Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Boo Riquelme

[Ajuda na compra] de um Portátil

Publicações recomendadas

Olá a todos. Tudo bem convosco? Óptimo, fico feliz por isso!

Actualmente tenho este computador: http://www.toshiba.pt/discontinued-products/satellite-l850-1pc/ . Que foi comprado há 2 anos e que já não me dá aquela rapidez de processos que preciso. Para além disso, a minha mãe precisa de um computador e assim dava-lhe este, e ajudava-me na compra de um novo.

Características da minha utilização para um PC novo (que será de lazer + trabalho):

- Não guardo muita coisa no PC (tenho 300gb de espaço livre neste disco rigido de 500, p.exemplo) porque guardo tudo o que é relevante para mim em Cloud (Dropbox/MEO Cloud)

- Apesar de não ser um gamer, gostava de jogar FM16 tranquilamente e com fluidez, e, se possível jogar um FIFA de vez em quando.

- Trabalho no ramo de social media/multimédia: dava-me jeito um computador rápido a abrir pastas, a abrir imagens/vídeos o mais rápido possível

- Apesar de não trabalhar directamente em Photoshop/Illustrator ou AfterEffects etc, preciso de um PC que consiga ter um bom vídeo a correr em HD se for preciso e sem empancar, com várias tabs de internet abertas e com imensos programas abertos no PC (word, excel, outlook, pastas, photoshop, etc).

- Monitor com boa qualidade (15´6 é a dimensão do meu actual e acho que menos que isso já é pequeno) para ver bem cores e resolução interessante.

- Sempre tive Toshibas e gosto muito da marca em si, mas 'tou aberto a perspectivas diferentes (esquecendo acer's da vida e HP's...)

- Um teclado porreiro também era interessante (e aí acho que a Toshiba é melhor) porque teclo imenso (o'rly lol)

Acho que está tudo. Orçamento para isto... Não sei bem! 1000€ chega para o que eu quero? ... Queria ter um bom PC para daqui a 2 ou 3 anos ainda estar impecável!

É melhor esperar mais 1 ou 2 meses para virem computadores novos e poder fazer um melhor negócio?

A malta aqui do trabalho diz que eu devia apostar num MacBook Air ou algo do género, mas não sei bem...

Posto isto,tenho algumas perguntas: é melhor um SSD de 256gb ou um HDD de 1TB mas que tenha 8gb de RAM?

Quais são as componentes mínimas para eu ter esta rapidez que quero/preciso?

Obrigado desde já :)

Editado por Boo Riquelme

Compartilhar este post

Link para o post

Um portátil limita sempre futuros upgrades que necessitas, para mais tarde dar aquele boost que te permita manter rápido sem teres de trocar por algo melhor. Tendo em conta que trabalhas com imagem, seja foto ou video e a principal utilização será trabalho, optaria por um ecrã de 17". Escolhe sempre um SSD em prol de um HDD normal de 1 ou 2TB. Posto isto, e com um pequeno aparte sobre esta ultima parte que referi, sugiro isto com a ressalva que faria um upgrade para um SSD de 256GB para correr software e OS e deixaria o de 2GB que tráz para armazenamento e backup ligado como disco externo quando necessário. Caso a rapidez que te agrade e aches suficiente, deixar estar assim.

http://www.pcdiga.com/2/15859/Toshiba-Qosmio-17-3-X70-B-103-PSPPNE-05100UEP

Está em promoção face aos preços que andam em outras lojas.

Compartilhar este post

Link para o post

Um ecrã de 17' para mim já é mt grande... Não esquecer que eu vou andar sempre com o PC às costas lol.

E desculpa, mas não percebi esta última parte... Dizes que para mim é melhor um SSD, certo? Ok mas e depois? lol não percebi o resto do post...

(sim sou noob)

Compartilhar este post

Link para o post

Depois sugeri um portátil com um HDD de 2TB, daí a contradição ;)

Sobre o peso e tamanho, será algo a prestar atenção ao peso de ambos. Como cada vez mais tem um formato silm, o peso é algo menor, no entanto entendo. A titulo de comparação e com uma outra alternativa que deixo, este tem menos memória, menos HDD e pior gráfica.

http://www.pcdiga.com/2/16249/Toshiba-Satellite-15-6-P50-B-11L-PSPNUE-02M00EEP

Numa gama gamer mas com capacidade para tudo, e superior a este utlimo Toshiba, tens este da Asus que jás traz tambem um SSD de 128GB além de outro de hdd 1TB

http://www.pcdiga.com/2/17114/Portatil-Asus-ROG-15-6-GL552JX-DM080H

E quando fores ver preços vê preferencialmente em lojas de informática tipo a PcDiga que é das melhores lojas nacionais, porque os preços face a grandes superficies tem diferenças consideráveis ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Do que percebi, o Drope disse que, se fosse ele, tentaria colocar também um SSD no portátil, onde instalaria o Sistema Operativo e todo o software que lá caiba, e deixaria o disco HDD que vem, de 2TB, para colocares ficheiros, basicamente como se fosse um disco externo, mas interno.

