Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Jone Sampaoli

[Nucleo] J-League

Publicações recomendadas

Primeiro post editado com os clubes da J-League a participar na edição 2015 e quais os seus melhores jogadores.

Alguma sugestão é só dizer. Se quiserem adicionar jogadores que acham bons..:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Já há twitter em inglês. Sempre em expansão :)

aqui

adicionado ao primeiro post.

---

Bom, deixa cá fazer uma previewzita sobre a coisa este ano. Não vou falar de todas as equipas though.

Para começar, acho que existem algumas equipas que têm grandes probabilidades de vencer isto este ano. O Gamba Osaka é o óbvio. São os campeões em título, tem o melhor onze titular da J-League, na minha opinião, tem um excelente treinador e têm um plantel com muita profundidade, apesar de achar que são algo fracos defensivamente nas laterais, principalmente na direita. O pior que pode acontecer a esta equipa será perderem os elementos-chave por lesão durante algum tempo indeterminado, principalmente Higashiguchi, Endo, Usami e Patric. Começaram bem a época com a conquista da Supertaça Japonesa (2-0 ao Urawa) e neste momento estão praticamente arredados da ACL, e isto significa que irão concentrar ainda mais esforços a nível interno. Parece-me que repetir a última época será quase impossível, de tão boa que foi (ganharam tudo), mas deverão estar em bom nivel. E para mim, são a equipa do Japão que melhor é capaz de gerir os diversos momentos do jogo, devido à sua experiência.

Outra equipa em que acredito que possam vencer esta edição são os Kashima Antlers. São bem orientados pelo Toninho Cerero e jogam muito bem (particularmente nas transições), apesar de serem algo frágeis cá atrás. Têm jogadores muito interessantes na frente, desde logo os brasileiros Caio e Davi (embora este esteja lesionado até Dezembro). Destaco também Yasushi Endo, um médio ofensivo goleador e Daigo Nishi, um box-to-box com características mais defensivas mas que também sabe marcar os seus golos.

O problema do Kashima Antlers sempre foi manter uma consistência. Desde que o Toninho assumiu a equipa que esta tem dificuldade em manter uma boa onda de resultados. Tanto podem vencer o Sanfrecce Hiroshima 5-0 em casa com a seguir perderem frente ao penúltimo em casa. Contudo, acredito na qualidade desta equipa, que é, de resto, um crónico candidato à vitória na J-League.

Existem algumas equipas interessantes também a seguir e que podem ter uma palavra a dizer. Como sempre, o Kawasaki Frontale é a equipa que melhor joga à bola no Japão quando quer, com a sua mentalidade de "sofrer 4, marcar 5". Têm um ataque de grande qualidade e que nada fica a dever a Kashima e Gamba, se calhar até é melhor. Okubo e Renatinho são as principais figuras, e como se não bastasse as outras soluções são muito acima da média, desde logo Kobayashi e Sugimoto. No meio-campo ainda estão Kengo Nakamura, o capitão da equipa, grande visão de jogo e toque de bola e ainda Oshima, um médio bastante trabalhador.

Quando a equipa dá o "clique", são virtualmente imparáveis, como já disse. O problema é que isso não acontece com a regularidade desejada e cá atrás são uma lástima. E o pior é que não se reforçaram decentemente cá atrás, quando o deviam ter feito. Mas julgo que poderão ter capacidade para vencer isto.

Depois, temos o Vissel Kobe. Será uma equipa a seguir nesta época, nem que seja por terem, na minha opinião, o melhor treinador da J-League, o brasileiro Nelsinho. Nelsinho venceu tudo o que havia para vencer internamente enquanto esteve no Kashiwa Reysol e quando parecia que se ia retirar, qual quê, mais uma aventura. A equipa do Vissel Kobe nem é uma equipa excepcionalmente talentosa, mas o Nelsinho já fez mais com equipas com iguais recursos no Kashiwa Reysol. Caso o Morioka e o Pedro Junior estejam em bom nível, há que contar com eles até final. Se bem que um reforço na baliza não faria mal...o GR não é grande coisa não.

Mesmo apesar da saída do Nelsinho, o Kashiwa Reysol é uma equipa com um potencial muito forte. O ataque é acima da média com Leandro Montera e Masato Kudo, e ainda foram buscar o Cristiano ao Kofu, mesmo apesar de não o achar jogador para titular, oferece algumas soluções interessantes. Mas o destaque é a aquisição de Yuki Otsu, um médio talentoso que já andou pela Bundesliga e estava no VVV-Venlo. Tem muito talento!

