Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[FM2016] Desafio Tático: Diego Simeone

Publicações recomendadas

Boas, sou novo aqui no fórum, mas já o acompanho há algum tempo.

Queria só deixar aqui o que eu penso do estilo de jogo do senhor Simeone: transições rápidas, mas a pressionar desde a defesa do adversário, sobreposições dos laterias constantes e claro, dois médios incansáveis. Com isto deixo a tática que proponho. Façam as correções que acharem necessárias ou as que não se adaptam tão bem à maneira de jogar do Atlético, que agradeço desde já.

Alinhamento e funções

K2G6gF.jpg

Instruções

VUuuTV.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Queria só deixar aqui o que eu penso do estilo de jogo do senhor Simeone: transições rápidas, mas a pressionar desde a defesa do adversário, sobreposições dos laterias constantes e claro, dois médios incansáveis. Com isto deixo a tática que proponho. Façam as correções que acharem necessárias ou as que não se adaptam tão bem à maneira de jogar do Atlético, que agradeço desde já.

Começando pelas funções, a na defesa mudava o DE para ala completo, uma fez que o Koke (normalmente é ele que joga como organizador aberto) vai cair muito para dentro logo podes dar uma função mais ofensiva ao lateral. O meio-campo parece-me bem, na frente eu usaria um falso 9 (Griezmann/Vietto) e um Av.Completo a atacar (Jackson/Torres), uma coisa que acho importante é o falso 9 estar do lado oposto ao organizador aberto (podes usar o Koke dum lado ou o Oliver do outro) pq ambos iriam procurar os mesmos espaços quando não há necessidade disso.

Nas instruções à equipa ... Bem, toda a gente olha a este Atlético como uma das melhores equipas em termos de organização certo ? E isso deve-se a muito trabalho tático ou seja, necessita de rigidez para ser bem executado, como tal acho que na filosofia devias usar estruturado ou até altamente estruturado, são uma equipa muito organizada, cada um sabe a sua função e usam processos simples. O comprimento, demasiado largo, o Atlético é uma equipa que anda sempre junta, em bloco, daí serem tão bons na pressão, acho que "Sem Extremos" era o ideal. A linha defensiva vai depender de contra quem jogares, contra adversários mais fortes eu baixaria a linha e talvez a intensidade para apenas "mais alto" ou "normal", contra adversários que tens de ganhar, se queres mesmo emular a tática do Simeone era começar a atacar logo de inicio e depois de marcar, baixar a intensidade e talvez passar ao contra-ataque. Ah, e passar para o espaço parece-me fundamental, vai testando as variáveis que te falei e depois deixa cá o feedback, cumprimentos :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Começando pelas funções, a na defesa mudava o DE para ala completo, uma fez que o Koke (normalmente é ele que joga como organizador aberto) vai cair muito para dentro logo podes dar uma função mais ofensiva ao lateral. O meio-campo parece-me bem, na frente eu usaria um falso 9 (Griezmann/Vietto) e um Av.Completo a atacar (Jackson/Torres), uma coisa que acho importante é o falso 9 estar do lado oposto ao organizador aberto (podes usar o Koke dum lado ou o Oliver do outro) pq ambos iriam procurar os mesmos espaços quando não há necessidade disso.

Nas instruções à equipa ... Bem, toda a gente olha a este Atlético como uma das melhores equipas em termos de organização certo ? E isso deve-se a muito trabalho tático ou seja, necessita de rigidez para ser bem executado, como tal acho que na filosofia devias usar estruturado ou até altamente estruturado, são uma equipa muito organizada, cada um sabe a sua função e usam processos simples. O comprimento, demasiado largo, o Atlético é uma equipa que anda sempre junta, em bloco, daí serem tão bons na pressão, acho que "Sem Extremos" era o ideal. A linha defensiva vai depender de contra quem jogares, contra adversários mais fortes eu baixaria a linha e talvez a intensidade para apenas "mais alto" ou "normal", contra adversários que tens de ganhar, se queres mesmo emular a tática do Simeone era começar a atacar logo de inicio e depois de marcar, baixar a intensidade e talvez passar ao contra-ataque. Ah, e passar para o espaço parece-me fundamental, vai testando as variáveis que te falei e depois deixa cá o feedback, cumprimentos :smilie_cmpt:

Eu entretanto já alterei umas coisinhas na tática/funções eheh :mrgreen: ... Quanto às instruções, subi a linha defensiva pois a equipa tem de jogar compacta como tu disseste em bloco, e "com extremos" devido às suas famosas sobreposições do Simeone, que vem exatamente de encontro à tarefa de ala completo que falaste. Já na parte do "passar para o espaço", concordo plenamente contigo, mas simplesmente os meus jogadores dificilmente ultrapassam os 10 na velocidade/visão de jogo/passe; apenas por causa disso xD. Mas obviamente que vou testar os feedbacks e avaliá-los: obrigado

