Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
DonSk

FPF lança Campeonato de Portugal Prio

Publicações recomendadas

FPF lança Campeonato de Portugal Prio

O desenvolvimento do futebol não-profissional em Portugal deu, esta quinta-feira, mais um passo importante: o lançamento do Campeonato de Portugal Prio, que substitui anterior Campeonato Nacional de Seniores. Conheça os pormenores.

Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Campeonato%20de%20Portugal%20Prio.jpg

O auditório Manuel Quaresma, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, foi o palco ideal para a apresentação do Campeonato de Portugal Prio.

Esta prova vai substituir o Campeonato Nacional de Seniores e dará um contributo fundamental para a concretização de uma das grandes bandeiras da Federação: dar mais visibilidade e, consequentemente, desenvolver o futebol não-profissional em Portugal. É um torneio de cara lavada, com nova identidade e novos parceiros: a Prio, companhia de combustíveis que assume o lugar de Patrocinador Principal, e a CMTV, uma das televisões líderes de audiência nos canais de cabo, que transmitirá, em direto e em exclusivo, 20 jogos do torneio.

A competição herda o modelo do anterior CNS, que agrupou desde 2013, em apenas um campeonato, as anteriores II e III divisões.

O Presidente da FPF, Fernando Gomes, destacou na cerimónia de lançamento do novo Campeonato de Portugal Prio a enorme adesão popular à competição: "O Campeonato de Portugal Prio é uma prova onde estão representados todos os Distritos e Regiões Autónomas, uma prova que teve perto de um milhão de espetadores ao longo da última época; uma prova em que 87 por cento dos jogadores são portugueses e têm uma média de idades de 24 anos e, principalmente, uma prova onde os clubes souberam compreender que, através do diálogo, respeito e da procura de soluções consensuais, se poderia desenvolver o futebol não profissional."

Tiago Craveiro, Diretor-Geral da FPF, relembrou alguns dos números que estiveram na base desta decisão: "O CNS tem inscritos 1515 jogadores, 112 dos quais representam as seleções nacionais e a média de idades está entre os 24 e os 25 anos, o que é ótimo para as nossas seleções. Para além de ser uma competição que cobre todo o território português, tem 87% de atletas nacionais. Atualmente, há 36 jogadores na Liga NOS e 176 na II Liga provenientes do CNS, assim como 9 treinadores nas duas ligas profissionais [3 na Liga NOS e 6 na II Liga] que fizeram a sua ascenção nessa mesma competição. O Grupo Cofina, a Prio e a FPF perceberam que este é o verdadeiro Campeonato de Portugal."

Paulo Fernandes, presidente do grupo Cofina, frisou que a empresa que lidera quer reforçar a ligação com os portugueses através do futebol: "A Cofina entende ser seu dever a promoção e a difusão do futebol, sobretudo em competições com menor visibilidade. A CMTV tem vindo a registar níveis crescentes de audiência, com uma oferta televisiva diferenciada, próxima dos espectadores e onde o desporto ocupa lugar de destaque. Queremos o reforço da ligação da CMTV aos portugueses, onde quer que eles estejam. Desejo que o Campeonato de Portugal Prio tenha o lugar que merece."

Pedro Morais Leitão, CEO da Prio, salientou que a total identificação da companhia de combustíveis com os valores associados a este projeto: "Quero partilhar o entusiasmo da Prio por este projeto, que reflete os valores em que uma empresa criada há sete anos no Interior do país se revê. Quero dar os parabéns a toda a direção da Federação, com quem temos vindo a solidificar a nossa relação, e encorajá-los para continuar o grande trabalho que têm vindo a desenvolver."

Octávio Ribeiro, diretor da CMTV, salientou a importância de promover a nova competição principal do futebol não-profissional: "Este é o campeonato das oportunidades. Aqui joga-se futebol de qualidade, de proximidade e de raízes muito profundas daquilo que é o nosso país. Temos o desígnio de dar sempre o pulsar de Portugal. Desta competição saíram grandes jogadores para o futebol português. Parabéns a Fernando Gomes pela dinâmica que está a dar a esta Federação."

