Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

The Rationality of Lionel Messi

Publicações recomendadas

Fintar 4 ou 5 jogadores não se aplica na mesma categoria de tentar um remate a 40 metros ou fazer adornos artísticos como o Ronaldinho?

Quando é o Messi que faz é porque era a melhor decisão racional e não havia outra opção.

Pois, que raio de lógica :lol:

Não digo que seja fácil, ou que o Messi seja algum tipo de robot do futuro que calcula as probabilidades de cada decisão através dum algoritmo todo XPTO, mas no caso dele, tem muito maior probabilidade de sucesso. O drible será sempre por definição uma opção arriscada, mas perdes muito menos bolas do que um chuto de longe que ou dá golo (em cada 10 ou 15 ou 20) ou perdes a bola. Ainda para mais com a qualidade de drible que ele tem que é muito acima da média, perde muito menos bolas do que um jogador comum a tentar fazer o mesmo.

Aliás eu acho que um dos grandes desenvolvimentos que vejo no futebol actual, comparado com há 10 ou 20 anos atrás, é de que os jogadores partem para o drible muito mais, às vezes até de posições muito recuadas, com uma naturalidade muito maior, e com os colegas a assumirem na boa que se vão desemerdar e não perder a bola, já se movimentando para o próximo passe. Isto nos clubes de topo que jogam em posse de bola, claro. Mas há 20 anos atrás um defesa ou um médio defensivo que tentasse fazer isso era uma grande excepção à regra e chamado de louco. O que é compreensível porque os campos eram batatais, e porque qualquer gajo que tentasse fintar 3 ou 4 regularmente, era garantido que acabava no hospital com uma perna partida mais cedo ou mais tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

Zidane >*

Pena não ter jogado nos dias de hoje mais perto da baliza para poder ter números como os do Messi etc...

Não me parece...o Zidane era mais forte a ler o jogo a partir de trás, duvido que fosse um gajo para jogar mais na frente e marcar 50 golos por época.

Em termos técnicos, nenhum bate o Ronaldinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos técnicos, nenhum bate o Ronaldinho.

O Messi é melhor ou, pelo menos, do mesmo nível. Mas à vontade.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Menos 33km que o Ronaldo? Parece-me mais preguiça que outra coisa.

Se consegue os mesmos resultados que o Ronaldo correndo menos quilómetros, não acho que seja preguiça e sim eficiência. De qualquer forma, é uma comparação parva, pois não só são dois jogadores diferentes, como as próprias equipas jogam de forma diferente. O Barcelona, ao privilegiar a posse de bola, faz automaticamente com que os jogadores tenham raios de acção mais curtos (não acho que raio de acção seja o termo correcto aqui porque, de facto, há muitas trocas posicionais, mas a equipa joga num bloco mais subido, o que contribui para que numa transição defensiva, os jogadores praticamente não recuem).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...