Che Publicado 3 Abril 2016 (editado) Olá e-amigos, estou a fazer um trabalho sobre a UE e o estudo de caso será sobre a moeda única e o papel desta aquando duma crise económico-financeira. Será melhor ou pior enfrentar uma crise com o euro? Que vantagens tem uma Dinamarca ou o UK por ter a sua moeda? Quais a vantagens de enfrentar uma crise na UE? O caso da Islândia é regra ou excepção? Decidi abrir o tópico para ter outras percepções e sei que a malta percebe disto e há gente de direita, centro e esquerda que pode dar as mais variadas visões sobre a problemática. Editado 3 Abril 2016 por Fidel Castro Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 3 Abril 2016 Estou com um bocado de pressa e portanto serei muito telegráfico. Depois, se achar necessário, posso desenvolver um bocado. Desde já aviso que a minha opinião pode ser toldada pela ideologia, sendo que sou uma pessoa de centro/direita. Respondendo por ordem de questões, Olá e-amigos, estou a fazer um trabalho sobre a UE e o estudo de caso será sobre a moeda única e o papel desta aquando duma crise económico-financeira. Será melhor ou pior enfrentar uma crise com o euro? Que vantagens tem uma Dinamarca ou o UK por ter a sua moeda? Quais a vantagens de enfrentar uma crise na UE? O caso da Islândia é regra ou excepção? Decidi abrir o tópico para ter outras percepções e sei que a malta percebe disto e há gente de direita, centro e esquerda que pode dar as mais variadas visões sobre a problemática. É bastante pior enfrentar uma crise num regime de câmbios fixos (pode considerar-se uma união monetária um regime de câmbios fixos), isso parece-me praticamente um no-brainer, as três questões que se podem colocar, assim à primeira, são: faz sentido uma união monetária já que, em contexto de crise, traz tantos problemas? Ou faria sentido a UE em bloco acabar com o Euro para atacar a crise, permitindo que os países ajustassem a política monetária e cambial às suas necessidades? Portugal deveria ter saído do Euro? As minhas respostas são, por ordem, sim, os benefícios que a união monetária trazem em momentos ditos normais (em que os ciclos são relativamente suaves) superam as perdas, sendo que, relembro, já não havia uma crise financeira tão grave como esta há 80 ano. Não, devido aos sinais de instabilidade que isso poderia levar para a economia europeia. Não, pelo motivo anterior com a agravante de que assim era só um país (um dos piores) a sair, aumentando, e muito, a desconfiança. Política monetária e cambial própria. Ambos os países podem ajustar as políticas às suas necessidades. Se a crise for atacada em bloco, potencialmente a ação é mais forte, no entanto com uma política orçamental (quase) totalmente livre por parte de cada país e com países completamente diferentes, torna-se complicado atacar a crise de modo efetivo e há sempre o problema de se atacar da melhor forma para a maioria, ficando um conjunto de países claramente a perder com essa abordagem. Eu considero que a UE é um entrave no ataque a uma crise, era muito mais fácil combater uma crise se fosse cada um por si e adaptando às suas necessidades (não estou a falar do "orgulhosamente sós", mas as necessidades de Portugal no ataque à crise são completamente diferentes das necessidades alemãs, etc.), mas, como disse em cima, os benefícios que uma UE nos dá estão no período dito normal, não numa crise que ocorre quase de século em século. Não conheço bem o caso islandês, mas, do pouco que sei, é um país bastante sui generis a nível economico-financeiro e, portanto, isso deve ser tomado em conta em qualquer análise que se faça à Islândia. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 3 Abril 2016 Os islandeses decidiram não resgatar os bancos. Não sei se nós, por exemplo, estando na UE teríamos liberdade para tomar essa decisão. