Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

Árbitro confunde nome de jogador com insulto e expulsa treinador

Publicações recomendadas

Ja me aconteceu uma situação parecida por acaso. Os tugas não gostam dos tugas

Compartilhar este post

Link para o post

Ser discriminado por ser português em... Portugal! :mrgreen:

Em certas zonas turisticas é bastante frequente. Tratam os portugueses como clientes de segunda, sobretudo se lhes cheirar a pessoal sem grandes posses.

Mais dentro do assunto do tópico, os pretos (ou negros, para os mais sensiveis) muitas das vezes até entre eles discriminam, nem é preciso meter brancos à mistura. Veja-se o que se passou há não muito tempo com alguns moçambicanos na África do Sul, só para dar um exemplo mais recente.

Mais, mesmo em Portugal há certas zonas em que um branco se sente completamente a mais e fora do seu ambiente.

Já vi situações lamentaveis de racismo de brancos para pretos, mas também cada vez vejo mais "choradinhos" injustificados e muitos exageros.

PS: Para o caso de virem protestar, eu digo "preto" e não negro porque é a forma que entendo correcta . Tudo depende do tom com que o termo é usado.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa comparação com os carecas... :lol: há malta que pensa mesmo que vivemos num mundo perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ai sim? Então porque não dizer "encosta aí no numero tal?".

Não vai dar ao mesmo? Se o facto de a característica que melhor o diferencia fisicamente dos outros jogadores for a sua raça, porque não dizer para encostar ao preto? Ou careca como disseram aí. Ou perneta, se houvesse pernetas a jogar à bola. A mim fazia-me muito mais confusão se dissesse por exemplo para se encostar ao "filho da p*ta do avançado deles", isso sim é ofensivo e nada prático

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai dar ao mesmo? Se o facto de a característica que melhor o diferencia fisicamente dos outros jogadores for a sua raça, porque não dizer para encostar ao preto? Ou careca como disseram aí. Ou perneta, se houvesse pernetas a jogar à bola. A mim fazia-me muito mais confusão se dissesse por exemplo para se encostar ao "filho da p*ta do avançado deles", isso sim é ofensivo e nada prático

Não, não vai. É tipo tu teres trissomia e ouvires alguém dizer "encosta aí ao mongoloide". Aí já era ofensivo, não era? Mas dando um exemplo mais prático: E se houvesse mais que um jogador de cor? Como é que se procedia? "Encosta aí ao preto de bigode, orelhas pontiagudas e cabelo curto"? ou "encosta ai ao numero..."?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não, não vai. É tipo tu teres trissomia e ouvires alguém dizer "encosta aí ao mongoloide". Aí já era ofensivo, não era? Mas dando um exemplo mais prático: E se houvesse mais que um jogador de cor? Como é que se procedia? "Encosta aí ao preto de bigode, orelhas pontiagudas e cabelo curto"? ou "encosta ai ao numero..."?

Quanto ao bold, sim. E claro que dizer o número é mais prático, mas sinceramente não acho que preto neste contexto seja ofensivo. Na escola quando os professores não sabiam o meu nome, chamavam-me loirinho, e eu nunca me senti discriminado por ser baixo e loiro, nem quando me chamavam Ucra :lol:

E esta história toda fez-me lembrar este sketch

Compartilhar este post

Link para o post

Essa comparação com os carecas... :lol: há malta que pensa mesmo que vivemos num mundo perfeito.

Só não é perfeito (neste contexto) porque não queremos. Porque estamos formatados para identificar tudo o que tenha a ver com distinção racial como racismo. Porque raio havia de ser negativo eu identificar uma pessoa numa multidão pela cor da pele? Porque é que isso havia de ser diferente de usar qualquer outra característica física? Irrita-me que tenha de se ter cuidado a falar só porque algumas pessoas fiquem ofendidas com palavras completamente inócuas quando usadas no contexto certo. Aliás, sempre achei que quem fica ofendido com essas palavras é que é racista, seja por complexo de inferioridade (ou superioridade) ou porque de facto vê algo negativo em algo tão simples como dizer a cor de pele de alguém.

