depina Publicado 4 Fevereiro 2015 Ajudar os sem-abrigo vai dar pena de prisão Noruega prepara-se para aprovar uma lei que proíbe a mendicidade em todo o país e pune, com penas até um ano de cadeia, quem ajudar os sem-abrigo. Os noruegueses estão indignados e a culpa é do governo de Erna Solberg, que se prepara para aprovar uma lei que, além de proibir a mendicidade no país, pune com penas de prisão quem auxiliar os sem-abrigo. A mendicidade já tinha sido proibida em alguns municípios noruegueses no ano passado, mas o Executivo quer alargar a interdição a todo o país e conta com o apoio da maioria do Storting, o parlamento da Noruega. Além de estender a regra a todo o território, sabe-se agora que a nova lei também vai penalizar todos os que "cooperem" com os sem-abrigo, com penas de prisão até um ano. Vidar Brien-Karlsen, secretário de Estado da Justiça que é do Partido do Progresso - anti-imigração - citado pelo El País, diz que é preciso criminalizar todos os que ajudem os mendigos e "permitir que a polícia possa tomar medidas enérgicas para que as pessoas não venham, frequentemente em grandes grupos, mendigar" na Noruega. A proibição da mendicidade na Noruega tinha sido abolida em 2005, mas os conservadores têm intensificado esforços no sentido de a restabelecer desde que chegaram ao poder, em 2013. O grande objetivo é criminalizar a "mendicidade organizada", ainda que as autoridades tenham admitido algumas dificuldades na definição concreta do termo, sendo que os infratores seriam sujeitos ao pagamento de multas e penas de prisão. Grande parte dos noruegueses tem expressado a sua revolta contra a nova lei nas redes sociais. As críticas têm subido de tom nos últimos dias, após ser conhecida a intenção de punir também os que auxiliam os sem-abrigo. E ainda que a regra não se aplique aos donativos em épocas festivas, a ação das igrejas e das organizações de solidariedade poderá ficar comprometida caso a medida entre em vigor ainda este ano, como está previsto, já que o período de consulta termina no próximo dia 15 de fevereiro. @DN Compartilhar este post Link para o post
Alexis Ren Publicado 4 Fevereiro 2015 Completamente ridícula se essa lei for aprovada. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 4 Fevereiro 2015 É isso, excluam essa malta ainda mais que é assim que eles dão a volta... Há alguém no executivo que teve uns militares ricos como pais... Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 4 Fevereiro 2015 E assim termina a "missão pavilhão". Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 4 Fevereiro 2015 Rai's partam os sem-abrigo, vão mazé para casa deles! Compartilhar este post Link para o post
insane1922 Publicado 4 Fevereiro 2015 agora o não ter nada na vida também é punível de prisão, boa medida siga :handclap: Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 4 Fevereiro 2015 esta malta de alvalade nunca me enganou Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado 4 Fevereiro 2015 esta malta de alvalade nunca me enganou Qual a necessidade? Nunca ouviste dizer que quando não temos nada de jeito para dizer ficamos calados? Neste caso, deixas o teclado sossegado. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 4 Fevereiro 2015 A proibição da mendicidade na Noruega tinha sido abolida em 2005, mas os conservadores têm intensificado esforços no sentido de a restabelecer desde que chegaram ao poder, em 2013. O grande objetivo é criminalizar a "mendicidade organizada", ainda que as autoridades tenham admitido algumas dificuldades na definição concreta do termo, sendo que os infratores seriam sujeitos ao pagamento de multas e penas de prisão. Não consegui evitar rir. Ridículo a tantos níveis, uma medida que parece saída directamente do milénio passado. Coisa mais sem nexo. Compartilhar este post Link para o post
