Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM 2016] Os Automatismos no Football Manager

Publicações recomendadas

Decidi criar este tópico porque acho que o pessoal continua a desconhecer ou a esquecer que a construção de um esquema táctico no Football Manager obedece a uma determinada estrutura, com instruções primárias e secundárias.

Espero que de uma vez por todas possam ser esclarecidos alguns mal-entendidos e elucidar algumas dúvidas que (ainda) possam existir.

A primeira questão que devem colocar a vocês próprios é “Como quero a minha equipa a jogar ?”. A resposta a esta questão passa obviamente por ter em conta as características dos vossos jogadores (as funções mais adequadas que podem ser encontradas no relatório da equipa). Não se trata porém de algo a respeitar obrigatoriamente, considerando que os jogadores podem sempre ser treinados quer em posições novas, quer em funções novas. Fundamentalmente, trata-se da velha questão: é o modelo de jogo que se adapta aos jogadores ? ou são os jogadores que se adaptam ao modelo de jogo. Parte de cada um de vós, ambas as opções são válidas. Mas o “como quero a minha equipa a jogar” obedece, claro, a indicações que sejam coerentes e respeitem a vossa ideia de jogo.

Instruções Primárias:

A base de qualquer esquema no Football Manager passa pela Mentalidade e pela Formação de Equipa e a estas somam-se as funções atribuídas aos jogadores.

A Mentalidade, desde logo, define algumas instruções à equipa que passam pela largura em campo, tipo de passe, ritmo de jogo, posicionamento da linha defensiva e o assumir do risco / urgência tanto na circulação de bola, como na criação e concretização de oportunidades de golo. Assim, mentalidades mais defensivas (Contenção / Defender / Contra-Atacar) definem uma largura (espaço horizontal entre jogadores) mais curta, um ritmo de jogo (Intensidade / Tempo) mais baixo, uma linha defensiva mais baixa e um passe mais directo / longo nos jogadores defensivos e mais curto nos jogadores ofensivos. Em simultâneo, a equipa assume menos riscos no passe e no remate, preferindo aguardar por linhas de passe mais seguras e por rematar à baliza quando surgem oportunidades efectivas de o fazer. Por oposição, as mentalidades mais ofensivas (Controlar, Atacar, Sobrecarregar) definem uma largura maior, um ritmo de jogo mais alto, linha defensiva mais alta e um passe mais curto nos jogadores defensivos e mais directo nos jogadores ofensivos. Ao mesmo tempo, a equipa assume mais riscos no passe e torna-se muito menos paciente na tentativa de criar oportunidades de golo e no remate à baliza adversária.

Desde logo, a Mentalidade estipula automaticamente um conjunto de instruções que vão ao encontro da vossa ideia de jogo.

A Formação de Equipa (antigamente, Filosofia) tem implicações no processo de decisão dos jogadores (mais conhecida por Liberdade Criativa), mas também no espaço entre linhas / sectores. Frequentemente é confundida com a Criatividade dos jogadores e com um maior ou menor cumprimento das instruções dadas, o que é profundamente errado. Se pretendemos maior fluidez, estamos simplesmente a indicar aos jogadores que pretendemos que em campo executem MAIS do que a sua função e tarefa definem; se pretendemos menor fluidez, a indicação é para que circunscrevam a sua acção em campo ao que a sua função e tarefa definem. Daqui resulta a indicação de ao recorrermos a funções mais especializadas, ser mais adequado uma menor fluidez precisamente para potenciar a função do jogador (por exemplo, um organizador de jogo ou um recuperador de bolas), portanto, mais funções especializadas, menor fluidez.

O facto de indicarmos aos jogadores que tenham uma participação maior do que aquela que é definida pela sua função e tarefa NÃO FAZ com que os jogadores deixem de obedecer às instruções – automatizadas e personalizadas. Imaginem que coordenam uma equipa de pessoas no vosso trabalho, por exemplo, uma equipa de limpeza em que uma pessoa é responsável por aspirar, outra por varrer, outra por limpar o pó, etc., etc. Uma maior fluidez cria mais grupos, ou seja, a pessoa que aspira também deve varrer (e vice-versa) e a que limpa o pó, também deve lavar as janelas. Assim, numa equipa Muito Fluida, todos devem fazer um pouco de tudo, inclusive a tarefa inerente à sua função.

