Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

"Que vida é esta?"

Publicações recomendadas

Jornal norueguês levou três bloggers de moda até Phnom Penh, capital do Camboja, onde durante um mês trabalharam numa fábrica.

"O que acontece quando se leva três adolescentes noruegueses a conhecer os trabalhadores que fazem as nossas roupas?" A pergunta é o mote para uma reportagem e experiência de um jornal noruguês. O Aftenposten levou três bloggers de moda até Phnom Penh, no Camboja, onde durante um mês viveram as vidas de outros, os trabalhadores das fábricas de têxteis. A experiência foi documentada na série "Fábricas de roupa: moda que mata" e acabou em lágrimas.

"Não aguento mais. Que tipo de vida é esta?" pergunta Anniken, em frente à câmara que a seguiu a ela e a Frida e Ludvig, três jovens de 17 anos, numa viagem pelas vidas dos trabalhadores das fábricas têxteis - embora poucas tenham aberto as portas à equipa.

Ao longo da série, os baixos salários dos trabalhadores, que nunca lhes permitirão comprar as peças que costuram e não chegam sequer para a comida, a rotina, e as más condições de trabalho e de vida chocam os jovens, que rapidamente se apercebem que vivem num "bolha", mas demoram até parecer realmente afetados.

"Os jovens da Noruega gastam uma quantidade enorme de dinheiro em roupas, mas não fazem ideia onde elas realmente são produzidas", diz o realizador norueguês Joakim Kleven, responsável pelo projeto, citado pelo Globo. Foi isso que quiseram mostrar aos três bloggers, mas também a todos os outros, explica. E também Kleven acabou por chorar atrás da câmara. "Não foi nada fácil. Penso nisso até hoje."

Para Annike, autora de um dos blogs de moda mais lidos do país, a viagem mudou a sua perspetiva sobre a moda e sobre a vida. "Talvez agora, de uma vez por todas, se possa acabar com isto", escreveu no blog.

Depois do lançamento do projeto, a H&M emitiu um comunicado em que garantia que as fábricas retratadas não são usadas pela cadeia e recordou que a empresa está envolvida no programa da Organização Internacional do Trabalho para melhorar as condições de trabalho no país.

Esta não é a primeira vez que as grandes cadeias de roupa ficam debaixo de fogo pelas más condições em países como o Camboja ou o Bangladesh. O colapso de uma fábrica que produzia roupa para marcas como a Primark e a Benetton, em abril de 2013, e que causou a morte a mais de 1100 pessoas, foi talvez o momento que gerou mais atenção para as práticas empresariais nestes países.

A série do Aftenposten está disponível em cinco episódios de dez minutos, disponíveis com legendas em inglês e espanhol, no site do jornal.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=4365380&page=2

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é bom para o pessoal ver o qual o verdadeiro custo de comprar roupa na primark e afins...continuem a ser ignorantes ou a assubiar para o lado

Compartilhar este post

Link para o post

As roupas que tu compras não acarretam esse tipo de custos? Como é que fazes para te certificar disso?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é bom para o pessoal ver o qual o verdadeiro custo de comprar roupa na primark e afins...continuem a ser ignorantes ou a assubiar para o lado

Nem todos têm dinheiro para comprar roupa feita à medida.

Compartilhar este post

Link para o post

As roupas que tu compras não acarretam esse tipo de custos? Como é que fazes para te certificar disso?

Made in Portugal

Nem todos têm dinheiro para comprar roupa feita à medida.

Ha muita roupa barata feita em Portugal nas feiras

Interessante é ver quem se queixa dos salarios em Portugal e que os "ricos" têm de abdicar de algum para eles, mas depois estar-se a marimbar para quem no Bangladesh ou no Cambodja ou onde quer que seja apenas ganhe 1 dollar por dia para que esta mesmas pessoas possam comprar peugas a 30 centimos... :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Que feiras? As que vendem material contrafeito?

Antes de existirem primarks e zaras as pessoas com menos recursos andavam nus?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Podia ver sempre mamocas quando ia ao pão.

Antes de existirem primarks e zaras havia muita mais industria têxtil com produção nacional.

E já que falas na Zara, a Inditex subcontrata bastantes empresas portuguesas para fazer confeção.

Editado por Sumudica by Night

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Podia ver sempre mamocas quando ia ao pão.

Antes de existirem primarks e zaras havia muita mais industria têxtil com produção nacional.

E já que falas na Zara, a Inditex subcontrata bastantes empresas portuguesas para fazer confeção.

mas onde me viste dizer que a Zara se encontrava nesse grupo de empresas que nao produz em portugal

e sim existia mais ha uns anos e ainda existe algum o problema é que a malta mesmo os pobretanas gostam de comprar muita roupa e ter roupa variada e para isso esta ai a Primark, mas enquanto para defenderem os seus direitos já chamam a todos de gatunos, para comprarem m*rda que só são baratas porque se baseiam em trabalho semi-escravo, já não é nada com eles...

Compartilhar este post

Link para o post

mas onde me viste dizer que a Zara se encontrava nesse grupo de empresas que nao produz em portugal

e sim existia mais ha uns anos e ainda existe algum o problema é que a malta mesmo os pobretanas gostam de comprar muita roupa e ter roupa variada e para isso esta ai a Primark, mas enquanto para defenderem os seus direitos já chamam a todos de gatunos, para comprarem m*rda que só são baratas porque se baseiam em trabalho semi-escravo, já não é nada com eles...