Compartilhar este post

Link para o post

entao mas isso vem de fabrica?

o que tenho de fazer para ter o OS no SSD e o resto no HDD? Ou seja, é possivel ter um pc que tenha um SSD e um HDD ?

Compartilhar este post

Link para o post

entao mas isso vem de fabrica?

o que tenho de fazer para ter o OS no SSD e o resto no HDD? Ou seja, é possivel ter um pc que tenha um SSD e um HDD ?

No Toshiba terias de ser tu a fazer, ou pedires a alguém para o fazer. Em ultimo caso, pedirias na loja para o fazer aquando da encomenda. Por estes valores não acredito que eles fossem cobrar, mas nunca fiando, só mesmo colocando essa questão à mesma.

O Asus que referi, e tendo um SSD, aposto que o OS vem lá instalado. Com esses 128GB, e colocando lá os softwares de edição e o FM, ficaria cheio praticamente. No entanto, cheio ou vazio, irá sempre ter uma performance excelente, o que não acontece nos discos mecânicos, os HDD de 1 ou 2 TB.

Compartilhar este post

Link para o post

epa aquele Asus é bomba só que é assim de gamer :lol: é um bcd chungalhão...

Então achas que a solução fixe era algo do género:

- HDD + SSD (no mínimo 128GB)

- RAM de 8gb

- Processador i7

Já se arranjava qlq coisinha boa?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tendo em conta ao que fazes. Mas uma nota, RAM optaria sempre por 12GB, I7 tem atenção que alguns são Dual Core e necessitas., ou ficas bastante melhor servido com um Quad Core.

SSD 128 ou 256 que é o que tenho actualmente, andam na casa dos 100€. Os de 500Gb já andam a bater nos 200€, ligeiramente menos em alguns modelos ou promoções de lojas ;)

O Asus é vistoso vá :lol:, mas na casa dos 1000€ é o mais equilibrado. Se não gostas dele, tenta arranjar algo com as mesmas specs mas mais "windu" :mrgreen: , nomeadamente RAM, CPU e SSD.

Tipo este

http://www.pcdiga.com/2/17276/Portatil-Asus-15-6-N551JX-CN075H?marca=188

Editado por Drope

Compartilhar este post

Link para o post

Não há autocolantes ou assim para esse Asus? Só para ficar mais disfarçado. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso, tirando o simbolo ROG, que é a gama dele, acho que está sóbrio face a outros modelos da mesma gama :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Também ando a ver de algo para os mesmos fins, excepto a parte dos jogos que não preciso. E depois de pesquisar um pouco (também não pesco nada sobre o assunto) cheguei à conclusão de que o ideal seria algo com estes requisitos:

Processador: Intel i5 ou i7

Memória: ≥ 4 GB RAM

SSD no mínimo de 128 GB

Resolução: Pelo menos 1920 x 1080 (atenta na resolução que é importante, principalmente se o portátil servir para fins profissionais)

Ecrã: ≥ 15.6''

Depois se for para transportar também convém ser leve, talvez abaixo dos 2 kgs.

Mas se o objectivo passar por jogos talvez o ideal seja mesmo um i7 e algo com memória igual ou superior a 8 gigas.

Compartilhar este post

Link para o post

este ultimo asus que me mostraste é bem bom... O único inconveniente com Asus é o touchpad que e uma ganda mrd! eles ja resolveram esse prob?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

Se fosse só para jogar era um i5. Como vais trabalhar nele, tem de ser um i7

Compartilhar este post

Link para o post

este ultimo asus que me mostraste é bem bom... O único inconveniente com Asus é o touchpad que e uma ganda mrd! eles ja resolveram esse prob?

Não sei sinceramente, só indo a uma loja mexeres neles. Em todo o caso sou suspeito, porque só uso em ultimo caso, prefiro ter sempre um rato por perto.

Compartilhar este post

Link para o post

já fui ler sobre este ASUS N551 e parece ser bacano.

a cena de misturar o HDD com o SSD é fixolas. E o pc parece bonito per se.

vou agora ali ao Shopping na Worten ver se test o touchpad disso, juro que essa m*rda me afecta imenso nos Asus.