Editado por djteixeira2000

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entretanto já alterei umas coisinhas na tática/funções eheh :mrgreen: ... Quanto às instruções, subi a linha defensiva pois a equipa tem de jogar compacta como tu disseste em bloco, e "com extremos" devido às suas famosas sobreposições do Simeone, que vem exatamente de encontro à tarefa de ala completo que falaste. Já na parte do "passar para o espaço", concordo plenamente contigo, mas simplesmente os meus jogadores dificilmente ultrapassam os 10 na velocidade/visão de jogo/passe; apenas por causa disso xD. Mas obviamente que vou testar os feedbacks e avaliá-los: obrigado

Atenção que os extremos com o Simeone fecham muito por dentro para: 1) sobrepovoar o meio-campo 2) libertar espaço para os laterais

Compartilhar este post

Link para o post

Reis !!! Este jogo joguei há atlético :celebracao: Já vi que me safo melhor com transições do que em posse :mrgreen:

dL0U0gK.png

Edit: Este jogo na segunda mão foi muito mais difícil cheguei a pensar que perdia, eles entraram com uma pressão asfixiante e aos 7 minutos já lá estavam 2 pipocas, o que fiz? recuei a defesa, pus os meus avançados a marcar os medios deles e meti nas instruções individuais dos jogadores marcação apertada e desarmes mais agressivos, e pus a equipa a pressionar como se não houvesse amanhã para anular a pressão deles, o que valeu foi sempre eu a massacrá-los com as palestras a encorajar e a pedir mais, depois do primeiro golo recuei a defesa até ao máximo e mudei o meu BtB para MC Au. e ainda deu para apanha-los noutro contrapé e selar a eliminatória.

byo2W9G.png

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que os extremos com o Simeone fecham muito por dentro para: 1) sobrepovoar o meio-campo 2) libertar espaço para os laterais

Já alterei :happy: obg

Compartilhar este post

Link para o post

Alinhamento e funções

Instruções

acho que o contra ataque do simeone é mais apoiado e nao tao directo e que ele joga mais compacto

Compartilhar este post

Link para o post

Aplicar a ideia de jogo do At. Madrid é simples: partindo de um 442 clássico, o meio-campo é fortalecido com os extremos a ocuparem uma zona mais interior, abrindo espaço à subida dos laterais. Muita intensidade de jogo quer no processo ofensivo e defensivo, com a equipa sempre muita coesa. A linha defensiva tanto pode baixar, como pode subir.

abLiVMKai9.png

Este é um exemplo do que pode ser feito no FM, com as seguintes indicações: Contra-Atacar / Muito Fluido - a ideia do Muito Fluido não é que os defesas ataquem e os avançados defendam, mas sim na perspectiva que a mentalidade dos jogadores é nivelada da mesma forma, ou seja, a equipa aborda o jogo com a mesma mentalidade, ao mesmo tempo que diminui o espaço entre sectores fortalecendo a coesão - Mais / Muito Mais Intensidade, Explorar os Flancos, Passe Misto, Passe para o Espaço Vazio, Antecipar Cruzamentos, Marcação Apertada, Mais Disciplinado. A Pressão terá que ser forte, porém, neste FM quando se usa Pressionar Muito Mais, muitos jogadores ficam com a opção Pressionar Menos nas suas instruções, portanto, prefiro usar Pressionar Às Vezes e nas instruções aos jogadores faço a afinação necessária. Os Médios Ala devem posicionar-se mais por dentro e cortar para dentro, também vão aparecer em zonas de finalização, mas não deixam de alimentar os avançados com passes e cruzamentos.

A dupla de avançados tive que a adaptar face aos jogadores que tenho no Lusitano VRSA, daí aquelas funções. Caso tenham os jogadores apropriados, podem combinar outras funções, uma em apoio, outra em ataque, considerando que o Griezmann é o avançado mais móvel e o Torres mais posicional.

Outra alternativa será um 4411, com o Griezmann a fazer de Avançado Sombra.

abLiV67aiA.png

Por fim, considerando as deficiências do FM, fazemos a dupla de avançados marcar os médios adversários, seja qual for o esquema que apresentem.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pegando no que falaram aqui eu decidi criar a tatica baseada nos vosso posts e aqui vai.

UshuNXZ.png

fZiUUZw.png

Ora a pressão só coloquei individualmente, nos PLs pressionar muito mais, medios alas pressionar muito mais, medio centro defender normal, medio centro apoiar pressionar mais, laterais pressionar muito menos e desarme agressivo.

Quanto ás instruções á equipa, aumento a linha defensiva dependendo dos jogos. O meu primeiro e unico teste foi contra o Covilhã então subia a linha defensiva porque era superior e jogava em casa.

Resultado:

Z0EHtSQ.png

Tqx70Fn.png

Domínio completo. Quanto ao jogadores o Ala completo foi uma besta com duas assistências a meu ver 3 (porque numa ele cruzou o meu PL chuta o redes defende e na recarga fez golo por isso não contou assistência) Os medios alas sempre aparecer na zona de finalização com instrução ( encurtar linhas e cortar para dentro) Sendo que ambos fizeram golos.

