Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

Árbitro confunde nome de jogador com insulto e expulsa treinador

Publicações recomendadas

Árbitro confunde nome de jogador com insulto e expulsa treinador

Caso insólito no Valadares-Aliados de Lordelo (1-2), da última jornada da Divisão de Elite da A. F. Porto, com o treinador da equipa visitante a ser expulso a 15 minutos do fim, por alegado racismo. O nome do defesa é mesmo Preto.

Um equívoco a envolver o nome dos jogadores está na origem da confusão e o jovem técnico, de 30 anos, que esta época assumiu o comando do Aliados de Lordelo, não se conforma com a decisão do árbitro João Martins, na sequência de indicação dada pelo juiz auxiliar João Teixeira.

"Nunca pensei que me fosse acontecer uma coisas destas. Tinha acabado de lançar um jogador que não está rotinado na posição. Ele é central e tive de o colocar a lateral direito. Em vez de defender, estava a subir e eu, no banco, gritei "Hugo, não subas, junta-te ao Preto e fica". Preto é o nome do central que joga pelo lado direito, mas o fiscal-de-linha repreendeu-me de imediato", conta, ao JN, Juvenal Brandão, que, na época passada, garantiu a subida do Alfenense à Divisão de Honra da A. F. Porto.

"No início, nem estava a perceber, mas o assistente voltou a dizer-me "mister, nunca mais diga isso, é racismo". Aí, caiu-me a ficha, porque o avançado do Valadares, o René, é de raça negra. Tentei explicar que Preto era o nome do meu jogador, mas, de repente, vejo o árbitro a correr na minha direção e a dar-me ordem de expulsão", explica, inconformado, o treinador, que espera ser despenalizado pelo Conselho de Disciplina da A. F. Porto.

"O Aliados vai apresentar uma exposição. No final do jogo, na presença dos delegados, falei com o árbitro e ele percebeu que pode ter havido alguma precipitação. Do lado do Valadares, toda a gente percebeu que foi um mal-entendido".

O JN tentou entrar em contacto com o árbitro João Martins, mas todas as tentativas revelaram-se infrutíferas.

JN

Compartilhar este post

Link para o post

É uma atitude compreensível, embora pudesse ter voltado atrás após (imagino eu) lhe terem explicado a situação.

Suponho que, com a exposição, lhe seja retirada a expulsão.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é tudo muito complicado. Sinceramente, dentro do contexto, mesmo que fosse para lhe dizer para marcar o avançado da outra equipa que é de raça negra, não seria injuria racial. Isto depende muito dos contextos.

Se eu estiver a andar e alguém chamar, "oh preto", ai fica-se sempre na duvida o que esta na cabeça da pessoa. Mas se alguém dizer " vai la falar com aquele senhor ali, o preto", não vejo nada de mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem feita para esse tanso.

então?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é tudo muito complicado. Sinceramente, dentro do contexto, mesmo que fosse para lhe dizer para marcar o avançado da outra equipa que é de raça negra, não seria injuria racial. Isto depende muito dos contextos.

Se eu estiver a andar e alguém chamar, "oh preto", ai fica-se sempre na duvida o que esta na cabeça da pessoa. Mas se alguém dizer " vai la falar com aquele senhor ali, o preto", não vejo nada de mal.

Complicado como? Se o jogador se chama Preto queres que lhe chame de Branco? Felizmente o Porto não teve nenhum treinador preto na altura do Branco, era expulso por racismo também. Lê lá a notícia novamente...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, vai sair da SIC.

Compartilhar este post

Link para o post

Situação ridícula e caricatamente exemplicativa de como se começa a entrar em excessos. Tudo é racismo agora.

Mesmo que ele estivesse a referir-se a um jogador adversário, qual era o problema? Gostava de saber se acontecesse o mesmo com um careca ou com um cabeludo etc etc.

" Hugo, encosta aí no careca ."

Aqui o "careca" seria injurioso ou apenas uma forma facil e rápida de identificar um individuo?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Por acaso não é, e o totch e o El_Barto têm razão. É uma forma rápida de descrever e no contexto em que é proferida a palavra, é perfeitamente compreensível, não acarreta nenhuma carga negativa ou ofensiva, como seria por exemplo, abordar alguém nesses termos na rua.

Compartilhar este post

Link para o post

Chamar careca alguém é diferente de chamar preto

Então porquê? É identificar uma pessoa com base numa característica sua. Podia ser preto, careca, baixinho, barrigudo, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Chamar careca alguém é diferente de chamar preto

Ai é? Então, em que difere? Não tem também o direito de sentir discriminado? Ou só há descriminação pela cor de pele, estatuto social entre outros?

Ah, espera, estás a adjectivar uma "característica" de um individuo.

Eu chamar preto a alguém, ou esse alguém me chamar branco, não é igual? Ou só é mau se for eu a chamar-lhe preto (por causa de antecedentes históricos)?