Depois vou ligar para a PCDIGA a perguntar se me podem fazer aquela cena do OS no HDD e deixar o SSD para o que eu quiser.

Uma cena, depois "optar" pelo SSD ou HDD é tipo ir ao "meu computador" e ter lá 2 opcoes, certo? é ter tipo o disco rigido repartido em 3 ou 4 "letras" não é?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma cena, depois "optar" pelo SSD ou HDD é tipo ir ao "meu computador" e ter lá 2 opcoes, certo? é ter tipo o disco rigido repartido em 3 ou 4 "letras" não é?

Sim, vai ser exactamente isso. Uma letra para o SSD e outra para o HDD. Como eu e o Drope dissemos, é como se o HDD fosse um disco externo, com a diferença que está lá sempre. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito!

Specs:

Processador: 4ª Geração Intel® Core™ i7 4720HQ Quad-Core, 2.6 GHz com Turbo até 3.6 GHz, 6 MB Cache

Sistema Operativo: Windows 8.1 (64-Bits)

Chipset: Intel® HM86 Express

Memória RAM:

12GB (4GB + 8GB) DDR3L 1600 MHz

2 x Slots SO-DIMM (2 x ocupados) p/ expansibilidade até 16GB

Ecrã: 15.6" 16:9 WV (IPS) Full HD, (1920x1080), tecnologia Asus Splendid Video Intelligent, Zero Bright Dot, Anti-brilho

Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 4600 + NVIDIA® GeForce® GTX 950M 2GB DDR3

Armazenamento: HDD 2.5" SATA 1.5 TB 5400 RPM + SSD MSATA HC 128G

Drive Óptica: [sATA] 9.5"mm 6X Blu-Ray (Read)

Leitor de Cartões: Leitor de cartões 3 -em-1 (SD/ SDXC/ MS/ MS Pro/MS Pro Duo/ MMC)

Webcam: HD Web Camera

Comunicações:

Wireless 802.11agn + Bluetooth 4.0 (Dual band)-WIDI

10/100/1000/Gigabits Base T

Interface:

1 x Microphone-in jack

1 x Headphone-out jack (Combo Áudio-in)

3 x USB 3.0

1 x RJ45 LAN

1 x HDMI

1 x mini Display Port

Áudio:

2 Colunas integradas e microfone

Bang & Olufsen ICEpower®

SonicMaster Premium

Subwoofer externo Integrado

Suporte MaxxAudio

Teclado: Retroiluminado

Bateria: 6Células: 5200 mAh 56 Whrs

Dimensões: 383 x 255 x 28 ~31.5 mm (LxPxH)

Peso: 2.7 kg (com bateria de 6 células)

Inclui SubWoofer externo

esta gráfica é boa, né?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim corres jogos recentes. Eu tenho a 850 e jogo Battlefield 4 sem stresses. Se quiseres dar um vicio após um dia de labuta podes ir além de um FM ;)

Compartilhar este post

Link para o post

É da gama do que eu uso no trabalho, é muito bom. O touchpad nunca o usei, mas posso usar um pouco. O que queres saber?

Quanto à gráfica, já há umas mais recentes, ou com mais memória dedicada, mas chega e sobra para muitos anos. E se quiseres um com uma melhor gráfica, a não ser que montes um Clevo, já é coisa para te custar mais uns cento e tal/duzentos euros.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

já fui ler sobre este ASUS N551 e parece ser bacano.

a cena de misturar o HDD com o SSD é fixolas. E o pc parece bonito per se.

vou agora ali ao Shopping na Worten ver se test o touchpad disso, juro que essa m*rda me afecta imenso nos Asus.

Depois vou ligar para a PCDIGA a perguntar se me podem fazer aquela cena do OS no HDD e deixar o SSD para o que eu quiser.

É ao contrário, penso eu. OS no SSD.

Compartilhar este post

Link para o post

Fui agora ao Oeiras Parqe e fui à Worten experimentar. Curti mt do design e do computador em si. É um bcdinho pesado... Pelo menos é igual ao que já tenho.

Vou averiguar.... :)

Obrigado a todos mesmo pela ajuda!!!

EDIT: Falei também com o meu irmão que está dentro desta cena da informática e tal, e ele disse que a marca ASUS era assim um bcd "meh"... Que não tem mt boa fama! Acham isso? A nível de material e isso, têm melhorado bastante ao longo dos anos... nao?

Editado por Boo Riquelme

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Também tenho ideia que sim, Boo. Que dentro da qualidade/preço é das melhores. Mas também não percebo muito.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

My friend se a Asus não tem muito boa fama, imagino as outras :mrgreen: Só não gosto de uma coisa: assistência na garantia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...