Já vi alguns jogos do Kashiwa Reysol esta época (ACL), e parecem-me estar muito fortes ofensivamente. Contudo, defensivamente, até uma equipa da Tailândia que não presta para nada foi capaz de lhes marcar 2 golos...defesa fraca e baseada em referências individuais vai dar barraca. Contudo, se forem capazes de controlar isso e se a teoria atacante der resultado, poderão ser sensação. E já agora, estão a safar-se bem pela ACL.

Por fim em termos de dark horses, tenho de falar do Nagoya Grampus. É mais uma equipa de "sofrer 4 marcar 5", mas julgo que têm um ataque muito equivalente aos ataques do G-Osaka, Kashima e Kawasaki. As soluções são muitas, com Kawamata, Nagai, Leandro Domingues e Novakovic. Também despacharam o entulho que tinham para lá, desde logo Joshua Kennedy que, apesar de ser bom jogador, andava mais vezes lesionado que a jogar.

Contudo, é uma equipa que depende muito dos seus símbolos Tulio Tanaka e Taguchi para segurar as pontas. Defensivamente também não são grande coisa, mas ofensivamente as soluções são mais que muitas para causar problemas a qualquer equipa da J-League. O treinador já assumiu que a segunda época seria de aumento das expectativas após uma época anterior de consolidação, e estou à espera que sejam capazes de fazer uma época acima da média relativamente às últimas.

Para desiludir esta época, não posso deixar de referir os Urawa Reds, que julgo que serão a grande desilusão desta época e até poderão ficar fora dos play-offs. Conhecidos por serem o clube do choke no Japão (e se calhar no mundo), este campeonato a duas fases é só péssimo para eles, que tanto odeiam os momentos de grande pressão. A minha expectativa é que, em ambas as fases, estejam perto de conseguir a qualificação para depois falharem no último suspiro, como sempre. A equipa apresenta um esquema táctico interessante mas pouco flexível, e parece que piora com o avançar da época. A seu favor têm o melhor GR japonês da atualidade (Nishikawa), são fortes na bola parada e têm muitas soluções na frente com Koroki, Lee, Ishihara e Ljubijankič.

Não andam a jogar bem. Perderam 2-0 frente ao Gamba Osaka para a Supertaça, tendo feito um mau jogo e na ACL também têm estado mal. Como se não bastasse, parece que o ambiente entre os fãs e a equipa não é o melhor e não há muito entusiasmo nesta equipa. De resto, uma certa facção de fãs queria o Petrovic na rua depois da última época.

Julgo que tanta pressão e desmotivação só irá resultar numa época desapontante para os Reds de Saitama. Também me parece que lhes falta alguma profundidade no meio-campo, e isso poderá ser decisivo em momentos mais avançados da temporada. Fala-se, contudo, que estão interessados em gastar mais um cheque e irem buscar o Leo Silva ao Niigata. Na minha opinião, era uma aquisição fantástica. Um dos melhores médios da J-League perdido numa equipa completamente desinteressante.

Outra equipa que acho que irá dar barraca é o Yokohama F-Marinos. Mandaram embora o "defensivo" Higuchi (adivinhem lá, foi para o Ventforet Kofu :lol:) e mandaram vir um francês (Erick Mombaerts), uma escolha que suscitou algumas dúvidas nos adeptos e na imprensa.

O plantel tem qualidade, tem o símbolo Shunsuke Nakamura e um ataque com qualidade em Rafinha e Saito. Contudo, Rafinha vai falhar os primeiros jogos por lesão. Ainda foram buscar Ademilson (FM, anyone?), que andava perdido no São Paulo. A defesa também é relativamente forte (Kurihara!).

E então porque acho que vai dar barraca? Porque não vou muito à bola com este treinador e do que li do seu trajecto, nunca foi capaz de atingir objectivos durante a carreira. Além disso, a maioria dos treinadores estrangeiros tem dificuldades em vingar na J-League, excepto brasileiros. E julgo que ele será mais um a ter dificuldades, tendo em conta o seu perfil. Acho que a coisa também pode correr bem e até lhes dou mais chances de correr bem do que o Urawa Reds, mas que vão fracassar. Além disso, não se podem reforçar nem mais um pouco. A equipa está banhada em dívidas (nem sei como foram buscar o Ademilson) e parece que já se disse que nem mais um reforço deve aparecer.