Poupem-me com isto. Às vezes nem é o que se diz, mas sim como se diz.

Editado por ventura21

Compartilhar este post

Link para o post

Capitão Preto: Ativar!!!!

I see what you did there :grin:

Aaaaanyways. Sobre isto so tenho a dizer: ridiculo.

Ao inicio até percebo, o arbitro nao tem de saber o nome de todos os jogadores. A partir do momento em que lhe é explicada a situação, só tem de voltar atrás.

Mas este é o futuro, o mundo dos ofendidos e do excesso de politicamente correcto. Mas quem sou eu para julgar né? :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é. Um careca sofre dos mesmos obstaculos na vida apenas e só por ser careca? Existem pessoas que acham que se devia matar todos os carecas?

Sim, o tom de palavra e o contexto é importante, mas não é inteletualmente honesto afirmar que é a mesma coisa

Ai é? Então, em que difere? Não tem também o direito de sentir discriminado? Ou só há descriminação pela cor de pele, estatuto social entre outros?

Ah, espera, estás a adjectivar uma "característica" de um individuo.

Eu chamar preto a alguém, ou esse alguém me chamar branco, não é igual? Ou só é mau se for eu a chamar-lhe preto (por causa de antecedentes históricos)?

Poupem-me com isto. Às vezes nem é o que se diz, mas sim como se diz.

Não é o mesmo em Portugal, porque tu (e eu) não somos discriminados por sermos brancos. Mais nada

Compartilhar este post

Link para o post

Esta mania de por nomes de cores às pessoas...

Compartilhar este post

Link para o post

Situação ridícula e caricatamente exemplicativa de como se começa a entrar em excessos. Tudo é racismo agora.

Mesmo que ele estivesse a referir-se a um jogador adversário, qual era o problema? Gostava de saber se acontecesse o mesmo com um careca ou com um cabeludo etc etc.

" Hugo, encosta aí no careca ."

Aqui o "careca" seria injurioso ou apenas uma forma facil e rápida de identificar um individuo?

Por acaso não é, e o totch e o El_Barto têm razão. É uma forma rápida de descrever e no contexto em que é proferida a palavra, é perfeitamente compreensível, não acarreta nenhuma carga negativa ou ofensiva, como seria por exemplo, abordar alguém nesses termos na rua.

Ai sim? Então porque não dizer "encosta aí no numero tal?".

Compartilhar este post

Link para o post

Complicado como? Se o jogador se chama Preto queres que lhe chame de Branco? Felizmente o Porto não teve nenhum treinador preto na altura do Branco, era expulso por racismo também. Lê lá a notícia novamente...

Não percebeste nada do que escrevi. Eu estava a falar no geral e do porquê destas situações levarem as pessoas a sentirem um certo desconforto. Eu bem disse que mesmo que fosse para dar instrucção ao jogador para fazer marcação ao adversário de raça negra não haveria mal nenhum. Eu li muito bem a notícia, sei bem que ele estava a falar do seu jogador que se chama Preto. Sinceramente não percebi a tua intervenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é. Um careca sofre dos mesmos obstaculos na vida apenas e só por ser careca? Existem pessoas que acham que se devia matar todos os carecas?

Sim, o tom de palavra e o contexto é importante, mas não é inteletualmente honesto afirmar que é a mesma coisa

Não é o mesmo em Portugal, porque tu (e eu) não somos discriminados por sermos brancos. Mais nada

.

Então, e por sermos brancos, não podemos sofrer de discriminação? Já fui discriminado no Zoomarine.

Passo a explicar a situação. Era eu putozinho, cabelo clarinho aos caracóis, olhos azuis. E a malta de lá (do zoomarine) andava a meter a estrangeirada a andar no bote puxado pelos golfinhos. O que acontece. A senhora, muito simpática vem falar comigo em inglês e apercebeu-se que era português "mando-me f*der" de seguida. O certo, é que andei na mesma naquele bote. LY Mother

Sou português (Torreense), branco e fui discriminado (em criança) em Portugal, porquê? Por não ser inglês, ou alemão?

Eu fui discriminado nesta situação, agora, acredito que haja pessoal tenha passado por muito pior.

Compartilhar este post

Link para o post

.

Então, e por sermos brancos, não podemos sofrer de discriminação? Já fui discriminado no Zoomarine.

Passo a explicar a situação. Era eu putozinho, cabelo clarinho aos caracóis, olhos azuis. E a malta de lá (do zoomarine) andava a meter a estrangeirada a andar no bote puxado pelos golfinhos. O que acontece. A senhora, muito simpática vem falar comigo em inglês e apercebeu-se que era português "mando-me f*der" de seguida. O certo, é que andei na mesma naquele bote. LY Mother

Sou português (Torreense), branco e fui discriminado (em criança) em Portugal, porquê? Por não ser inglês, ou alemão?

Eu fui discriminado nesta situação, agora, acredito que haja pessoal tenha passado por muito pior.

f*da-se :lol: dat white discrimination

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...