Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

Crusader Kings

Publicações recomendadas

Citação de Claudiojp, há 13 horas:

@NunoC89 acho que vou precisar da tua ajuda 😂

O celibato é na pena do lado direito tens lá a dizer , para formares Portugal podes conquistar as terras todas que te faltam e depois pedires independencia. Para ser sincero é meio seguro porque se os peasants se revoltarem contra o teu liege , não aparece nenhuma notificação e depois só das conta quando já não tens as terras ( mas se deres conta podes defender a(s) terra(s). As guerras podes ver nas bandeiras/brazões dos reinos/ducados/countys,  quando fores ajudar os aliados nas guerras não leves as tropas todas porque podes ter revoltas ou inimigos a atacarem e depois não tens ninguém para defender ( o mesmo para as crusadas ). Ainda na ajuda aos aliados , eles querem que sejas guarda costas ( que lutes contra o inimigo e não conquistes as terras , já me aconteceu eu ter conquistado todas as terras advarsários e não recebi nada do meu aliado), nas crusadas podes ajudar em siege ou lutas mas o Papa dá-te mais se conquistares o objectivo mas com lutas tambem. ( Eu sei que ainda não estás em crusada mas já ficas a saber ). Como disse numas páginas atrás o liege não sabe o que fazer. Quanto há parte das terras perdidas por sucessão foi o que se falou também para trás, algumas coisas só dão para desbloquear mais para a frente derivado as eras. E fui tentando dar terras suficientes aos herdeiros para não perder o que queria. Mas não me recordo se já tinha a partição do meio ou a mais alta, tirando também a parte de ter deserdado algumas pessoas. Mas penso que o melhor mesmo é ajudares o teu liege a defender as tuas terras porque senão estás desgraçado. Secalhar recomendava um recomeço desde o inicio, porque as lutas para o fim ficaram interessantes para o inimigo.

Citação de Ego Sum, há 17 minutos:

Sugiro criarem um tópico dedicado a isso tipo EMEM ou passarem para MPs.

1 página em 6 de Crusader Kings são trocas de mensagens entre vocês 😅

ok bem pensado. Mas o resto pode participar , decerteza que existe aqui pessoal que percebe ainda mais disto. 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Dúvida, o meu save é de uma versão anterior à actual, se eu actualizar o jogo, fico com o save incompatível?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 2 horas:

Dúvida, o meu save é de uma versão anterior à actual, se eu actualizar o jogo, fico com o save incompatível?

Não.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crusader Kings III

Não sei se já jogaram. Comprei durante esta semana o Royal edition, foi o melhor dinheiro que alguma vez empreguei em um jogo. Já não me viciava em um jogo assim faz muito tempo, com a capacidade de me retirar horas de sono.  Começei uma campanha como Rei das Asturias...enfim o jogo é tão imersivo, a capacidade de interacção entre as personagens, as opções de management do reino...simplesmente já  perfeito, todas as actualizações que vierem serão um must. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 10 horas:

Crusader Kings III

Não sei se já jogaram. Comprei durante esta semana o Royal edition, foi o melhor dinheiro que alguma vez empreguei em um jogo. Já não me viciava em um jogo assim faz muito tempo, com a capacidade de me retirar horas de sono.  Começei uma campanha como Rei das Asturias...enfim o jogo é tão imersivo, a capacidade de interacção entre as personagens, as opções de management do reino...simplesmente já  perfeito, todas as actualizações que vierem serão um must. 

É superior ao 2?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 13 horas:

É superior ao 2?

Essa questão é que não te posso responder porque nunca joguei ao 2, por incrivel que pareça (imagino o que tenha perdido). Sou fã dos jogos da paradox mas não nunca me inclinei para esta serie e acabou por passar-me ao lado. 

Este jogo tá brutal. Tou a fazer uma campanha como Rei das Asturias no easy só para ambientar-me ao jogo e volto a dizer, já não me viciava tanto assim faz muito tempo e quando digo viciar é mesmo em modo hardcore.

Agora vou entrar em uma altura complicada, o meu segundo rei já tá quase a bater a bota ...guerras de sucessão. Ainda por cima tenho alguns aliados na Europa como aquitania, east francia, lotheringia e italia para me ajudar a reconquistar os condados arabes , deram-me jeito mas tou a ser arrastado para demasiadas guerras na europa...enfim ainda tou a aprender a mexer nisto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 2 horas:

Essa questão é que não te posso responder porque nunca joguei ao 2, por incrivel que pareça (imagino o que tenha perdido). Sou fã dos jogos da paradox mas não nunca me inclinei para esta serie e acabou por passar-me ao lado. 