Ai Burkina. A tua careca até é reluzente, mas argumentar contigo é um exercício árduo.

Não terás dupla personalidade? É que consegues passar de falar da balança de pagamentos com argumentos decentes como a seguir julgas os pobretanas que gostam de comprar muito e barato. Tens argumentos de esquerda, como a seguir vais para o lado oposto. Não entendo.

Nem acho que quero. :(

Compartilhar este post

Link para o post

Ai Burkina. A tua careca até é reluzente, mas argumentar contigo é um exercício árduo.

Não terás dupla personalidade? É que consegues passar de falar da balança de pagamentos com argumentos decentes como a seguir julgas os pobretanas que gostam de comprar muito e barato. Tens argumentos de esquerda, como a seguir vais para o lado oposto. Não entendo.

Nem acho que quero. :(

1º as pessoas não se colocam apenas na gaveta da esquerda ou da direita, existe meio-termo

2º estavamos a falar no facto de existirem alternativas a comprar na primark: existe, em vez de comprares 6 pares de sapatos a 30 euros compras dois pares de qualidade que nao sao feitos nesses sitios a 90 euros cada.

3º que moral é que tem quem se queixa de ser "explorado pelo patronato" e ganhar o salario minimo quando depois e sabendo que esta a comprar coisas produzidas por gente que nem ganha para comer. são mais baratas por isso nem olham ao verdadeiro custo. pessoas assim são uma gentalha que merece a m*rda de salario que ganham por estupidos que são.

gosto que tu especialmente quando não tens argumentos validos gostas de fugir as questões essenciais da conversa, ou justifica-te lá porque compras na primark sabendo que estas a fomentar a semi-escravatura?

Compartilhar este post

Link para o post

Que questões essenciais? Julgar pessoas por terem menos rendimentos? Achar que elas são ignorantes por fazerem contas à vida e comprarem o que é mais barato? Para essas questões eu não participo.

Eu nunca comprei nada na Primark, para tua informação.

Compartilhar este post

Link para o post

Que questões essenciais? Julgar pessoas por terem menos rendimentos? Achar que elas são ignorantes por fazerem contas à vida e comprarem o que é mais barato? Para essas questões eu não participo.

Eu nunca comprei nada na Primark, para tua informação.

ok entao a pergunta é porque defendes algume que compra na primark sabendo que esta a fomentar a semi-escravatura?

de resto nao estou a julgar quem tem menos rendimentos, estou a julgar quem compra na primark sabendo os factor e se assim o fazem mesmo sabendo esses factos são uns ignorantes idiotas sem duvida

Compartilhar este post

Link para o post

Burkina, vais aos shoppings que albergam esses retalhistas que exploram as pessoas do 3º mundo?

Compartilhar este post

Link para o post

Burkina, vais aos shoppings que albergam esses retalhistas que exploram as pessoas do 3º mundo?

felizmente não tenho essa necessidade, porque também detesto andar nos centros comerciais

alem disso a Primark não existe aqui na Dinamarca

Compartilhar este post

Link para o post

ok entao a pergunta é porque defendes algume que compra na primark sabendo que esta a fomentar a semi-escravatura?

de resto nao estou a julgar quem tem menos rendimentos, estou a julgar quem compra na primark sabendo os factor e se assim o fazem mesmo sabendo esses factos são uns ignorantes idiotas sem duvida

Mandaste esse post pelo teu iPhone ou do teu iPad?

Compartilhar este post

Link para o post

Mandaste esse post pelo teu iPhone ou do teu iPad?

por acaso não tenho nem uma coisa nem outra porque nao gosto de i seja o que for, mas diz lá qual é o teu argumento se eu dissesse que tinha um e como isso justificaria comprar coisas na primark?

Compartilhar este post

Link para o post

Tu falas em falta de moral das pessoas que compram na Primark para reivindicar deixarem de ser exploradas. Logo assumo que tu, que defendes que não se compre devido à exploração que eles fazem, também não tenhas nenhum dispositivo eletrónico que use a mesma exploração.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu falas em falta de moral das pessoas que compram na Primark para reivindicar deixarem de ser exploradas. Logo assumo que tu, que defendes que não se compre devido à exploração que eles fazem, também não tenhas nenhum dispositivo eletrónico que use a mesma exploração.

de certeza que apesar de nao ter nada da Mac de certeza que tenho alguma coisa que tambem teve esse fabrico, a diferença é que se tenho não sei o que é, agora quem vai a Primark que não sejam aquelas pessoas que estão completamente desligadas do mundo, sabe de certeza sobre as condiçoes de trabalho e os rendimentos das pessoas da tragédia no Bangladesh e agora desta reportagem do Cambodja e simplesmente assubiam para o lado.

São und ignobeis e merecem que um dia um puto do Laos lhes fique com o trabalho porque cobra metade do que eles recebem para o fazer

Compartilhar este post

Link para o post

Made in Portugal

E? Isso dá-te alguma garantia que as matérias-primas usadas não tenham sangue e suor de inocentes?

Compartilhar este post

Link para o post

E? Isso dá-te alguma garantia que as matérias-primas usadas não tenham sangue e suor de inocentes?

mas que teimoso, thats not the point!

se eu nao tenho maneira de saber isso nunca vai influenciar as minhas escolhas, mas quando as pessoas vao a Primark sabem que aquela roupa é feita por trabalho semi-escravo e mesmo assim teimam em comprar por ser mais barato.

percebeste agora ou preferes que eu te explique ainda mais devagarinho?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...