maxax Publicado 4 Fevereiro 2015 Acho que faz sentido desde que se ofereçam condições, e muitos destes países oferecem condições como comida e quarto para quem não tem nada. O que parece que está em causa é proibir a mendicidade de modo a evitar que os emigrantes (provavelmente a principal causa para esta lei) se dediquem à mendicidade em que alguns enriquecem com esta prática, a tal mendicidade organizada. Ainda o outro dia em conversa, alguém referiu que iniciativas como a Refood e as carrinhas que alimentam os sem abrigos fizeram com que diminuissem as visitas às casas de apoio a mendigos, onde podem tomar banho e comer refeições quentes. Ou seja, estas novas medidas ajudam a que muitos dos sem abrigo fiquem pior em termos de saude. O problema da lei é ser tão abrangente, mas estes Escandinavos têm umas ideias fixas estranhas. Compartilhar este post Link para o post
Grizzly Bear Publicado 4 Fevereiro 2015 (editado) O que parece que está em causa é proibir a mendicidade de modo a evitar que os emigrantes (provavelmente a principal causa para esta lei) se dediquem à mendicidade em que alguns enriquecem com esta prática, a tal mendicidade organizada. Isto. E não sei como é na Noruega ou nos sítios onde vivem mas aqui pela área de Lisboa conheço situações de mendicidade organizada, envolvendo estrangeiros (principalmente romenos). Atenção que refiro-me a pessoas a pedir dinheiro e não a sem-abrigo, cujas situações são frequentemente sérias. Do que vi de situações destas, as pessoas em causa põe-se à porta de pequenos supermercados (pingo doce, lidl, ...) com roupas muito sujas e estragadas, sentadas ou de joelhos (às vezes tapando convenientemente certos membros para criar a ilusão que não os têm) a pedir dinheiro com a conversa do costume durante um determinado número de horas. No final disso, vão para casa e seguem a vida normal, já vi mendigos desses na rua poucas horas depois de saírem da frente do supermercado vestido de forma completamente normal, com grandes telemóveis, grandes ténis, não aparentando em nada dificuldades que os levem a pedir dinheiro. E para além disto tudo ainda se vão organizando e trocando os sítios onde param com outros mendigos, provavelmente para evitar problemas com a polícia, formando assim uma rede enorme (nem sei se depois não distribuem o dinheiro ganho). Isto tudo mais os roubos que ocasionalmente fazem da mendicidade organizada uma fonte de problemas enormes. Edit: Isto não quer dizer que todo o pessoal que anda a pedir tem uma vida razoável e anda metido em redes deste género, há uma parte enorme que precisa mesmo, infelizmente, o problema é que também há muita gente que se aproveita da bondade de terceiros para viver como mendigo/arrumador profissional. Editado 4 Fevereiro 2015 por Grizzly Bear Compartilhar este post Link para o post
P. Chagas Freitas Publicado 4 Fevereiro 2015 Qual a necessidade? Nunca ouviste dizer que quando não temos nada de jeito para dizer ficamos calados? Neste caso, deixas o teclado sossegado. e o storting é o nosso grande amor Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 4 Fevereiro 2015 A sorte é que isto só acontece em paises de 3º mundo... Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 4 Fevereiro 2015 Isto. E não sei como é na Noruega ou nos sítios onde vivem mas aqui pela área de Lisboa conheço situações de mendicidade organizada, envolvendo estrangeiros (principalmente romenos). Atenção que refiro-me a pessoas a pedir dinheiro e não a sem-abrigo, cujas situações são frequentemente sérias. Do que vi de situações destas, as pessoas em causa põe-se à porta de pequenos supermercados (pingo doce, lidl, ...) com roupas muito sujas e estragadas, sentadas ou de joelhos (às vezes tapando convenientemente certos membros para criar a ilusão que não os têm) a pedir dinheiro com a conversa do costume durante um determinado número de horas. No final disso, vão para casa e seguem a vida normal, já vi mendigos desses na rua poucas horas depois de saírem da frente do supermercado vestido de forma completamente normal, com grandes telemóveis, grandes ténis, não aparentando em nada dificuldades que os levem a pedir dinheiro. E para além disto tudo ainda se vão organizando e trocando os sítios onde param com outros mendigos, provavelmente para evitar problemas com a polícia, formando assim uma rede enorme (nem sei se depois não distribuem o dinheiro ganho). Isto tudo mais os roubos que ocasionalmente fazem da mendicidade organizada uma fonte de problemas enormes. Edit: Isto não quer dizer que todo o pessoal que anda a pedir tem uma vida razoável e anda metido em redes deste género, há uma parte enorme que precisa mesmo, infelizmente, o problema é que também há muita gente que se aproveita da bondade de terceiros para viver como mendigo/arrumador profissional. Se fossemos reger as nossas leis em torno disso estávamos muito mal. Compartilhar este post Link para o post
