John Bonifácio Publicado 26 Julho 2015 Pois bem, coloquei há dias o pacote Cinco da NOS com velocidade de fibra supostamente de 100M. Ligo-me sempre por wireless e sei que vou ter sempre uma perda de velocidade e também sei que há coisas que se podem fazer para melhorar isso, nomeadamente ao nível dos servidores DNS. Problema: não consigo configurar o DNS porque o teste que uso( DNSBench) só me deteta o hub da NOS. Pergunta: Como posso modificar isso de modo a poder correr o teste e personalizar o DNS? Obrigado :) Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 26 Julho 2015 Não estou a ver a relação entre DNS e o aumento da velocidade. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 26 Julho 2015 Tens razão, não aumenta a velocidade em si, mas torna a navegação mais fluída, sem "engasgos", como deves saber. De pouco interessa ter 100M se os servidores DNS demoram a responder aos pedidos, não é assim? Compartilhar este post Link para o post
JonasThern Publicado 27 Julho 2015 Os servidores de DNS no caso são disponibilizados pelo operador. Não estou a ver que tipo de configuração poderás fazer no equipamento para teres essa navegação mais fluida. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 27 Julho 2015 Não posso escolher eu os servidores que pretendo utilizar? Compartilhar este post Link para o post
Marlo Stanfield Publicado 27 Julho 2015 (editado) Não sei se tem a ver, mas para jogar online na PS4 temos que mexer na DNS abrindo portas do Router para alterar entre o Nat Type acho eu. Portanto deve dar para mexer nisso... Editado 27 Julho 2015 por Harvey Specter Compartilhar este post Link para o post
vedeta666 Publicado 27 Julho 2015 Não posso escolher eu os servidores que pretendo utilizar? podes mudar isso na placa de rede do pc. escolhes os que queres se tiveres algum stress e ligares para lá tens que meter automático outra vez Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 27 Julho 2015 Eu vou à placa de rede e uso o da google, que é mais rápido que o dos operadores. 8.8.8.8 principal 8.8.4.4 alternativo Mas acho que há aí uma confusão de conceitos na tua cabeça. Se o teu problema é o tempo de carregamento das páginas Web não vais notar melhorias nenhumas porque as diferenças andam ao nível dos milissegundos. Depois, está a usar Wireless que é um meio mais do que populado onde estão todos a falar ao mesmo tempo, e desengana-te se dizes que mudas o canal e melhora, não, estamos em 2015 e há access points por todo o lado. O ideal é cabo ethernet até porque reduz overhead. Mas para além disso, para além dos WiFi e dos servidores DNS (sejam lá de quem for) estás dependente dos servidores onde estão alojados os respectivos sites que têm performance variável devido aos mais diversos factores. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 27 Julho 2015 (editado) Eu sei isso, Red. Talvez não me tenha sabido expressar corretamente, por falta de conhecimento técnico sobre o assunto. O que eu tenho por certo, por experiência própria, é que servidores dns de qualidade melhoram a navegabilidade na net. A questão aqui é que eu estava habituado com outros ISPs a correr um programa, o DNSBench, que me dava uma lista dos melhores servidores dns ao alcance da minha rede e mesmo quando tive fibra da MEO consegui obter resultados que me permitiam escolher os que queria dessa lista. No entanto, com a NOS só me aparece um resultado, que é o ZONHUB, nada mais. Ora, imagino que isso tenha a ver com a configuração do router do ISP, não? Daí a minha pergunta inicial. Outra coisa, será que adiantará configurar o dns na minha placa de rede ou o router vai de alguma forma sobrepor-se a isso? Editado 27 Julho 2015 por 13thReverend Compartilhar este post Link para o post
vedeta666 Publicado 27 Julho 2015 podes configurar a placa que vão ser assumidos esses DNS Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 27 Julho 2015 Ok. Obrigado. Vou tentar. ;) Compartilhar este post Link para o post