Este jogo tá brutal. Tou a fazer uma campanha como Rei das Asturias no easy só para ambientar-me ao jogo e volto a dizer, já não me viciava tanto assim faz muito tempo e quando digo viciar é mesmo em modo hardcore.

Agora vou entrar em uma altura complicada, o meu segundo rei já tá quase a bater a bota ...guerras de sucessão. Ainda por cima tenho alguns aliados na Europa como aquitania, east francia, lotheringia e italia para me ajudar a reconquistar os condados arabes , deram-me jeito mas tou a ser arrastado para demasiadas guerras na europa...enfim ainda tou a aprender a mexer nisto.

Compreendo bem o que dizes, sobre estar colado... Estava no 8° ou 9° ano e eu e mais uns amigos andávamos a jogar o Medieval 2. Chega um deles à escola de manhã, todo ensonado e um gajo pergunta-lhe se não dormiu bem ou uma cena assim... Não, aquele crl com o vício tinha-se levantado mais cedo para jogar e ele diz-me isto "pá, levantei-me mais cedo para fazer umas capelas" 😂😂😂

De vez em quando ainda lhe chamamos de Capelas a esse gajo, fds as memórias 😆

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

O CK 3 está muito superior ao CK2 depois deste ter anos de patches e expansões

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 01/03/2021 at 19:36:

É superior ao 2?

Sim, e de longe.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem comprou: compraram só o jogo ou já com os pacotes todos (Crusader Kings III Royal Edition)?

Edit: Esqueçam nem reparei que jogo está no Gamepass

Editado por Keyser

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei a lançar novos episódios, vou partilhar o primeiro e depois já não partilho os próximos também para não encher isto de spam.

Editado por Claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me pode esclarecer uma dúvida, em termos cronologicos dentro dos jogos, 1º é CK - VITORIA - EU?

É verdade anunciaram hoje o Vitória 3 que parece mais "apetecivel" que o 2 em termos graficos.

Editado por NunoC89

Compartilhar este post

Link para o post

CK - EU - Vicky

O EU4 vai até 1821, o Victoria II ia de 1836 a 1936, este não deverá fugir muito.

E Victoria II é muito amor. Vamos a ver se não desiludem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, eu não sei bem o que foi mas nunca me chamou atenção. Mas espero que o 3 tenho o mesmo efeito que o CK 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Só experimentei hoje o 3, comprei nas summer sales do Steam.

Do pouco que joguei pareceu-me demasiado fácil para quem tenha jogado o CK II com os DLCs todos ou o EU4.

Comecei com Leão, que tb tem a cheat do rei ser OP e poder facilmente matar os irmãos e ficar com os 2 reinos vizinhos. Tenho de experimentar o clássico, que é como duque de Portuscale para formar Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 4 horas:

Tenho de experimentar o clássico, que é como duque de Portuscale para formar Portugal.

Já fiz esse achievement e faz-se relativamente bem, se só fores mesmo com o objetivo de formar Portugal e acabar o save que foi o que fiz. Fiz à segunda tentativa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 1 hora:

Já fiz esse achievement e faz-se relativamente bem, se só fores mesmo com o objetivo de formar Portugal e acabar o save que foi o que fiz. Fiz à segunda tentativa.

Eu no 2 era formar Portugal, mas só acabava até ter península ibérica, norte de África, França, etc 😛

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca me dediquei ao CK3 por pensar que enquanto tem poucos DLCs dificilmente será melhor que o CK2. Obvio que visualmente está muito mais agradável, mas tenho dificuldade em acreditar que tenha conteúdo tão aprofundado para cada religião/cultura como o ck2.

O CK2 com todas as expansões permite fazer tanta coisa, há tantas interações possíveis, tantos acontecimentos únicos para cada cultura/religião, está mesmo muito bom. Começar como Viking/Pagão era o meu tipo de jogo preferido, dar raid aos countys mais ricos da europa, roubar tesouros, reformar a religião, pertencer às sociedades secretas que te transformam um guerreiro praticamente invencível em combate, preparar invasões, etc...

Os católicos estavam um bocado aborrecidos, mas com o dlc Holy Fury ficaram muito divertidos. Fazer a Reconquista da peninsula ibérica, dar abuse das holy orders para as guerras santas, o sistema melhorado das cruzadas, acumular bloodlines , foi sem duvida um DLC que trouxe muito ao jogo. Jogar como Muçulmano também melhorou significativamente, mais desafiante, antes era relativamente fácil esmagar os cristãos. 