Geral: Gostei do que vi , atacar criei sempre perigo e a defender muito solido. Com os laterais a pressionar menos sinto maior segurança , ouve movimentações que gostei, uma por exemplo foi um médio ala que perdeu a bola junto á linha estava o médio centro esquerdo e o lateral por perto então quem saiu na pressão foi o médio centro e o lateral baixou a dar cobertura recuando 3/4 metros caso o médio centro falha-se o corte.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, eu também tenho tentado recriar este sistema e até agora tem nutrido resultados.

Só queria colocar duas dúvidas ao Michael quanto ao esquema que ele apresentou:

1 - Porquê um defesa a cobrir e outro a defender? EU já tentei variadas vezes isso e o que acontece é o que cobre fica muito para trás e por vezes coloca avançados em jogo, que deveriam estar em Fora de jogo...

2- Um defesa lateral em automático dá muito jeito, eu uso o que está no lado oposto do MC que defende, pq optaste por dois em Ataque? não notas que sobem muito os dois e nenhum faz a compensação do Médio em Apoio?

Só para acrescentar, eu ativei a função: Enfrentar defesa, isto porque tenho bons extremos e gosto que eles partam para cima.

Cumprimentos :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

1- A defesa em linha faz mais sentido com o bloco subido, pois colocar o adversário em fora de jogo é uma protecção contra o espaço que tens nas costas. Com o bloco baixo, não se usa a defesa em linha porque supostamente o facto de ser baixo não deixa espaço nas costas, logo convém que os centrais tenham tarefas diferentes. Bloquear diz ao central para ser demasiado pressionante, Defender não é tão ambicioso e fica o outro central a dar cobertura.

2- É preciso ter presente a forte coesão da equipa, bem como a redução de espaços entre sectores devido à formação de equipa. Por outro lado, o médio que apoia continua a ter mais presença no meio-campo e aventura-se menos no ataque, se aparecer uma oportunidade vai chegar-se mais à frente mas a prioridade dele será o meio-campo. A isto soma, claro, quando estamos em organização defensiva, os avançados baixarem em marcação aos dois médios do adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

1- A defesa em linha faz mais sentido com o bloco subido, pois colocar o adversário em fora de jogo é uma protecção contra o espaço que tens nas costas. Com o bloco baixo, não se usa a defesa em linha porque supostamente o facto de ser baixo não deixa espaço nas costas, logo convém que os centrais tenham tarefas diferentes. Bloquear diz ao central para ser demasiado pressionante, Defender não é tão ambicioso e fica o outro central a dar cobertura.

2- É preciso ter presente a forte coesão da equipa, bem como a redução de espaços entre sectores devido à formação de equipa. Por outro lado, o médio que apoia continua a ter mais presença no meio-campo e aventura-se menos no ataque, se aparecer uma oportunidade vai chegar-se mais à frente mas a prioridade dele será o meio-campo. A isto soma, claro, quando estamos em organização defensiva, os avançados baixarem em marcação aos dois médios do adversário.

Sim, faz sentido.

Vou testar dar mentalidade atacante ao DLat e retirar o "chegar mais à frente" do MC que apoia =)

Compartilhar este post

Link para o post

O que têm a falar sobre o futebol do mourinho? Era um futebol que gostava de implementar mas encontra-se poucas fontes.

Compartilhar este post

Link para o post

O que têm a falar sobre o futebol do mourinho? Era um futebol que gostava de implementar mas encontra-se poucas fontes.

e qual do futebol do mourinho ?

Compartilhar este post

Link para o post

O deste ano, com o manchester que parece-me o mesmo que ele implementava no chelsea, o seu 4231.

Compartilhar este post

Link para o post

O deste ano, com o manchester que parece-me o mesmo que ele implementava no chelsea, o seu 4231.

Não estou a ver que por um único jogo seja possível avaliar o que será o futebol do Manchester United na época que se inicia, Depois, há uma série de jogadores que ainda estão ausentes e também resta saber se vai ser o Mourinho a adaptar as suas ideias defensivas ao MUTD ou se será o clube a adaptar-se às suas ideias.... o que também será interessante, dada a tradição de futebol ofensivo no clube. De qualquer modo, o Mourinho prefere uma organização defensiva através da gestão do espaço, por oposição ao Guardiola que opta pela gestão da bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão, mas não conheces alguma fonte que explique bem o futebol dele com o intuito de o reproduzir no fm? Não precisa de ser no United, pode ser no Chelsea.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão, mas não conheces alguma fonte que explique bem o futebol dele com o intuito de o reproduzir no fm? Não precisa de ser no United, pode ser no Chelsea.

Há imenso material, por exemplo Clique aqui

Uma pesquisa simples por "mourinho tactical analysis"

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...