Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Até Marco Silva "relacionou" Nani e Mané

Publicações recomendadas

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Até Marco Silva "relacionou" Nani e Mané

Na altura em que Nani apresentou alguma quebra física, Carlos Mané aproveitou a "oportunidade" para mostrar qualidade com maior regularidade. Aí, até Marco Silva relacionou os dois jogadores. "Não estou preocupado com o rendimento de Nani. Quanto a Mané tem sido um jogador com o qual eu estou contente. Tem tido muitas oportunidades e tem correspondido", assinalou. Também Leonardo Jardim, técnico que lançou Mané, elogiou o camisola 36. "É um grande profissional e um exemplo a seguir", disse o agora treinador do Monaco.

Uma média melhor do que os "made in"

E o que representa Mané se compararmos os seus primeiros passos em Alvalade com os que foram dados por Figo, Quaresma, Ronaldo e Nani, todas referências na posição do 36 e também do futebol português? Percebemos, através do paralelismo estabelecido entre as suas carreiras, que entre os números dos cinco nos primeiros tempos em Alvalade são os do jovem extremo aqueles que demonstram maior eficácia. Com 12 golos em 55 jogos, Mané coloca a sua média nos 0,22, superior às que registam Nani e Ronaldo (0,16 ambos), apesar do Bola de Ouro FIFA ter apenas realizado uma época na primeira equipa do Sporting. Mais abaixo, encontra-se Ricardo Quaresma, com 0,14 golos por jogo, média maior do que a que foi alcançada por Luís Figo (0,03, fruto de apenas um golo em 41 jogos). Figo apareceu em 1989/90 mas só em 1991/92 se afirmou.

Compartilhar este post

Link para o post

Se compararmos com a média de golos do Rui Patrício então o mané teve um rendimento infinitamente superior.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Já tinha dito no núcleo que o Mané tinha uma média bastante boa para a idade que tinha. Tem muito para evoluir certamente mas penso que o Mané será um 9 seguro, espero que não insistam em colocá-lo a extremo pois na área para mim é onde é mais forte.

Compartilhar este post

Link para o post

O Mané tem o mesmo papel no Sporting que está reservado para o Tello no Porto. Numa boa equipa, é um jogador muito útil e muito valioso para sair do banco e mexer com o jogo, através da sua velocidade e da capacidade que tem para visar a baliza adversária.

Já como titular, parece-me curto, da mesma forma que acho o Tello curto para titular do Porto. E muitas vezes nem é uma questão de falta de qualidade para isso. É uma questão de perfil e de estilo de jogo. O mesmo se aplica a alguns tipos de avançados, como o Slimani no Sporting ou como era o Farías no Porto, por exemplo. O perfil torna-os curtos para a titularidade, mas confere-lhes muita utilidade.

Espero que na próxima época, saindo o Nani, chegue um reforço para o substituir. Espero que se renove com o Carrillo. Se não der, passa a dois reforços. Depois, há o Mané no papel que referi, e há o Iuri para ter oportunidades (não só nas alas, porque ele joga bem em todo o lado) e para potenciar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Mané tem o mesmo papel no Sporting que está reservado para o Tello no Porto. Numa boa equipa, é um jogador muito útil e muito valioso para sair do banco e mexer com o jogo, através da sua velocidade e da capacidade que tem para visar a baliza adversária.

Já como titular, parece-me curto, da mesma forma que acho o Tello curto para titular do Porto. E muitas vezes nem é uma questão de falta de qualidade para isso. É uma questão de perfil e de estilo de jogo. O mesmo se aplica a alguns tipos de avançados, como o Slimani no Sporting ou como era o Farías no Porto, por exemplo. O perfil torna-os curtos para a titularidade, mas confere-lhes muita utilidade.

Espero que na próxima época, saindo o Nani, chegue um reforço para o substituir. Espero que se renove com o Carrillo. Se não der, passa a dois reforços. Depois, há o Mané no papel que referi, e há o Iuri para ter oportunidades (não só nas alas, porque ele joga bem em todo o lado) e para potenciar.