Ainda assim falta-me dominar alguns tipos de jogo. Nunca fui bom a jogar com Nómadas, mas também me parece ser um ponto fraco do jogo, talvez lhe faltem alguns mecanismo para serem personagens mais atrativas. Nunca joguei na India, não sei bem o que é que acontece por lá, que interações especiais é que têm com o Império Chinês (se é que têm). Nunca experimentei as tribos africanas, não faço ideia que eventos têm, mas pelo que percebi não é um local muito facil para começar o jogo, mas é algo que gostava de tentar, jogar em torno da silk road (minas de ouro e assim) parece-me interessante, sendo uma região que começa tao pouco desenvolvida, o controlo da silk road deve ser fulcral para o desenvolvimento do reino.

Mas na minha opinião, o playstyles mais diferente de todos: República Mercantil. Não vamos possuir um imperio vasto, porque esse não é o objetivo, mas certamente podemos ambicionar ser o país mais rico de todo o mundo. É preciso apostar muito na intriga para garantir a sucessão da Republica (muitos opositores vão ter que beber vinho estragado ao jantar), ter muitos filhos e filhas, os filhos para ter trade posts, e filhas para assegurar alianças estratégicas. Altos rendimentos mensais permitem melhorar os nossos condados ao máximo, e permitem usar exercitos mercenários infinitamente, pois dinheiro nao vai faltar.

Isto tudo para dizer que ao fim de uns bons anos a jogar CK2, ainda tenho muito do jogo por descobrir, tal é a complexidade e variedade de histórias que ele fornece. Um dia destes tenho que me virar para o CK3, apesar de serem o "mesmo jogo" vai demorar algum tempo até compreender as novas mecânicas, e isso é uma das razões que me tem mantido no CK2.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 09/07/2023 at 23:15:

Eu no 2 era formar Portugal, mas só acabava até ter península ibérica, norte de África, França, etc 😛

Está feito no CK3 comecei em 867, tenho isto em 1046.

Não cheguei a formar Portugal pq agora perdemos os títulos todos a serem divididos pelos vários filhos, e pq como Duchy of Galicia fiz usurp do Kingdom of Galicia.

Tb tenho a Escócia, pq o herdeiro da coroa sem eu planear tinha o County de Inverness, e depois tinha outro membro da família com claim para tomar a Escócia (Kingdom of Alba).

Nem sei se me apetece continuar o jogo, só se fosse para tomar a Grã Bretanha toda, formar esse império e eventualmente ter alguém da família à frente dele. Pensando a longo prazo tb seria sensato tomar a Aquitânia, de modo a não deixar formarem a França.

A parte que me aborrece quando chego a Império é que cada vez que um morre e entra outro dá sempre em rebelião dos mais poderosos. E se acontecer como no CK2 era passar a vida à caça dos vikings a fazer raid à extensa costa.

Screenshot_13.thumb.jpg.926bf69b3ebbaa15557149394624264a.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que não é uma coisa bonita mas sempre dá para deserdar os restantes. Quanto há parte dos vikings, eu herdei França da minha mãe e fartaram-se de aparecer os Viking que até já dava raiva.

Editado por NunoC89

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NunoC89, há 13 horas:

Eu sei que não é uma coisa bonita mas sempre dá para deserdar os restantes

Eu cheguei a fazer isso com um dos reis, ele já tinha mais de 60 anos, ficou acamado, a morte estava próxima então deserdei tipo 3 ou 4 filhos.

Quando precisei de fazer novamente com outro rei só tinha Renown/Prestige para fazer com 1 filho de prai 6 homens, portanto antes de formar o império fiz "batota" e puxei o save para o último autosave para evitar a morte do rei pq faltava tipo 1 guerra para conseguir formar o império, o rei morreu, e fiquei com os reinos todos em cacos distribuídos pelos filhos.

Ah sendo que entranto ficou mais fácil pq consegui prioritizar um desenvolvimento em que mudei de confederate partition para partition.

O meu problema era que quando morria os meus filhos criavam reinos de titles ainda não criados, coisa que não existia no CK2. Com Partition já não acontece.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei como é no ck3, mas no 2 dava para fazer o "order to take the vows" e eles ficavam impedidos de herdar titulos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de scallywag, há 5 horas:

Não sei como é no ck3, mas no 2 dava para fazer o "order to take the vows" e eles ficavam impedidos de herdar titulos

Também dá se não me engano, mandas o gajo para padre.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...