhar contigo;

5) Ele não fez um curso superior e chegou a uma empresa, ele é só um rapaz (como há milhares desde 2004) que tem o sonho de ser treinador e que este foi o passo... zero nesse sentido. Não tem qualquer aptidão para julgar as competências dos outros, muito menos num treino, muito menos quando não tem conhecimentos nem percurso para mais;

6) É verdade, assim não vais longe. Neste mundo, numa fase primária da tua carreira vais-te sentir pouco realizado ou que estás aquém do que podias fazer uma boa metade das vezes. Ou os tens no sítio para suportar esses problemas todos, e com perseverança e cara alegre as coisas acabam por chegar a bom porto, ou nunca vais fazer o suficiente para ter uma oportunidade a sério.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal.

Antes de mais agradeço todos os comentários os bons e os menos bons.

Mas acho que não perceberam a situação, supostamente a função que me deram e de forma nao oficial era ajudante de treinos, tipo carregar balizas, por pinos, e apertar cordoes a miudos de 7 anos que choram por tudo e por nada. Nao é faltar ao respeito ao clube nem as pessoas que me trataram de forma pouco digna alias.

E acham que um treinador de uma equipa de miudos de 7 anos que nao bate uma palma que seja para motivar a criança merece algum credito? Que o treino que faz se baseia em 1 exercicio de conduçao de bola e um 2 para 1 durante 1hora merece a ajuda de alguem? Para isso nao tou la a fazer nada e deixo-o trabalhar sozinho.

Dai ter dito que pensava que fazia melhor. Talvez ate seja assim que se começe, nao sei. E verdade que nao tenho um curso, ou experiencia de campo, mas tenho a certeza que faria melhor que aquilo que assisti.

Obrigado a todos pelos conselhos, dicas e opinioes, mas a decisão a meu ver foi a correcta porque nao iria aprender nada de nada, e ia sim servir de ajudante para o que os gajos nao quisessem fazer, visto nem poder ter uma opiniao a nivel de planeamento de treino iria ter.

Obrigado e hei-de postar mais cenas feitas por mim aqui no forum.

Abraço! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só não sei como se chega a uma conclusão dessas em apenas...1 treino.

Peço desculpa, aceitar que isto faz sentido é conversa de quem não está no treino. Transpor isto para outras realidades não faz sentido porque estamos a falar de um nicho muito específico, e portanto com características muito próprias.

1) Ele não tem formação nem experiência nenhumas. Não vai encontrar melhor que algo daquele nível para começar em lado nenhum, e o primeiro passo tem de ser dado ali ou noutro lado qualquer;

2) Não tem conhecimento suficiente para julgar o conhecimento dos outros, precisamente por não ter formação nem experiência em coisa nenhuma. Teres ideias diferentes não significa necessariamente que as dos outros estejam erradas;

3) Mesmo que estejam erradas, a pessoa em questão não teve sequer tempo de lhe explicar porque é que fazia as coisas assim ou quais eram as ideias dele. Um treino?!;

4) Aceitar o cargo, dar um treino e vir embora quando te deram a mão sendo que tens zero de experiência, de formação, e provavelmente também muito pouco conhecimento, é uma falta de respeito pelo clube e pela pessoa que aceitou trabalhar contigo;

5) Ele não fez um curso superior e chegou a uma empresa, ele é só um rapaz (como há milhares desde 2004) que tem o sonho de ser treinador e que este foi o passo... zero nesse sentido. Não tem qualquer aptidão para julgar as competências dos outros, muito menos num treino, muito menos quando não tem conhecimentos nem percurso para mais;

6) É verdade, assim não vais longe. Neste mundo, numa fase primária da tua carreira vais-te sentir pouco realizado ou que estás aquém do que podias fazer uma boa metade das vezes. Ou os tens no sítio para suportar esses problemas todos, e com perseverança e cara alegre as coisas acabam por chegar a bom porto, ou nunca vais fazer o suficiente para ter uma oportunidade a sério.

Sem querer estar a ser injusto, tenho de concordar com o Alex e o Ibra, isto porque estou no "terreno" e conheço minimamente o meio. E tenho que concordar também porque dada a quantidade de treinadores que hoje existe hoje em dia, ter um curso de nivel I ou até mesmo uma licenciatura na área do desporto, por si só de pouco serve.

E falando no meu caso, se é verdade que aprendi muito com grandes treinadores e com treinadores competentes, também é verdade que aprendi muito com aquilo que não se deve fazer e com as coisas "más" desses mesmos treinadores. ;)

Editado por karagounis_10

Compartilhar este post

Link para o post

Quase que apetece dizer que de nada vale ter o nível II ou o mestrado também. Veste uma camisola de um clube qualquer da Primeira Liga, e pode ser que te caia qualquer coisa de valor no colo sem nunca teres tocado num meco sem ser com a chuteira e sem querer durante um treino.

Compartilhar este post

Link para o post

Anda que pode ser que tenhas sorte, eu tinha 16 ou 17 anos e andei duas épocas, enquanto jogava (futsal) nos juvenis de 2º ano e nos júniores de 1º, com putos dos 6 aos 10 lá da terra e começaram a jogar qualquer coisinha à bola. Desde levar 10 ou 11 no primeiro jogo que fiz com eles a ganhar o último em que lá estive praticamente com os mesmos putos :lol: Nunca fiz formação nenhuma na área, apesar de o clube mesmo sem grandes fundos me querer pagar o curso e as viagens em Castelo Branco para o nível I porque sabia que a minha vida não ia passar por aí e recusei, mas muito provavelmente sobretudo num sítio que deve estar infestado de malta com conhecimentos adquiridos na faculdade e em cursos a sério de formação como o Alex ou de ex-jogadores e jogadores actuais, qualquer coisa é boa para se entrar no meio...

Editado por Red Prince

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou propriamente dentro do meio dos treinadores e gestão de clubes e tal, mas a verdade é que sendo arbitro 5 anos conheci muita gente, e a grande maioria deles começaram como já aqui disseram... O que acontece depois é que é diferente, uns ficam outros arranjam oportunidades melhores.... Exemplo: um bacano que por acaso era meu amigo jogava nos amarelos, no ultimo ano de juvenil foi treinar os putos la dos amarelos como adjunto, no fim dessa epoca ficaram com essa equipa nos iniciados, a epoca correu bem e o montijo contratou-os para a equipa B, no montijo foram campeões da 2º distrital sem derrotas. ficaram com a mesma equipa (que agora era o montijo A) e subiram ao nacional... Parecendo que não já é algum curriculo...

E o certo é que estamos a meio da epoca, não sabes o porque de o treino se der desenrolado dessa forma, acho que no minimo foi muito precipitada a decisão, mas no entanto desejo boa sorte para o futuro, a dica que deixo é leres o que malta como o alex disse, porque são gente que está no meio á algum tempo, e sabem do que falam...

Compartilhar este post

Link para o post

Junta-te à conversa!

Podes publicar um comentário agora e registar-te depois. Se tiveres uma conta, autentica-te agora para publicares o teu comentário de forma autenticada.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   O conteúdo anteriormente introduzido foi recuperado..   Limpar

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

• Criar Novo...