Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[FM2016] Desafio Tático: Diego Simeone

Publicações recomendadas

Já que este ano andamos mais virados para a imitação de táticas da vida real (e ainda bem, o jogo tende a recebê-las cada vez melhor), acho que falta a esta secção um técnico óbvio: Diego Simeone. É uma espécie de Mourinho dos pobres, não por ser mais fraco (que, apesar de tudo, é um pouco verdade), mas porque consegue adaptar o estilo de jogo do Mourinho a equipas menos endinheiradas com tanto ou mais sucesso.

Abaixo deixo dois links com ideias super úteis para tentar replicar o Atl. Madrid do Simeone:

http://outsideoftheboot.com/2014/04/13/atletico-madrid-tactics-part-1-how-has-diego-simeone-set-up-his-side/

http://theinsidechannel.com/guide-atletico-madrids-tactics-diego-simeone/

Posso deixar aqui as ideias base:

• Maior movimentação nos homens da frente
  • Bloco mais baixo
  • Jogar compacto
  • Transições para o ataque rápidas
  • Passes mais diretos
  • Mais pressão nas alas, no meio apenas é efetuada pressão em zonas estratégicas (frente a equipas grandes a equipa tende a recuar imenso)

Quanto à mentalidade, eu diria que é contra-atacar, mas não sei como joga frente a equipas inferiores. A filosofia que mais se adequa será a rígida, mas os elementos da frente têm maior liberdade criativa.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Oblak - GR

Juanfran - Defesa lateral apoiar

Giménez - Defesa limitado

Godin - Defesa limitado

Filipe - ala completo atacar

Gabi - medio recuperador de bolas

Tiago - construtor recuado

Koke - organizador aberto

Carrasco/Oliver - extremo apoiar / organizador aberto

Griezmann - Falso 9

Jackson/Torres - Avançado Completo

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem quiser jogar em 4-4-1-1 ou 4-2-3-1 é colocar um avançado sombra atrás do PL.

Em breve vou tentar isto, mas sinto que vou ter dificuldades em pressionar os extremos adversários e ainda assim manter o bloco coeso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho sempre muitas dificuldades em fazer táticas de bloco baixo e contra-ataque. Isto porque acabo a ser massacrado, enfiado dentro da área e com a taxa de eficácia que o CPU normalmente tem, acabo goleado :biggrin:

Não me lembro de alguma vez ter conseguido montar uma tática de sucesso nesses termos, por acaso.

Talvez este post faça mais sentido aqui :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez este post faça mais sentido aqui :biggrin:

Usas defesa subida?

Compartilhar este post

Link para o post

Não... Isso não vai contra o bloco baixo?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando começar não vou mexer na linha defensiva pois já espero que esteja um pouco baixa devido à mentalidade. O Simeone usa dois MCs com caraterísticas algo defensivas o que ajuda a cobrir espaços quando está a defender.

De qualquer forma é normal que estejas a ter dificuldades, é difícil ter sucesso a jogar mais à defesa. Experimenta usar os médios ala para pressionar e transições mais rápidas para aproveitar a desorganização do adversário...

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. Há que ativar a opção "procurar sobreposições" porque o Atlético faz isso mesmo no ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já estive a trabalhar nesta tática, mas ainda continuo sem conseguir cobrir aquele espaço que a equipa deixa no meio campo.

E mesmo ao atacar, por vezes os jogadores (principalmente os do meio campo) ficam sem linhas de passe e são obrigados a aliviar a bola nos flancos (e não tenho essa opção selecionada), o que na maior parte das vezes ou dá canto, ou não dá em nada. :confuso:

Se alguém me poder ajudar, agradecia

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já estive a trabalhar nesta tática, mas ainda continuo sem conseguir cobrir aquele espaço que a equipa deixa no meio campo.