Depois caímos nestas situações ridículas. E nem vale a pena falar da dualidade de critério entre chamar alguém de branco ou preto. Por alguma razão uma é ofensiva e a outra é só descritiva. E depois racista é quem usa as palavras sem qualquer segunda intenção...

Editado por NIkeL

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não é difícil perceber porque é que isso acontece. O racismo ainda existe e muito, logo, não deve ser tratado com indiferença mas sim com combate ao mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não é difícil perceber porque é que isso acontece. O racismo ainda existe e muito, logo, não deve ser tratado com indiferença mas sim com combate ao mesmo.

Mas ao fazer de palavras algo que não deve ser dito por causa disso só se está a perpetuar o conceito. O Morgan Freeman disse-o uma vez. A melhor maneira de se acabar com o racismo? Parem de falar nele e de o ver a toda a hora. Existe racismo, sim, deve ser combatido, sim, vamos é ter algum bom senso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ao fazer de palavras algo que não deve ser dito por causa disso só se está a perpetuar o conceito. O Morgan Freeman disse-o uma vez. A melhor maneira de se acabar com o racismo? Parem de falar nele e de o ver a toda a hora. Existe racismo, sim, deve ser combatido, sim, vamos é ter algum bom senso.

Muito bonito, mas é das coisas mais parvas que o vi a dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Ignorar o racismo e assobiar para o lado não vai ajudar em nada, muito pelo contrário. Assim ele só cresce. A melhor forma de combater o racismo é através da informação e é isso que tem de ser feito.

Tudo o resto são fantasias que também eu adorava que existissem. Também adorava viver no mundo que tu queres mas para chegar lá não basta fazer de conta que não se passa nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um colega na faculdade com a alcunha preto, mas que é branco.

Era um pouco estranho chamá-lo pela alcunha ao lado de outro colega meu, mas mesmo preto.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um colega na faculdade com a alcunha preto, mas que é branco.

Era um pouco estranho chamá-lo pela alcunha ao lado de outro colega meu, mas mesmo preto.

Conheço um preto de apelido Branco.

Escusado será dizer que toda a gente o chama Branco.

Compartilhar este post

Link para o post

Ignorar o racismo e assobiar para o lado não vai ajudar em nada, muito pelo contrário. Assim ele só cresce. A melhor forma de combater o racismo é através da informação e é isso que tem de ser feito.

Tudo o resto são fantasias que também eu adorava que existissem. Também adorava viver no mundo que tu queres mas para chegar lá não basta fazer de conta que não se passa nada.

A ideia que ele quis dar não é a de ignorar o racismo. Palavras como 'nigger' ou 'negro' serão sempre racistas. O que se trata é de não ver racismo em tudo, até naquilo que não é. Se eu disser que tenho orgulho em ser branco passo logo por racista, apesar de não ter referido nada em relação a qualquer outra etnia. Mas se um preto disser que tem orgulho em ser preto é chamado de corajoso por se insurgir contra o preconceito. Foi nesse sentido que ele disse aquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu percebi. O meu post, que ele quotou, só tem mesmo a ver com a conversa ridícula de comparações com os carecas.

Dá quase ideia que é preferível fazermos todos de conta que o racismo não existe e assim não existe estes mal entendidos do que combater o que é um problema grave, sério e muito vergonhoso para o ser humano.

Compartilhar este post

Link para o post

Discriminar negativamente alguém, seja por ser de raça negra, caucasiana ou mongólica, seja por ser gordo, careca, feio, muçulmano ou de S. Domingos de Rana é mau. Ofender física e/ou psicologicamente alguém em pleno século XXI tendo isto por base é inadmissível numa sociedade civilizada e é importante não banalizar este tipo de questões com comentários de superficialidade à caixa de comentários do CM como "ai, coitadinhos, agora é tudo racismo também".

É preciso é ver que além deste tipo de mal entendidos, há que ter bom-senso e perceber o contexto em que as coisas são ditas, e há até casos em que a categorização das pessoas por raças é benéfica. Em saúde há imensas condições que são mais predominantes na raça negra, outras na branca, outras que praticamente só ocorrem na mongólica.

E podem poupar nos eufemismos do género dos "de cor" e afins para as referências à raça negra, a raça mongólica também é de cor amarela e a caucasiana de cor branca.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...