Criar mais conjuntos também significa mexer com espaços, mas neste caso são os espaços verticais ou o distanciamento entre sectores. Uma equipa mais fluida torna-se mais compacta, pois diminui o espaço entre linhas; uma equipa menos fluida gera / cria mais espaço entre sectores. Se pensarmos que um dos principais fundamentos no futebol é a gestão de espaços – os que a nossa equipa tem capacidade criar e de bloquear ao adversário -, então a Formação de Equipa é realmente uma peça fundamental da vossa ideia de jogo. E se estão a pensar perguntar “então e qual é a melhor solução?” a única resposta possível é “qualquer uma das duas”. Uma equipa mais compacta pode reduzir espaços ao adversário mas, por outro lado, também pode ter mais dificuldade em circular a bola por ter os sectores demasiado juntos. Daí a melhor sugestão ser começarem com uma Mentalidade Normal e uma Formação de Equipa Flexível, utilizando os jogos de pré-época para fazerem os ajustes necessários ao vosso modelo de jogo.

As Fases de Construção de Jogo no Football Manager

Hoje em dia o futebol é definido por quatro momentos: organização defensiva, transição ofensiva, organização ofensiva e transição defensiva. De uma forma simples, a organização defensiva refere-se à postura da equipa quando não tem bola; a transição ofensiva ao comportamento que a equipa assume no momento em que recupera a bola; a organização ofensiva à postura quando tem a bola; a transição defensiva ao comportamento que a equipa assume quando perde a bola. Ou seja, temos dois momentos imediatos à perda / recuperação da bola e dois momentos com e sem bola.

No Football Manager estes quatro momentos são definidos por: organização defensiva = esquema táctico; transições ofensiva e defensiva (instruções à equipa, aos jogadores, ao adversário); organização ofensiva (funções e tarefas dos jogadores). O vosso esquema táctico que visualizam na aba de tácticas refere-se SEMPRE à forma como a equipa se posiciona a defender.

Instruções Secundárias

Apenas um breve apontamento às instruções à equipa, jogadores e adversário que funcionam como simples afinações ao que definiram anteriormente, tendo em conta as instruções não editáveis e que estão associadas a cada função e tarefa dos jogadores. Uma diferença significativa verifica-se nas instruções à equipa e nas instruções ao adversário: enquanto as primeiras são maioritariamente com bola, as segundas são sem bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, obrigadão pelo manual que me ajudou bastante a perceber a mecânica do jogo.

Sou um jogador confesso de tacticas plug & play aproveitando muitas tacticas que o capone tem disponibilizado ao longo destas versões do FM. Estou cada vez mais inclinado em construir o meu proprio plano de jogo para poder aproveitar melhor o jogo (ter mais pica com os jogos).

A minha questão é: achas que é possivel aproveitares esta thread para exemplificar como implementar alguns sistemas de jogo através das instrucções?

Por exemplo, gostava de saber como devo montar as instruções dos jogados e da equipa para conseguir ter uma tactica com jogo de posse de bola e outra tactica com futebol mais directo. Um exemplo concreto para explicar melhor é: como fazer uma tactica à lá barça e outra à lá real.

achas que é possivel ajudares?

Compartilhar este post

Link para o post

Há tópicos específicos para recriar esses e outros modelos de jogo :)

Os moderadores acharam que poderia ser mais aliciante ter tópicos concretos para determinados de treinadores de referência, o que também me parece interessante. A minha ideia aqui foi esclarecer alguns pontos que me parece têm andado mal entendidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Parabéns pelo tópico, acho-o muito útil. :handclap:

Mas, gostava de te fazer uma pergunta off-topic (Espero que não haja problema, mas nao te consigo mandar PM).

Olha eu não consigo ver os jogos em 3D porque o jogo crasha ao começar. Um user disse que tinhas tido o mesmo problema e conseguiste solucioná-lo. Podes me dizer como??

Abraço e Obrigado! :compinchas:

Editado por RS24

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Parabéns pelo tópico, acho-o muito útil. :handclap:

Mas, gostava de te fazer uma pergunta off-topic (Espero que não haja problema, mas nao te consigo mandar PM).