E mesmo ao atacar, por vezes os jogadores (principalmente os do meio campo) ficam sem linhas de passe e são obrigados a aliviar a bola nos flancos (e não tenho essa opção selecionada), o que na maior parte das vezes ou dá canto, ou não dá em nada. :confuso:

Se alguém me poder ajudar, agradecia

mostra la SS da tactica

Compartilhar este post

Link para o post

À primeira vista convém subires a linha defensiva tendo em conta a mentalidade que implica já uma linha defensiva baixa, depois deves pôr os teus defesas laterais para atacar ou mesmo mudá-los para alas a atacar isto devido à instrução procurar sobreposições, tb podes mudar o teu mrb para um médio btb para ligar o meio campo até os teus avançados, tb podes experimentar um cja apoiar, é uma questão de experimentares, bem bons jogos e espero ter ajudado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

quando te referes ao espaço que a equipa deixa no meio campo? estas a referir-te ao espaço entre a defesa e o meio campo? quem é que constroi jogo na ultima fase de construçao com dois meio campistas a defender?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que devias trocar o construtor de jogo por um médio box-to-box.

Compartilhar este post

Link para o post

quando te referes ao espaço que a equipa deixa no meio campo? estas a referir-te ao espaço entre a defesa e o meio campo? quem é que constroi jogo na ultima fase de construçao com dois meio campistas a defender?

Estou-me a referir ao espaço que a equipa deixa entre a defesa e o meio campo e entre o meio campo e o ataque. Mas agora parece que já estou a conseguir resolver isso. Fui sacar um empate a zeros ao Dragão com a equipa muito bem compacta cá trás e a tentar sair em transições rápidas para o ataque.

Eu agora quero é ver a equipa a atacar contra equipas do "meu campeonato" e nisso já sinto dificuldades, acho que a tática está um muito defensiva...

Eu já meti um contrutor de jogo recuado e um média área-a-área..

Compartilhar este post

Link para o post

Estou-me a referir ao espaço que a equipa deixa entre a defesa e o meio campo e entre o meio campo e o ataque. Mas agora parece que já estou a conseguir resolver isso. Fui sacar um empate a zeros ao Dragão com a equipa muito bem compacta cá trás e a tentar sair em transições rápidas para o ataque.

Eu agora quero é ver a equipa a atacar contra equipas do "meu campeonato" e nisso já sinto dificuldades, acho que a tática está um muito defensiva...

Eu já meti um contrutor de jogo recuado e um média área-a-área..

sobe a linha defensiva e usa um jogador que ligue o meio campo ao ataque por exemplo um box to box sim pode ser, tu queres é é ter a equipa a defender no teu meio campo e sair a jogar em transiçao ofensiva rapida ne? podes manter a linha defensiva baixa mas tens que usar pelo menos um MDC

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

sobe a linha defensiva e usa um jogador que ligue o meio campo ao ataque por exemplo um box to box sim pode ser, tu queres é é ter a equipa a defender no teu meio campo e sair a jogar em transiçao ofensiva rapida ne? podes manter a linha defensiva baixa mas tens que usar pelo menos um MDC

Sim, é exatamente assim que quero pôr a equipa a jogar :biggrin:

Vou fazer isso para ver como resulta, desde já obrigado pela dica :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E o que achas da mentalidade e da formação da equipa? É que eu não sei se meto estruturada ou fluida... :confuso:

Se queres que a equipa faça mais do que lhes pedes mete fluída, se queres que eles se concentrem naquilo que lhe pedes mete o estruturado...

Mas se ele manter a linha defensiva baixa com a mentalidade contra-ataque, a linha defensiva não ficará demasiada baixa?

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Se queres que a equipa faça mais do que lhes pedes mete fluída, se queres que eles se concentrem naquilo que lhe pedes mete o estruturado...

Mas se ele manter a linha defensiva baixa com a mentalidade contra-ataque, a linha defensiva não ficará demasiada baixa?

sim mas nao é isso que ele pretende? nao ha problema nenhum em a linha defensiva ficar muito baixa desde que os espaços estejam bem fechados e se for essa a estrategia dele....

Compartilhar este post

Link para o post

sim mas nao é isso que ele pretende? nao ha problema nenhum em a linha defensiva ficar muito baixa desde que os espaços estejam bem fechados e se for essa a estrategia dele....

Sim, mas se ele constrói o jogo a partir de trás com a linha defensiva recuada e ainda por cima a temporização n é alta isso poderá prejudicá-ló visto que dará tempo para a outra equipa se posicionar...

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas se ele constrói o jogo a partir de trás com a linha defensiva recuada e ainda por cima a temporização n é alta isso poderá prejudicá-ló visto que dará tempo para a outra equipa se posicionar...

sim mas se ele quer jogar assim tera que aumentar a temporizaçao e tirar tudo o que seja instruçoes para ter bola

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...