Grizzly Bear Publicado 4 Fevereiro 2015 Se fossemos reger as nossas leis em torno disso estávamos muito mal. Eu sei, daí não poder fazer juízos. Só quis passar a ideia de que há mais na mendicidade do que pessoas que vivem na rua, e embora ache a lei que querem impor na Noruega demasiado geral e absurda consigo admitir que há casos em que faz sentido o que eles estão a dizer. Compartilhar este post Link para o post
Mikes Publicado 4 Fevereiro 2015 eu se fosse mendigo, talvez preferisse estar debaixo dum teto com comida, agua e condições minimas de sobrevivencia...condeno sim a atitude de os ajudar passar a ser punido, agora o irem para a prisão, não o consigo condenar. É estupido? sim, mas ao menos têm sitio onde dormir. Eu quando era mais novo e tinha uns trocos no bolso dava os sempre aos mendigos mais idosos e uma vez um ficou a falar comigo, e disse-me que já tinha sido preso por urinar na rua e foi todo contente passar duas noites ou o que foi na esquadra e o fim ainda agradeceu! Compartilhar este post Link para o post
geezer Publicado 4 Fevereiro 2015 Eu conheço um caso de uma pessoa que era "mendigo profissional" que fingia não ter as 2 pernas. Quem o conhecia e tinha confiança, contava que ele quando ia para Fátima chegava a fazer 1000 euritos em pouco mais que 3/4 horas, e 500 a 700 euritos num dia de feira em Espinho. Tanto que fingia ser amputado que acabou um dia a cair de um comboio em andamento e ficar sem as 2 pernas. Hoje é dia sim dia sim desde a sensivelmente 10 anos ou talvez mais nos tascos, bebado e tal... ainda a custas do dinheiro dos tempos de mendigo, fora possivelmente outros rendimentos extras. Outro caso, há ja alguns anos via pessoas de etnia cigana, em especial crianças, a sairem da parte de trás de camionetes do genero toyota dyna, canters etc com caes de raça pequena todos sujos, onde o truque era esses mesmos caes terem um "baldezinho" na boca onde as pessoas deixavam o dinheiro. No fim do dia, comiam à grande e francesa, frango churrasco batatas fritas e sumos de marcas (algo que normalmente pessoas com dificuldades evitariam). Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 4 Fevereiro 2015 Eu conheço um caso de uma pessoa que era "mendigo profissional" que fingia não ter as 2 pernas. Quem o conhecia e tinha confiança, contava que ele quando ia para Fátima chegava a fazer 1000 euritos em pouco mais que 3/4 horas, e 500 a 700 euritos num dia de feira em Espinho. Tanto que fingia ser amputado que acabou um dia a cair de um comboio em andamento e ficar sem as 2 pernas. Hoje é dia sim dia sim desde a sensivelmente 10 anos ou talvez mais nos tascos, bebado e tal... ainda a custas do dinheiro dos tempos de mendigo, fora possivelmente outros rendimentos extras. Outro caso, há ja alguns anos via pessoas de etnia cigana, em especial crianças, a sairem da parte de trás de camionetes do genero toyota dyna, canters etc com caes de raça pequena todos sujos, onde o truque era esses mesmos caes terem um "baldezinho" na boca onde as pessoas deixavam o dinheiro. No fim do dia, comiam à grande e francesa, frango churrasco batatas fritas e sumos de marcas (algo que normalmente pessoas com dificuldades evitariam). Vou para o inferno... Compartilhar este post Link para o post
dafuq Publicado 4 Fevereiro 2015 (editado) não perceberam o alcance da medida, na suiça esta lei creio que ja existe. Editado 4 Fevereiro 2015 por dafuq Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 5 Fevereiro 2015 Sem Abrigo =/= Mendicidade Organizada. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 5 Fevereiro 2015 (editado) Já tinha lido algo relacionado com isto há uns meses\anos atrás. Esta medida deve-se aos romenos\ciganos e com o aumento da criminalidade. Isto sou eu a explicar de forma demasiada sintetizada mas não foge a isto. Editado 5 Fevereiro 2015 por Doce Compartilhar este post Link para o post