Olha eu não consigo ver os jogos em 3D porque o jogo crasha ao começar. Um user disse que tinhas tido o mesmo problema e conseguiste solucioná-lo. Podes me dizer como??

Abraço e Obrigado! :compinchas:

Neste momento, julgo que o FM ainda está com problemas no arranque (o ecran fica negro e o ícone do rato uma rodinha a girar), problema que é contornado usando as teclas ctrl alt del para chamar o gestor de tarefas. Quanto a quem tem problemas com crash dumps no ménu pré-jogo, quando os jogadores estão a aquecer, a coisa é mais complexa. A minha recomendação é que desinstalem o jogo, de seguida apaguem as pastas Football Manager 2016, uma que se encontra em Meus Documentos e outra que se encontra C:\Program Files x86\Sports Interactive\. Só a seguir devem avançar para a reinstalação do jogo, sem quaisquer gráficos personalizados (movam a pasta Graphics para o desktop antes de desinstalar), por fim vão ter que colocar dentro da nova pasta Graphics todas as pastas que têm dentro da antiga, UMA a UMA, devendo para o efeito reiniciar a skin depois de cada pasta colocada dentro da pasta Graphics. Só assim vão perceber em que sítio / pasta está o problema. Desde já posso dizer que não são facepacks, logos, nem kits os causadores da chatice, o audio commentary patch também está a funcionar, portanto a meu ver poderão ser ou as bolas personalizadas, ou os painéis publicitários.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento, julgo que o FM ainda está com problemas no arranque (o ecran fica negro e o ícone do rato uma rodinha a girar), problema que é contornado usando as teclas ctrl alt del para chamar o gestor de tarefas. Quanto a quem tem problemas com crash dumps no ménu pré-jogo, quando os jogadores estão a aquecer, a coisa é mais complexa. A minha recomendação é que desinstalem o jogo, de seguida apaguem as pastas Football Manager 2016, uma que se encontra em Meus Documentos e outra que se encontra C:\Program Files x86\Sports Interactive\. Só a seguir devem avançar para a reinstalação do jogo, sem quaisquer gráficos personalizados (movam a pasta Graphics para o desktop antes de desinstalar), por fim vão ter que colocar dentro da nova pasta Graphics todas as pastas que têm dentro da antiga, UMA a UMA, devendo para o efeito reiniciar a skin depois de cada pasta colocada dentro da pasta Graphics. Só assim vão perceber em que sítio / pasta está o problema. Desde já posso dizer que não são facepacks, logos, nem kits os causadores da chatice, o audio commentary patch também está a funcionar, portanto a meu ver poderão ser ou as bolas personalizadas, ou os painéis publicitários.

Ok. Obrigado! :compinchas: :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, podes-me explicar porque é que alterar a formação da equipa influência diretamente a pressão? Quanto mais fluída maior é a pressão, e as barras ficam cada vez mais homogenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, podes-me explicar porque é que alterar a formação da equipa influência diretamente a pressão? Quanto mais fluída maior é a pressão, e as barras ficam cada vez mais homogenas.

Ficam mais homogéneas porque a equipa em si também fica, ou seja, quanto MAIOR a fluidez MENOS conjuntos de mentalidades, o que faz com haja menos distância entre sectores, portanto, a equipa fica mais compacta.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de deixar um tópico que vocês (Michael Andrews, capone, etc...) podiam abordar para ajudar o pessoal que menos percebe. E vou dar o meu exemplo, um dos meus problemas é perceber o que está ''mal'' na minha tática dentro de campo. Ou seja, eu vejo um jogo completo e consigo perceber ''olha sofri um golo porque os meus defesas são lentos e levei uma bola nas costas, tenho que baixar a defesa'', mas pouco mais percebo. Não consigo olhar para um jogo e perceber que funções devo esperar, que jogadas seriam as melhores e como impor essa melhor forma de jogar...

Podiam, e claro que é só uma sugestão pois ninguém vos paga nada e eu percebo, ensinar-nos a olhar para um jogo!

Obrigado de qualquer das formas tudo aquilo que têm feito!

Compartilhar este post

Link para o post

Ficam mais homogéneas porque a equipa em si também fica, ou seja, quanto MAIOR a fluidez MENOS conjuntos de mentalidades, o que faz com haja menos distância entre sectores, portanto, a equipa fica mais compacta.

