Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

[Ajuda] Configurar Router NOS

Publicações recomendadas

Pois bem, coloquei há dias o pacote Cinco da NOS com velocidade de fibra supostamente de 100M.

Ligo-me sempre por wireless e sei que vou ter sempre uma perda de velocidade e também sei que há coisas que se podem fazer para melhorar isso, nomeadamente ao nível dos servidores DNS.

Problema: não consigo configurar o DNS porque o teste que uso( DNSBench) só me deteta o hub da NOS.

Pergunta: Como posso modificar isso de modo a poder correr o teste e personalizar o DNS?

Obrigado :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão, não aumenta a velocidade em si, mas torna a navegação mais fluída, sem "engasgos", como deves saber. De pouco interessa ter 100M se os servidores DNS demoram a responder aos pedidos, não é assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Os servidores de DNS no caso são disponibilizados pelo operador. Não estou a ver que tipo de configuração poderás fazer no equipamento para teres essa navegação mais fluida.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se tem a ver, mas para jogar online na PS4 temos que mexer na DNS abrindo portas do Router para alterar entre o Nat Type acho eu. Portanto deve dar para mexer nisso...

Editado por Harvey Specter

Compartilhar este post

Link para o post

Não posso escolher eu os servidores que pretendo utilizar?

podes mudar isso na placa de rede do pc. escolhes os que queres se tiveres algum stress e ligares para lá tens que meter automático outra vez

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou à placa de rede e uso o da google, que é mais rápido que o dos operadores.

8.8.8.8 principal

8.8.4.4 alternativo

Mas acho que há aí uma confusão de conceitos na tua cabeça. Se o teu problema é o tempo de carregamento das páginas Web não vais notar melhorias nenhumas porque as diferenças andam ao nível dos milissegundos. Depois, está a usar Wireless que é um meio mais do que populado onde estão todos a falar ao mesmo tempo, e desengana-te se dizes que mudas o canal e melhora, não, estamos em 2015 e há access points por todo o lado. O ideal é cabo ethernet até porque reduz overhead. Mas para além disso, para além dos WiFi e dos servidores DNS (sejam lá de quem for) estás dependente dos servidores onde estão alojados os respectivos sites que têm performance variável devido aos mais diversos factores.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei isso, Red. Talvez não me tenha sabido expressar corretamente, por falta de conhecimento técnico sobre o assunto. O que eu tenho por certo, por experiência própria, é que servidores dns de qualidade melhoram a navegabilidade na net.

A questão aqui é que eu estava habituado com outros ISPs a correr um programa, o DNSBench, que me dava uma lista dos melhores servidores dns ao alcance da minha rede e mesmo quando tive fibra da MEO consegui obter resultados que me permitiam escolher os que queria dessa lista.

No entanto, com a NOS só me aparece um resultado, que é o ZONHUB, nada mais. Ora, imagino que isso tenha a ver com a configuração do router do ISP, não? Daí a minha pergunta inicial.

Outra coisa, será que adiantará configurar o dns na minha placa de rede ou o router vai de alguma forma sobrepor-se a isso?

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...