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 3 Abril 2016 (editado) Será melhor ou pior enfrentar uma crise com o euro? É melhor enfrentar uma crise com euros do que sem eles. Que vantagens tem uma Dinamarca ou o UK por ter a sua moeda? Maior flexibilização na adopção de medidas. Quais a vantagens de enfrentar uma crise na UE? Se fores bem comportado os mercados são capazes de ser mais condescendentes. E também tens maior facilidade no acesso a empréstimos dos quais estás totalmente dependente. A desvantagem é que és obrigado a seguir um conjunto de medidas que não têm em conta as necessidades do país e das pessoas, e que visam unicamente reembolsar os credores e não poderes livrar-te dessa dependência, enquanto alguns enriquecem às tuas custas e outros exercem um controlo sobre ti. Resumindo. Escolher entre euro/UE ou a saída é como escolher entre morrer asfixiado ou queimado. Nenhuma das perspectivas parece animadora. Editado 3 Abril 2016 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
brun0 SLB Publicado 3 Abril 2016 Olá e-amigos, estou a fazer um trabalho sobre a UE e o estudo de caso será sobre a moeda única e o papel desta aquando duma crise económico-financeira. Será melhor ou pior enfrentar uma crise com o euro? Pior. Nós UE em 2008 sofremos um choque assimétrico, i.e. o efeito da crise despoletada nos EUA levantou problemas diferentes em diferentes países da UE. Logo é natural se as "doenças" são diferentes o mesmo medicamento não vai funcionar bem (austeridade pura e dura). Como a PM (politica monetária) e PC (politica cambial) é igual em todos os países da AE fez com que qualquer medida tomada iria acentuar os problemas de uns e aliviar/não acentuar os problemas de outros. Por isto é que tendo uma moeda própria permite coisas que a moeda comum nao. (aprofundo na próxima questão) Mas atenção a união monetária tem lógica e é util (apesar de Portugal ter cometido um erro mt grave em ter entrado). Basicamente se tiveres dois países em que o seu grau de integração (fluxos de comércio) seja elevado há benefícios na união monetária, tais como a eliminação do custo e do risco cambial, control da inflação e taxas de juro mais baixas, etc. Que vantagens tem uma Dinamarca ou o UK por ter a sua moeda? Controlo da sua politica cambial e monetária. Em vez de falar das vantagens desses países vou dar o exemplo contrario, que são as desvantagens para Portugal. Portugal tinha uma estrutura produtiva muito rudimentar, ou seja, muito baseada na produção de matérias primas ou coisas la perto. Onde a concorrência se faz pelo preço. Logo com a entrada na moeda única a nossa produção ficou relativamente muito cara para paises de fora da AE. E mesmo para os da AE, porque pelo que ouvi dizer a taxa de cambio justa na entrada da AE era mais baixa para que não houvesse uma perda de competitividade face aos colegas da AE. Agora a saída não é soluçao, pelo menos a curto médio prazo. Quais a vantagens de enfrentar uma crise na UE? Em qual UE na dos seu princípios fundadores? Estabilidade isto porque haveria uma solidariedade entre os estados membros que permitiria sermos todos menos afectados pela crise. Na UE real só tens vantagens se mandares e/ou se as politicas de Bruxelas forem feitas à tua medida. O caso da Islândia é regra ou excepção? Decidi abrir o tópico para ter outras percepções e sei que a malta percebe disto e há gente de direita, centro e esquerda que pode dar as mais variadas visões sobre a problemática. Como assim não percebi a questão da Islândia. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 3 Abril 2016 (editado) A Islândia foi muito afetada pela crise de 2008 e até quis entrar na UE e Euro pois via nelas uma tábua de salvação. Acabou por não entrar e entretanto recuperou de forma fantástica, não resgatando os bancos, e retirou também a candidatura à UE devido às cotas de pesca e não só. A recuperação da Islândia é miraculosa ou qualquer outro país teria as mesmas facilidades se não estivesse 'preso' às políticas da UE? Por exemplo, Portugal teria tido resultados semelhantes se não estivesse na UE? neste caso assumindo que portugal nunca tinha aderido à UE ou ao Euro. Porque se estar no Euro já é f*dido, com o tratado orçamental da UE ainda ficou pior . Editado 3 Abril 2016 por Fidel Castro Compartilhar este post Link para o post