Faz sentido... mas não deveria ser sempre assim? uma equipa para defender bem tem de ser compacta, senão haverá muito espaço para circular a bola...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz sentido... mas não deveria ser sempre assim? uma equipa para defender bem tem de ser compacta, senão haverá muito espaço para circular a bola...

Não se pode olhar apenas para um aspecto do jogo quando, tal como mencionado, são quatro :), portanto, depende também da forma como se pretende que a equipa defenda.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se pode olhar apenas para um aspecto do jogo quando, tal como mencionado, são quatro :), portanto, depende também da forma como se pretende que a equipa defenda.

Para mim ate sao 5, as bolas paradas tambem sao momentos de jogo, mas isso e irrelevante.

A questao é: em organizaçao defensiva, para se defender bem tem de ser uma equipa compacta. mais pressionante ou menos pressionante tem de juntar linhas o mais possivel.. isto a meu ver, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim ate sao 5, as bolas paradas tambem sao momentos de jogo, mas isso e irrelevante.

A questao é: em organizaçao defensiva, para se defender bem tem de ser uma equipa compacta. mais pressionante ou menos pressionante tem de juntar linhas o mais possivel.. isto a meu ver, claro.

Normalmente sim, mas depende mais da ideia de jogo de cada treinador. Hoje em dia concebe-se diferentes formas de pressão (lamentavalmente o FM ignora isto, eventualmente pode ser mais aproximado com instruções criteriosas ao adversário), mas normalmente não sendo possível recuperar rapidamente a bola, a equipa baixa as linhas, inclusivamente pode organizar-se tacticamente de forma diferente. Em termos de FM, neste aspecto conta o esquema táctico que visualizas, esse é referente ao posicionamento da equipa enquanto defende.

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente sim, mas depende mais da ideia de jogo de cada treinador. Hoje em dia concebe-se diferentes formas de pressão (lamentavalmente o FM ignora isto, eventualmente pode ser mais aproximado com instruções criteriosas ao adversário), mas normalmente não sendo possível recuperar rapidamente a bola, a equipa baixa as linhas, inclusivamente pode organizar-se tacticamente de forma diferente. Em termos de FM, neste aspecto conta o esquema táctico que visualizas, esse é referente ao posicionamento da equipa enquanto defende.

Sim, e por exemplo, eu sou treinador na vida real e uma técnica de pressão que utilizo é utilizar as linhas que limitam o campo como um 12º jogador. estou a jogar em 4-4-2 losango neste momento, e talvez seja por aqui o caminho para o fazer, utilizar táticas mais fechadas. Outra questão. Eu gosto de jogar com largura, neste caso dada pelos laterais ou pelos avançados quando tenho a bola, mas tal como já referi, sem bola gosto de obrigar as outras equipas a jogar por fora, no entanto, nas instruções da equipa a opção do formato da equipa é um bocado limitada em relação a isso. eu utilizo equilibrado para tentar ser coerente com as minhas ideias, jogar mais fechado ou mais aberto quando preciso, mas sinto que a equipa não se desdobra como quero, com bola mal aberta (especialmente os médios, sinto-os muito fechados) e sem bola há pouca pressão dos médios centro, especialmente se a equipa adversaria tiver medios ala em vez de extremos, os laterais não caem em cima (a não ser que utilize marcação especifica) e eles têm todo o espaço do mndo porque os médios mesmo em superioridade numérica no meio ficam muito estáticos e pouco pressionantes nas linhas

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, e por exemplo, eu sou treinador na vida real e uma técnica de pressão que utilizo é utilizar as linhas que limitam o campo como um 12º jogador. estou a jogar em 4-4-2 losango neste momento, e talvez seja por aqui o caminho para o fazer, utilizar táticas mais fechadas. Outra questão. Eu gosto de jogar com largura, neste caso dada pelos laterais ou pelos avançados quando tenho a bola, mas tal como já referi, sem bola gosto de obrigar as outras equipas a jogar por fora, no entanto, nas instruções da equipa a opção do formato da equipa é um bocado limitada em relação a isso. eu utilizo equilibrado para tentar ser coerente com as minhas ideias, jogar mais fechado ou mais aberto quando preciso, mas sinto que a equipa não se desdobra como quero, com bola mal aberta (especialmente os médios, sinto-os muito fechados) e sem bola há pouca pressão dos médios centro, especialmente se a equipa adversaria tiver medios ala em vez de extremos, os laterais não caem em cima (a não ser que utilize marcação especifica) e eles têm todo o espaço do mndo porque os médios mesmo em superioridade numérica no meio ficam muito estáticos e pouco pressionantes nas linhas

