Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moisés #7

[Ajuda] Computador morreu. URGENTE!

Publicações recomendadas

Olá malta!

Desde há uns meses para cá que a minha torre principal deixou de ligar, como não sou muito de aventuras, até então não tinha mexido nela.

Estou num curso de programação e como tenho algumas disciplinas viradas para a área do Hardware, decidi tentar encontrar o problema.

De início, limpei as RAMs e voilá, aparentemente o problema tinha sido resolvido, comecei a instalar um sistema operativo e vi que estava a demorar muito tempo, até que simplesmente bloqueou.

Voltei a tentar instalar o sistema operativo e desta vez apareceu-me um blackscreen com um underscore ( _ ) a piscar, fui à Internet procurar o que era e, pelo que li, era do disco. Tenho aqui alguns discos que não são usados e troquei de disco.

Desta vez, a instalação foi rápida e correu bem, o computador ligou, tive uma meia-hora a mexer nele, mas voltou a bloquear.

Foi então que decidi eliminar os problemas "por partes": comecei por tirar os discos rígidos e ligou normalmente, quando retirei as RAMs, simplesmente deixou de dar imagem. Já limpei as ranhuras, já limpei a RAM e voltei a colocar, já fiz um clear à CMOS/BIOS e simplesmente liga, faz uma espécie de "vrum, vrum" como quem quer ligar, mas não dá imagem.

Alguém tem ideia do que poderá ser?

Pensei que fosse da fonte, mas também já a substituí (Não creio que possa ter 2 fontes estragadas)

Será a motherboard?

Quais os procedimentos que devo fazer?

Obrigado pela vossa ajuda, desde já ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isso dá algum beep?

Quantas RAMs tens? Experimenta só com um dos pentes, há RAMs danificadas que só dão sinal após um bocado ligadas.

Tirando isso e dado que já trocaste quase tudo eu apostava na board

Compartilhar este post

Link para o post

Abriste as águas do Mar Vermelho mas não consegues resolver um simples problema num computador?

Compartilhar este post

Link para o post

Não li a noticia mas, faço te um caixote em pinho a bom preço. Manda-me as medidas.

Os meus sentimentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Andei a limpar a RAM, a ver se havia maus contatos, etc, etc e voltou a ligar.

Agora, eu vou tentar rodar um Linux live, ou seja, que não seja preciso instalar, basta só meter uma pen a rodar, caso isto bloqueie, como já aconteceu, há alguém que saiba qual poderá ser o problema?

EDIT: Montei agora um dos discos e aparece como Slave Channel 2 como meter como master?

Editado por Moisés #7

Compartilhar este post

Link para o post

O homem com problemas no computador e fazem-lhe isto :lol:

Para começar:

O melhor é testares os discos, tens programas como o HDDRegenerator, CrystalDisk para isso.

Depois quando um PC não tem nenhuma RAM nunca te vai passar imagem, Nao sei como é que tens limpo as RAM's mas o melhor é passares a borracha de apagar o lápis.

A fonte não pode ser, o PC estava a ligar e a funcionar e os sintomas que dava é de tudo menos de falta de energia, o facto de não ter passado imagem deveu-se às RAM's terem sido mal encaixadas.

E sobre o disco estar como Slave Channel 2, precisas de ter em atenção a que porta Sata ligaste o disco.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Contador!

Obrigado, desde já.

Já mudei a porta SATA e já está como master, o meu problema agora é o seguinte:

Ando a testar um Linux Live, através de uma pen, ou seja, basta correr o sistema operativo sem ter que instalar nada e, por vezes, passado uns minutos de estar com ele ligado, o sistema bloqueia completamente. Da pen não é porque já a mudei, também não é da ISO, porque também já refiz o download. Sabes do que poderá ser?

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveita que fizeste a pen e corre o memtest 86, normalmente tem sempre nos live do Linux. deixa correr 1 hora e vê se as RAM's estão com algum problema.

Tenta instalar o próprio Linux no disco e depois usa algum programa para tentares o disco.

Compartilhar este post

Link para o post

Estão felizes por terem mandado umas graçolas? F*da-se... Não cresçam que não é preciso.