Os portugueses têm à sua espera 1291 jogos em que o espetáculo, o fair-play e as emoções fortes serão focos de atração indiscutíveis.

http://www.fpf.pt/Noticias/Noticia/Id/10539/Cat/787/highlight/1/caller/56/FPF-lanca-Campeonato-de-Portugal-Prio

Não sei se isto estava a ser discutido em algum lado, mas achei por bem partilhas neste espaço. Muito boa iniciatica da FPF e só vem tornar este CNS mais interessante. Notar que a extinção da III divisão foi talvez dos atos de melhor gestão desportiva nos últimos anos, a meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Donsk, porque achas que a extinção da 3ª divisão foi um bom acto de gestão desportiva? Pergunta sincera, não quero que leves a mal :)

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não, ora essa.

Acho que veio dar uma maior competitividade à competição. Antes a 3ª divisão pouco intressava e a 2ª B era ridicula com aquele esquema dos últimos anos em que de 3/4 campeões subiam 2 ou lá como era. Houve uma consequente redução de despesas no que respeita a jogos e deslocações (aumento de equipas, mais séries, inclusão das Elites) e capacidade dos clubes centrarem recursos humanos, que nunca são muitos a este nível. Como as séries são relativamente curtas isto gera mais importância em cada jogo, leva mais adeptos ao estádio e torna o interesse ainda maior.

A competitividade só leva a níveis superiores e tem-se visto cada vez mais jogadores a destacarem-se e a darem o salto. E estes jogadores que aparecem só motivam um interesse crescente na competição. Alguns clubes mais pequenos, que também conseguem uma graça nos distritais e que nunca ninguém tinha ouvido falar, conseguem logo aparecer a outro nível também. Claro que nem tudo é bom, sei que há clubes que abusam nos bilhetes, há estádios vazios (mas até na primeira liga os há), etc. Mas no geral, acho que nos últimos anos não terá havido uma decisão tão sensata como esta.

E não sei as estatisticas, mas diria que para cima de 90% dos jogadores desta divisão são portugueses não?

Compartilhar este post

Link para o post

"Tiago Craveiro, Diretor-Geral da FPF, relembrou alguns dos números que estiveram na base desta decisão: "O CNS tem inscritos 1515 jogadores, 112 dos quais representam as seleções nacionais e a média de idades está entre os 24 e os 25 anos, o que é ótimo para as nossas seleções. Para além de ser uma competição que cobre todo o território português, tem 87% de atletas nacionais. Atualmente, há 36 jogadores na Liga NOS e 176 na II Liga provenientes do CNS, assim como 9 treinadores nas duas ligas profissionais [3 na Liga NOS e 6 na II Liga] que fizeram a sua ascenção nessa mesma competição. O Grupo Cofina, a Prio e a FPF perceberam que este é o verdadeiro Campeonato de Portugal.""

:)

Eu por acaso até que não desgostava na 3ª, para muitas "equipinhas de m*rda" era mesmo uma oportunidade única de jogarem a um nivel nacional; claro que havia bue despesa, mas quando ainda era permitido jogar em terra batida a despesa era mesmo na deslocação; e tinha piada ver equipas fazer 15 pontos, e 12 deles serem em casa por jogarem em campo de terra, algo a que as "maiores" não estavam habituadas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não li isso na totalidade por acaso, porque li a notícia noutros meios de comunicação e meti esse por ser o oficial, mas olha não errei por muito. :mrgreen: Percebo o teu ponto de vista, mas para o jogador não sei se seria o mais benéfico. De qualquer forma, só a longo prazo tremos a real noção do quão bom foi ou não.

Editado por DonSk

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Que faz o Michael Scott ali na foto?

Compartilhar este post

Link para o post

eu estou com o Donsk. Fundir a duas divisões foi a melhor coisa que aconteceu ao futebol nacional nos ultimos tempos.

Só aponto dois erros no actual CNS (futura Liga Prio): as 8 séries, acho que são series a mais (mas compreendo que isso reduza custos de clubes semi-amadores, pelo que se justificam); e subirem tão poucos clubes.

Para mim, efectuava-se uma alteração:

Mantinham-se as 8 series, e a segunda fase juntava os 5 melhores de cada serie em 4 novas series (basicamente juntavam-se os melhores da serie A com a serie Be por ai fora) e o campeao de cada serie final subia sem mais. Desceriam 4 da 2 Liga, o que nao tem problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...