Por acaso tenho ideia (que poderá estar perfeitamente errada) que quem efectivamente é treinador de futebol e joga FM, acaba por ter dificuldades no jogo. Porquê ? Porque pensa as coisas numa determinada lógica - e que fará todo o sentido no futebol - e tenta aplicá-las ao jogo e depois o resultado não é o esperado. :biggrin: Qual é a perspectiva de um treinador de futebol relativamente ao Football Manager ? Acho fantástico que tenhas partilhado isso e seria interessante ter uma visão sobre o FM por parte de quem está dentro do futebol :)

Quanto a FM, o jogar mais estreito é um pouco um pau de dois bicos: encurtas a equipa, dás mais espaço nas alas. O ideal - e isto em qualquer situação - é ter sempre em atenção as funções e tarefas dos jogadores adversários durante os jogos e com bastante frequência as equipas fazem mudanças. Assim, o jogar mais curto pode ser uma mais-valia quando os laterais adversários têm tarefas defensivas, mas se a equipa adversária se vê a perder e muda a tarefa dos laterais para atacar, é preciso prevenir o perigo das suas investidas ofensivas e tapar mais esse espaço.

Uma opção e considerando a táctica como a forma como a equipa se posiciona a defender, podes construir um esquema que tenha os jogadores mais juntos e, através das suas funções e tarefas e respectivas instruções, ganhas largura quando tens bola. Neste sentido, é conveniente utilizar funções universalistas, dado que há muito maior possibilidade de personalizar as instruções dos jogadores.

A tudo isto acresce ainda o facto de haver tantos problemas no motor de jogo ainda há espera de solução :facepalm:

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tenho ideia (que poderá estar perfeitamente errada) que quem efectivamente é treinador de futebol e joga FM, acaba por ter dificuldades no jogo. Porquê ? Porque pensa as coisas numa determinada lógica - e que fará todo o sentido no futebol - e tenta aplicá-las ao jogo e depois o resultado não é o esperado. :biggrin: Qual é a perspectiva de um treinador de futebol relativamente ao Football Manager ? Acho fantástico que tenhas partilhado isso e seria interessante ter uma visão sobre o FM por parte de quem está dentro do futebol :)

Quanto a FM, o jogar mais estreito é um pouco um pau de dois bicos: encurtas a equipa, dás mais espaço nas alas. O ideal - e isto em qualquer situação - é ter sempre em atenção as funções e tarefas dos jogadores adversários durante os jogos e com bastante frequência as equipas fazem mudanças. Assim, o jogar mais curto pode ser uma mais-valia quando os laterais adversários têm tarefas defensivas, mas se a equipa adversária se vê a perder e muda a tarefa dos laterais para atacar, é preciso prevenir o perigo das suas investidas ofensivas e tapar mais esse espaço.

Uma opção e considerando a táctica como a forma como a equipa se posiciona a defender, podes construir um esquema que tenha os jogadores mais juntos e, através das suas funções e tarefas e respectivas instruções, ganhas largura quando tens bola. Neste sentido, é conveniente utilizar funções universalistas, dado que há muito maior possibilidade de personalizar as instruções dos jogadores.

A tudo isto acresce ainda o facto de haver tantos problemas no motor de jogo ainda há espera de solução :facepalm:

A minha perspetiva é que no FM taticamente os jogadores são mais cumpridores :mrgreen: tenho um médio esquerdo que eu queria que sendo esquerdino nao cortasse tanto para dentro , que no fm com um par de instruções e mov. preferidos o jogador acata, mas estamos há meia época a trabalhar para o jogador puxar para o pé preferido para cruzar mas ele insiste em puxar para dentro para fazer não sei bem o que :mrgreen: são coisas que por muito que se fale eles dificilmente acatam (sou treinador de sub-17 já agora) ou seja, ainda dá para formatar o jogador pois ele ainda é novo. No FM dá-se também pouco valor aos exercícios da semana. Lembro-me de no velhinho FM2005 ter-mos a hipótese de definir +/- os treinos por exercícios de manha e de tarde todos os dias... Eu não tenho muitas dificuldades no FM porque jogo há muito tempo e procuro estar atento às mudanças que são feitas...