Sabes como é o CMPT, 10% dos users têm graça, os outros 90% ACHAM que têm graça.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá malta!

Desculpem pelo atraso mas tive atarefado...

Voltei a tentar arranjar o computador e acho que o problema, de não ligar, já se resolveu, creio que as RAMs estavam mal encaixadas e sujas.

Agora o meu problema é o seguinte: visto que não estava a conseguir instalar o Linux, como desejava, calculei que a ISO estivesse corrompida ou algo do género, como tenho uma pen com o Windows 7, decidi experimentar. Mas vejo que a instalação está super lenta.

Alguém tem ideia do que poderá ser?!

Obrigado a todos! :D

Edit: Vi agora que bloqueou ainda na parte inicial de "A ler ficheiros", uma tela completamente preta.

Editado por Moisés #7

Compartilhar este post

Link para o post

Ou é o HDD ou então a pen com algum problema. Já conseguiste instalar o windows? Se sim saca o crystal disk e vê o estado do mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Contador, desculpa pela demora. Estou neste preciso momento a escrever-te do PC estragado.

Já consegui instalar o Windows, no entanto, de vez em quando isto dá uns reboots e uns bluescrens, às vezes não arranca sequer. Enquanto faz o "Starting Windows" dá reboot. Usei o Crystal Disk e lá diz que o meu disco está saudável. Já mudei de RAMs e de fonte de alimentação, nada parece resolver o problema. Há algum programa que me diga se é a motherboard que está danificada?

Compartilhar este post

Link para o post

Os bluescreens também podem estar a ser causados pela má instalação de drivers ou mesmo algum dispositivo que esteja ligado ao PC que esteja a marar isso.

Qual é o modelo da board? Como é que instalaste as drivers?

Compartilhar este post

Link para o post

O modelo da board é este: http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-770TA-UD3-rev-10#sp

Creio que as drivers não foram instaladas da melhor forma, porque usei um daqueles instaladores automáticos, mas foi a única forma que encontrei, porque sempre que estava a instalar alguma coisa crashava.

off-topic: Há alguma loja em Portugal que compre peças de PCs usados? Em Lisboa, de preferência.

Compartilhar este post

Link para o post

O modelo da board é este: http://br.gigabyte.com/Motherboard/GA-770TA-UD3-rev-10#sp

Creio que as drivers não foram instaladas da melhor forma, porque usei um daqueles instaladores automáticos, mas foi a única forma que encontrei, porque sempre que estava a instalar alguma coisa crashava.

off-topic: Há alguma loja em Portugal que compre peças de PCs usados? Em Lisboa, de preferência.

Então é óbvio que as coisas possam estar a dar bluescreen... Instalar mal as drivers é meio caminho andado para teres grandes problemas no PC. Desinstalas tudo, vais ao site que meteste aí, selecionas o teu sistema operativo e sacas as coisas. Em vez de instalares sacas o 7zip, extrais os instaladores para uma pasta e pelo gestor de dispositivos apontas os dispositivos desconhecidos para essa pasta.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho 90% de certezas que a motherboard está danificada. Eu ligo o computador, ele chega ao "Starting Windows" e faz reboot. O processador é Phenom II X2 555, creio que o socket seja AM2+/AM3, há alguma motherboard que me aconselhes?

Compartilhar este post

Link para o post

Se tinhas o windows a dar-te erros de 5 em 5 minutos é normal que ele agora nem arranque :lol:

Não sabes o que estás a fazer pede a alguém que saiba em vez de andares a gastar dinheiro à bruta num PC que provavelmente não vale metade disso.

Começa por formatar o PC e instalar as drivers correctas, se o fizeres é 90% do caminho andado para deixares de ter problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Já formatei o PC - demorou imenso e bloqueou algumas vezes (tive que repetir a instalação) - e instalei as drivers corretas, continuou a dar bluescreens, a dar reboots e a não querer arrancar, por vezes. Será mesmo da board ou poderá ser do processador?

Compartilhar este post

Link para o post

Código de erro dos blue screens? Quando é que acontecem? Tira print ao gestor de dispositivos sff.

Compartilhar este post

Link para o post

foudasse moises preciso de ir à net crl

:lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...