brun0 SLB Publicado 3 Abril 2016 A Islândia foi muito afetada pela crise de 2008 e até quis entrar na UE e Euro pois via nelas uma tábua de salvação. Acabou por não entrar e entretanto recuperou de forma fantástica, não resgatando os bancos, e retirou também a candidatura à UE devido às cotas de pesca e não só. A recuperação da Islândia é miraculosa ou qualquer outro país teria as mesmas facilidades se não estivesse 'preso' às políticas da UE? Por exemplo, Portugal teria tido resultados semelhantes se não estivesse na UE? neste caso assumindo que portugal nunca tinha aderido à UE ou ao Euro. Porque se estar no Euro já é f*dido, com o tratado orçamental da UE ainda ficou pior . A economia não se baseia so na moeda. Portanto eu não consigo dar te uma resposta em concreto e também não conheço o caso islandês. Quanto a Portugal a partida seria mais tolerável a crise não por ter moeda mas pelos falsos benefícios que esta trouxe entre 2000 e 2008. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 3 Abril 2016 O tipo de economia na Islândia é completamente diferente da nossa, não podes estabelecer esses pontos de comparação. Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 3 Abril 2016 Ou seja, o melhor a fazer será comparar o UK e Dinamarca a uma Alemanha e Suécia, pelas semelhanças económicas? E se quisesse fazer uma comparação entre Portugual e outro país da UE que não esteja no Euro? Ocorreu-me a Hungria mas não me parece o melhor exemplo. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 3 Abril 2016 (editado) a diferença principal está nas "1as medidas". quando começa uma crise, seja com impacto na economia ou inicialmente apenas nas contas do estado, uma das coisas que podes fazer com moeda própria é um "jump-start" nas exportações: desvalorizas a moeda em (por exemplo) 10%, tudo o que vendes fica mais barato, e tu¨do o que compras fica mais caro. resultado imediato as exportações caem 10% e as importações sobem 10%, mas a médio prazo vai exportar mais porque ficaste com preços "artificialmente" mais competitivos, e importar menos porque as pessoas t~em menos dinheiro e entram em modo de poupança. 2 ressalvas: 1- no caso de quem está em moeda conjunta como o EURO, podes fazer o mesmo de outra forma, como foi feito pelo Gaspar: aumentas o IVA, sabendo que quem exporta o recebe quase sempre de volta. Exemplo exagerado, é o que faz uma empresa poder comprar uma palete de tijolos por 100€, vendê-la para espanha por 80€ e ainda assim meter 3€ ao bolso. Prejudica principalmente as PMEs porque por um lado não exportam muito, e por outro lado dependem muito do mercado interno. 2- sair do euro só para poder desvalorizar a moeda é suicídio, porque o que ficaste a dever foi em euros, portanto cada vez que desvalorizes a moeda nova em 10%... a dívida sobe 10%. só é opção se fores auto-suficiente em energia e comida para poderes dizer aos credores que não pagas (ou que só pagas em certas condições) Ou seja, o melhor a fazer será comparar o UK e Dinamarca a uma Alemanha e Suécia, pelas semelhanças económicas? não é uma questão de nível de vida, é o tipo de economia. A Islândia tem uma economia muito baseada na banca, tipo Luxemburgo ou Liechtenstein. Ou em menor escala, Irlanda. Editado 3 Abril 2016 por Cabeça de giz Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 3 Abril 2016 (editado) obrigado pela ajuda malta, era este tipo de argumentos que precisava para ter uma noção mais imparcial da problemática! a saída do Euro eu sei bem o quão difícil é. não tivéssemos definhado os sectores primário e secundário no final do séc.xx e talvez fosse menos complicado. em termos energéticos era termos feito a central nuclear em peniche mas nesse assunto divido-me. Editado 3 Abril 2016 por Fidel Castro Compartilhar este post Link para o post