Será que talvez passar o sistema para 4-1-3-2 os médios centro se vão estender mais no campo e pressionar nas laterais? Vou experimentar. O meu problema nem são os laterais adversários, esse será sempre o maior defeito deste sistema tático, tal como outros sistemas táticos têm defeitos. Mas o meu poblema são os médios ala que simplesmente recebem, viram-se correm com bola, param, e nem os laterais nem os médios centro marcam porque não estão na zona deles, quando uso sistemas com extremos ou médios ala estes baixam e interferem nessas ações, já neste sistema não está a dar.. Talvez vou retirar a marcação apertada e aumentar um pouco mais a pressão para aliar à mudança do sistema

Compartilhar este post

Link para o post

A minha perspetiva é que no FM taticamente os jogadores são mais cumpridores :mrgreen: tenho um médio esquerdo que eu queria que sendo esquerdino nao cortasse tanto para dentro , que no fm com um par de instruções e mov. preferidos o jogador acata, mas estamos há meia época a trabalhar para o jogador puxar para o pé preferido para cruzar mas ele insiste em puxar para dentro para fazer não sei bem o que :mrgreen: são coisas que por muito que se fale eles dificilmente acatam (sou treinador de sub-17 já agora) ou seja, ainda dá para formatar o jogador pois ele ainda é novo. No FM dá-se também pouco valor aos exercícios da semana. Lembro-me de no velhinho FM2005 ter-mos a hipótese de definir +/- os treinos por exercícios de manha e de tarde todos os dias... Eu não tenho muitas dificuldades no FM porque jogo há muito tempo e procuro estar atento às mudanças que são feitas...

Será que talvez passar o sistema para 4-1-3-2 os médios centro se vão estender mais no campo e pressionar nas laterais? Vou experimentar. O meu problema nem são os laterais adversários, esse será sempre o maior defeito deste sistema tático, tal como outros sistemas táticos têm defeitos. Mas o meu poblema são os médios ala que simplesmente recebem, viram-se correm com bola, param, e nem os laterais nem os médios centro marcam porque não estão na zona deles, quando uso sistemas com extremos ou médios ala estes baixam e interferem nessas ações, já neste sistema não está a dar.. Talvez vou retirar a marcação apertada e aumentar um pouco mais a pressão para aliar à mudança do sistema

É provável que no FM17 haja mudanças relativamente aos treinos, não sei é se ainda se vai a tempo porque o prazo para sugestões foi encerrado em Novembro, portanto quaisquer outras só no FM18. Já tem sido sugerido fazer regressar o treino por sectores (um pouco como era possível fazer no cm 01/02).

Geralmente os médios pressionam bastante (menos ou mais também consoante a função e tarefa do jogador), embora já desde o FM15 haja questões com este aspecto que não foram resolvidas e pioraram nesta versão. Ter a equipa mais junta e compacta remete para menos largura (traduzido para "comprimento") e mais fluidez, depois no processo ofensivo definir que jogadores levariam o jogo para zonas abertas (assumindo a posse de bola mais nas alas).

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Capone qualquer dia arranjamos uma sala de aula :biggrin:

nao sei se estarei em condiçoes para tal, este jogo frita-me o cerebro todo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, há a possiblidade de reproduzir neste FM um 4x3x3 de jogo directo e pressão?

Por jogo directo quero dizer, que em vez de ir construindo em posse e troca de bola, se jogue em 1-2, aberturas para os espaços sejam eles nas alas ou no centro e saíam cruzamentos ou passes de morte..(isto com bola)

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, há a possiblidade de reproduzir neste FM um 4x3x3 de jogo directo e pressão?

Por jogo directo quero dizer, que em vez de ir construindo em posse e troca de bola, se jogue em 1-2, aberturas para os espaços sejam eles nas alas ou no centro e saíam cruzamentos ou passes de morte..(isto com bola)

Obviamente que sim, aliás esta edição está muito mais vocacionada para as transições dado que os jogadores têm incorporada uma certa tendência para passes longos e mudanças de flanco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...