Para descer, não me vou alongar muito. Poderia referir os ultra-defensivos Ventforet Kofu que, para serem mais defensivos, foram buscar o Higuchi ao Yokohama F-Marinos. Tal como o Urawa, há coisas que nunca mudam no Japão. Contudo, o Higuchi é um bom treinador e julgo que se irão conseguir safar. As minhas apostas são no Montedio Yamagata, uma equipa bem abaixo de todas as outras em termos qualitativos e que se qualificou via play-offs (um pouco como o Oita Trinita e o Tokushima Vortis nos anos anteriores), o Vegalta Sendai (estão mais fracos de ano para ano) e o Matsumoto Yamaga, que também me parece faltar algo para atingir a manutenção.

Resumindo:

Favoritos: Gamba Osaka, Kashima Antlers

Dark Horses: Kawasaki Frontale, Vissel Kobe, Kashiwa Reysol, Nagoya Grampus

Para Desapontar: Urawa Reds, Yokohama F-Marinos

3 Para Descer: Matsumoto Yamaga, Montedio Yamagata, Vegalta Sendai

Editado por Jone Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

O Kofu até com um treinador não tão bom se safaria, simplesmente porque vão arrancando pontinhos aqui e ali graças ao autocarro.

Quanto aos Reds, "este campeonato a duas fases é só péssimo para eles, que tanto odeiam os momentos de grande pressão. A minha expectativa é que, em ambas as fases, estejam perto de conseguir a qualificação para depois falharem no último suspiro, como sempre.". Tal e qual, foi a primeira coisa em que pensei quando vi que isto ia mudar este ano :lol:

De referir ainda que esta madrugada/manhã arranca o campeonato.

d780ae448fb510764dd5526cfad5c900.png

Compartilhar este post

Link para o post

De referir que no domingo ainda há o Shimizu x Kashima Antlers, que será jogado às 4 da madruga (hora de Portugal).

O jogo mais interessante é o Kobe x Kashiwa, facilmente. O Kobe de Nelsinho, que era o ex-treinador do Kashiwa. O Kashiwa parece-me estar a atacar bem e o Vissel Kobe poderá ser um dark horse nesta temporada.

Bons jogos também entre Shonan, primeiro classificado da J-League 2 no ano passado frente ao Urawa Reds e o Yokohama frente ao Kawasaki também vai ser bom jogo. Vamos Kawasaki!!

Editado por Jone Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Já há twitter em inglês. Sempre em expansão :)

aqui

No Tokyo, no read

Compartilhar este post

Link para o post

04debf5d0eb3ad448809631e3a786d39.png

Abrimos logo com uma jornada cheia de golos nos últimos minutos, bem ao estilo japonês. Destaque para os campeões, Gamba Osaka, que a ganhar 2-0 se deixaram empatar 2-2 nos últimos minutos, para o Kawasaki Frontale, que ganhou o Kanagawa derby frente aos Yokohama F Marinos, e para os vice campeões Urawa Reds, que entraram com o pé direito.

Compartilhar este post

Link para o post

Logo a abrir um empate. Same old, same old :lol:

8º lugar a caminho

O último golo do Muto é um golaço de todo o tamanho. Ver se arranjo um vídeo quando houver.

Afinal o puto começou bem 8)

Compartilhar este post

Link para o post

E mais um resultado surpreendente na primeira jornada, com o Shimizu S-Pulse a vencer o Kashima Antlers, crónico candidato por 3-1!

Compartilhar este post

Link para o post

Que foi? Ganharam o derby :mrgreen:

Não era para ti zé. Tava-me a rir da derrota dos Antlers, só dá para a piada.

Compartilhar este post

Link para o post

Não era para ti zé. Tava-me a rir da derrota dos Antlers, só dá para a piada.

Como eu expresso-me sempre que sou contra apoiar muitos clubes pensei que fosse para mim...

Apesar de os apoiar por razões pessoais...

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu expresso-me sempre que sou contra apoiar muitos clubes pensei que fosse para mim...

Apesar de os apoiar por razões pessoais...

Achas que sim, quanto a isso só tenho a dizer que devias apoiar o Antlers, mais nada :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem fiz eu, que quando fui ver com quem iam jogar os Antlers para apostar neles pensei "nah, Shimizu em casa é lixado, vou mas é estar quieto" :lol:

Classificação:

327a0a2b86045a21c6e5e0e5bab258bb.png

Compartilhar este post

Link para o post

Achas que sim, quanto a isso só tenho a dizer que devias apoiar o Antlers, mais nada :mrgreen:

Vais ser demolido quando se encontrarem frente a frente. :mrgreen:

Aliás todos vão ser demolidos 8-) ...

Compartilhar este post

Link para o post

Está encontrada a classificação final de Tokyo: 9º lugar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...