E já agora, sem querer pedir muito, deixar de pedir ao Mané para ser um jogador de ir à linha e cruzar. Ele tem é que jogar no meio, ou pelo menos, mais próximo da área.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao Mané e aos outros todos, que a baliza está no meio, não junto às bandeirolas de canto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo totalmente contigo. Na parte do papel atual sim, mas acho que o Mané, se estimulado no sentido certo, pode ser um jogador para entrar no 11 de forma regular. Se lhe pedirem para procurar muito o corredor central a partir da ala e, acima de tudo, se estimularem nele a ideia de combinar por dentro com os colegas e de jogar em espaços curtos. O que de melhor vi dele esta época foi nos sub-21 e com Iuri e Bernardo no mesmo 11, onde ele demonstrou uma criatividade e uma "pausa" que poucas vezes lhe tinha visto em Alvalade. Porque tinha um treinador que percebia que devia jogar com os mais talentosos juntos, e porque esses jogadores, de certa forma, lhe mostravam o caminho, ao compreenderem as opções que o Mané intuia e ao também demonstrarem essa qualidade com bola. Se as exigências ao Mané continuarem neste caminho, sim, temo que possa estagnar e nunca passar de uma boa opção de banco. Mas seria uma pena.

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Não digo que não chegue lá, mas tendo, em gerações próximas, Iuri, Podence e Matheus...fica difícil. Vai ser preciso uma boa conjugação de factores para que o Mané se torne, naturalmente, a melhor opção para o lugar. E vai ser preciso trabalho com o jogador. Até porque, em algumas das coisas que referes, jogadores como o Iuri já partem bem à frente dele, porque já lhes é natural essa ideia de procurar o corredor central, de jogar em espaços curtos, de combinar com os colegas. Não é por esses aspectos que o Mané se destaca.

Compartilhar este post

Link para o post

O Iuri é melhor do que o Mané todos os dias da semana. Mas o Mané não deixa de ser uma boa alternativa para mexer com o jogo quando as coisas não estão a sair bem, duvido é que algum dia venha a ser mais do que isso.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu também prefiro o estilo desses 3(especialmente o Podence e o Iuri) ao do Mané. A questão não era tanto de concorrência, mas de atingir um nível que lhe permita ser titular num clube como o nosso. Acho que tem potencial para ser bastante menos unidimensional que o Tello, se estimulado no sentido certo. Aliás, se tivermos quem meta esses meninos todos a jogar o que o seu potencial permite, arrisco a dizer que teremos 4 titulares nas alas. Ou, pelo menos, jogadores com nível para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Mane atingir a qualidade do Tello já ficava satisfeito. Isto porque nunca vi assim tanto potencial no Mané, está a quilómetros do Bruma ou Iuri.

Compartilhar este post

Link para o post

Estava muito escuro, não dava para ver nada.

:|

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu também prefiro o estilo desses 3(especialmente o Podence e o Iuri) ao do Mané. A questão não era tanto de concorrência, mas de atingir um nível que lhe permita ser titular num clube como o nosso. Acho que tem potencial para ser bastante menos unidimensional que o Tello, se estimulado no sentido certo. Aliás, se tivermos quem meta esses meninos todos a jogar o que o seu potencial permite, arrisco a dizer que teremos 4 titulares nas alas. Ou, pelo menos, jogadores com nível para isso.

Nível para ser titular...vai depender muito de como for evoluindo, sim. Talvez consiga lá chegar.

Que raio, se entre Iuri, Podence, Matheus e Gelson não conseguirmos pelo menos 1/2 jogadores de qualidade para o plantel principal, então não andamos aqui a fazer nada de jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Que qualidade?

Tu não gostas dele, mas é um bom extremo e desiquiibra imenso nos jogos. No 1x1 é fortíssimo, e até finaliza razoavelmente. Quem nos dera que o Mané chegue lá...

Compartilhar este post

Link para o post

Estava muito escuro, não dava para ver nada.

:|

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...